Autor Tópico: Aos crentes: que descoberta cientifica abalaria sua crença atual?  (Lida 16065 vezes)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
Aos crentes: que descoberta cientifica abalaria sua crença atual?
« Online: 27 de Outubro de 2007, 12:40:02 »
Quais das situações, caso ocorresse, abalaria sua crença?

(1)Descoberta de vida extraterrestre não-inteligente.

(2)Descoberta de vida extraterrestre inteligente.

(3)Criação de inteligência artificial equivalente a inteligência humana.

(4)Criação de vida em laboratório. Considere duas hipóteses:
A-baseda em carbono.
B-não baseada em carbono.

(5)Clonagem humana.

(6)Criação de quimeras humanóides em laboratório.

(7)Suspensão e reanimação de seres humanos (ex: pessoas clinicamente mortas são congeladas e reanimadas num tempo posterior).

(8)Destruição iminente do planeta.

(9)Integração homem-máquina no âmbito cerebral (ex: implantes de chips no cérebro possam acelerar a aprendizagem, melhorar a memória, fazer cálculos pesados etc).

(10)Criação de máquinas autoconscientes.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Legal

• Nível 07
  • *
Re: Aos crentes: que descoberta cientifica abalaria sua crença atual?
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2007, 18:55:02 »
Acho que nem uma destas opções é suficiente...

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2007, 20:05:53 »
Já eu acho que essas coisas abalariam as crenças de qualquer ser humano com auto-estima, não só dos crentes.

Afinal de contas, não é só a religião que diz que o ser humano é ESPECIAL, né.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2007, 21:48:17 »
E o que seria suficiente? O que abalaria a sua crença? Ou você se fechou ao mundo exterior de tal modo que nada possa ser feito para corrigir uma postura religiosa sua que possa estar errada?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2007, 15:02:12 »
E o que seria suficiente? O que abalaria a sua crença? Ou você se fechou ao mundo exterior de tal modo que nada possa ser feito para corrigir uma postura religiosa sua que possa estar errada?

Não se trata de se fechar ao mundo...
Se trata de se chegar a uma experiência com Deus que nada destas coisas teria força suficiente para abalar a crença em DEUS.

Elas poderiam até mesmo fortalecer a minha crença em Deus.

E eu nem consigo mesmo imaginar algo que pudesse abalar as minhas crenças em Deus.

« Última modificação: 28 de Outubro de 2007, 15:05:58 por Legal »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2007, 18:17:47 »

Se trata de se chegar a uma experiência com Deus que nada destas coisas teria força suficiente para abalar a crença em DEUS.

E eu nem consigo mesmo imaginar algo que pudesse abalar as minhas crenças em Deus.

Já vi que não dá para discutir com você. Você tem a mente fechada e não vai escutar o que a gente vai falar mesmo.

Recomendo que não participe de nenhuma discussão, afinal você acaba de alegar que não vai ouvir nada do que te disserem mesmo… e este site não é um palanque para que as pessoas falem e não ouçam.

Entretanto fique à vontade para conversar na área de Papo Furado e Piadas. Não creio que sua mente fechada afete sua abilidade de bater um papo com o pessoal do fórum, certo?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2007, 07:59:13 »
Alenônimo, o cara está sendo honesto, afinal NADA abalará a fé cega dos crentes. O negócio de crentes como o "Legal" é acreditar, porque a vida sem o papai deus para nos amparar é muito dura! Então, por mais que apareçam evidências da inexistência de deus, todas elas serão neutralizadas ou mesmo virar argumentos a favor por hipóteses ad hoc.

Pode ser que existam por aí crentes de bom senso que teriam suas crenças abaladas por evidências, mas sinceramente acho que é a minoria. Hoje a ciência já avançou tanto, e nem por isso eles sequer admitem a possibilidade da inexistência de deus... se fosse uma questão de raciocínio e não fé, as pessoas começariam a questionar assim que descobrissem que os raios e trovões não acontecem porque deus está zangado :). Mas ao invés disto, o que vemos por aí? Basta acontecer uma seca para pipocarem as procissões pedindo que "deus mande chuva" (vem do céu, só pode ser deus que manda :?). Aí cai uma chuvinha e todo mundo cai de joelhos agradecendo, esquecendo de pelo menos uns 5 anos de seca :lol:...

