To praticando Taekwondo faz uns 8 meses, e to gostando bastante, não pretendo parar. É uma boa luta, vai direto ao ponto, sem acrobacias desnecessárias, o único inconveniente é que é praticamente unicamente centrada em chutes, então a parte de socos e defesas com os braços fica comprometida.
Uma vez eu li alguém entendido ou supostamente entendido dizer algo nas linhas de que os lutadores de TKD serem os que ficam mais "perdidos" quando têm que enfrentar alguém que use outra técnica; ficariam "treinados" a esperar apenas ataques de TKD e não qualquer outra coisa.
Quanto a isso não posso opinar com total certeza pois (ainda bem) nunca precisei lutar contra alguém desde que comecei a praticar, mas eu acho que isso é mais ou menos verdade. Acho que esse tipo de coisa se aplica a qualquer arte marcial. Quando você treina uma luta, você aprende as técnicas daquela luta e como defender e contra-atacar golpes específicos. Não tem como você aprender a se defender de todas as técnicas existentes em todas as artes marciais.
Um lutador de Jiu-Jitsu não aprende a se defender de golpes de artes marciais como o Taekwondo, por exemplo, da mesma forma que esse último, se for levado ao chão, vai ter que se virar de qualquer jeito, pois não aprendemos a lidar com situações de solo.
O objetivo numa luta é sempre ser o primeiro a acertar o golpe que vai derrubar o adversário. Não adianta ficar treinando muito coisas como "Se ele fizer isso, você faz assim, se ele fizer aquilo lá, você faz isso", o negócio, na minha opinião, é aprender a dar um certeiro que vai derrubar o cara logo na primeira. E eu curto o Taekwondo porque um chute bem dado é K.O na hora, ainda mais em brigas de rua onde quase ninguém espera que o adversário vai ser um cara que domine bem técnicas de chute e vai ser capaz de desferir um rápido e certeiro.
Um lutador de Jiu Jitsu, que treine defesa pessoal, aprende sim evitar strikers. O objetivo é neutralizar o oponente onde é a especialidade dele e levá-lo para onde é nossa especialidade. Não dá pra ser por golpe de sorte. O Striker vem bater e você precisa ter o timing certo pra entrar e projetá-lo ao solo. Algumas vezes isso não se dá de imediato, na primeira tentativa. Não é sorte, é técnica.
Um lutador de Jiu Jitsu não começa a luta deitado. Ele é apto pra se defender em cima e levar a luta pro chão. Um lutador de TKD, uma vez no chão, não tem ensinamentos para neutralizar um lutador de Jiu Jitsu e voltar pra sua zona de conforto, ficando totalmente a mercê do adversário, isso, seguindo um raciocínio lógico, demonstra que uma arte é mais completa que a outra. E eu me refiro aqui a ARTE x ARTE. Pois um lutador de TKD pode incorporar técnicas de outra modalidade que o ajudem nesse ponto, mas aí já descaracteriza-o como sendo lutador de TKD, engana-se quem pensa que Jiu Jitsu é só chão. Jiu Jitsu foi criado pra porrada. Pra numa situação real o praticante ser bem sucedido em defender sua integridade fisica.
Hoje, pela "esportização" do JJ, acaba-se por ter esse lado da porradaria negligenciado, mas ele existe e é eficaz. Boas academias ensinam a arte marcial, e não somente técnicas de competição (que muitas vezes te coloca em risco numa situação real).
Fazendo um adendo à discussão, eu não tenho entendimento sobre lutas em pé com grande profundidade, mas tenho visto dizer por aí que o Muay Thai praticado no Brasil na verdade é uma mistura de TKD e Boxe, e que só recentemente que mestres de Muay Thai mesmo entraram no Brasil, e praticantes buscaram na fonte a arte. Enfim, como não tenho conhecimento sobre, então não dá pra entrar em mais detalhes.
Quanto ao Braida, bem, pode fazer uma aula experimental em alguma academia boa de Jiu Jitsu, chega lá e pergunta se tem defesa pessoal, fala das suas necessidades e ve se as técnicas para o que vc deseja e que mais aconteça no seu expediente são funcionais pra você.