E afinal de contas você gosta de se deslocar de automóvel na cidade ou prefere um busão coletivo ?
De moto é incomparavelmente mais prático realmente se deslocar pela cidade.
A probabilidade de ter lesões sérias (ou morte) em acidentes de moto em meios urbanos é bem maior do que ao deslocar-se em carros no meio urbano.
Risco esse que se deve principalmente a carros ou a conduzir a moto de forma arriscada, não algo intrínseco a moto:
http://www.vias-seguras.com/os_acidentes/estatisticas/estatisticas_nacionais/estatisticas_do_ministerio_da_saude/saude_brasil_2009Mas sim, de fato é mais seguro estar num SUV ou num caminhão, envolvendo-se num acidente.
Não vejo problema com ônibus ou trem em horários em que o trânsito não fica paralisado com o excesso de gente se "deslocando" em carros, ou em que os trens não são latas de sardinha humanas.
Sua respsosta com relação aos ônibus foi bastante escorregadia, vários problemas de se deslocar de ônibus urbanos não tem a ver com a quantidade de carros nas ruas, por exemplo:
a) Ficar esperando em ponto de ônibus;
A menos que seu carro tenha teletransporte, você tem que esperar de uma forma ou outra. Ao mesmo tempo, tempo exagerado de espera (fora dos horários programados) não é algo intrínseco a transporte público, e sim a más políticas de transporte, que deixam o transporte público ser afetado pelo privado.
b)Estar chegando no ponto e o ônibus estar saindo do ponto;
É só não se atrasar. Menos chances de se envolver em acidentes de trânsito para tentar compensar esse atraso.
c)Se deslocar em pé, ao invés de sentado;
É mais saudável ter essa variação do que aumentar o tempo de ociosidade sentado, algo que reduz a vida das pessoas.
d)Ter pessoas desagradáveis bem próximas;
e)Ter pessoas tossindo perto de você, jogando vírus ou bactérias no ar ;
f)Ter pessoa soltando flatos malcheirosos perto de você;
Problemas comuns a ter que se andar em cidades populosas fora de uma bolha. Ao mesmo tempo, agravados no transporte público (e até nas ruas) pelo número de carros transportando só uma pessoa e tornando todo o transporte ineficiente.
f)Passar por desconforto térmico e suar bastante, porque não tem um bom sistema de ar condicionado;
Enfim são vários problemas que não tem a ver com a quantidade de carros nas ruas.
Na vasta maioria, ou totalidade, tem sim, e também não são inerentes às alternativas.
Com relação ao excesso de carros em determinadas ruas e horários há algumas soluções possíveis paras diminuir o problema sem ter que ficar falando mal dos transportes individuais e ficar aplaudindo os transportes coletivistas.
Duas possíveis soluções são:
a)Cobrar pedágio nas ruas e horários críticos:
b)Zerar totalmente qualquer imposto para mini carros;
c)Ter vias exclusivas e realmente extensas, abrangentes e bem feitas para bicicletas (convencionais e elétricas).
Acho que o ideal seria proibir carros particulares (ou cobrar preços que beirem ao proibitivo para a maioria) em áreas mais centrais/movimentadas e "subsidiar" táxi (por "subsidiar" me refiro mais a reduzir as proteções de mercado de sindicatos) como alternativa/complemento ao transporte público coletivo. Táxi terá muitas das vantagens dos transportes particulares (destino perfeitamente "customizado"), mas reduzindo muito os problemas, como área necessária para estacionamento nas proximidades, o custo do estacionamento, e até mesmo o custo da manutenção do carro, para quem considerasse ser dono de carro. Mesmo acidentes de carro e problemas para encontrar endereços devem ser reduzidos, com motoristas profissionais.