Enquete

Você gostaria de propagar suas idéias ateístas a outras pessoas?

Sim
Não
Não sei

Autor Tópico: Ateu Militante?  (Lida 7456 vezes)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Ateu Militante?
« Resposta #75 Online: 16 de Agosto de 2007, 15:11:40 »
Claro que não Jeanioz!  :histeria:

A idéia de como informar aos outros seria uma segunda fase. Acho que primeiros temos que nos conscientizar da necessidade de criar uma instituição, e sua finalidade. Acho que uma associação incialmente seria uma boa idéia.  Mas precisamos de idéias.

Guerra nenhuma Brasília em Chamas, estamos apenas discutindo amigavelmente.

Tudo bem, eu viajei um pouco, confesso... :hihi:

QUanto a criar instituições, já foram criadas instituições ateístas no passado e que não tiveram sucesso, principalmente devido ao número pequeno de pessoas interessadas.

Num país onde apenas 0,01% das pessoas conseguem coragem para declarar abertamente seu ateísmo essa é uma tendência natural para esse tipo de iniciativa.  :(

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #76 Online: 16 de Agosto de 2007, 15:35:25 »

A idéia de como informar aos outros seria uma segunda fase. Acho que primeiros temos que nos conscientizar da necessidade de criar uma instituição, e sua finalidade. Acho que uma associação incialmente seria uma boa idéia.  Mas precisamos de idéias.

Michel Onfray ja fundou a Universidade popular de Caen, escola libertária e elitista para todos.

veja mais:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u261.shtml

Uma iniciativa destas por aqui seria uma boa. Me matricularia no mesmo dia
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline BrunoSette

• Nível 02
  • *
    • E se eu tivesse um blog?
« Resposta #77 Online: 16 de Agosto de 2007, 16:00:17 »

Tudo bem, eu viajei um pouco, confesso... :hihi:

QUanto a criar instituições, já foram criadas instituições ateístas no passado e que não tiveram sucesso, principalmente devido ao número pequeno de pessoas interessadas.

Num país onde apenas 0,01% das pessoas conseguem coragem para declarar abertamente seu ateísmo essa é uma tendência natural para esse tipo de iniciativa.  :(

Eu entendo perfeitamente o seu ponto de vista. Eu nunca tive conhecimento de associações ateístas brasileiras. Eu gostaria inclusive, que alguns usuários mais experientes falassem sobre tais instituições.

Mas sobre o percentual de brasileiros ateus, pesquisei um pouquinho no IBGE sobre o tema e vi os seguintes dados:

"Religião
Os resultados mostraram que a religiosidade aumenta conforme a idade. Em 2000, 7,4% dos brasileiros se declararam sem religião, porém, no grupo de idade de 55 a 64 anos, essa proporção caiu para 4,4% e entre os que tinham 65 anos ou mais de idade, chegou a 3,7%." Fonte: IBGE
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/27062003censo.shtm

A duvida fica: Sem religião para o ibge é = ateu?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 17 de Agosto de 2007, 12:53:25 »
A duvida fica: Sem religião para o ibge é = ateu?

Não. "Sem religião" é "sem religião definida", alguém não ligado a alguma denominação religiosa.
Muitos crentes se declaram sem religião, apesar de irem à igreja e seguirem a Bíblia.
Eles dizem que "seguem a Jesus, não a seitas inventadas por homens".
Talvez os ateus de verdade não passem de 1%.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!