Autor Tópico: Brigas, porrada, arte marcial, etc  (Lida 166262 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Brigas, porrada, arte marcial, etc
« Resposta #1225 Online: 02 de Março de 2012, 17:19:32 »
Boxe Chinês é da hora!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1226 Online: 02 de Março de 2012, 17:48:28 »
Sou bem NOOB em artes marciais, fiz algumas aulas (20 horas) de defesa pessoal básica, que já me serviram pra alguma coisa, pois o professor é mestre em Pankration e possui muita bagagem.

Agora vou dar um passo a mais e entrar em uma aula de Boxe Chinês para ter uma base onde iniciar, para futuramente poder definir qual estilo de luta eu me encaixo.

Eu sou segurança e trabalhei por algum tempo com tonfa, sei alguns ataques e travamentos efetivos com ele, me sinto seguro portando ela, mas nunca cheguei as vias de fato...

Mas nem sempre eu posso usa-la.

Então quero me aperfeiçoar em defesa pessoal com ênfase à quedas, imobilizações e travamentos. Aprender a bater não me ajuda em nada, pois em trabalho, se eu bater em alguém posso ser preso e despedido.

Então o objetivo é não ser atacado e imobilizar o oponente, com o mínimo dano possível.

Aikido parece se encaixar no que você procura.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1227 Online: 02 de Março de 2012, 18:29:07 »
Com a ressalva que há vertentes de akido com uma abordagem "prática", e outra de groselhas religióides. Acho que o Angelo Melo e/ou o Stéfano sabem mais sobre isso, deve ter sido de um deles ou de ambos que li por aí algo nesse sentido.

E talvez a ressalva adicional quanto ao lado prático que não é algo tão "inócuo" em termos da pessoa que recebe os "golpes" não ter nada partido, apesar do que algumas demonstrações podem fazer parecer.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #1228 Online: 02 de Março de 2012, 22:29:54 »
To praticando Taekwondo faz uns 8 meses, e to gostando bastante, não pretendo parar. É uma boa luta, vai direto ao ponto, sem acrobacias desnecessárias, o único inconveniente é que é praticamente unicamente centrada em chutes, então a parte de socos e defesas com os braços fica comprometida.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #1229 Online: 03 de Março de 2012, 00:51:04 »
Sou bem NOOB em artes marciais, fiz algumas aulas (20 horas) de defesa pessoal básica, que já me serviram pra alguma coisa, pois o professor é mestre em Pankration e possui muita bagagem.

Agora vou dar um passo a mais e entrar em uma aula de Boxe Chinês para ter uma base onde iniciar, para futuramente poder definir qual estilo de luta eu me encaixo.

Eu sou segurança e trabalhei por algum tempo com tonfa, sei alguns ataques e travamentos efetivos com ele, me sinto seguro portando ela, mas nunca cheguei as vias de fato...

Então quero me aperfeiçoar em defesa pessoal com ênfase à quedas, imobilizações e travamentos. Aprender a bater não me ajuda em nada, pois em trabalho, se eu bater em alguém posso ser preso e despedido.

Então o objetivo é não ser atacado e imobilizar o oponente, com o mínimo dano possível.

Aikido parece se encaixar no que você procura.

Eu recomento Krav Maga
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #1230 Online: 03 de Março de 2012, 01:08:16 »
Jiu Jitsu seria minha recomendação.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1231 Online: 03 de Março de 2012, 02:10:40 »
[...]

