Enquete

É justo fumantes ocuparem leitos de hospitais?

Sim.
16 (80%)
Não.
2 (10%)
Não sei.
2 (10%)

Votos Totais: 17

Autor Tópico: É justo fumantes ocuparem leitos de hospitais?  (Lida 7872 vezes)

Offline Porto

• Nível 12
  • *
Re: É justo fumantes ocuparem leitos de hospitais?
« Resposta #25 Online: 12 de Julho de 2007, 00:08:56 »
Na minha opinião o problema está na expectativa (para mim claramente utópica) de que seja POSSÍVEL ter atendimento médico subsidiado como REGRA GERAL.  Só porque o governo é obrigado por lei a pagar por um tratamento não quer dizer que a conta não seja apresentada aos contribuintes em última análise.

Essa é uma das várias discussões interessantes, mas ainda mal difundidas, que precisam ser feitas com relação à medicina atual.
Não disse que concordo com isso apenas sugeri que o tipo de estrutura sugerida pelo Willy Nilly resultaria no mesmo, mas com muito mais gastos.
Estou mais para o que o Dantas falou. Que o governo financie a saúde pública, mas não vejo por quê em determinados casos o paciente não deveria arcar com parte do tratamento
E quem, por falta de cuidado com a própria proteção durante a vida, fica com câncer de pele? Como cobrar impostos dele?

Para boa parte das doenças, mesmo que elas pudessem ter sido prevenidas se o indivíduo tivesse tomado cuidado, não há como cobrar diretamente dos grupos de risco. O dinheiro vai ter que sair do bolo de todos mesmo. Infelizmente alguns vão pagar o tratamento dos outros. Mas não vejo soluções muito melhores.

Não é visto com bons olhos o que vou dizer agora, portanto por favor, parcimonia na ora de protestarem.

Na minha opinião, todos vocês versaram sobre o mesmo assunto, porém ninguem ainda o citou.

O sistema de saúde publico, administrado pelo governo é eficiente?
Minha pergunta não é de fato, mas de conceito. O sistema atual não é eficiente, isto é fato.
Porém um sistema totalmente administrado pelo governo será a solução mais eficiente?

O conceito de livre inciativa nos diz que os mercados se ajustam muito mais rapidamente que os governos, e buscam sempre a eficiência.

A questão é que na nossa atual situação socio-cultural, muitos brasileiros não poderiam arcar com os custos de um plano de saúde particular. Mas esse pensamento é enganoso pois todos pagamos impostos que mantem o sitema publico. Caso esses recursos fossem dirigidos a empresas ao invés do SUS, teríamos um melhor atendimento de saúde.

Uma falha óbvia deste meu raciocínio é a de que o governo é sustentado com recursos publicos, e que não iria abrir mão de uma parcela do dinheiro dos impostos para custear os gastos de saúde da população.

Outra coisa que me vêm a mente é o sistema de saúde do Canadá. Todo o sistema é custeado pelo governo. Praticamente inexistem hospitais particulares, e os poucos tratamentos que não são gratuitos são os estéticos.
Porém devemos lembrar que eles não contam com a situação precária de nossas instituições, com corrupção dissiminada e alta ineficiência nos gastos.
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 12 de Julho de 2007, 00:12:50 »
O que me lembra, Michael Moore está lançando um novo filme, "Sicko", que é um semi-documentário / crítica do sistema de saúde (praticamente todo privado) norte-americano.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #27 Online: 12 de Julho de 2007, 00:15:14 »
Muitas iniciativas no Brasil demonstram que quando o dinheiro é transferido direto para as instituições e estas decidem como usar seus recursos temos melhores resultados.

Um bom exemplo são as escolas da rede estadual que recebem os seus recursos diretamente e têm autonomia para escolher como gastá-los.
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Julho de 2007, 00:16:51 »
Sempre que se propõe esse sistema do Porto, vem à cabeça a porção mais carente da população, que não pode pagar pela saúde privada. Entretanto a saúde pública que eles mal pagam é insuficiente, essa mesma população que teoricamente não teria acesso ao sistema privado está morrendo nos corredores dos hospitais superlotados... Talvez fosse melhor mesmo privatizar tudo e incentivar as empresas a atenderem gratuitamente uma certa quantidade de pessoas carentes por mês. Fica o desafio de cadastrar as pessoas realmente carentes e assegurar que elas sejam atendidas.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #29 Online: 12 de Julho de 2007, 00:23:03 »
O que me lembra, Michael Moore está lançando um novo filme, "Sicko", que é um semi-documentário / crítica do sistema de saúde (praticamente todo privado) norte-americano.
Sim mas há muitas diferenças, estou falando de estruturas, entre o sistema de saúde dos EUA e o do Brasil.

