Autor Tópico: Cuba já registra um desertor nos Jogos Pan-Americanos  (Lida 13868 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Cuba já registra um desertor nos Jogos Pan-Americanos
« Resposta #75 Online: 23 de Julho de 2007, 18:27:45 »
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano

É deveras estranho que tanta gente prefira o Brasil a Cuba, mesmo esta figurando acima do Brasil na lista do IDH...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 26 de Julho de 2007, 17:51:40 »
Estranho esse IDH...gostaria de saber  como fazem a classificação.

Como um  país em que a população nem tem acesso a informação do que acontece fora da ilha, comida racionada e vive de ajuda financeira da Venezuela e antes da antiga URSS pode ter uma classificação melhor que a do Brasil?Vivem nos anos 50, muita gente nem deve saber o que é um computador, não tem empresas modernas que gerem empregos com linhas de montagem que produzam algo que possa ser vendido pelo mundo com qualidade internacional, ainda cortam cana com facão...

Usam dados fornecidos pelo próprio governo para definir a classificação  ou alguém foi até lá pesquisar o padrão de vida dos cubanos fora das áreas reservadas a turistas?

Por que a meu ver, se precisam da ajuda financeira externa quer dizer que não conseguiriam se manter sem ela...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #77 Online: 26 de Julho de 2007, 18:08:02 »
Aham, claro.

E no Brasil ninguém corta cana com facão né?

:no:

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 26 de Julho de 2007, 18:16:45 »
Claro que corta!Só que lá é uma imensa fazenda estatal que só produz cana, bem que podiam comprar um trator.

Aqui só sitiante e "trabaiadô" do MST ainda usa facão..

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 30 de Julho de 2007, 18:49:17 »
E para evitar uma fuga em massa, foram levados a Cuba antes do encerramento do Pan, tiveram uma recepção calorosa feita por soldados do exército que já cercaram a aeronave na pista do aeroporto...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #80 Online: 30 de Julho de 2007, 18:56:47 »
28/07/2007 - 23h55
Boato de deserção faz cubanos deixarem o Brasil
da Folha Online

Diante da possibilidade de ver diversos atletas desertarem após o fim dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, neste domingo, o governo cubano decidiu antecipar em um dia a saída de parte dos integrantes da delegação do país da Vila Pan-Americana, informou na noite deste sábado a TV Globo.

Diante dessa orientação, Cuba não compareceu ao pódio do torneio masculino de vôlei, modalidade em que conquistou a medalha de bronze, e irá participar da Cerimônia de Encerramento dos Jogos, que acontece no domingo, com um grupo reduzido.

Seis ônibus e dois caminhões levaram aproximadamente 220 atletas e seus pertences para o aeroporto do Galeão na noite deste sábado. Restam poucos atletas da delegação cubana na Vila Panamericana.

Durante a competição, Cuba teve quatro casos de deserção. Inicialmente, Rafael Capote, da seleção de handebol, abandonou a Vila Pan-Americana e foi abrigado por um amigo, residente no ABC Paulista.

Além deste, os boxeadores Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara ainda têm paradeiro incerto. Por fim, Lázaro Lamelas, técnico da ginástica artística do país, também abandonou a Vila Pan-Americana.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u315944.shtm

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 30 de Julho de 2007, 19:02:31 »
Dá pena... no dia que eu tiver superpoderes vou lá tirar todo mundo da ilha

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 30 de Julho de 2007, 19:08:41 »
Para aqueles que dizem que um cubano pode sair a hora que quiser do seu país, o fato deles fugirem nos jogos pan-americanos não indica exatamente o contrário?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #83 Online: 30 de Julho de 2007, 19:21:26 »
Para aqueles que dizem que um cubano pode sair a hora que quiser do seu país, o fato deles fugirem nos jogos pan-americanos não indica exatamente o contrário?

Não é absurdamente clara a lógica?  :stunned:

Mas daí para fazer um admirador do regime entender isso há um abismo...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #84 Online: 30 de Julho de 2007, 20:29:09 »
Há dificuldade para sair de Cuba, não impossibilidade.

E o fato de algumas pessoas não aprovarem Cuba e desejarem aproveitar a oportunidade para sair do país, não é sinônimo de péssima qualidade de vida.

Muitas pessoas gostariam de sair do Brasil, e aproveitariam qualquer oportunidade.

Não é a mesma coisa :?:

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #85 Online: 30 de Julho de 2007, 20:32:47 »
Mas nunca vi um brasileiro desertando em solo estrangeiro

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #86 Online: 30 de Julho de 2007, 20:36:56 »
 :hihi: Vem morar perto da Argentina então.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #87 Online: 30 de Julho de 2007, 21:15:10 »
:hihi: Vem morar perto da Argentina então.
Quer dizer que tem brasileiro que foge para lá? hahahaha

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #88 Online: 30 de Julho de 2007, 21:21:31 »
 :P  E tem argentinos que fogem pra cá.

:) A grama do vizinho é sempre mais verde.  :P

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 30 de Julho de 2007, 22:20:41 »
Há dificuldade para sair de Cuba, não impossibilidade.
Eufemismos...

