As heranças históricas nos levam a perpetuar o racismo, mas agora de forma velada, com um discurso que não acompanha a verdade científica, a análise social. As cotas e ações afirmativas são medidas legais contra o racismo velado que causa grande impacto discriminatório. É o discurso da suposta igualdade. O fato é que não existe igualdade racial.
Concordo quase totalmente com a primeira frase. Discordo quanto a tratar conclusoes das chamadas "ciências" sociais como verdades científicas, mas isso
seria para outro tópico. Como já disse antes, discordo quanto aa eficácia das cotas. Lembre-se que o racismo já é crime hediondo. Qualquer pessoa que
se sinta discriminado já pode recorrer aa justica. Se for para combater o racismo velado, que se obrigue as TVs e as agências de publicidade a mostrar mais
negros de forma positiva. Que se faća uma conscientizacao das pessoas sobre o crime de racismo. Que se estimule os negros a processar quem os ofende.
E vem cá. Você acha realmente que os negros sofrem mais discriminacao que as mulheres? Uau! (alô meninas do CC, o que vocês têm a dizer sobre isso?) [1]
Outra coisa: você diz que o critério de "negritude" seria a cor da pele. Isso NAO FUNCIONA. Pelo menos no Brasil. Veja o caso daqueles gêmeos. Aliás,
veja o meu caso: meu pai é mulato, minha mae é branca. Eu quase sempre sou chamado de branco (no Brasil e no exterior). Por outro lado, minha irma
é uma mulata de pele bem escura. Entao nesse caso, ela seria negra e eu nao? Porque?
Aqui no Ceará, a imensa maioria da populacao é completamente miscigenada, com uma influência maior dos índios. Quase todos tem a pele escura. Eles
teriam acesso a cotas? E se for algo unicamente baseado na auto-avaliaćao, o que impediria um "alemao" de se declarar negro?
[1] Mais uma evidência anedótica (eu sei, eu sei,
mea culpa, mea culpa...): meu pai é mulato e cresceu em uma família de classe média baixa em Recife, numa
época em que o racismo era mais explícito (haviam clubes só para brancos, por exemplo). Isso nao o impediu de passar no vestibular de uma Federal, nem
de ser contratado por uma grande multinacional. Isso porque ele era (é) estudioso e competente. Minha mae veio de uma família pobre. Comecou a
trabalhar numa empresa que tinha o hábito (comum na época, mas que ainda ocorre) de demitir as funcionárias que cometesse o crime de se casar. Por isso ela perdeu o que
considerava ser seu emprego dos sonhos. Aliás, meu avô materno comećou a vida como pescador e depois virou metalúrgico. Ele era louro, de olhos verdes
e minha mae é branca. Ou seja, ninguem na família dela teria acesso a cotas. Eu nao teria, mas minha irma sim. Você percebe a estupidez desse
critério?
EDIT: Corrigi a penúltima frase.