Aqui onde moro (tá longe de ser uma metrópole, apesar de ficar a 100 km de Curitiba) tem dois momentos em que a vida do cara começa a dar errado (isso quando o cara já não vem de uma família disfuncional):
1- Quando ele abandona a escola e os pais deixam rolar. Isso acontece na quinta ou sexta série, entre treze e quatorze anos, normalmente depois de uma ou duas reprovações, daí ele já se enturma com um grupinho e a coisa desanda de vez;
2 - O sujeito até estuda, termina o segundo grau, mas se envolve com bebida ou drogas, nesse ínterim já engravidou alguém e tem uma pensão pra pagar.
* errado pro lado mau da vida: drogas ou crime, tem muita gente que abandona a escola mas procura alguma ocupação, via de regra acabam seguindo a profissão dos pais, para quem já prestavam alguma ajuda.
As duas situações acimas eu vi muito acontecer, até na minha família, mas um amigo assistente social me confirmou que normalmente é assim mesmo que acontece.
Um amigo meu, Fernando (ninguém conhece, então posso citar o nome), mimado pela mãe, usa maconha desde os quatorze anos, hoje, aos quarenta anos, está totalmente viciado: bebe em demasia, e fuma muito (tabaco, maconha e pedra). Bateu aqui em casa véspera de Natal porque viu a minha vó (que faleceu ano passado, diga-se de passagem) e se sentiu na obrigação de tentar me converter.
Esse até imagino o exato momento em que a vida deu errado: a mãe, no intuito de protegê-lo, o mimou demais, o cercou de excessivos cuidados, beirando a paranoia, não queria que ele se decepcionasse com nada, na adolescência fez ele acreditar que podia fazer tudo ou ter tudo a hora que desejasse, que ele era especial, era mais inteligente, era mais bonito que todo mundo. O resultado disso tudo? Ele fugiu de tudo que pudesse decepcioná-lo e destruir essa imagem que a mãe dele criou para ele. Vive num mundo de fantasia, congelado nos seus dezessete anos, com as mesmas brincadeiras, as mesmas piadas, o mesmo gosto musical, tudo isso embalado pelas drogas (que acredito seja o único momento em que ele encontre alguma felicidade).