Pode ser que eu tenha me esquecido. Você lembra de algum trecho onde esse assunto tenha sido tratado nas obras de Allan Kardec, ou na Revista Espírita? Eu tenho quase certeza que não tem.
Já se esse assunto é tratado pelos espíritas é outra questão. Eu mesmo tenho a minha opinião, mas não posso dizer que é a opinião da DE.
Kardec não abordou conclusivamente a questão da homossexualidade (nem mesmo da sexualidade ) porém a questão do LE sobre a reencarnação de um individuo em corpos de gênero diferente aquele de sua última encarnação ( questão 202 ) discorre que a "que o guia na escolha são as provas por que haja de passar."
Assim a encarnação em um corpo masculino ou feminino para alguns indivíduos estaria associada a uma prova pela qual deveria passar falhar em seu compromisso assumido é algo recriminável do ponto de vista de resgate e evolução espiritual do indivíduo.
Por isto encontramos publicações diversas "ditadas por espíritos" que refletem este aspecto. Emmanuel o considera inclusive uma patologia e/ou uma degradação moral, André Luiz não está longe disto. Inúmeros autores espíritas seguem por este caminho sej em suas cosniderações pessoais ou a partir de "afirmativas feitas por espíritos".
Kardec indiretamente endossou este comportamento preconceituoso que se perpetua até hoje dentro da DE.
Quanto a sexualidade são váriso os livros que tratam do assunto sejam psicografados , sejam opiniões pessoais. a questão da sexualidade manifesta-se como um dos grandes interesses da DE.
"Ele tornou-se extravagante e anti-social, praguejador e mentiroso, com péssimas maneiras, e já não conseguia manter-se em um trabalho por muito tempo ou planejar o futuro."
O fato de uma pessoa se tornar extravagante, anti-social, praguejador, mentiroso e com péssimas maneiras pode perfeitamente ter sido causado pelas dificuldades encontradas em se adaptar às seqüelas físicas, à discriminação, à curiosidade pública, enfim, a fatores sociais. Nada prova que tenha sido causado especificamente pelos danos no cérebro. O próprio artigo diz: "...pouco tempo depois Phineas começou a ter mudanças surpreendentes na personalidade e no humor.". Por que pouco tempo depois e não instantaneamente, já que a causa estaria nos danos cerebrais? Isso sugere que ele tenha sofrido uma pressão social.
"Pouco tempo depois" é pq Gage sofreu uma infecção dois dias depois do acidente e entou em um estado de semi-consciência por cerca de 50 dias até que a infecção fosse debelada.[/quote]
O Dr.Harlow, que acompanhou Gage, desde o acidente descreve que imediatamente após sua recuperação Gage mudou de personalidade ou seja antes de qualquer pressão social pelo seu estado.
( Inclusive Gage não parece ter dado muita importância pressão social visto que excursionou em no circo de P.T. Barnum como uma excentricidade, exibindo sua história e seu problema )
Quanto à capacidade de não conseguir se manter em um trabalho por muito tempo ou planejar o futuro, isso sim pode ter sido causado pelos danos cerebrais, que limitariam a sua capacidade de concentração. São só conjecturas, entretanto.
Quanto as suas capacidades els não forma afetadas pois Harlow diz avaliou que Gge não teve deficits neurológicos. Gage perdeu o emprego por sua mudança de personalidade:
"Dr Harlow reports that Gage’s employers, “who regarded him as the most efficient and capable foreman ... considered the change in his mind so marked that they could not give him his place again....He is fitful, irreverent, indulging at times in the grossest profanity (which was not previously his custom), manifesting but little deference for his fellows, impatient of restraint or advice when it conflicts with his desires.... A child in his intellectual capacity and manifestations, he has the animal passions of a strong man.... His mind was radically changed, so decidedly that his friends and acquaintances said he was ‘no longer Gage."fonte:
http://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?artid=1114479#B2Mas o estudo que postou não é conclusivo e ele mesmo afirma isso. Além do mais, foram observados casos de neuroticismo, que mais está associada a uma patologia do que a uma mudança cultural, mas que pode ocasionar uma mudança desta por causa de certas mudanças de hábitos causada pela própria patologia.
O estudo é inconclusivo quanto a mudança social mas não qauntoa mudança de comportamento pela patologia algo que vc mesmo corrobora: "mas que pode ocasionar uma mudança desta por causa de certas mudanças de hábitos causada pela própria patologia"
"Quando o cérebro está danificado a ponto de não conseguirmos controlar a consciência racional, tudo é possível. Mas desde que se seja capaz de pensar, sempre temos a possibilidade de controlar a nossa ação ante a patologia, assim como John Nash controlou a sua esquizofrenia. A patologia pode nos induzir a raiva, mas podemos racionalizar e controlar, desde que a nossa capacidade de raciocinar continue intacta. Um exemplo disso é o próprio homossexual evangélico. Ele continua sentindo atração por pessoas do mesmo sexo, mas por causa da Igreja ele se condiciona a achar que ele precisa gostar é de mulher (ou de homem) e ignora seus instintos, retornando à relação hetero. A razão é mais forte que o instinto, desde que ela funcione e seja posta a funcionar."
Existem diversos graus, tipos e origens de esquizofrenia não se pode generalizar que todos os tipos de esquizofrenia sejam controláveis. Esqueizofrenias derivadas de alterações na emissão, recepção e regulação de neurotransmissores ( como as causadas pela ação agentes patogênicos biológicos ou não ) podem não ser controláveis.
Certas alterações físicas no cérebro podem estar relacionadas a aspectos da esquizofrenia, como recent estudo que demsontra pela primera vez alterações físicas no cérebro em áreas relacionadas a processar vozes:
"Hallucinations in schizophrenia linked to brain area that processes voices"
For the first time, researchers using magnetic resonance imaging (MRI) have found both structural and functional abnormalities in specific brain regions of schizophrenic patients who experience chronic auditory hallucinations, according to a study published in the August issue of Radiology.
"The results showed abnormalities in specific areas of the brain associated with the capacity to process human voices," said lead author, Luis Martí-Bonmatí, M.D., Ph.D., chief of magnetic resonance in the Department of Radiology at Dr. Peset University Hospital in Valencia, Spain. ...
fonte:
http://www.medicexchange.com/mall/departmentpage.cfm/MedicExchangeUSA/_96103/2163/departments-contentview Algo que acho curioso é que se os sentimentos e perfil psicológico de um indivíduo provenha do espírto para o corpo material e alteraçções cerebrais produzam uam supressão da manifestação natural do espírito sobre o corpo e este passa a se comportar a seu modo então isto indica que o cérebro pode gerar por sí só estados mentais independentes.
Assim não vejo pq necessidade de um ser sobrenatural inverifricável para explicar uma função que claramente o cérebro pode assumir sozinho.
[ ]´s