Enquete

Você gostaria de propagar suas idéias ateístas a outras pessoas?

Sim
Não
Não sei

Autor Tópico: Ateu Militante?  (Lida 7455 vezes)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Ateu Militante?
« Resposta #50 Online: 15 de Agosto de 2007, 12:01:25 »
Diz o artigo 5º, inciso VI, da Constituição: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.” A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual somos signatários.

Se ofender um homosexual é crime, seria licito a punição de quem ofende a crença aleia.

E também de quem ofende a descrença alheia, um caso muito comum.

“Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.”

exato.
E este forum não esta fazendo apologia?

Como assim? Todos os foristas do forum? Você não está generalizando demais?
Fiz um questionamento, não uma afirmação.

Então a resposta é Não. :hihi:

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #51 Online: 15 de Agosto de 2007, 14:02:01 »
“Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero:
§ 5º O disposto neste artigo envolve a prática de qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica.”

Engraçado

§ 3º Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero, ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: Pena: reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos e multa.”(NR)

Interessante
« Última modificação: 15 de Agosto de 2007, 14:10:20 por Brasília em Chamas »
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #52 Online: 15 de Agosto de 2007, 14:13:40 »
Os gays não têm qualquer direito de exigir que sua conduta sexual seja mais digna de respeito e consideração que as crenças alheias.

Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #53 Online: 15 de Agosto de 2007, 19:16:07 »
Os gays não têm qualquer direito de exigir que sua conduta sexual seja mais digna de respeito e consideração que as crenças alheias.

A recíproca é verdadeira.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 16 de Agosto de 2007, 00:51:21 »

Na verdade tem sim.  Conduta sexual é assunto estritamente pessoal, exceto em casos muito específicos que nada tem a ver com homossexualismo.   Já crenças religiosas tendem a fazer demandas sobre a comunidade em geral e portanto criam um impacto maior (e mais arbitrário e mais evitável) do que o homossexualismo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 16 de Agosto de 2007, 01:03:50 »
discordo, dantas. quanto mais na sociedade complexa dos dias de hoje, religião é uma coisa personalíssima ao nível de opção sexual. grupos gays tentam impor, pelo menos em parte, suas moralidades tanto quanto tentam as igrejas. o sucesso de um ou de outro deve-se mais ao aparato de que cada um dispõe do que das intenções do grupo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #56 Online: 16 de Agosto de 2007, 01:32:00 »
A opção sexual está ligada a liberdade sexual. Essa moral é pleiteada tanto pelos homossexuais quanto por héteros. Assim como um homossexual quer respeitado o seu direito de escolha, o heterossexual também.

Já a religião está ligada ao que? Qual é a moral religiosa que não pode ocorrer sem a religião? O ateísmo está aí para demonstrar a inutilidade da religião em termos morais. O argumento de que se vale alguns é o de muleta, de pessoas que não conseguem ter um padrão moral sem os dogmas religiosos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 16 de Agosto de 2007, 02:40:13 »
discordo, dantas. quanto mais na sociedade complexa dos dias de hoje, religião é uma coisa personalíssima ao nível de opção sexual.

Opção sexual não é considerada justificativa para isenção de impostos, nem para exceções legais, ou é?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #58 Online: 16 de Agosto de 2007, 08:20:11 »
discordo, dantas. quanto mais na sociedade complexa dos dias de hoje, religião é uma coisa personalíssima ao nível de opção sexual.

Opção sexual não é considerada justificativa para isenção de impostos, nem para exceções legais, ou é?

olha o semblante destas pessoas, trites e incoformadas com este culto

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #59 Online: 16 de Agosto de 2007, 09:10:00 »
Brasília em Chamas, por que mudou de assunto tão caraduramente?

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #60 Online: 16 de Agosto de 2007, 10:20:56 »
Brasília em Chamas, por que mudou de assunto tão caraduramente?

“Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero:
§ 5º O disposto neste artigo envolve a prática de qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica.”

Só estou tantando dizer que , hoje, existem muitos segmentos religiosos que não estão preocupapados em discutir este tipo de assunto.

« Última modificação: 16 de Agosto de 2007, 10:26:22 por Brasília em Chamas »

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #61 Online: 16 de Agosto de 2007, 12:48:34 »

Deus levara este povo para o ceu e você sera um dos escolidos, os  anjos não se cansaram de meter o dedo na sua bunda.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 16 de Agosto de 2007, 13:01:20 »
Jeanioz, modere-se também. O Brasília em Chamas já foi advertido pela sua conduta.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #63 Online: 16 de Agosto de 2007, 13:06:48 »
Jeanioz, modere-se também. O Brasília em Chamas já foi advertido pela sua conduta.

Parei, parei... :hihi:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 16 de Agosto de 2007, 13:17:05 »

como eu disse, o aparato de que cada um dispõe é diferente. no caso religioso, é residual. mas você bem sabe que religião nem sempre é institucionalizada. lembre-se de que quando falamos em liberdade religiosa falamos também de ateísmo. parte da desconsideração com a opção religiosa alheia parte do fato de que achamos que são tolos, que estão errados. com homosexuais é diferente, já que assumimos que eles não têm opção e não podem, portanto, estar errados. não é bem assim, no entanto. julguemos ou não tolice a opção religiosa alheia, até certos limites ela é tão válida quanto a nossa.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2007, 13:19:53 por rodion »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #65 Online: 16 de Agosto de 2007, 13:22:05 »

BLZ, vou manter o nivel.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #66 Online: 16 de Agosto de 2007, 13:27:18 »

BLZ, vou manter o nivel.

