Autor Tópico: O que você acha da aprovação automática?  (Lida 7495 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: O que você acha da aprovação automática?
« Resposta #25 Online: 18 de Outubro de 2007, 12:29:20 »
As crianças nos surpreendem, as vezes só um pequeno estímulo as faz desenvolver-se mais do que podemos imaginar. Então, qual será o grande malefício da aprovação automática POR CICLOS nos PRIMEIROS ANOS?

Aparentemente, nenhum. Eu até concordo que até a quinta série não é uma idéia tão má, mazelas e tudo. Porém:

1 - Nem todo professor é tão dedicado quanto você;

2 - Como tudo no mundo, eu temo que o que é provisório torne-se permanente, e que o band-aid vire panacéia...

Não seria muito melhor se além do sistema de Ciclos nos primeiros anos houvesse um pesado investimento em Educação? Vejam o que a Coréia do Sul conseguiu em menos de duas gerações e pensem...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #26 Online: 18 de Outubro de 2007, 12:41:54 »

:) Em acredito que o maior problema, não está na escola, e sim na própria sociedade.

Sem dúvida! Mas uma coisa reflete a outra. E talvez seja um desperdício de dinheiro e talento investir numa sem investir na outra. São problemas que se retro-alimentam num ciclo vicioso.

Salário de professor não é alto, mas eu pessoalmente, acho que não é algo que mereça tantas queixas assim.

Onde você dá aula?

Aqui no RJ os salários são baixíssimos - coisa de 300 a 500 reais. Com isso, os melhores profissionais vão buscar outras opções e ficam os menos capacitados - ou os mais idealistas :-)

Some-se a isso o fato de muitas escolas serem semi-inoperantes e mais todos os problemas sociais, de violência, etc. e temos a receita do desastre.

Salário bom não resolve, mas é um bom começo. Obviamente não pode vir sozinho. Há uma série de políticas públicas tão essenciais quanto que deveriam ser implementadas.

Estrutura, GERALMENTE há, é incrível o número de materiais que vêm para as escolas, e elas se organizam, fazem eventos, conseguem muito!

Incentivo? Existem prêmios para professores destaque, feitos por exemplo pela revista Escola, que oferece um carro 0Km para professores com projetos que realmente contribuem para a formação dos alunos.

Depende MUITO da escola. Aqui no RJ em geral as escolas da Prefeitura da capital estão melhor aparelhadas; em Rio das Ostras e outras cidades da Região dos Lagos agraciadas pelos royalties do petróleo a situação é bem melhor. Mas nas escolas estaduais, responsáveis pelos alunos do Ensino Médio são, no geral, bem piores.

:) Mas vejamos, temos alunos que vêm para a escola:

* Mal alimentados.
* Sem tomar banho.
* Que apanham dos pais.
* Que trabalham para manter a casa.

Tem alunos cujos pais parecem desconhecer o significado de palavras como CARINHO,  AFEIÇÃO e DISCIPLINA.

Como então querer que esses alunos tenham dedicação para o estudo, e que professores façam milagres, fazendo um aluno cujo pai é desconhecido e a mãe é uma alcólatra compreender a importânicia do estudo?

De fato. E como é que se quer o docente resolvendo esses problemas se tipicamente a própria formação pedagógica dele é deficitária? Muitas vezes espera-se que a escola resolva os problemas dos alunos - e nesse ponto as escolas públicas não são NADA diferentes das escolas ditas "da elite". 

Professor não é pai nem mãe. Professor pode até dar um pouco de carinho, afeição e disciplina, mas não pode, e nem deve, estar com o aluno o tempo todo. É por isso que eu digo que adotar acriticamente e de uma vez só (como queriam as autoridades) o sistema de Ciclos aqui no RJ não me parece uma boa idéia...

Já nos primeiros cinco anos, não tenho ainda uma opinião. Parece-me bom, mas não tenho dados suficientes.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2007, 12:49:53 por Dbohr »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 18 de Outubro de 2007, 12:43:32 »
e o que vejo, com esta porcaria de aprovação automática, é que, alunos vão indo até a quarta série do segundo seguimento do ensino fundamental(antiga 8ª série) sem saber assinar o próprio nome.

