Enquete

É justo fumantes ocuparem leitos de hospitais?

Sim.
16 (80%)
Não.
2 (10%)
Não sei.
2 (10%)

Votos Totais: 17

Autor Tópico: É justo fumantes ocuparem leitos de hospitais?  (Lida 7873 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: É justo fumantes ocuparem leitos de hospitais?
« Resposta #50 Online: 12 de Julho de 2007, 22:41:55 »
E as pessoas que tem digamos assim... genética ruim...com histórico de câncer na família...? devem ocupar leitos de hospital? será que deveriam cobrar uma taxa para pessoas com "genética ruim" ? Afinal...ocupam leitos...custa caro...e elas sabem do risco que correm... ::)

Ou cobra-se tributos e oferece-se a contrapartida para todo mundo ou não cobra-se mais nenhum tributo e que cada um arque com suas despesas... simples assim.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #51 Online: 12 de Julho de 2007, 22:44:39 »
E as pessoas que tem digamos assim... genética ruim...com histórico de câncer na família...? devem ocupar leitos de hospital? será que deveriam cobrar uma taxa para pessoas com "genética ruim" ? Afinal...ocupam leitos...custa caro...e elas sabem do risco que correm... ::)

Ou cobra-se tributos e oferece-se a contrapartida para todo mundo ou não cobra-se mais nenhum tributo e que cada um arque com suas despesas... simples assim.
Exatamente :ok: ou todo mundo tem direito ou ninguém tem e que arque sozinho com as despesas de um tratamento médico...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 12 de Julho de 2007, 22:50:02 »
Desculpem se é uma pergunta tola, mas POR QUE?

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #53 Online: 12 de Julho de 2007, 22:58:21 »
Porque tem gente que fuma durante 80 anos e não vai parar em hospital por causa disso...porque a gente não fica doente porque quer...porque cada pessoa é diferente...e a maioria dessas doenças provocadas pelo cigarro não viram doença se não tiver uma pitada de genética no meio...e justamente por isso...ou o atendimento médico é para todos ou pra ninguém...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 12 de Julho de 2007, 23:02:57 »

Por que eu tenho que pagar tributos pelo seu tratamento?

Eu pago tributos para ter direito ao meu tratamento.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 12 de Julho de 2007, 23:06:08 »
Porque se o fizer eu não vou ter todos os direitos de virar as costas se você tiver, digamos, predisposição genética a diabetes, Mal de Parkinson, ou algum câncer, por exemplo.

Ou se sofrer algum acidente.

As pessoas não adoecem por falta de mérito, pelo menos não de forma consistente.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 12 de Julho de 2007, 23:13:28 »
Cada um com seu problemas.

Pago tributos para ter direito ao meu tratamento.

No momento que me excluem o meu direito a receber tratamento, por que devo pagar tributos para que outros recebam estes direitos (que aliás deveiam ser UNIVERSAIS, e não apenas para não fumantes)?

Ou todos pagam tributos e todos recebem direito a tratamento ou ninguém paga este tributo e cada um arque com suas despesas.... nada mais justo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 12 de Julho de 2007, 23:14:30 »
Levando esse raciocínio de "cada um com seus problemas" às últimas consequências, por que sequer ter um governo, para não dizer nada de serviços públicos?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 12 de Julho de 2007, 23:17:56 »
Levando esse raciocínio de "cada um com seus problemas" às últimas consequências, por que sequer ter um governo, para não dizer nada de serviços públicos?

Este raciocinio, levado as últimas conseqüências, serve para mostrar como é estúpida esta idéia de excluir os fumantes do direito ao atendimento... nada mais e nada menos que isto. 

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #59 Online: 12 de Julho de 2007, 23:25:45 »
Há gradações e sutilezas, e buscar os extremos não ajuda a entendê-los.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 12 de Julho de 2007, 23:27:30 »
Você paga X de tributo para comer a sua alface....
Eu pago X+Y de tributo para fumar o meu cigarro (e mais X para comer a nossa alface)....

Por que você tem direito a atendimento público e eu não?
« Última modificação: 12 de Julho de 2007, 23:44:44 por Spitfire »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 12 de Julho de 2007, 23:31:25 »
Pagando X+Y você tem todo direito a atendimento público. Injusto seria ter atendimento pagando só o mesmo X de quem come alface.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 12 de Julho de 2007, 23:33:30 »
Pagando X+Y você tem todo direito a atendimento público. Injusto seria ter atendimento pagando só o mesmo X de quem come alface.

Então olhe sobre a porcentagem de imposto que incide sobre a venda de tabaco e olhe a o imposto que incide sobre a comercialização de alface.  :wink:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 12 de Julho de 2007, 23:38:10 »
Era isso que eu estava defendendo desde o princípio. Na medida do possível o correto é imbutir no preço dos produtos uma taxação que cubra o excesso gasto com o governo tratando de quem abusou dele. Se no cigarro isso já está em prática, excelente.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 12 de Julho de 2007, 23:43:49 »
Era isso que eu estava defendendo desde o princípio. Na medida do possível o correto é imbutir no preço dos produtos uma taxação que cubra o excesso gasto com o governo tratando de quem abusou dele. Se no cigarro isso já está em prática, excelente.

Já esta embutida...

Não existe excesso de gasto... existe,isto sim, no caso do Brasil, excesso de tributação...
Vá ver quantos % estão embutidos sobre cada item, essencial ou supérfluo, que você consome... o cigarro já sofre uma tributação superdimensionada. 

