Puxa, dente do siso deve ser um problemão pra quem tem problema com ele. A minha sórte é que ainda tenho os 4 e até hoje nunca me deram problemas.
Flávia:
A afinação que eu uso aqui na minha viola é chamada de cebolão, só não me pergunte o motivo do nome. A vantagem é que é afinada em Ré maior (dd aa F#f# Dd Aa) 5ª corda solta é o mesmo lá da 5ª corda do violão, aí facilita no acompanhamaneto, principalmente no chamado pagode de viola.
Quando eu dava aula num colégio daqui de Curitiba, lá pelos anos 2000, deixei um violão por lá, só pra desestressar nos intervalo, já que nessa época eu dava aulas a tarde e a noite. Como nunca fui bom pra fazer os acordes no violão usava a afinação da viola com a 6ª corda afinada em D ou E, dependendo da música. Aí era só tocar como na viola.
Nessa época trabalhavam lá duas professoras que eram bem doidas pelo Creedence, aí era juntar a voz delas e o meu violão caipira que toda quinta feira tinha cantoria na sala dos professores. Bons tempos aqueles...
Já pra correção das oitavas eu faço uma pecinha de osso para cada par de cortas, aí dá pra fazer uma correção como a das guitarras, só que fixa, feita no osso, em vez de móvel e ajustada por parafusos como nas guitarras. Pra mim, agora, só falta aprender a tocar, mas essa já é uma poutra história...
Um abraço
Rey