E o fato de algumas pessoas não aprovarem Cuba e desejarem aproveitar a oportunidade para sair do país, não é sinônimo de péssima qualidade de vida.
Não disse isso.

Muitas pessoas gostariam de sair do Brasil, e aproveitariam qualquer oportunidade.
Exatamente. Nós, brasileiros, temos oportunidade de sair legalmente; por isso não fugimos em eventos desportivos internacionais. E os cubanos?

Não. O fato de jogadores fugirem num evento internacional desportivo é diferente de eu querer me mudar daqui. Muita gente quer se mudar do seu país, mas o fato de que eu, que estou lá para defender a bandeira do meu país, tenha fugido para outro e pedido asilo político, pode indicar algo além da minha falível opinião subjetiva sobre minha terra-mãe.

E é disso que estou falando: será que o ocorrido não indica que é realmente muito difícil sair de Cuba de outro modo?
« Última modificação: 30 de Julho de 2007, 23:25:10 por El Chiquito »

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #90 Online: 30 de Julho de 2007, 22:21:28 »

Quantos brasileiros se sentiram mal nesse país e foram embora para nunca mais voltar?

Quantos sentem a vontade de ir, mas, por algum motivo não podem?

Quantos cubanos se sentiram mal nesse país e foram embora para nunca mais voltar?

A diferença é quem é notícia... os brasileiros ou cubanos...?

"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 30 de Julho de 2007, 22:24:00 »
A diferença é como ocorre também...

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #92 Online: 30 de Julho de 2007, 23:17:38 »
Não. O fato de jogadores fugirem num evento internacional desportivo é diferente de eu querer me mudar daqui. Muita gente quer se mudar do seu país, mas o fato de que eu, que estou lá para defender a bandeira do meu país, tenha fugido para outro e pedido asilo político, pode indicar além da minha falível opinião subjetiva sobre minha terra-mãe.

E é disso que estou falando: será que o ocorrido não indica que é realmente muito difícil sair de Cuba de outro modo?
Vamos analisar por outro angulo... Qual foi a ultima vez que um atleta, não só brasileiro, mas de qualquer outra nacionalidade fora os cubanos, abandonou a sua seleção nacional em um evento fora do país?

"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 30 de Julho de 2007, 23:26:28 »
Difícil ser preciso respondendo essa pergunta, Porto... Mas eu não conheço mais casos além desses de Cuba.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #94 Online: 30 de Julho de 2007, 23:32:43 »
Difícil ser preciso respondendo essa pergunta, Porto... Mas eu não conheço mais casos além desses de Cuba.
Exatamente, ninguém conhece, ou melhor dizendo, se aconteceu foi um evento ÚNICO, e não algo recorrente em todas as competições internacionais nos ultimos 15 anos.
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #95 Online: 30 de Julho de 2007, 23:33:19 »
Me lembro de um fato bem interessante, noticiado na imprensa, que era a fuga de cérebros brasileiros, cientístas que saiam do país para se especializar mas que não retornavam, mesmo sendo custeados pelo governo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #96 Online: 30 de Julho de 2007, 23:36:43 »
Bem eu não me lembro do governo mandando trazer nenhum cientista antes do fim do prazo de volta ao nosso país.
- Pablo Picasso

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #97 Online: 30 de Julho de 2007, 23:45:05 »
Apenas 2,2% dos brasileiros com educação superior optam por emigrar, segundo o Banco Mundial. Um estudo recente da Unicamp estimou o fluxo em 140 mil a 160 mil pessoas por ano.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u56888.shtml

Tudo bem que é uma percentagem baixa, mas assim como alguns o numero de atletas no caso do Pan é irrelevante para comparar sobre a questão de Cuba.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #98 Online: 31 de Julho de 2007, 09:31:34 »
Meio off-topic: algo que pouca gente se dá conta é como é baixa a porcentagem de pesquisadores brasileiros que, enquanto estudam no exterior, decidem lá ficar. Lembro de uma pesquisa que fizeram nos anos 90 nos EUA com estudantes de pós-graduação de vários países e, enquanto que quase a totalidade de chineses e indianos (>80%), e grande parte dos canadenses (cerca de 65%) pretendiam permanecer nos EUA após a conclusão do curso, apenas 25% dos brasileiros pensavam assim.

Esses índices, como o IDH e o Gini, são úteis para se comparar países, mas só até certo ponto. A
desigualdade no Brasil é tão grande, que isso acaba distorcendo essas estatísticas. O fato é que a
vida da classe média do Brasil não é tão ruim assim.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #99 Online: 31 de Julho de 2007, 09:55:58 »

Quantos brasileiros se sentiram mal nesse país e foram embora para nunca mais voltar?

Quantos cubanos se sentiram mal nesse país e foram embora para nunca mais voltar?

A diferença é quem é notícia... os brasileiros ou cubanos...?

Acontece que o governo aqui não te impede de você cruzar a fronteira e ir embora daqui, simplesmente não é proibido. Lá o governo não deixa. Tanto é assim que as pessoas fogem em barcos improvisados lá, fogem quando viajam para jogos panamericanos, olimpiadas etc. É totalmente diferente.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!