Ouvi isso de uma conhecida, professora  de escola pública:

""O aluno chega e não faz nada, sabendo que não vai ser reprovado. Os bons alunos acabam desmotivados, porque sabem que aquele que só aparece para responder presença vai estar  na mesma sala de aula que eles no ano seguinte.Nós tentamos afastar esses maus alunos, mas com essa proteção toda que dão para menores isso  acaba sendo impossivel e muitos deles só vem para a escola fazer tráfico mesmo,então muitos professores acabam largando tudo a Deus dará por estarem desmotivados tb.."

Na verdade, pra esta merda de país, o que importa mesmo é manter as estatísticas em auta pra porra da opinião internacional, fazendo com que 99% das crianças deste Brasil estejam na escola, mas sem merenda, porque os filhos da puta dos políticos desviam a verba, e sem saber escrever o próprio nome aos 13 anos de idade.

Enfim concordamos em algo, eu já afirmei isso no CC várias vezes.

Estatisticas o governo torce para o lado que  for melhor sem mostrar   números falsos.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #28 Online: 18 de Outubro de 2007, 12:47:48 »
Sem contar também, Arcanjo Lúcifer e Dbohr, as diversas "guerras" entre o poder público municipal e estadual, ocorrente principalmente no Rio de Janeiro, em outros estados não sei, deve ter a mesma ladainha que aqui.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 18 de Outubro de 2007, 12:50:23 »
Aqui em SP tb existe isso.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #30 Online: 18 de Outubro de 2007, 12:54:04 »
Onde você dá aula?

Aqui no RJ os salários são baixíssimos - coisa de 300 a 500 reais. Com isso, os melhores profissionais vão buscar outras opções e ficam os menos capacitados - ou os mais idealistas Smile

Some-se a isso o fato de muitas escolas serem semi-inoperantes e mais todos os problemas sociais, de violência, etc. e temos a receita do desastre.

Salário bom não resolve, mas é um bom começo. Obviamente não pode vir sozinho. Há uma série de políticas públicas tão essenciais quanto que deveriam ser implementadas.

Professor recebe por hora/aula.

Aqui no RS a média é de R$ 8,00, aí no RJ a média é menor, R$ 6,00. Só que os professores cariocas contam com mais benefícios.

:) E não dou mais aula.

Depende MUITO da escola. Aqui no RJ em geral as escolas da Prefeitura da capital estão melhor aparelhadas; em Rio das Ostras e outras cidades da Região dos Lagos agraciadas pelos royalties do petróleo a situação é bem melhor. Mas nas escolas estaduais, responsáveis pelos alunos do Ensino Médio são, no geral, bem piores.

Por isso mesmo eu disse, geralmente. Mas não acho que a estrutura tenha muita influência.

Há escolas com altos índices de aprendizagem com ótimas estruturas e com estruturas péssimas.

:) Vide escolas no Japão. Até onde me consta, lá praticamente não se utiliza multimídia e afins.

É um professor com um quadro-negro e os alunos.

E o Japão possui uma das melhores educação do planeta.

A diferença se encontra na cultura e nos valores.

:)

De fato. E como é que se quer o docente resolvendo esses problemas se tipicamente a própria formação pedagógica dele é deficitária? Muitas vezes espera-se que a escola resolva os problemas dos alunos - e nesse ponto as escolas públicas não são NADA diferentes das escolas ditas "da elite".

Professor não é pai nem mãe. Professor pode até dar um pouco de carinho, afeição e disciplina, mas não pode, e nem deve, estar com o aluno o tempo todo. É por isso que eu digo que adotar acriticamente e de uma vez só o sistema de Ciclos aqui no RJ não me parece uma boa idéia...

Já nos primeiros cinco anos, não tenho ainda uma opinião. Parece-me bom, mas não tenho dados suficientes.

A partir do 4° ano sou totalmente contra, creio que a criança já tem, apartir desse ponto, capacidade e bom senso para compreender o que a espera se não estudar. Na verdade, acredito que muitos professores poderiam ser mais rígidos a partir desse período.

