Autor Tópico: "O que digo aos ateus?"  (Lida 11848 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: "O que digo aos ateus?"
« Resposta #75 Online: 03 de Setembro de 2007, 14:16:10 »
Ser ateu é saber que a vida é uma sucessão aleatória de bons e maus momentos... nada além disto, sem precisar culpar ninguém (no máximo a si mesmo). Simplesmente acontece. Não entendo como um crente pode ser mais "feliz" tento que "pedir" isto toda a hora... tendo que "pedir" para os maus momentos acabarem. Como é que alguém que igonora a realidade do mundo pode ser mais "feliz"?

MENTIRA!

Crentes é que são os seres mais infelizes que existem... não entendem que não nascemos com manual de instruções e nem com Certificado de Felicidade Garantida... procuram pelo que não existe ao invés de simplesmente viverem a vida, seja nas coisas boas ou nas coisas ruins... vivem suas vidas buscando algo impossível... por isto são os crentes que são infelizes. Vivem de delírios.... vivem a ter que justificar.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2007, 14:21:38 por Spitfire »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 04 de Setembro de 2007, 07:09:01 »
Como é que alguém que igonora a realidade do mundo pode ser mais "feliz"?
Justamente por ignorar, por viver num mundo de ficção. Isto não é para qualquer um. Eu, por exemplo, não tenho esse poder de auto-ilusão. Outros têm (e eu conheço alguns).

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #77 Online: 05 de Setembro de 2007, 18:58:57 »
...implicações filosóficas do ateísmo. Como chamar a atenção pra isso? pra alguns é com se não existisse!

É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 05 de Setembro de 2007, 21:04:06 »
Justamente por ignorar, por viver num mundo de ficção. Isto não é para qualquer um. Eu, por exemplo, não tenho esse poder de auto-ilusão. Outros têm (e eu conheço alguns).

Então eles não são realmente felizes... eles são, tão somente, iludidos. Precisam criar ilusões para amenizar o desconforto.

Pô, eu gosto da minha dor... gosto de senti-la, ela me é necessária... é sinal que estou vivo, que não perdi minha sanidade mental. Criar uma ilusão para mudar isto é que é completamente insano.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 05 de Setembro de 2007, 21:51:04 »

você não tem ilusão alguma a respeito da vida.. que faço, congratulo-lhe?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #80 Online: 10 de Setembro de 2007, 12:14:09 »

você não tem ilusão alguma a respeito da vida.. que faço, congratulo-lhe?

Qual é o problema em não ter "ilusões"? Aliás, acredito ser melhor admitir a imponderabilidade da existência a ser um "iludido". 

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #81 Online: 11 de Setembro de 2007, 01:53:14 »
Evidentemente que o numero de teistas é infinitamente maior que o numeros de ateus, uma logica que me leva acrer que existe felicidade, seja ela definida, absorvida independetimente do conceito adquirido. A felicidade é dentro em nós, não externa.

Não entendi muito bem, mas quero lembrar que "infinitamente maior" é exagero; algumas estimativas chegam a 10% de ateus entre a população em geral.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #82 Online: 11 de Setembro de 2007, 08:04:02 »
Evidentemente que o numero de teistas é infinitamente maior que o numeros de ateus, uma logica que me leva acrer que existe felicidade, seja ela definida, absorvida independetimente do conceito adquirido. A felicidade é dentro em nós, não externa.

Não entendi muito bem, mas quero lembrar que "infinitamente maior" é exagero; algumas estimativas chegam a 10% de ateus entre a população em geral.

Segundo estimativas, Correia do Norte e Cuba  têm um numero excessivamente grande de ateus.
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #83 Online: 11 de Setembro de 2007, 09:58:48 »

Segundo estimativas, Correia do Norte e Cuba  têm um numero excessivamente grande de ateus.

Tente ser mais claro; por um momento pensei que você estava simplesmente dizendo que gostaria que houvesse menos ateus nesses países. 