Mas o ponto principal é a origem dos recursos. Muitos não pagam porque não querem/podem gastar dinheiro em um plano de saúde. Ok, mas a proposta seria o governo destinar esses recursos a partir do dinheiro dos impostos.
- Pablo Picasso

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Julho de 2007, 00:26:00 »
A questão é: vocês acham que do jeito que as coisas são feitas no Brasil vale a pena colocar mais dinheiro na saúde? Ou se dá um jeito de melhorar a eficiência do gasto público combatendo incompetência e corrupção ou então é melhor privatizar tudo.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #31 Online: 12 de Julho de 2007, 00:26:58 »

O que você acha do Moore, Dantas? Já vi muitas pessoas detonando ele.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Julho de 2007, 00:27:33 »
Sempre que se propõe esse sistema do Porto, vem à cabeça a porção mais carente da população, que não pode pagar pela saúde privada. Entretanto a saúde pública que eles mal pagam é insuficiente, essa mesma população que teoricamente não teria acesso ao sistema privado está morrendo nos corredores dos hospitais superlotados.... Talvez fosse melhor mesmo privatizar tudo e incentivar as empresas a atenderem gratuitamente uma certa quantidade de pessoas carentes por mês. Fica o desafio de cadastrar as pessoas realmente carentes e assegurar que elas sejam atendidas.
Não seria necessário se fosse permitido que os proprios hospitais se organizem.

Tratar o hospital como uma empresa mesmo. Com metas. Promoções e contratações efetuadas por mérito.
O governo sem se meter a besta sobre como os hospitais deveriam operar, e sim cumprindo o seu papel de fiscalização e regulamento do setor
- Pablo Picasso

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Julho de 2007, 00:31:21 »
Não tem nada a ver com a discussão mas eu sou a favor da desburocratização através de uma "secagem" das estruturas do governo.

Se nós tiramos a politicagem de cena, na maioria das vezes vemos melhorias
- Pablo Picasso

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 12 de Julho de 2007, 00:31:47 »
Isso aí passa por uma reforma no funcionalismo público brasileiro, no qual os empregados gozam de muitos priviégios, não são cobrados como deviam e os cargos administrativos são loteados por ratos políticos.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #35 Online: 12 de Julho de 2007, 00:52:21 »
As pessoas mais pobres são as que realmente pagam pelo sistema público de saúde, já que são a maioria. O sistema privado deveria ser parecido com o de seguros, cobrando mais alto daquele que corre mais riscos, como um fumante, um jogador de futebol, um piloto de corridas, um comedor de bacon... Não faz sentido cobrar igualmente, seja pelos impostos ou preços no sistema privado, de pessoas com estilos de vida diferentes. Os prudentes, os saudáveis, os que menos consomem porcaria (pobres) acabam pagando pelos outros.

Sem contar, claro, que isso acabaria tornando as pessoas mais saudáveis. Pagar pelo que você custa ao sistema de saúde, principalmente se esse custo for aumentado por sua própria culpa, tornará um mal negócio não cuidar da própria saúde, visto o prejuízo financeiro. E se não quiser mudar seu estilo de vida, que custeie seu próprio desvario. Nada mais justo do que isso.

Quanto aos carentes, os hospitais podem criar "bolsas" para os pobres. O governo também pode dar incentivos fiscais aos hospitais que cobram mais barato de quem tem pouca renda, ou qualquer coisa parecida.

Mas a sugestão do Porto já seria, também, um ótimo começo.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #36 Online: 12 de Julho de 2007, 00:52:55 »
Essa é a minha opinião,
Não seria melhor entregar a administração dessas estruturas a organizações independes?

Assim como é feito nas universidades

(e se aparecer alguém defendendo as greves em sampa eu vou soltar uns ad-hominem)
- Pablo Picasso

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #37 Online: 12 de Julho de 2007, 01:03:52 »
Essa é a minha opinião,
Não seria melhor entregar a administração dessas estruturas a organizações independes?

Assim como é feito nas universidades

(e se aparecer alguém defendendo as greves em sampa eu vou soltar uns ad-hominem)

É só olhar pro Hospital das Clínicas que você terá sua resposta.  :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 12 de Julho de 2007, 01:12:36 »
Sim mas há muitas diferenças, estou falando de estruturas, entre o sistema de saúde dos EUA e o do Brasil.

Muitas chega a ser eufemismo...

Mas o ponto principal é a origem dos recursos. Muitos não pagam porque não querem/podem gastar dinheiro em um plano de saúde. Ok, mas a proposta seria o governo destinar esses recursos a partir do dinheiro dos impostos.

Lá isso poderia ser uma boa idéia.  Aqui é o contrário.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 12 de Julho de 2007, 01:13:43 »
A questão é: vocês acham que do jeito que as coisas são feitas no Brasil vale a pena colocar mais dinheiro na saúde? Ou se dá um jeito de melhorar a eficiência do gasto público combatendo incompetência e corrupção ou então é melhor privatizar tudo.

