Não ha maiores motivos pra acharmos que o conhecimento é possível como para acharmos que é impossível, ficamos apenas com uma sintese disso tudo, que é justamente um paradoxo.
Errado. O conhecimento é sim possível. Ou então pule do abismo para constatar o quanto é impossível saber que você certamente morrerá.
Como é que você pode dizer que
perderá a vida aquele que pular de um abismo se você nem sabe o que é
ter a vida ?
Este solipsismo é tão estéril que nem o solipsista age de acordo com ele. Parte do pressuposto que só é conhecimento nossos juízos irrefutáveis ou indúbeis.
Você ta dizendo que um solipsimo é falso necessáriamente... Como qualquer outra idéia na filosofia, é só uma idéia, e que como todas as outras é verdadeira e falsa, depende apenas do que você chama de falso ou verdadeiro, dependendo da forma como voCê lida com ela...
Mas irrefutável são apenas os truísmos vazios, algumas opiniões estéreis (ou mesmo perniciosas) e os sistemas formais.
Oras, e qual é o problema de considerar "conhecimento" nossas teorias, pretensões de verdade e crenças que nos fazem sobreviver e prosperar?
Não ha problema em considerar conhecimento existente neste sentido que você deu, mas ha problemas em considerar que o conhecimento seja possível, se por exemplo postularmos aqui que apenas o
Eu Pensante existe... Ha problemas em considerar que o conhecimento seja possível, se considerarmos que conhecimento é únicamente a exata definição de alguma coisa, sem que antes tenhamos a definição exata... Nesses pontos ha problemas em considerar que o conhecimento seja possível, e não ha nenhum motivo maior que me leve acreditar que sua idéia quando diz que conhecimento é possível seja verdadeira, mais verdadeira do que qualquer outra idéia que diz respeito a possibilidade do conhecimento, que não seja por critérios criados por nós mesmos também, e logo também duvidaveis, como por exemplo os argumentos.
Não seria muito mais interessante, ao invés de chafurdar nesta verborréia solipsista, refletir sobre quais são as formas mais prolíficas de formular e refinar nossas teorias e crenças?
Não, se voCê não quer "chafurdar" esta verborréia então se mate.. Porque a única coisa que sai da sua boca, se assim eu quiser considerar, é uma verborréia também...