Contudo, nas séries menores. A aprovação automática, por ciclos de dois anos, me parece uma idéia positiva.

:P Só que deveria ser testada antes de ser implementada.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #31 Online: 18 de Outubro de 2007, 12:54:46 »
Ultimamente tenho questionado muito a educação do nível básico...

Eu discordo taxativamente da idéia do meu chefe (Sr. Fernando Haddad) de melhorar a situação do ensino superior no país, o problema está na base, nos 3 primeiros anos do ensino fundamental  :'(

E a única forma de melhorar toda a estrutura educacional do país é investindo no ensino fundamental...Não é só melhorar o salário dos professores, sala cheia demais significa menos atenção para os alunos, desconforto, etc. Já tive alunos que só iam à aula por causa do lanche escolar (que é uma porcaria, e ainda assim era o que eles tinham... :'(), os cursos de magistérios precisam ser melhorados com urgência, os professores precisam fazer mais cursos...Pedagogia é algo sério, o que tem de professor aí sem o mínimo conhecimento de psicologia infantil ou mesmo conhecimento para lecionar...dá até medo!  :umm:

Talvez nos três primeiros anos seja legal não reprovar as crianças, embora eu ache que a idade certa de alfabetizar uma criança seria aos 4 anos de idade e não aos 7 anos  ::) ::)

Mas ainda acho que investir mais na formação, qualificação e bem estar profissional dos professores é a única saída :wink:

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #32 Online: 18 de Outubro de 2007, 12:57:18 »
Sabe, eu tenho um dúvida, não sei se o pessoal aqui sabe responder, mas acho que ela não é tão absurda assim.

Em escolas particulares, este sistema não existe, pois não?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Suyndara

• Visitante
« Resposta #33 Online: 18 de Outubro de 2007, 12:57:35 »
E o desvio da verba da merenda escolar é caso antigo...só não sei pq nunca fiazeram nada para acabar com essa palhaçada de vez  :hmph:

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #34 Online: 18 de Outubro de 2007, 12:58:43 »
E o desvio da verba da merenda escolar é caso antigo...só não sei pq nunca fiazeram nada para acabar com essa palhaçada de vez  :hmph:

Porque eles ganham muito dinheiro com isso?....

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #35 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:01:03 »
Ouvi isso de uma conhecida, professora  de escola pública:

""O aluno chega e não faz nada, sabendo que não vai ser reprovado. Os bons alunos acabam desmotivados, porque sabem que aquele que só aparece para responder presença vai estar  na mesma sala de aula que eles no ano seguinte.Nós tentamos afastar esses maus alunos, mas com essa proteção toda que dão para menores isso  acaba sendo impossivel e muitos deles só vem para a escola fazer tráfico mesmo,então muitos professores acabam largando tudo a Deus dará por estarem desmotivados tb.."

Mas aí entramos em outra questão Arcanjo, DISCIPLINA.

A idéia do ciclo para dois anos, é para alunos que encontram dificuldades em acompanhar a turma.

Alunos que não querem nada com nada, como você diz, não podem achar que são donos da sala de aula.

Mas, esbarramos em uma penca de problemas.

Me lembro do que ocorreu em uma escola daqui. Um aluno chamou a professora de P#TA. Ela o tirou da sala pela orelha.

No outro dia o pai veio avisá-la que iria processá-la por maus tratos.  :)

Não sou a favor do castigo físico, mas creio que falta, e muito DISCIPLINA nas escolas.

:) Com disciplina, não há alunos largados.

Enfim concordamos em algo, eu já afirmei isso no CC várias vezes.

Estatisticas o governo torce para o lado que  for melhor sem mostrar   números falsos.

:sleepy: Essa me lembrou o ENEM.

E por isso mesmo, aprovação automática é válida nos primeiros anos.

Depois disso, é patética.

:no:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #36 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:01:46 »
(...) sala cheia demais significa menos atenção para os alunos, desconforto, etc. Já tive alunos que só iam à aula por causa do lanche escolar (que é uma porcaria, e ainda assim era o que eles tinham (...)