Dinheiro é o menor problema.  Precisamos corrigir é a mentalidade mesmo, não necessariamente os montantes.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 12 de Julho de 2007, 01:14:52 »

Ele gosta de chocar para chamar a atenção.  Isso não deixa de ter um gosto um tanto duvidoso, mas por baixo dessa camada desagradável, as mensagens dele costumam ser válidas.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #41 Online: 12 de Julho de 2007, 01:22:50 »
James Randi também age assim.

Carl Sagan disse que ele muitas vezes é temperamental e provocador. Mas não deixou de eleogiar suas várias contribuições a conscientização das massas.
- Pablo Picasso

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #42 Online: 12 de Julho de 2007, 01:25:24 »
Mas em nenhum momento James Randi chega a inventar, distorcer ou omitir dados como Moore faz. Aliás, ouvi falar de um documentário que desmascara essas coisas nos filmes do Moore, alguém viu ou pelo menos ouviu falar?
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #43 Online: 12 de Julho de 2007, 01:27:04 »

Dinheiro é o menor problema.  Precisamos corrigir é a mentalidade mesmo, não necessariamente os montantes.

Pois é. Minha mãe é médica numa clínica que atende pessoas acrentes aqui em Mirassol. Segundo ela, a maioria delas, principalmente as crianças, nem precisaria ter passado no médico se tivesse um pouco mais de informação a respeito de higiene e cuidados gerais de saúde.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #44 Online: 12 de Julho de 2007, 01:42:15 »
Não se investe em prevenção no Brasil.
Num dá voto se o povo num fica doente e não vai no hospital chique que acaba de ser inaugurado.
(construido em cima de um outro na maioria das vezes.... mas é só pintar e mudar as janelas que dá pra rebatizar.... quase como na música "lavo tá novo")
- Pablo Picasso

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #45 Online: 12 de Julho de 2007, 08:24:38 »

Ele gosta de chocar para chamar a atenção.  Isso não deixa de ter um gosto um tanto duvidoso, mas por baixo dessa camada desagradável, as mensagens dele costumam ser válidas.

Dantas.

Dê uma olhada nisto:

Michael Moore's Sicko Propoganda

Michael Moore's latest scam

Mikey Mooreon takes a Beating

Moore's 'Sicko' Gives Accused Little Say
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #46 Online: 12 de Julho de 2007, 15:43:50 »
Questões como essa mostram o tamanho colossal da ineficiência de um sistema estatista. É o assassinato do dever da responsabilidade individual um sistema onde outros são forçados a repartir a conta dos atos irresponsáveis cometidos por uns (ou mesmo das eventualidades ocoridas com estes).

Deveríamos começar a mudar na outra direção, imediatamente.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #47 Online: 12 de Julho de 2007, 22:01:35 »
Pensando dessa maneira deve ter uma taxa alta pra quase tudo. Porque eu tenho que pagar por quem corre denmais com o carro?Porque eu tenho que pagar por quem só come alface e fica anêmico?Porque eu devo pagar por quem tenta suicidar por facada?

Na verdade... você já paga por isso. Quer dizer, você especificamente eu não sei, você é japonês. Mas no Brasil a gente já está pagando tudo isso, mesmo que nós mesmos não utilizemos o serviço público de saúde. Mas pense só, que legal seria, se em vez de eu pagar pelos riscos de outra pessoa comer alface os próprios comedores de alface pagassem sobre o produto uma taxa equivalente ao necessário para cobrir as suas potenciais despesas com saúde em decorrência de uma vida inteira comendo alface? Seria mais ou menos como um seguro-alface. Claro que pelos riscos de se comer alface serem menores que os de fumar, o preço do seguro-alface seria menor que o preço do seguro-cigarro. Eu que como alface, mas não fumo pagaria tributo somente pelo alface. Cada um pagaria somente pelos riscos que assume e todos seriam felizes para sempre.
E seguro contra o ar cheio de bactérias e vírus...quem vai pagar? olha...o seu pensamento seria lindo...se...as pessoas não pagassem imposto caros como a gente paga...se todo mundo fosse igual...sim porque tem certas coisa que fazem bem pra você e mal para outras pessoas...

Eu sinceramente nunca ví pergunta mais egoísta em toda minha vida...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 12 de Julho de 2007, 22:14:54 »
Que os fumantes não paguem mais nenhum imposto incidente sobre a venda de cigarros.... dai sim, é justo e perfeito que arquem com as despesas diretamente dos seus bolsos.  :ok:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #49 Online: 12 de Julho de 2007, 22:33:42 »
E as pessoas que tem digamos assim... genética ruim...com histórico de câncer na família...? devem ocupar leitos de hospital? será que deveriam cobrar uma taxa para pessoas com "genética ruim" ? Afinal...ocupam leitos...custa caro...e elas sabem do risco que correm... ::)
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!