:hihi:

Offline BrunoSette

• Nível 02
  • *
    • E se eu tivesse um blog?
« Resposta #67 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:06:17 »
Criei essa enquete pois vi que muitas pessoas não disuctem o ateísmo com não ateus. Guardam para si suas idéias e convicções. Muito tempo fui assim, achando que a religião poderia trazer felicidade e  conforto aos outros. Pensava, inclusive, em omitir minhas convicções religiosas aos meus futuros filhos. 

Hoje, penso diferente, acho que nós temos que propagá-las sim!

O problema é que a maioria dos usuários desse fórum tem um certo preconceito em propagar o ateísmo. Eles tem um medo tão forte de transformar-se numa religião, que perdem a oportunidade de melhorar esse mundo! 

Enquanto a igreja universal tem um canal de televisão e utiliza os meios mais sofisticados (tais como o google) para pregar suas crenças, nós estamos aqui discutindo entre a gente. Eles dominam o mundo. Nós, somos um bando de intelectuais que ficamos parados, calados, discutindo DEUS em alto nível. Não mudamos nada.   

Me desculpem, sou um pouco preconceituoso sim! acredito que o ateísmo nos liberta, acredito que ele é mais aceito por pessoas inteligentes e esclarecidas, acredito que o mundo seria melhor sem religião!

Sei que essas frases são um tanto duras e serão alvo de críticas. Mas é o que eu penso.

Gostaria de saber a opinião de vocês. Por que nos omitimos tanto? por que a gente deixa as religiões dominarem as pessoas? até quando vamos ficar parado?

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #68 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:17:26 »
Criei essa enquete pois vi que muitas pessoas não disuctem o ateísmo com não ateus. Guardam para si suas idéias e convicções. Muito tempo fui assim, achando que a religião poderia trazer felicidade e  conforto aos outros. Pensava, inclusive, em omitir minhas convicções religiosas aos meus futuros filhos. 

Hoje, penso diferente, acho que nós temos que propagá-las sim!

O problema é que a maioria dos usuários desse fórum tem um certo preconceito em propagar o ateísmo. Eles tem um medo tão forte de transformar-se numa religião, que perdem a oportunidade de melhorar esse mundo! 

Enquanto a igreja universal tem um canal de televisão e utiliza os meios mais sofisticados (tais como o google) para pregar suas crenças, nós estamos aqui discutindo entre a gente. Eles dominam o mundo. Nós, somos um bando de intelectuais que ficamos parados, calados, discutindo DEUS em alto nível. Não mudamos nada.   

Me desculpem, sou um pouco preconceituoso sim! acredito que o ateísmo nos liberta, acredito que ele é mais aceito por pessoas inteligentes e esclarecidas, acredito que o mundo seria melhor sem religião!

Sei que essas frases são um tanto duras e serão alvo de críticas. Mas é o que eu penso.

Gostaria de saber a opinião de vocês. Por que nos omitimos tanto? por que a gente deixa as religiões dominarem as pessoas? até quando vamos ficar parado?

Isso é utopia. :umm:

Existem muitas e muitas pessoas que simplesmente não conseguem mais viver sem ter uma religião, devido a enorme influência das religiões em toda a humanidade.

Aprender a conviver harmonicamente com as diferenças é o melhor caminho, na minha opinião.

Offline BrunoSette

• Nível 02
  • *
« Resposta #69 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:44:44 »
É utopia se a gente não fizer nada e continuar apenas discutindo entre a gente. "Aprender a conviver harmonicamente com as diferenças" é aceitar as coisas como estão.

Sei que várias pessoas não vão deixar de crer em seus deuses, não sou tão ingênuo.

Mas acho que podemos fazer alguma coisa: mostrar nossas idéias aos outros.

Influenciar o pensamento das pessoas com nossas idéias.

Não é isso que eles fazem? eles possuem canais de televisão pessoal. Mídia em massa! E voltada para quem? A população de baixa renda, mal instruída!

E a gente fica aqui discutido na internet. Nós somos os intelectuais riquinhos omissos.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #70 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:47:56 »
Nós somos os intelectuais riquinhos omissos.

Riquinhos? :o

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #71 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:49:33 »
É utopia se a gente não fizer nada e continuar apenas discutindo entre a gente. "Aprender a conviver harmonicamente com as diferenças" é aceitar as coisas como estão.

Sei que várias pessoas não vão deixar de crer em seus deuses, não sou tão ingênuo.

Não é isso que eles fazem? eles possuem canais de televisão pessoal. Mídia em massa! E voltada para quem? A população de baixa renda, mal instruída!

E a gente fica aqui discutido na internet. Nós somos os intelectuais riquinhos omissos.

Na prática, pelo que entendi uma idéia seria criar um canal de tv cético? :o

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #72 Online: 16 de Agosto de 2007, 14:55:24 »

Está declarada a guerra,  onde nenhum dos lados cederá.

Que sentido existe nesta discussão?

Offline BrunoSette

• Nível 02
  • *
« Resposta #73 Online: 16 de Agosto de 2007, 15:05:58 »
Claro que não Jeanioz!  :histeria:

A idéia de como informar aos outros seria uma segunda fase. Acho que primeiros temos que nos conscientizar da necessidade de criar uma instituição, e sua finalidade. Acho que uma associação incialmente seria uma boa idéia.  Mas precisamos de idéias.

Guerra nenhuma Brasília em Chamas, estamos apenas discutindo amigavelmente.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #74 Online: 16 de Agosto de 2007, 15:08:15 »

Está declarada a guerra,  onde nenhum dos lados cederá.

Que sentido existe nesta discussão?

Abaixe sua arma, Brasília em Chamas... ::)

Ainda acho que transformar o ateísmo em um movimentação social dessa grandeza terá enorme repressão  e não valerá a pena, ainda mais num país tão religioso quanto o Brasil.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!