O Brasil possui uma organização do sistema de saúde ( o Sistema Único de Saúde - SUS), que é fruto das discussões dos diversos setores da sociedades brasileira na década de 80 , e foi regulamentado pela Lei 8080 (19/09/90).
Este sistema procura resolver as questões de saúde através de um sistema único , que regula tanto o setor privado quanto o público, cuja gestão seja feita de forma conjunta pelo Estado , profissionais de saúde e usuários através de instâncias deliberativas como o Conselho Nacional de Saúde e que articule a prevenção, tratamento e pesquisa em saúde. A nível internacional é uma das poucas estruturas com uma proposta tão abrangente e articulada...
Porque então não funciona? Porque precisamos depender dos planos de saúde privados se , em princípio , o sistema público poderia suprir as nossas necessidades ?
Na minha opinião isto se dá porque nós todos , como sociedade, somos insuficientemente
politizados , embora alguns sejam bastante
ideologizados.
Fica-se em uma discussão teórica sobre liberalismo ou não . estatismo ou não mas quem efetivamente cumpre seu papel de cidadão , acompanhando a gestão da sociedade através dos canais de atuação que existem?
Quem aqui participa ( ou sabe que existe) do Conselho Municipal de Saúde de sua cidade?
Quem fiscaliza e cobra a atuação do parlamentar em que votou?
Quem fiscaliza e cobra como age o seu sindicato e conselho de classe?
Quem se organiza políticamente para defender o que considera seu direito?
Desculpem a forma incisiva mas é muito fácil ficar falando sobre como o país vai mal . como os políticos não prestam , como deveria ser diferente e não assumir que a culpa é NOSSA.
Se o SUS , que foi criado como uma estrutura de gestão compartilhada e que é pago por nós ,não funciona a culpa é nossa como usuários e cidadãos que não assumimos o nosso papel na estrutura do sistema. Não há vácuo em política e se um espaço não é ocupado por você será por outro.
Se você não se organiza para participar da gestão do SUS a nível municipal , ela continuará a ser usada para fins eleitoreiros e não vai funcionar ,porque para o político profissional é melhor que a saúde pública seja ruim porque ele pode então criar suas "fundações" e "ações sociais" para suprir de forma privada (atendimento ambulatorial, remoções, cadeiras de rodas...) as necessidades da população e ter resultados em votos ( e mamatas).
A quem interessar deixo aqui alguns link sobre o SUS:
Conselho Nacional de Saude
http://conselho.saude.gov.br/http://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8080.htmhttp://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8142_281290.htm