[...]
Gostaria de saber sua opinião sobre MMA. Já viu alguma luta? Foi recente? enfim, conte sua experiência com esse esporte.
Antes de qualquer coisa: Muito obrigado pela sua explicação detalhada. Foi muito esclarecedora.
Eu criei um certo estigma contra este tipo de luta, porque as pouquíssimas que assisti, ocorreram no primórdio, quando ainda parecia, sob o meu ponto de vista, uma "luta de rua" mais requintada.
Neste tempo eu entendia que misturar estilos de lutas que foram criadas, aperfeiçoadas e codificadas ao longo de décadas ou séculos, era uma atitude desrespeitosa com a história e natureza de cada luta.
Tentarei assistir alguma luta em que não estejam envolvidos o famigerado e irritante narrador puxa-saco e a infame rede de televisão da qual ele pertence. Pode ser que eu mude a minha opinião, hoje nada favorável.
Em tempo. Eu sou da época em que se assistia e vibrava com lutas de boxe na televisão.
Sim, antigamente era bem mais "amador", assim como, imagino eu, tenha sido o boxe no principio, tudo evoluiu, a integridade fisica do atleta é muito melhor preservada hoje no MMA que no Boxe.
Com cenas feias e angustiantes, esse esporte, sem dúvida alguma, é violento, de contato, e isso pode gerar imagens fortes que impactam em quem não se preparou ou não gosta/consegue vê-las. Mas como você é da época do boxe, provavelmente já tenha se acostumado com essas imagens, uma vez que o boxe nos presenteia com uma abertura, digamos, do supercílio no primeiro round, e em alguns casos, continuamos vendo essa abertura ser surrada e cada vez ficar mais danificada durante os outros 11 rounds restantes; sangramentos, narizes quebrados, os famosos "galos" na testa, enfim, é um esporte pra quem gosta de lutas.
O Rorion Gracie, criador do UFC, vendeu sua parte da franquia por pensar também que a mistura é um desrespeito e que não tinha sido pra isso que ele havia criado o evento, mas foi uma evolução natural. Ninguém fazia frente aos lutadores de Jiu Jitsu, então alguns tiveram a boa ideia de treinar chão também pra, pelo menos, se defender e tentar manter a luta onde se sentiam mais confortaveis. Considero inevitável essa mudança como aconteceu.
Eu indico, como forma de quebrar seu estigma pela luta de chão as duas primeiras indicações (que se não me engano, em outro tópico você disse não gostar e achar chato), a luta do Minotauro x Bob Sapp, a luta do Anderson Silva x Chael Sonnen e a luta do Lyoto Machida x Randy Couture, essa ultima bem interessante, acho que vai gostar. Tem também Anderson Silva x Forrest Gump, ops Griffin, hehehe... Enfim, se precisar de link me avisa.
Sobre o Galvão, o "evento historico" nem foi pela narração dele ou pela globo ser o melhor canal do mundo, mas porque esse esporte já foi muito criticado e, muitas vezes, de maneira totalmente descabida, os aficionados sofriam pra poder acompanhar os eventos, e acompanhavam porque realmente gostavam, investiram tempo, dinheiro, e sempre defendendo um bom esporte sem reconhecimento e visto com muito preconceito pelo publico em geral. Daí, vencendo muitas barreiras o esporte cresce e ganha visibilidade, gerando muito dinheiro, ultrapassando boxe em audiência e gosto popular e então ver a dona globo se render e investir no esporte, daí é como uma recompensa aos fans hardcore, ver onde o esporte chegou e saber que pode crescer mais ainda. Enfim... mais ou menos isso.
E não precisa agradecer não, Geo. Sempre que eu puder ajudar, o farei.
=========================================
Angelo, não vi a do Sonnen, mas vi a do Rashad, puta merda, o JJ vai passar o carro. Não tem como Rashad fazer frente ao Bones NUNCA hehe...
Infelizmente, Lyoto não conseguiu, mas pelo menos perdeu o medo do bicho papão, imagino que uma segunda luta dos dois a confiança do Lyoto será maior ainda e ele vai ter um melhor desempenho, já que mesmo com toda pressão conseguiu uma performance muito boa no primeiro round. O que complica é que o JJ é phoda. ahauhauhauha.
Além de ficar provado que o AS estava com uma lesão nas costelas, o Sonnen lutou dopado. O Sonnen é um ótimo wrestler, estou ansioso pra ver esse encontro dos dois. Agora o que eu queria realmente ver era o Toquinho contra o Sonnen e depois contra o AS, acho que ele destroi o Sonnen e bem rapido, e com o AS, tenho impressão que ele pode pegar ganhar também, seria o maior teste pro AS na categoria e se passasse, era só se aposentar como lenda, hehe. Quero ver o Overeem contra o Cigano, também. O Overeem ta muito monstrengo, mas perde em velocidade, o que somado ao punch do Cigano, imagino que defina a luta pro brazuca.
Vi, hoje, a luta do Charles, puta merda, o menino é muito fluido no Jiu Jitsu. Encaixou um triangulo no joelho do manolo e fez uma finalização toda doida, muito legal hehehe...