Em acredito que o maior problema, não está na escola, e sim na própria sociedade.
Sem dúvida! Mas uma coisa reflete a outra. E talvez seja um desperdício de dinheiro e talento investir numa sem investir na outra. São problemas que se retro-alimentam num ciclo vicioso.
Salário de professor não é alto, mas eu pessoalmente, acho que não é algo que mereça tantas queixas assim.
Onde você dá aula?
Aqui no RJ os salários são baixíssimos - coisa de 300 a 500 reais. Com isso, os melhores profissionais vão buscar outras opções e ficam os menos capacitados - ou os mais idealistas

Some-se a isso o fato de muitas escolas serem semi-inoperantes e mais todos os problemas sociais, de violência, etc. e temos a receita do desastre.
Salário bom não resolve, mas é um bom começo. Obviamente não pode vir sozinho. Há uma série de políticas públicas tão essenciais quanto que deveriam ser implementadas.
Estrutura, GERALMENTE há, é incrível o número de materiais que vêm para as escolas, e elas se organizam, fazem eventos, conseguem muito!
Incentivo? Existem prêmios para professores destaque, feitos por exemplo pela revista Escola, que oferece um carro 0Km para professores com projetos que realmente contribuem para a formação dos alunos.
Depende MUITO da escola. Aqui no RJ em geral as escolas da Prefeitura da capital estão melhor aparelhadas; em Rio das Ostras e outras cidades da Região dos Lagos agraciadas pelos royalties do petróleo a situação é bem melhor. Mas nas escolas estaduais, responsáveis pelos alunos do Ensino Médio são, no geral, bem piores.
Mas vejamos, temos alunos que vêm para a escola:
* Mal alimentados.
* Sem tomar banho.
* Que apanham dos pais.
* Que trabalham para manter a casa.
Tem alunos cujos pais parecem desconhecer o significado de palavras como CARINHO, AFEIÇÃO e DISCIPLINA.
Como então querer que esses alunos tenham dedicação para o estudo, e que professores façam milagres, fazendo um aluno cujo pai é desconhecido e a mãe é uma alcólatra compreender a importânicia do estudo?
De fato. E como é que se quer o docente resolvendo esses problemas se tipicamente a própria formação pedagógica dele é deficitária? Muitas vezes espera-se que a escola resolva os problemas dos alunos - e nesse ponto as escolas públicas não são NADA diferentes das escolas ditas "da elite".
Professor não é pai nem mãe. Professor pode até dar um pouco de carinho, afeição e disciplina, mas não pode, e nem deve, estar com o aluno o tempo todo. É por isso que eu digo que adotar
acriticamente e
de uma vez só (como queriam as autoridades) o sistema de Ciclos aqui no RJ não me parece uma boa idéia...
Já nos primeiros cinco anos, não tenho ainda uma opinião. Parece-me bom, mas não tenho dados suficientes.