Só depois percebi que você está pondo em dúvida a qualidade dos dados sobre ateísmo nesses países e suspeitando que as pesquisas tenham sido mal feitas ou adulteradas (é isso?)

É bem possível que você esteja certo nesse particular.  Por outro lado, muitos de nós que nos consideramos ateus volta e meia somos computados como "católicos não-praticantes" ou algo similar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #84 Online: 26 de Outubro de 2007, 11:45:51 »
Realidade é o que está dentro de nossas cabeças. Lembro do meu pai ter falado que às vezes você enxerga melhor não olhando diretamente um objeto....claro que ele se referia a observação astronomica...mas eu conclui que muitas vezes nossa realidade é individual e que por pequenas diferenças, por exemplo,nos bastonetes de nossos olhos transforma um mundo colorido apenas para nós.
Tempo tambem é um forte candidato a ilusão, já que ele não "corre" ou "passa" em relação a nada e pode ser apenas a 2 lei da termodinamica em ação. Nossos cerebros apenas registram e acumulam os diferentes estados da matéria e energia. Não havendo portanto um passado ou futuro, apenas uma tendencia de equilibrio energetico.
Vida então nada mais é que uma compulsão que o universo tem em fazer acontecer o possivel e aqui na terra ela é muito mais que possivel em comparação a nossos vizinhos aqui do sistema solar!
Já imaginei um mundo sombrio sem deus, hoje já não penso assim e já não vejo deus uma realidade. Gostando ou não é a verdade e mais sou muito mais amiga da verdade a amiga de uma ilusão. :D

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #85 Online: 27 de Outubro de 2007, 23:03:45 »

Acho que infinitamente é muito forte.Muito maior que seria o mais adequado.Mesmo assim, duvido muito!
Se realmente as pesquisas fossem conduzidas com maior cuidado - sem os vieses dos pesquisadores - acho que o número seria assustadoramente maior de ateus/agnósticos!
  As pessoas não acreditam que você possa ser feliz sem deuses, igrejas e retiros espirituais! E isso é que é 'obsceno'! Já te colocam um rótulo de desvirtuado, desviado ou até louco - como se isso me atingisse; admiro os 'loucos' e os respeito! - e tudo o que você fala passa a ter um caráter de revolta ou inconformidade.E não é nada disso!
  Ateus não crêem em deuses simplesmente porque deram um passo a frente dos seus amigos teístas e descartam mais um deus! Ao contrário deles que se seguram em um deus, eu não me prendo a nenhum!

"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #86 Online: 29 de Outubro de 2007, 12:38:07 »
O cara é um bom sofista, só isso.

Na mosca! Cheguei à mesma conclusão.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline forced_existence

• Nível 10
  • *
  • homini est virtutem habere aliud umbram sequi
« Resposta #87 Online: 10 de Novembro de 2007, 19:46:08 »
 Eu tenho que dar o parabéns pra esse tal de caio fábio. Ele deu um exemplo primordial de como se faz um circunlóquio. Pra quem não sabe o que é um circulóquio:
cir.cun.ló.quio
s. m. 1. Uso excessivo de palavras; perífrase. 2. Rodeio de palavras; circunlocução.

Troque tudo que ele diz que Existe e existe porque É, e este ser existente que é deus por Baall, Adônis, Astartéia, Mitres, Osíris, Horus ou qualquer deus ou deuses que o pseudo-argumento dele fica valendo do mesmo jeito. Isso é uma tautologia. Qualquer verdade continua valendo como verdade sem haver possibilidade de falseamento. Ou seja, verificar se existe uma refutação contrária que descarte premissa oposta tornando o argumento válido ou inválido. Aliás, crer ou ter fé em qualquer coisa predispõe o indivíduo a não aceitar quaisquer argumentos que coloque suas certezas em xeque.
Um resto azul de sono ainda me ilude, mais visível se torna o meu fantasma, turvo entre a névoa da metamorfose.
  Respiro este leve ar que sustenta o mundo, minha vida nada mais que este respiro, meu olhar nada mais do que esta procura...
  Este o mundo a que vim, de pedra e sonho..

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!