Então compre uma pistola .380 e mostra-a ao seu oponente...  :lol:
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1232 Online: 03 de Março de 2012, 03:13:51 »

Então o que você quer é basicamente um treinamento voltado para defesa pessoal, não necessariamente em luta. Essa é uma parte que geralmente é negligenciada na maioria das artes marciais, sendo preferível procurar cursos específicos. Não sei onde você mora, mas se tiver uma filial perto, recomento a Sotai.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1233 Online: 03 de Março de 2012, 16:52:09 »
Jiu-jitsu não tem meio que um "enfoque" em levar o oponente ao chão (em vez de imobilização de pé, que deve ser mais o caso para um segurança), e krav-maga não é meio "primeiro você quebra as pernas, depois rompe o tímpano, e então faz ele morrer engasgado com os próprios olhos"?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1234 Online: 03 de Março de 2012, 16:57:00 »
To praticando Taekwondo faz uns 8 meses, e to gostando bastante, não pretendo parar. É uma boa luta, vai direto ao ponto, sem acrobacias desnecessárias, o único inconveniente é que é praticamente unicamente centrada em chutes, então a parte de socos e defesas com os braços fica comprometida.

Uma vez eu li alguém entendido ou supostamente entendido dizer algo nas linhas de que os lutadores de TKD serem os que ficam mais "perdidos" quando têm que enfrentar alguém que use outra técnica; ficariam "treinados" a esperar apenas ataques de TKD e não qualquer outra coisa.

<a href="http://www.youtube.com/v/P6EDuaIrDLg" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/P6EDuaIrDLg</a>

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1235 Online: 03 de Março de 2012, 17:07:13 »
Jiu-jitsu não tem meio que um "enfoque" em levar o oponente ao chão (em vez de imobilização de pé, que deve ser mais o caso para um segurança), e krav-maga não é meio "primeiro você quebra as pernas, depois rompe o tímpano, e então faz ele morrer engasgado com os próprios olhos"?

E no krav-maga você faz tudo isso com o primeiro objeto que estiver ao alcance. Possivelmente você quebraria as pernas do adversário com o jornal de ontem, romperia o tímpano dele com um palito de dentes usado e tiraria seus olhos com uma colher de chá.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #1236 Online: 03 de Março de 2012, 18:40:46 »

Uma vez eu li alguém entendido ou supostamente entendido dizer algo nas linhas de que os lutadores de TKD serem os que ficam mais "perdidos" quando têm que enfrentar alguém que use outra técnica; ficariam "treinados" a esperar apenas ataques de TKD e não qualquer outra coisa.

Quanto a isso não posso opinar com total certeza pois (ainda bem) nunca precisei lutar contra alguém desde que comecei a praticar, mas eu acho que isso é mais ou menos verdade. Acho que esse tipo de coisa se aplica a qualquer arte marcial. Quando você treina uma luta, você aprende as técnicas daquela luta e como defender e contra-atacar golpes específicos. Não tem como você aprender a se defender de todas as técnicas existentes em todas as artes marciais.
Um lutador de Jiu-Jitsu não aprende a se defender de golpes de artes marciais como o Taekwondo, por exemplo, da mesma forma que esse último, se for levado ao chão, vai ter que se virar de qualquer jeito, pois não aprendemos a lidar com situações de solo.

O objetivo numa luta é sempre ser o primeiro a acertar o golpe que vai derrubar o adversário. Não adianta ficar treinando muito coisas como "Se ele fizer isso, você faz assim, se ele fizer aquilo lá, você faz isso", o negócio, na minha opinião, é aprender a dar um certeiro que vai derrubar o cara logo na primeira. E eu curto o Taekwondo porque um chute bem dado é K.O na hora, ainda mais em brigas de rua onde quase ninguém espera que o adversário vai ser um cara que domine bem técnicas de chute e vai ser capaz de desferir um rápido e certeiro.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1237 Online: 03 de Março de 2012, 18:58:38 »
Acho que, enquanto que muito provavelmente algumas técnicas muito específicas de algumas artes marciais talvez possam levar vantagem contra outras que não a conhecem, há sim técnicas/artes cujos praticantes se saem geralmente melhor quando confrontam praticantes de outras técnicas, mesmo "nunca vistas", ou sem treinar de forma muito específica. Jiu-jitsu (até porque tanto quanto sei não é puro "grappling"/chão, embora isso possivelmente varie de acordo com onde se treina) contra formas de "striking" em geral, por exemplo. Acho que deve ter a ver principalmente com a arte marcial ser mais "generalista", ter um pouco de tudo, e talvez com alguma superioridade geral que não saberia bem descrever com algo melhor do que "realista"; pelo que quero dizer apenas que, mesmo sem ser tão generalista, algumas artes marciais se sairão um pouco melhor contra ataques diferentes do que outras. Exemplos quase chutados talvez sejam jiu-jitsu em vez de wrestling contra strikers, e muay-tay em vez de kung-fu contra grapplers.

