Autor Tópico: Aos crentes: que descoberta cientifica abalaria sua crença atual?  (Lida 16071 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Aos crentes: que descoberta cientifica abalaria sua crença atual?
« Resposta #150 Online: 13 de Janeiro de 2019, 22:12:56 »
Quais das situações, caso ocorresse, abalaria sua crença?

(2)Descoberta de vida extraterrestre inteligente.

(3)Criação de inteligência artificial equivalente a inteligência humana.

Essas duas opções possivelmente transformariam radicalmente toda civilização mundial de uma forma tão contundente que seria difícil até de imaginar. Uma coisa de doido.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #151 Online: 14 de Janeiro de 2019, 18:50:52 »
Quais das situações, caso ocorresse, abalaria sua crença?

(2)Descoberta de vida extraterrestre inteligente.

(3)Criação de inteligência artificial equivalente a inteligência humana.

Essas duas opções possivelmente transformariam radicalmente toda civilização mundial de uma forma tão contundente que seria difícil até de imaginar. Uma coisa de doido.
Sei não, Sergio; a descoberta de seres inteligentes no resto do Universo é de mera impossibilidade tecnológica, pois, penso, qualquer pessoa razoavelmente culta e inteligente sabe que outras humanidades habitam mundos mais distantes.
Quanto à inteligência artificial também não acho tão impossivel, pois como se comprovaria que uma máquina tem sua inteligência equiparada à humana?
Ela teria uma memória vasta e diversificada... até aí tudo bem.
Seria capaz de fazer analogias com os dados em registro, para atender demandas reais.
Ou seja, um super-computador não teria já essa capacidade?

Ah, o que se quer não é somente isto... Espera-se que a máquina, tipo androide, possua trato social distinto, pratique sexo por prazer, e quem sabe um pequeno desvio na Lei.
Na verdade estamos diante da dificuldade de se conceituar o que seja uma IA igual à humana, esta ainda muito limitada.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2019, 18:54:31 por JungF »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 15 de Janeiro de 2019, 06:35:21 »
Se existem inteligências de carbono, pode haver inteligências de silício.

Se existe a humanidade, pode haver outras espécies, em outros planetas. E, até prova em contrário, é possível que venham a entrar em contacto conosco. O que nos parece impossível com a tecnologia de hoje pode ser banal no futuro.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #153 Online: 15 de Janeiro de 2019, 18:08:51 »

Se existe a humanidade, pode haver outras espécies, em outros planetas. E, até prova em contrário, é possível que venham a entrar em contacto conosco. O que nos parece impossível com a tecnologia de hoje pode ser banal no futuro.
Este é um assunto interessante. No meu modo de ver o surgimento da vida requer que algo excepcional aconteça de tal forma que surja uma molécula capaz de se replicar, mas não somente isto, é preciso que esta, ao longo de milhões de anos sofra especializações visando sobrevivência e evolução.
As algas primitivas unicelulares - Cianofíceas ou cianobactérias -  eram formas de vida extremamente simples. Essas bactérias pertenciam ao reino vegetal, hoje são protistas. Mas o conceito de célula comporta avanços e especializações de extrema complexidade.
Devido o fato de ser o surgimento da vida tão dependente de muitos e raros fatores, se eventualmente estes fatores se repetissem e ocorressem em outros mundos, a sequência evolutiva não seria muito diferente da que encontramos na Terra, contudo, as formas de vida precisariam atender à parâmetros físicos relacionados à estrela a que tal mundo pertença. Então, quanto às formas sim, poderia haver diferenças.
O funcionamento da vida depende das proteínas e estas, dos aminoácidos, que se estruturam a partir de moléculas dependentes do Carbono, Oxigênio e Nitrogênio. São as Aminas e Carboxilas.
Daí, se combinarmos os fatores excepcionais que permitirão a replicação, e a dependência de elementos químicos específicos para o surgimento das proteínas, dificilmente existiria vida em outras bases que não fosse o Carbono.
Restaria especular sobre a tabela periódica extra terrena... muito difícil.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #154 Online: 15 de Janeiro de 2019, 21:27:31 »
Imagina como seria o dia a dia da humanidade a em nível individual e coletivo, sabendo que há entidades alienígenas convivendo consigo. Você levanta de manhã sabendo que tem aliens de verdade em algum lugar, e pensa inevitavelmente neles o tempo todo. Nas mínimas coisas do dia a dia vai se questionar em função da existência deles, tudo vai virar de cabeça pra baixo. Seria o marco dos marcos, o paradigma dos paradigmas.

