Tem um papper de Fernando Lang da Silveira físico da UFRGS, em que ele analisa Popper, e acho intessante esse trecho sobre o determinismo e indeterminismo:
“Alguns pensadores, acreditam, de fato, que a verdade de uma teoria pode ser inferida da sua
irrefutabilidade” (Popper). Isto é um engano óbvio pois pode haver duas teorias contrárias, ambas
irrefutáveis e portanto, ambas não podem ser verdadeiras. Um exemplo de duas teorias incompatíveis e
irrefutáveis: o determinismo e o indeterminismo. A primeira afirma que “O futuro do mundo empírico (ou
fenomenal) é pré-determinado completamente” (Popper); a segunda afirma que nem todo o futuro
do mundo é pré-determinado. Mesmo que vivêssemos em um mundo que aparentemente fosse totalmente
indeterminado, nos surpreendendo a cada momento, “o futuro poderia ainda ser pré-determinado e até
antecipadamente conhecido pelos que fossem capazes de ler o livro do destino” (Popper). Por outro
lado, se o mundo tivesse aparência completamente regular e determinista, “isso não estabeleceria que não
existisse nenhum acontecimento indeterminado de qualquer espécie” (Popper).
É mais ou menos baseado nesses dois elementos que se origina o paradoxo que descrevi...
A diferença é que eu especifiquei um pouco mais que fenomenos determinados são exclusivamente parte do passado e fenomenos indeterminados são exclusivamente do futuro.
E após essa analize do que vem a ser determinação e indeterminação, eu digo que a vida só pode ser exatamente a intersecção entre as duas coisas, pois não podemos nem determinar tudo e não somos também totalmente indeterminados (não somos zerados de conhecimento, mas temos algum conhecimento).
Que isso significa ? Que a intersecção dessas duas realidades, a realidade dos fenomenos determinados e a realidade dos fenomenos indeterminados se tocam num ponto, esse ponto é justamente onde se encontra o momento.
Isso varia de pessoa para pessoa evidênte, tem pessoas com mais conhecimentos, pessoas com menos conhecimento, o diferencial entre elas para este ponto é que em umas o conhecimento acerca dos fenomenos determinados é muito maior, de forma que até mesmo uns fenomenos que são indeterminados para algumas pessoas ainda, ja são determinados para esta primeira, e é isso que dá a diferença entre conhecimento das pessoas.
O que traz conhecimento ? A vivência como um todo.
Posso até continuar dando uma coerência para essa relação entre o conhecimento das pessoas e ainda dizer que existem deuses entre as pessoas, deuses nesse caso seriam as pessoas que tem mais conhecimento do que para a qual estamos nos referindo esses deuses.
A definição de deus só pode ser aquele que pode determinar alguma coisa além de um outro que não pode determinar aquilo, e isso pode e acontece muitas vezes se compararmos as pessoas e seus conhecimentos em potencial.
Podemos ir mais longe ainda e dizer que o conhecimento não tem limites aparentes, pois sendo assim é possível se tornar um deus para todos os Eus, para todo o mundo, para todo o universo e para toda existência e passar assim a criar não só outros valores para os Eus, mas valores para o mundo fenomênico também (em forma de ações do indivíduo), pode também um deus ditar valores para o universo (e dar ao universo uma nova forma e leis físicas, enfim toda estrutura do universo pode ser ditada por este) e por ultimo a existência, onde ponto mais alto desse conhecimento que um Eu pode atingir é ter conhecimento tal que pode passar a dar existência a algo que ainda não existe, como por exemplo um outro universo, outros planetas, outras leis físicas, outros seres pensantes e por conseguinte dar a esses também essa possibilidade do conhecimento e assim dar a possibilidade de se tornarem deuses também.