Quanto a isso de chute-KO em uma situação real (ou mesmo chutes altos em geral), é uma das coisas que as pessoas mais dizem ser fantasiosas, inclusive já foi um pouco abordado no tópico (acho que tem algo no artigo da Cracked que o Diegojaf postou), embora acho que talvez eu mesmo tenha citado um caso que ouvi falar que isso ocorreu de verdade, embora tenha sido um "sucker kick", um chute vindo antes das pessoas estarem brigando (um ladrão pediu a jaqueta do cara ameaçando-o com um caco de vidro, e este fez que ia tirar a jaqueta e deu-lhe um chute na cabeça, imagino que no queixo).

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #1238 Online: 03 de Março de 2012, 19:50:11 »

Quanto a isso não posso opinar com total certeza pois (ainda bem) nunca precisei lutar contra alguém desde que comecei a praticar, mas eu acho que isso é mais ou menos verdade. Acho que esse tipo de coisa se aplica a qualquer arte marcial. Quando você treina uma luta, você aprende as técnicas daquela luta e como defender e contra-atacar golpes específicos. Não tem como você aprender a se defender de todas as técnicas existentes em todas as artes marciais.
Um lutador de Jiu-Jitsu não aprende a se defender de golpes de artes marciais como o Taekwondo, por exemplo, da mesma forma que esse último, se for levado ao chão, vai ter que se virar de qualquer jeito, pois não aprendemos a lidar com situações de solo.

O objetivo numa luta é sempre ser o primeiro a acertar o golpe que vai derrubar o adversário. Não adianta ficar treinando muito coisas como "Se ele fizer isso, você faz assim, se ele fizer aquilo lá, você faz isso", o negócio, na minha opinião, é aprender a dar um certeiro que vai derrubar o cara logo na primeira. E eu curto o Taekwondo porque um chute bem dado é K.O na hora, ainda mais em brigas de rua onde quase ninguém espera que o adversário vai ser um cara que domine bem técnicas de chute e vai ser capaz de desferir um rápido e certeiro.
Um lutador de Jiu Jitsu, que treine defesa pessoal, aprende sim evitar strikers. O objetivo é neutralizar o oponente onde é a especialidade dele e levá-lo para onde é nossa especialidade. Não dá pra ser por golpe de sorte. O Striker vem bater e você precisa ter o timing certo pra entrar e projetá-lo ao solo. Algumas vezes isso não se dá de imediato, na primeira tentativa. Não é sorte, é técnica.

Um lutador de Jiu Jitsu não começa a luta deitado. Ele é apto pra se defender em cima e levar a luta pro chão. Um lutador de TKD, uma vez no chão, não tem ensinamentos para neutralizar um lutador de Jiu Jitsu e voltar pra sua zona de conforto, ficando totalmente a mercê do adversário, isso, seguindo um raciocínio lógico, demonstra que uma arte é mais completa que a outra. E eu me refiro aqui a ARTE x ARTE. Pois um lutador de TKD pode incorporar técnicas de outra modalidade que o ajudem nesse ponto, mas aí já descaracteriza-o como sendo lutador de TKD, engana-se quem pensa que Jiu Jitsu é só chão. Jiu Jitsu foi criado pra porrada. Pra numa situação real o praticante ser bem sucedido em defender sua integridade fisica.

Hoje, pela "esportização" do JJ, acaba-se por ter esse lado da porradaria negligenciado, mas ele existe e é eficaz. Boas academias ensinam a arte marcial, e não somente técnicas de competição (que muitas vezes te coloca em risco numa situação real).