Fazem trocentos filmes especulando com a existência de aliens mas nenhum filme retratou de forma convincente uma real reação da humanidade a realidade da existência verdadeira de um alienígena inteligente como o sr humano. Essa seria uma boa ocupação para a filosofia, para algum tratado filosófico sobre a questão, mas não deve ter muita literatura a respeito não, é um tema completamente imponderável a ser deslindado.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #155 Online: 16 de Janeiro de 2019, 07:05:18 »
Daí, se combinarmos os fatores excepcionais que permitirão a replicação, e a dependência de elementos químicos específicos para o surgimento das proteínas, dificilmente existiria vida em outras bases que não fosse o Carbono.
Restaria especular sobre a tabela periódica extra terrena... muito difícil.
Quando a vida surgiu na Terra, as condições eram bem diferentes: água fervente, gases sulfurosos, sem oxigênio. Estas condições ainda existem em volta de vulcões submarinos e abrigam um ecossistema onde nossa forma de vida jamais poderia sobreviver.

Nosso sangue é vermelho porque se baseia no ferro para transportar oxigênio, mas há espécies, como o caranguejo ferradura, que têm sangue esverdeado porque usam o cobre.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 16 de Janeiro de 2019, 15:44:49 »

Este é um assunto interessante. No meu modo de ver o surgimento da vida requer que algo excepcional aconteça de tal forma que surja uma molécula capaz de se replicar, mas não somente isto, é preciso que esta, ao longo de milhões de anos sofra especializações visando sobrevivência e evolução.
As algas primitivas unicelulares - Cianofíceas ou cianobactérias -  eram formas de vida extremamente simples. Essas bactérias pertenciam ao reino vegetal, hoje são protistas. Mas o conceito de célula comporta avanços e especializações de extrema complexidade.

Mesmo uma cianobactéria não me parece ser  algo que se possa chamar  corretamente de "extremamente simples".  Me parece muito enganoso referir-se dessa maneira a algo que contem  milhões de partes.

« Última modificação: 16 de Janeiro de 2019, 16:02:40 por JJ »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #157 Online: 16 de Janeiro de 2019, 16:32:53 »
"Ain, mas não é possível uma única célula dar origem a seres tão complexos..."

Você fez isso. E levou 9 meses.  :)
GNOSE

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #158 Online: 17 de Janeiro de 2019, 16:36:37 »

Sim, mas esta é uma célula produzida por um ser complexo - eu.  :)

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2019, 16:39:03 por JungF »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 17 de Janeiro de 2019, 16:45:01 »

Só que ela veio a partir de dois seres já bastante complexos.  Não foi por abiogênese.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #160 Online: 17 de Janeiro de 2019, 17:09:19 »
Não deixou de ser uma única célula por causa disso...defina célula? ::)
GNOSE

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 17 de Janeiro de 2019, 19:23:31 »
Não deixou de ser uma única célula por causa disso...defina célula? ::)

Ok, não deixou de ser uma única célula por causa disso.  Mas, recapitulando:

"Você fez isso. E levou 9 meses"

A sua comparação é meio capenga, pois num caso estamos  falando de uma suposta célula ancestral de todos os seres vivos  e que  após  milhões de anos foi passando por miríades de processos evolutivos, dando origem a milhões de espécies diferentes, enquanto  no outro caso nos nove meses a célula não passa por processos evolutivos e dá origem a apenas um ser.

São coisas beeeeeemmmm diferentes.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #162 Online: 17 de Janeiro de 2019, 22:04:32 »

Mesmo uma cianobactéria não me parece ser  algo que se possa chamar  corretamente de "extremamente simples".  Me parece muito enganoso referir-se dessa maneira a algo que contem  milhões de partes.
Se olharmos em perspectiva veremos que as cianobactérias serão a base dos eucariontes; imediatamente após esta, viria uma bactéria um pouco mais especializada denominada leptotrix, a qual daria origem às algas verdes.
Ou seja, extremamente simples em relação aos seres vivos primitivos posteriores, bem mais complexos, e ela estaria na base.
Atentando para o que Brienne disse, uma célula, em si mesma já apresenta grande complexidade funcional. Tem inclusive seu centro gerador de energia, os ribossomos. a homeostase celular pela membrana plasmática, que gere nutrição, excreções e secreções, etc

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #163 Online: 17 de Janeiro de 2019, 22:57:27 »
Numa fita de Moebius, qual segmento dela é o mais complexo?
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2019, 00:47:07 por Sergiomgbr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!