Fé cega é isso, e sendo cega, nada vai abalar.
"Deus prefere os ateus"

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2007, 08:42:48 »

Já vi que não dá para discutir com você. Você tem a mente fechada e não vai escutar o que a gente vai falar mesmo.

Recomendo que não participe de nenhuma discussão, afinal você acaba de alegar que não vai ouvir nada do que te disserem mesmo… e este site não é um palanque para que as pessoas falem e não ouçam.

Entretanto fique à vontade para conversar na área de Papo Furado e Piadas. Não creio que sua mente fechada afete sua abilidade de bater um papo com o pessoal do fórum, certo?

O que você está dizendo, em outras palavras, é o que acontece com qualquer cientista, pesquisador que não aceite o evolucionismo... Ele é cortado do círculo...

É bem científico esta tua posição...

Palanque?
Ah, sim... Pensei que aqui fosse um fórum...
Aqui é um palanque evolucionista e quem falar diferente das diretrizes estabelecidas pelos administradores, será cortado... eheheheheheheehehh

Bem científico isto aqui... eheheheheheheheheheheheh

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2007, 08:44:20 »
Não se trata de não ouvir... o que vocês falam...

Se trata daquilo que vocês falam ser totalmente fora da possibilidade de influenciar na minha crença...

« Última modificação: 29 de Outubro de 2007, 08:57:11 por Legal »

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2007, 08:54:50 »
Alenônimo, o cara está sendo honesto, afinal NADA abalará a fé cega dos crentes.

Do seu ponto de vista a fé de um crente só pode ser cega mesmo...
DO SEU PONTO DE VISTA...

O negócio de crentes como o "Legal" é acreditar, porque a vida sem o papai deus para nos amparar é muito dura! Então, por mais que apareçam evidências da inexistência de deus, todas elas serão neutralizadas ou mesmo virar argumentos a favor por hipóteses ad hoc.

Deus não precisa provar para vocês que Ele existe...
Ele faz questão de não provar isto...
Mas, para nós, Ele prova que existe...
Interessante né?
Deus na minha vida, na minha experiência, já provou muitas e muitas vezes que existe...
O que eu posso fazer se para você Ele não se revelou?

Pode ser que existam por aí crentes de bom senso que teriam suas crenças abaladas por evidências, mas sinceramente acho que é a minoria. Hoje a ciência já avançou tanto, e nem por isso eles sequer admitem a possibilidade da inexistência de deus... se fosse uma questão de raciocínio e não fé, as pessoas começariam a questionar assim que descobrissem que os raios e trovões não acontecem porque deus está zangado :).

Isto é piada né...
Se não for, a sua visão de "crentes" é totalmente desvirtuada...

Sei que é só piada... ehehehehehehehehe

Mas ao invés disto, o que vemos por aí? Basta acontecer uma seca para pipocarem as procissões pedindo que "deus mande chuva" (vem do céu, só pode ser deus que manda :?). Aí cai uma chuvinha e todo mundo cai de joelhos agradecendo, esquecendo de pelo menos uns 5 anos de seca :lol:...

Fé cega é isso, e sendo cega, nada vai abalar.

O exemplo citado é perfeito para entender a sua incompreensão...

Você generaliza um comportamento encontrado nos católicos que fazem procissões e outras aberrações...

Outro ponto que torna forte o seu argumento é que a imensa maioria dos "crentes" é formada por pessoas simples... Isto é um fato.

E este fato faz com que ignoremos e generalizemos todo  resto...

Mas, será científico este procedimento?

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2007, 09:01:40 »
Poderíamos fazer uma pergunta similar ao título deste tópico:

Que descoberta científica abalaria sua crença na evolução?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2007, 09:24:34 »
A montanha de evidências a favor da Evolução é tal que seria muito difícil que isso acontecesse. Um novo modelo teria que explicar as coisas tão bem quanto a Evolução e ainda abarcar algum novo fenômeno inexplicável pela Evolução.