Fazendo um adendo à discussão, eu não tenho entendimento sobre lutas em pé com grande profundidade, mas tenho visto dizer por aí que o Muay Thai praticado no Brasil na verdade é uma mistura de TKD e Boxe, e que só recentemente que mestres de Muay Thai mesmo entraram no Brasil, e praticantes buscaram na fonte a arte. Enfim, como não tenho conhecimento sobre, então não dá pra entrar em mais detalhes.

Quanto ao Braida, bem, pode fazer uma aula experimental em alguma academia boa de Jiu Jitsu, chega lá e pergunta se tem defesa pessoal, fala das suas necessidades e ve se as técnicas para o que vc deseja e que mais aconteça no seu expediente são funcionais pra você.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1239 Online: 03 de Março de 2012, 20:26:56 »
[...]

Aí o cara, bêbado, diz: "Pff... Isso aí é de brinquedo!!!", e vem pra cima. E aí, \cmofaz?? :P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #1240 Online: 03 de Março de 2012, 22:27:37 »
Quanto a isso de chute-KO em uma situação real (ou mesmo chutes altos em geral), é uma das coisas que as pessoas mais dizem ser fantasiosas, inclusive já foi um pouco abordado no tópico (acho que tem algo no artigo da Cracked que o Diegojaf postou), embora acho que talvez eu mesmo tenha citado um caso que ouvi falar que isso ocorreu de verdade, embora tenha sido um "sucker kick", um chute vindo antes das pessoas estarem brigando (um ladrão pediu a jaqueta do cara ameaçando-o com um caco de vidro, e este fez que ia tirar a jaqueta e deu-lhe um chute na cabeça, imagino que no queixo).

Eu li o artigo do Cracked que está algumas páginas atrás, e concordo. Lógico que não dá pra se basear em filmes de Hollywood pra saber como se portar em uma situação de defesa, mas chutes altos não são algo tão difícil de realizar, basta ver alguma luta de Taekwondo, por exemplo. O problema não é a técnica em si, é justamente a mira, já que a cabeça, como estava lá no artigo também, é um alvo pequeno e móvel. É lógico que a grande maioria das pessoas que nunca treinou uma arte marcial como o Taekwondo chuta como uma velha gorda, mas um praticante tem uma técnica e mira mais apuradas.

Numa situação real, entretanto, eu não tentaria realizar um chute direto na cabeça ou no queixo, a menos que tivesse plena convicção de que conseguiria acertar. O que eu faria seria encaixar um bem dado na boca do estômago, o que seria suficiente pra arriar o maluco dando tempo de fugir ou de finalizar. Eu acho que um chute nessa altura é mais fácil de executar (pois eu vou estar a uma distância mais segura do adversário), é mais fácil de acertar do que um soco (pois a perna é bem maior, se não pegar o pé, pode pegar a canela, ou até mesmo o joelho), é mais potente e, acredito eu, mais difícil de defender ou esquivar.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1241 Online: 03 de Março de 2012, 23:22:59 »
Vocês precisam se envolver em brigas de rua com urgência... :|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #1242 Online: 04 de Março de 2012, 10:52:03 »

E no krav-maga você faz tudo isso com o primeiro objeto que estiver ao alcance. Possivelmente você quebraria as pernas do adversário com o jornal de ontem, romperia o tímpano dele com um palito de dentes usado e tiraria seus olhos com uma colher de chá.

Devo discordar, o nível que o praticante de krav começa a utilizar armas é razoavelmente alto (depois de pelo menos 3 ou 4 anos), mas sim, isso também faz parte.
O krav é a arte marcial que eu indico para a defesa pessoal.

