Eu não acho que os EUA sejam o Brasil rico. Eu acho que os caras têm uma cultura ferrada, um país invejável.
O que não vale é comparar a cultura de uma casta alta aqui no Brasil com a média americana. Se não, deveríamos comparar a média americana com a média brasileira.
Eu acho que eles respeitam muito mais as leis do que nós, têm um senso de colaboração mútua forte (veja a qualidade dos feedbacks que todos os gringos colocam nos sites de compras, ou as comunidades acadêmicas ou de SW livre, a quantidade de doações feitas, etc..)
Eu sou sempre bem tratado ´lá, mais do que diversos países europeus ou latino-americanos ou mesmo... Brasil.
O atendimento que te dá alguém em Natal, em um resort 5 estrelas, é infinitamente pior do que em um hotel norte americano médio.
Meu ponto de vista é que as pessoas começam a julgar os gringos pelo espantalho que criaram sobre eles.
Quanto à ser sacanagem abandonar ou não seu país. Não penso assim, sacanagem é ter algo melhor para se fazer e não ir, perdendo seu tempo quando sua situação se assemelha mais a bater em ponta de faca.
Trocaria meu país na boa por EUA, Europa, NZ, etc...