Segundo o filho, ele amassava a droga junto com a maconha e assim tentava minimizar os riscos.

É o combo dois nóia...
É velho, o pessoal compra a pedrinha de dois e fuma junto com um cigarro normal, fazem um "paiero" e mandam ver. Já quem compra a de cinco usa o cachimbinho do satanás. Dia desses uma menina reclamando que fez uma chupeta em troca de um trago e quando terminou a chupeta o cara tinha fumado tudo, daí ela deu uma dentada no saco dele.
E olhe só um dos argumentos de quem quer liberar a maconha:
"O dinheiro que vamos economizar não enfrentando o tráfico da maconha, se ela for liberada, vai possibilitar usar este recurso no tratamento dos viciados em drogas mais pesadas."
No país da CPMF que era um recurso que iria para a saúde, foi pra todo mundo menos pra saúde as pessoas acham que isso vai realmente acontecer?
A proibição e a repressão evitaram esse cenário que você descreveu?
Sobre drogas, Juca, eu tenho uma opinião bastante radical: sou contra em todas as circunstâncias. É a única situação onde eu aplicaria a pena de morte: para os defensores da liberação, para quem usa e para quem trafica. Problema resolvido.
Edit: não estou sendo radical o suficiente: quem experimentou alguma vez, nem que seja uma só, também deveria ser morto, pronto! Agora sim.
"A morte resolve todos os problemas, nenhum homem, nenhum problema."
Joseph Stalin
Olha, seguinte. Dado seus posts aqui, do pouco que conheço de você através de seus comentários, tem alguma coisa de muito errado nesse último. Não condiz com o Dodo que posta aqui. De primeira achei que era Poe, mas depois dos outros tirei a dúvida, não era, e provavelmente existe um que de "vingança" e ou "revanche" no seus comentários contra as drogas.
Acontece que minha pergunta foi pertinente e você não respondeu, fugiu e esquivou de respondê-la. Existe uma brutal repressão contra o uso e o comércio de drogas. BRUTAL. Responde por mais de 1/4 das prisões feitas no país diretamente, fora aqueles que roubam e matam por causa dela. Certamente é o maior catalizador da violência social. Não está longe daquilo idealizado por você como modelo para a repressão, só falta oficializar a pena de morte, o que é um detalhe, dado que milhares de pessoas morrem por causa da repressão de traficantes e polícia.
E pergunto de novo, resolveu o problema? NÃO. Nem chegou perto. Qualquer um pode consumir a droga que quiser, a hora que quiser, na quantidade que quiser, em praticamente qualquer lugar que quiser. Até os agentes que combatem podem consumi-la e certamente o fazem na mesma proporção que a população em geral. É uma guerra perdida e que mata, fere e corrompe principalmente as pessoas economicamente mais vulneráveis da sociedade, a parcela mais pobre, que vai presa e morta pela polícia e ou morta ou coagida pelo poder do traficante.
O alcool é o exemplo vivo. O alcoolismo é um grande problema social, pra mim muito maior que o problema das drogas pesadas, porque ele não mata rapidamente e deixa a pessoa dependente por décadas, fazendo o sofrimento da pessoa e das famílias algo "eterno". Drogas pesadas ou a pessoa se livra, ou morre cedo não tem alternativa de usá-la e ficar dependente tanto tempo. E as pessoas matam e se matam embriagadas por alcool de todas as formas. Existem zumbis alcoolicos aos montes em qualquer praça por aí, tão vegetativos quanto usuários de crack, e nem por isso ninguém fala em proibir a cerveja e a cachaça, ao contrário elas são responsáveis por uma grande industria e comércio que emprega milhares de pessoas e gera bilhões em impostos.
Então é o seguinte, se você acha que a repressão é viável, e que é a resolução dos problemas sociais que você está enxergando sua visão está um pouco deturpada demais. Não existe como repreender o consumo de drogas, elas são parte de nossa sociedade e do nosso modo de vida. Consumimos drogas em todos os momentos, para muitas coisas diferentes. Tanto para a diversão, o prazer, quanto para nos curarmos ou aliviarmos. Hoje em dia, depois de tudo que já vivemos, repreender é um modo burro de se esconder do problema.