Lamento que pessoas justifiquem seu excesso de ignorancia, seus erros gritantes na linguagem, e seu comportamento pouco civilizado em sua falta de escolaridade. Educação formal não é o unico meio de adquirir cultura. Alias, educação formal aumenta seu conhecimento em areas bastante especificas.
Meu pedreiro, um homem de classe baixa, que acredito só ter no maximo até o segundo grau. Buscou por si só cursos de pequena duração que o auxiliassem em seu trabalho. O cara fica se corrigindo cada vez que percebe ter cometido um erro de linguagem, ou quando fica na duvida pergunta a mim, ou a quem esteja por perto. É gentil, e hoje chegou me comentando sobre algum povo isolado que vive em construções em arvores a vinte, trinta metros de altura. Ele usou as palavras "coletores sedentarios" para referir-se a dieta e habitos de vida deles. E, numa conversa matinal foi capaz de concluir que o habitat deles deve ser rico em generos alimenticios que não necessitam da intervenção humana para crescerem, já que esse povo em questão, só os colhe.

É até que legal ter a companhia dele no café-da-manhã.