Quantas vezes teremos de deixar claro que o cartão ao Jus não foi devido a uma mensagem isolada?
Ele andava bastante abusadinho em suas mensagens e entendemos que um cartão a ele sera a melhor forma de rever sua postura. Mas parece que virou moda as pessoas pedirem a conta depois do cartão...
O que é uma frescura. Já tomei um monte de cartão e até hoje estou aqui no CC.
Tem a ver com a importância que um e outro dão ao fórum; com a importância que um e outro dão ao fato de terem sido julgados injustamente; com que grau de isenção que cada um percebe ter sido usado.
Eu não tomaria a atitude do Jus se recebesse um cartão justo; se eu (por exemplo) ficasse enviando mensagens pessoais com ofensas aos meus desafetos no fórum ou se eu tivesse mandado alguém se foder (literalmente) sem que este alguém me tivesse mandado antes ou se eu tivesse mandado alguém se foder depois de ter sido mandado me foder e ambos tomássemos cartão.
Agora, a situação do Jus realmente foi peculiar, aliás: está se tornado peculiar no Clube Cético. Nightmare, HSette, Risk e outros foristas do mesmo naipe do Jus saíram do fórum em atitutes parecidas com a do Jus após situações bem parecidas - também - com esta recente. Quase tudo identico. Agora a pouco eu estava pesquisando lá nos atos da moderação e encontrei um post do Night (Mude a parte negritada de modo que se aplique ao contexto atual, e veja como a frase mantém o mesmíssimo sentido) :
Ainda, não entendo como alguém pode ter o direito de chamar GRATUITAMENTE o outro de tolo, e o agredido não possa se manter num nível mais alto, dirigindo-se ao agressor com um cumprimento. Fala-se muito aqui em liberdade de expressão, e eu sou a favor de se conter tal liberdade, mas só estou vendo inversão de valores. Eu aposto todas as minhas fichas que o Jus ainda estaria aqui se, pelo menos, a Nina tivesse sido punida pela ofensa anterior. Realmente, manter o cartão para ele e nem ao menos entender a mensagem da Nina como punível foi das coisas mais gloriosas que já ví por aqui.
Mas como disse o Night em algum ponto da mensagem supra-citada: esta é uma propriedade privada e que não tem obrigação legal de ser coerente em suas normas e práticas. Fica nela quem está, por qualquer motivo (por ter menos coisas legais para fazer durante o dia ou por ter "estômago um pouquinho mais forte"do que o normal ou por ter maior tendência à
dependência mórbida do uso de fóruns de internet...), disposto a aceitar tudo o que se entenda por incoerência.
Na verdade quem fica não faz feio, quem sai também não. São apenas posições diferentes tomadas por indivíduos que têm necessidades e valores diferentes. Eu só lamento que nenhum dos que me lembro de terem saído espontaneamente após terem sido (de alguma forma) injustiçados ou (mais significativo ainda) terem visto injustiças sendo cometidas fossem dos que eu queria distância. Como eu disse na época da debandada histórica: são apenas os melhores indo embora e deixando o resto.
Aliás, desde ontem que o Agnóstico não posta aqui. Como ele aparecia diariamente e como ele era bem ligado ao Jus... Tomara que não tenha tomado a mesma atitude do Nightmare no episódio do BetinhOzinho.