Os não-iniciados falam muito em "revoluções" na ciência sem realmente saber o que isso significa. Por exemplo: o surgimento da Quântica e da Relatividade mudaram muito a maneira de ver o mundo - mas as correções que a Física Moderna fez à descrição dos fenômenos cotidianos é ínfima. Nesse ponto, a transição foi muitíssimo suave.

Eu não "acredito" na Evolução mais do que "acredito" na gravidade - ambas estão aí, testáveis e verificáveis para quem quiser. Em algum momento a maneira de descrever como esses fenômenos se processam vai mudar, mas os fenômenos em si, não.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2007, 10:29:01 por Dbohr »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2007, 10:13:11 »

A evolução é fato. O que pode ocorrer são novas descobertas que aperfeiçoem o modelo da teoria, mas fato é fato, já ocorreu (e continua ocorrendo) e não muda mais.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2007, 10:18:04 »

Você não acredita que os seres vivos evoluíram de um ancestral comum?  ::)

Eu aqui, acho que alguns, talvez muitos pontos da "teoria" possam vir a ser modificados por novas descobertas, mas não a evolução em si.

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:30:13 »
Sejam minhas então... as palavras ditas a mim.

Vamos ver a que ponto chega a coerênciade todos nós ... Ou a falta dela... eheheheheheheheh

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:34:59 »
E a pergunta que fiz ainda não foi respondida...
Em outras palavras vocês também não "voltam" atrás independente do que acontecer, em termos de descobertas científicas...

Então, conclui-se que... Vocês seguem pouco a ciência, a verdadeira ciência... eheheheheheheheheheheheheheh

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:37:58 »

A evolução é fato. O que pode ocorrer são novas descobertas que aperfeiçoem o modelo da teoria, mas fato é fato, já ocorreu (e continua ocorrendo) e não muda mais.

É fato?
Então porque chamamos de TEORIA?

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:41:20 »
Eu não "acredito" na Evolução mais do que "acredito" na gravidade - ambas estão aí, testáveis e verificáveis para quem quiser. Em algum momento a maneira de descrever como esses fenômenos se processam vai mudar, mas os fenômenos em si, não.

A gravidade é uma LEI...
A evolução é uma TEORIA...

Explique para nós quais critérios CIENTÍFICOS para você acreditar numa TEORIA tanto quanto acredita numa LEI?

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:43:23 »

É fato?

Fato: a evolução biológica realmente ocorre.

Por que é teoria: detalhes menores para explicar todo o processo de evolução desde o início dos tempos.

Mais detalhes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:43:44 »
Será isto uma "crença" tipo as que os crentes tem em relação ao criacionismo?

Tá parecendo, pelo menos... eheheheheheheh

Luz

• Visitante
« Resposta #20 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:44:05 »

A gravidade é um a LEI...
A evolução é uma TEORIA...

Explique para nós quais critérios CIENTÍFICOS para você acreditar numa TEORIA tanto quanto acredita numa LEI?

A evolução é um coisa - a teoria da evolução é outra. Não está confundindo as coisas?

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:45:28 »

É fato?

Por que é teoria: detalhes menores para explicar todo o processo de evolução desde o início dos tempos.

Mais detalhes:

Justifica você acreditar na gravidade tanto quanto numa evolução que não se sabe ao certos os "detalhes"... Essa dos detalhes é boa.... muito boa... eehehheheheh

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:46:02 »
Legal, uma dúvida: você é um criacionista mesmo ou apenas um anti-evolucionista?
Será isto uma "crença" tipo as que os crentes tem em relação ao criacionismo?

Tá parecendo, pelo menos... eheheheheheheh

O criacionismo nem possui uma teoria científica... :umm:
« Última modificação: 29 de Outubro de 2007, 11:48:11 por Jeanioz »

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #23 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:47:51 »

É fato?

Mais detalhes:

Justifica você acreditar na gravidade tanto quanto numa evolução que não se sabe ao certos os "detalhes"... Essa dos detalhes é boa.... muito boa... eehehheheheh

?

Por quê meteu a gravidade no meio?

Offline Legal

• Nível 07
  • *
« Resposta #24 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:48:15 »
Eu já estou quase acreditando que este fórum deveria ter outro nome...
Pois não está combinando com "clube Cético"...

Vocês acreditam em cada coisa... ahahahahahahaha

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!