Acho que a equação está errada, meu ponto de vista:
Carros mais baratos = Mais carros nas ruas (não apenas a substituição dos velhos por novos)
Mais carros nas ruas = mais poluição, pior tráfego.
Em compensação, menos carros estragados na rua atrapalhando o transito... menos acidentes provocados por falhas mecânicas (que são a maioria)...
Trabalhei um bom tempo com inspeção veicular, justamente na época que o INMETRO estava defirinindo uma norma de emissão de gazes... acredite, carro com mais de 15 anos poluí, no mínimo, 3 vezes mais que um mais novo... e isto se o velho estiver bem regulado. Carros carburados não otimizam a mistura, a gasolina não é queimada de forma ideal. Este argumento da poluição é
MITO.
Pior tráfego por mais carros => redução do espaço reservado ao transporte público
Aqui em Porto Alegre existe um sistema de tráfego de transporte coletivo diferente do RJ e SP... usamos pistas exclusivas para ônibus, de modo que um aumento de carros circulando não prejudicaria em nada a questão do transporte coletivo.
Ou seria questão de dizer que os impostos sobre carros devem ser caros só porque SP e RJ foram
incompetentes na hora de resolver sua questão urbana... eu, em Porto Alegre, devo pagar mais impostos só por causa do paulista e carioca que não sabem escolher prefeito???? Não é justo!
Pior transporte público => mais gente comprando carros. => voltar à linha 2
Não entendi... o que a qualidade do transporte publico tem a ver com os impostos sobre os carros??? O que a qualidade do transporte publico tem a ver com o tamanho da frota de carros?
Bobagem.