Quando eu falo em estrutura eu quero dizer justamente isso. Não é preciso multimídia ;-)

Acredito em escola clássica; professor comendo pó de giz no quadro negro, etc. Se tiver laboratório de ensino, melhor. Se tiver aula de informática, muito melhor. Mas multimídia e outras filigranas não chegam a ser essencias.  

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:02:51 »
Sabe, eu tenho um dúvida, não sei se o pessoal aqui sabe responder, mas acho que ela não é tão absurda assim.

Acredito que não exista, mesmo porque os pais pagam pela escola e se os alunos tiverem um ensino ruim  ela acaba falindo  por falta de clientes...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #38 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:03:12 »
Sem contar também, Arcanjo Lúcifer e Dbohr, as diversas "guerras" entre o poder público municipal e estadual, ocorrente principalmente no Rio de Janeiro, em outros estados não sei, deve ter a mesma ladainha que aqui.

:hihi: Eu adoraria que essas briguinhas levassem a algo.

Que essa competitividade fosse utilizada para melhorar a qualidade de ambos.

:) E para tanto, que tal Exames Nacionais em todas as séries a partir do 4° ano, com premiações para as escolas melhores colocadas?  :)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #39 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:06:10 »
E a única forma de melhorar toda a estrutura educacional do país é investindo no ensino fundamental...Não é só melhorar o salário dos professores, sala cheia demais significa menos atenção para os alunos, desconforto, etc. Já tive alunos que só iam à aula por causa do lanche escolar (que é uma porcaria, e ainda assim era o que eles tinham... Crying or Very sad), os cursos de magistérios precisam ser melhorados com urgência, os professores precisam fazer mais cursos...Pedagogia é algo sério, o que tem de professor aí sem o mínimo conhecimento de psicologia infantil ou mesmo conhecimento para lecionar...dá até medo!  Erm... Umm...

:sleepy: Verdade.

Talvez nos três primeiros anos seja legal não reprovar as crianças, embora eu ache que a idade certa de alfabetizar uma criança seria aos 4 anos de idade e não aos 7 anos

:) Voto no início da alfabetização com 6 anos.

E ingressão na escola com 3 ou 4, para atividades de estimulação.  :ok:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #40 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:07:45 »

Não formalmente, mas muitas escolas seguem a idéia de aprovar para dar mais uma chance na série seguinte.  :)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #41 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:10:05 »
(...) sala cheia demais significa menos atenção para os alunos, desconforto, etc. Já tive alunos que só iam à aula por causa do lanche escolar (que é uma porcaria, e ainda assim era o que eles tinham (...)

Quando eu falo em estrutura eu quero dizer justamente isso. Não é preciso multimídia ;-)

Acredito em escola clássica; professor comendo pó de giz no quadro negro, etc. Se tiver laboratório de ensino, melhor. Se tiver aula de informática, muito melhor. Mas multimídia e outras filigranas não chegam a ser essencias. 

:) Perdão se compreendi errado.

Mas me irrita a pá de professores que eu ouvia, e ainda ouço reclamar:
* Se tivéssemos retroprojetor....blá blá blá
* Se tivéssemos datashow... blá blá blá

:hihi: Então sempre que alguém fala em estrutura lembro disso.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #42 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:10:43 »
Arcanjo Lúcifer, vou procurar me informar mais. E Lela, sistema de recompensa não funciona, acredite.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #43 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:11:35 »

Acredito que não exista, mesmo porque os pais pagam pela escola e se os alunos tiverem um ensino ruim  ela acaba falindo  por falta de clientes...

:) E se houver muitas reprovações, perdem os alunos.

Alunos reprovados em escolas particulares tendem a ir para públicas.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #44 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:13:07 »
Arcanjo Lúcifer, vou procurar me informar mais. E Lela, sistema de recompensa não funciona, acredite.

Pelo que vi até hoje Rapha, funciona sim.

