Sobre o livro citado pelo Ali Kamel, eu ouvi na CBN que o MEC está abrindo uma sindicância e o livro deve sair das recomendações e portanto não estará na lista dos livros recomendados de 2008.
Foi explicado que os livros são aprovados por conselhos de professores a partir de uma lista inicial de recomendações. Ou seja, na melhor das hipóteses, nem esse conselho dos professores conhece e le direito a lista que recomenda !!! E se lê, aprovou ... !!!
Sobre a Guerra do Paraguai:

Bartolomé Mitre (o presidente argentino durante o conflito) já não gostava de Solano López. Mas no caso da Argentina, o conflito começou quando paraguaios passaram por Argentina para ir para o Uruguai atazanar a vida do Brasil, que estava tentando invadir o Uruguai na marra (novamente, aliás, pois a partir de uma invasão é que nasceu o Uruguai).

Supostamente era para 'pacificar a terra' (o Rio Grande do Sul tinha se levantado contra o império tempo atrás, e supostamente caudilhos tinham fugido para o Uruguai e supostamente organizariam uma outra revolta 'à la farroupilha').
(Eu já ouvi este milênio essa história de invadir um outro país num ataque preventivo, não me lembro se eu estava atrás de um arbusto ou no Afeganistão...)

Ou seja, havia interesse de alguns uruguaios (partido blanco) e do Brasil de exterminar os 'colorados', e como nas brigas enrte conhecidos na rua, cada um foi chamar seus amigos e a coisa engrossou (qualquer semelhança com 'Gangues de Nova York' ou a guerra de Tróia não é mera coincidência)

Então, B invadiu U e P se meteu a ajudar a U; A não gostou e falou para B: vamos acabar com isso já.

Vendo os interesses de Brasil e Argentina na guerra, não posso pensar que sejam somente vítimas, embora seja verdade que a guerra tenha começado pelo Paraguai mesmo.

E fica difícil de dizer se quem começou a guerra foi Paraguai ou o Brasil... a menos que estejamos lendo estória diferentes. Agora o que é verdade é que houve várias propostas de paz, rechaçadas pelo Paraguai; sem dúvida apostou que o Brasil e Argentina não iam se aliar, ... apostou e perdeu.

Embora em quantidade de tropas o Brasil tenha perdido mais, proporcionalmente quem mais perdeu foi obviamente o Paraguai. Não sei como poderia ter perdido somente 20% da população se no fim da guerra só havia velhos e crianças, e depois da guerra passou a se aceitar a poligamia por um bom tempo.

Até onde sei (e não estou querendo tirar vantagem de ninguém) dos aliados quem perdeu mais tropas proporcionalmente a sua população foi a Argentina, muito embora tenha ganho mais território (a atual província de Formosa).

A suspeita sobre a intervenção inglesa tem um ponto verídico: Richard Burton (não o ator!) era espião a serviço da coroa britânica sim, estava no Paraguai sim, fazendo o quê, a gente ainda não tem certeza.

Sim, é o mesmo Richard Burton que já tinha explorado a África, e responsável pela difusão e 'tradução' das Mil e Uma Noites (assim entre aspas porque além de traduzir inseriu várias estórias de sua pena).