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 12 de Julho de 2007, 23:48:43 »
O correto é haver no caso do cigarro, por exemplo, uma taxação específica para ser dirigida à saúde. O mesmo poderia se aplicar a junk food, bebidas alcólicas e coisas assim. Mas os demais impostos que se aplicam à comercialização de todos os produtos, esses incluídos, realmente são abusivos.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 12 de Julho de 2007, 23:52:06 »
O correto no Brasil não é seguido minimamente... veja o caso da CPMF para entender melhor a perversidade do nosso sistema.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 12 de Julho de 2007, 23:53:30 »
CPMF? Aquela contribuição que era provisória? :hihi:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 12 de Julho de 2007, 23:58:03 »
CPMF? Aquela contribuição que era provisória? :hihi:

Sim... Criada pelo então ministro da saúde Adib Jatene... para ser aplicada integralmente na saúde.

Pergunto... Quantos centavos da CPMF foram destinadas para a saúde?

É um sistema perverso... o governo (seja ele de qual merda de que partido for, todos iguais) é um monstro a se alimentar do povo, seja em qual instância for, legislativo, executivo ou judiciário... e o que é pior, oferecer, em contrapartida, serviços de qualidade inferior, compatíveis com os da África.
« Última modificação: 13 de Julho de 2007, 00:01:58 por Spitfire »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 13 de Julho de 2007, 07:33:30 »
Com um governo desses, quem precisa de anarquia?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #70 Online: 13 de Julho de 2007, 10:58:43 »
(Eu TENTO não falar de Separativismo, juro que tento...)

rizk

• Visitante
« Resposta #71 Online: 15 de Julho de 2007, 12:35:39 »
E tem outra coisa, também. A gente já estabeleceu que a maior parte das doenças é causada pelos hábitos do doente.

Agora, quem é recorre à saúde pública? Quem é que tem ACESSO às orientações para levar uma vida saudável? O pobre é que não é. Em certo grau, pagar o monte de impostos é distribuição de renda. Fosse o Brasil um país em que todos os cidadãos tivessem condições mínimas de sobrevivência, não ia precisar de um Estado gordão como o nosso, que cobra de todos o que nem todos usam. Mas é aquela coisa: são diversas etapas. Ainda que o Estado pesadão funcionasse, a gente ainda ia ter que trabalhar muito pra construção da igualdade liberal.

Quanto à pergunta inicial, o que resta, preto-no-branco, é o seguinte: ou se sobre-sobretaxa o consumidor de cigarro (e se cria taxas pra quem come gordura, açúcar, e se cria programas nacionais de prática de exercício físico e YOGA, etc); ou se cancela a saúde pública e o pobre que morrrrrra.
Agora, nós, nascidos no século XX, sabemos que essa polaridade (estatizar x liberalizar) é imbecil. Nenhum dos extremos é "justo".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 15 de Julho de 2007, 12:40:34 »
E tem outra coisa, também. A gente já estabeleceu que a maior parte das doenças é causada pelos hábitos do doente.

Contra-argumento: os hábitos por sua vez são consequência do ambiente e/ou das inclinações genéticas.

Agora, quem é recorre à saúde pública? Quem é que tem ACESSO às orientações para levar uma vida saudável? O pobre é que não é. Em certo grau, pagar o monte de impostos é distribuição de renda. Fosse o Brasil um país em que todos os cidadãos tivessem condições mínimas de sobrevivência, não ia precisar de um Estado gordão como o nosso, que cobra de todos o que nem todos usam.

Você fala como se esse Estado enorme ajudasse a corrigir a situação social em vez de agravá-la...

Mas é aquela coisa: são diversas etapas. Ainda que o Estado pesadão funcionasse, a gente ainda ia ter que trabalhar muito pra construção da igualdade liberal.

Quanto à pergunta inicial, o que resta, preto-no-branco, é o seguinte: ou se sobre-sobretaxa o consumidor de cigarro (e se cria taxas pra quem come gordura, açúcar, e se cria programas nacionais de prática de exercício físico e YOGA, etc); ou se cancela a saúde pública e o pobre que morrrrrra.
Agora, nós, nascidos no século XX, sabemos que essa polaridade (estatizar x liberalizar) é imbecil. Nenhum dos extremos é "justo".

Justiça não se consegue com políticas econômicas, de fato.  É uma questão social com consequências econômicas, não o contrário.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #73 Online: 15 de Julho de 2007, 13:48:33 »
Agora, quem é recorre à saúde pública? Quem é que tem ACESSO às orientações para levar uma vida saudável? O pobre é que não é. Em certo grau, pagar o monte de impostos é distribuição de renda.
"Em certo grau"? É um eufemismo grande esse. Pagar montes de impostos para manter centenas de serviços públicos e exércitos de burocratas não é outra coisa além de distribuição de renda.

Não vejo por que liberalizar totalmente seja algo imbecil. Essa é de longe a melhor solução. Mas antes que me apedrejem, não estou sugerindo que da noite para o dia tudo passe a ser privado. Deveríamos adotar uma reforma liberal para começar a caminhar nesta direção, liberalizando as coisas aos poucos, e não estatizando ainda mais.

Defensores do estatismo não percebem que os problemas deste sistema continuariam a existir mesmo com burocratas honestos e bem organizados. O problema é estrutural, antes de tudo. Injusto é um sistema onde terceiros devem repartir a conta das irresponsabilidades cometidas por uma pessoa (ou mesmo das casualidades que com ela ocorrem). É o assassinato da responsabilidade individual.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #74 Online: 15 de Julho de 2007, 14:01:06 »
Por outro lado, pessoas são falíveis e, por que não dizer, muitas vezes tolas.  É sim função do Estado tentar suprir onde a responsabilidade e a capacidade individuais não bastam, Procedure.

Mas você tem razão; HÁ um problema estrutural do tipo que você descreve.  O sistema atual basicamente premia que não se cuida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!