Vide minha professora de biologia, que fez um projeto maravilhoso conosco para tentar ganhar um carro.  :P

:) Mas meu lado sonhador ainda pensa que muita gente se esforça em fazer o melhor possível por pura satisfação pessoal e para que os alunos adquiram cada vez mais conhecimentos.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:14:04 »

Claro, mas como um professor que não pode nem exigir a saida de um traficante da sala de aula pode manter a disciplina?A meu ver, isso prejudica todos os outros alunos.

Veja bem..lá pelos anos  de 1975 a 1982 quando eu frequentava uma escola pública, no fim da aula era comum algum aluno ser voluntário para dar uma vassourada rápida no chão da sala que sempre estava limpa e tinha cortinas com desenhos pintados pelos alunos.

Hoje essa mesma escola está toda pichada, colocaram fogo em duas salas de aula (Alunos levaram alcool e atearam fogo  nas mesas depois de fazer uma pilha..)

Se um professor pedir para um aluno dar 10 centavos para uma xerox acaba  respondendo processo, imagine se tiverem que manter a sala limpa..

Suyndara

• Visitante
« Resposta #46 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:15:20 »

:) Perdão se compreendi errado.

Mas me irrita a pá de professores que eu ouvia, e ainda ouço reclamar:
* Se tivéssemos retroprojetor....blá blá blá
* Se tivéssemos datashow... blá blá blá

:hihi: Então sempre que alguém fala em estrutura lembro disso.

Também já ouvi muito disso :P

Eu gosto bastante de fazer "experimentos" em sala de aula, mas sempre usei criatividade e me virei ::)

Um bom professor só precisa mesmo ter conhecimento e ser didático e simpático (sim, pq tem uns que não prendem a atenção por mais do que 5 minutos...)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #47 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:18:26 »

Claro, mas como um professor que não pode nem exigir a saida de um traficante da sala de aula pode manter a disciplina?A meu ver, isso prejudica todos os outros alunos.

Veja bem..lá pelos anos  de 1975 a 1982 quando eu frequentava uma escola pública, no fim da aula era comum algum aluno ser voluntário para dar uma vassourada rápida no chão da sala que sempre estava limpa e tinha cortinas com desenhos pintados pelos alunos.

Hoje essa mesma escola está toda pichada, colocaram fogo em duas salas de aula (Alunos levaram alcool e atearam fogo  nas mesas depois de fazer uma pilha..)

Se um professor pedir para um aluno dar 10 centavos para uma xerox acaba  respondendo processo, imagine se tiverem que manter a sala limpa..

:) E por isso, logo que apareci aqui disse, que o problema está mesmo é na sociedade.

As crianças e futuros adultos, tem as atitudes que são condicionados a ter, os valores que lhe são repassados.

Você acha que os pais desses alunos que atearam fogo a escola souberam educar os próprios filhos?

:) O problema está mais na nossa sociedade, nas famílias desestruturadas e na inversão de valores que na escola.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #48 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:20:33 »
Também já ouvi muito disso Razz

Eu gosto bastante de fazer "experimentos" em sala de aula, mas sempre usei criatividade e me virei Rolling Eyes

Um bom professor só precisa mesmo ter conhecimento e ser didático e simpático (sim, pq tem uns que não prendem a atenção por mais do que 5 minutos...)

:ok: Criatividade é o maior recurso dos professores.

:hihi: Me lembro que um dia, pra ensinar singular e plural, levei até uma chaleira pra sala de aula.

:histeria: Eu estava carregando uma mala enorme, que tinha de tudo dentro, quando um aluno me viu perguntou:

* Profe, a senhora vai ir viajar? 

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #49 Online: 18 de Outubro de 2007, 13:20:51 »

Pelo que vi até hoje Rapha, funciona sim.

Vide minha professora de biologia, que fez um projeto maravilhoso conosco para tentar ganhar um carro.  :P

:) Mas meu lado sonhador ainda pensa que muita gente se esforça em fazer o melhor possível por pura satisfação pessoal e para que os alunos adquiram cada vez mais conhecimentos.

Não creio que seja seu lado sonhador, isso funciona com muita gente, inclusive comigo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!