Eu o pratiquei pouco mais de 1 ano e achei uma arte muito versátil, e como o aikido e jiu não precisa de tanta força para se executar os golpes e mobilizações.
O Krav tem vários big deals que as outras marciais não têm de imediato: 1- As lutas se resolvem rapidamente, não sendo sempre necessário levar o oponente ao chão ou agarrá-lo, às vezes nem é preciso montar guarda; 2- Não existe nenhum tipo de respeito ao inimigo, logo, o camarada pode utilizar o Krav para se desvencilhar e fugir ou para desabiliar o oponente com a mesma facilidade; 3- Desarmamentos práticos e eficazes de praticamente qualquer tipo de arma; 4- É uma luta que abrange a defesa em diversos ambientes, como dentro de carros, por exemplo; 5- Além de ensinar a defesa, ensina o praticante a atacar onde a defesa é mais difícil, e de um modo que dificulte um desarmamento (avançado).

O Jiu Jitsu é excelente mas tem muita frescura, embora hajam finalizações em pé, um lutador fica em desvantagem lutando contra mais de um oponente, principalmente se ele não ver de início os outros elementos que estão acompanhando o oponente que ele vê. O Akido é bom, mas não é uma arte marcial focada na defesa pessoal, embora sirva bem para isso, existem métodos mais eficazes para tal. Usar o Taekwondo para defesa pessoal é loucura, recomendo o Hapkido, que também é coreano, tem todos os ensinamentos do taekwondo e envolve também a defesa pessoal.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1243 Online: 04 de Março de 2012, 11:19:05 »
Acho que a melhor tática é a "poligamia". Não existe essa de ser fiel a só uma arte marcial. Fiz kung por quase 10 anos achando que era "A" arte marcial. Com o tempo, vi que era bobagem e passei (de novo) pelo Jiu Jitsu, Krav Magá, Capoeira e Kick Boxing. Tenho um amigo que é professor de Tae Kwon Do, 3º Dan e é o único dos meus melhores amigos (todos nós nos conhecemos por termos algo em comum com alguma arte marcial na época) que continuou com afinco no meio. Fazíamos treinos livres onde cada um passava os pontos fortes e fracos da de suas respectivas artes e depois fazíamos algumas lutas. Voltávamos quase sempre quebrados e cheios de hematomas, mas sem dúvida isso foi crucial pra melhorarmos as técnicas e não ficarmos presos a um só estilo.

E olha que mesmo esse amigo sendo um fã gigante de Tae Kwon Do, hoje ele pratica MMA justamente para sanar os defeitos do Tae Kwon Do. Mesmo com chutes muito fortes (o cara faz leg press com 700kg de carga) chutes não são sempre confiáveis contra quem tem um mínimo de conhecimento.
« Última modificação: 04 de Março de 2012, 11:22:03 por Diegojaf »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1244 Online: 04 de Março de 2012, 11:24:24 »
É como aquela história de quando o rato latiu pra enganar o gato :hihi:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1245 Online: 04 de Março de 2012, 11:50:47 »
Leg press com 700kg é apelação :P

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1246 Online: 04 de Março de 2012, 11:59:32 »
Leg press com 700kg é apelação :P

Realmente. Eu faço com 200kg e já fico felizão. Os chutes desse amigo meu são bem devastadores, mas já são 15 anos de prática e ele vive disso. Tem que ser bom no que faz realmente.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1247 Online: 04 de Março de 2012, 12:03:03 »
[...]

Aí o cara, bêbado, diz: "Pff... Isso aí é de brinquedo!!!", e vem pra cima. E aí, \cmofaz?? :P

Buuummmm...
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1248 Online: 04 de Março de 2012, 12:07:53 »
[...]

Buuummmm...

Art. 121 - Matar alguém:
Pena - reclusão, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos.

Bwó bwó bwóóóó...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1249 Online: 04 de Março de 2012, 12:13:28 »
[...]

Buuummmm...

Art. 121 - Matar alguém:
Pena - reclusão, de 6 (seis) a 20 (vinte) anos.

Bwó bwó bwóóóó...

01 - Quem disse que haveria testemunhas?  :P

02 - Quem disse que o disparo foi para matar?  :biglol:

03 - Réu primário e bom comportamento geram redução da pena!  :P
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!