Autor Tópico: Gasparetto: um novo Espiritismo no Brasil?  (Lida 11408 vezes)

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Gasparetto: um novo Espiritismo no Brasil?
« Online: 27 de Outubro de 2007, 23:17:02 »
Quem acompanha a trajetória da DE no Brasil não pode deixar de perceber a mudança radical ocorrida desde que Luis Antônio Gasparetto resolveu romper com a DE. De acordo com seu site (www.gasparetto.com.br/luiz_gasparetto.shtml)

"Gasparetto já não se diz mais espírita há um bom tempo, por acreditar que a religião cria divisões. Embora continue cada dia mais antenado com o astral, uma fonte de inspiração constante em seus estudos sobre a espiritualidade."

Curioso mesmo é que essa desconversão veio acompanhada de uma verdadeira onda comercial: palestras, livros, CDs, programa na TV... tudo muito lucrativo no filão de auto-ajuda cada vez mais promissor. A DE ignora olimpicamente esse fato (embora fosse muito simpática a ele quando "pintava" obras de supostos pintores desencarnados... ficavam todos com a mesma aparência de trabalho escolar de escola de belas-artes). No entanto, até a mãe do Gasparetto, de sólida reputação no meio espírita, entrou também no esquema do filho. MInha conclusão é a de que Gasparetto está inaugurando um neo-espiritismo no Brasil, algo parecido com a vertente pentecostal das igrejas evangélicas. Sem repressão na área financeira nem dogmas conceituais. Será que a nova onda vai pegar?

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Gasparetto: um novo Espiritismo no Brasil?
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2007, 08:04:32 »
DE ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2007, 08:23:24 »
Doutrina Espírita.

Penso eu.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2007, 08:29:03 »
(Doutrina?) Heheheh...

Gasparetto deve ter brigado por maelas insxtitucionais, ele continua acreditando em espíritos e aboominando psicologia cognitiva.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2007, 08:29:39 »
(e ganhando dinheiro dizendo o óbvio para mulheres de meia-idade)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2007, 08:40:52 »
Eu acho que ele está certo. Afinal, otário é o que não falta neste mundo, e desperdiçar uma oportunidade de mercado desta seria uma pena. Bem que eu gostaria de ter essa cara de pau, e ganhar um dinheirão com programas de TV, livro de auto-ajuda (que só funcionam mesmo para ajudar quem os escreveu) ou outras coisas do tipo.
"Deus prefere os ateus"

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2007, 08:45:32 »
Eu acho que ele está certo. Afinal, otário é o que não falta neste mundo, e desperdiçar uma oportunidade de mercado desta seria uma pena.

Eu não tenho essa cara de pau, e não festejo desonestidade. A burrice ou não do  seu público não é motivo para ser desonesto com eles.

Mas no fundo eu acho que ele acredita nos conselhos que dá... o que digo é que é fácil aconselhar do jeito que ele faz.

Ma lembrei de uma piada do Dilbert: o Dogbert anuncia que vai criar uma escola para as pessoas sem bom senso. Dilbert reclama: "Mas o bome senso não é algo que se aprenda numa escola? Quem iria numa escola dessas ? Só pessoas... ah, tá, entendi" :)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2007, 08:55:42 »
Eu não tenho essa cara de pau, e não festejo desonestidade. A burrice ou não do  seu público não é motivo para ser desonesto com eles.

Sei não, Jcatino, afinal ele dá o que os caras querem, ilusões para tocar a vida mais fácil. Na prática ele presta um serviço.

Mas você tocou em um ponto interessante, eu também tenho a impressão de que ele acha aqueles conselhos óbvios pérolas de sabedoria. Talvez seja diferente do Edir Macedo, que é simplesmente cínico.

No mais, acredito que as pessoas que querem fervorosamente ser enganadas tem todo o direito, e precisam dos Gasparettos da vida.
"Deus prefere os ateus"

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2007, 09:03:24 »
Sim, o 'clamor do povo' é que produz Gasparettos e Edir Macedos,... realmente no caso de Gasparetto ele está tão convencido quanto a platéia.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2007, 09:14:55 »
Se a DE liga para o quê um Gasparetto da vida fez ou deixou de fazer, ela é mais medíocre do que eu pensava.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2007, 09:32:37 »
Se você pensar que o espiritismo é o que é pela ineficiência da ICAR de fazer fiéis nos trópicos + a propaganda de 'formadores de opinião' que elevaram ao status de santo a caras como Chico Xavier, então acho que faz sentido pensar que congregações espíritas podem ter se sentido mal do Gasparetto falar mal das congregações (pelo que vi numa entwevista dele, ele cansou de 'picuinhas' na congregação que frequentava)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2007, 12:46:47 »
MInha conclusão é a de que Gasparetto está inaugurando um neo-espiritismo no Brasil, algo parecido com a vertente pentecostal das igrejas evangélicas. Sem repressão na área financeira nem dogmas conceituais. Será que a nova onda vai pegar?
Os Gasparetto estão criando um neo-espiritismo no Brasil da mesma forma que Einstein criou a neo-física clássica. Em outras palavras, nada a ver os alhos com bugalhos.

Os Gasparetto têm as suas opiniões, que são respeitáveis, e justamente por não concordarem com algumas restrições impostas (moralmente) pelo Espiritismo é que deixaram de se declarar espíritas. Perfeita a atitude deles e agora eles se encontram ao abrigo da crítica do movimento espírita, que hoje se limita a discordar de seus métodos, mas que não pode mais condenar.

Ainda que os Gasparetto fossem bem sucedidos e suplantassem o Espiritismo, seu novo movimento não seria Espiritismo, que tem significação bem definida. Parece que você tem algumas dificuldades com neologismos, Sklogw.

Se a DE liga para o quê um Gasparetto da vida fez ou deixou de fazer, ela é mais medíocre do que eu pensava.
Não liga. Mas nos interessamos sob o ponto de vista fenomênico.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #12 Online: 28 de Outubro de 2007, 19:55:24 »
Psiu, Leafar: "fenomenológico"

:ok:

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #13 Online: 28 de Outubro de 2007, 22:05:52 »
Obrigado pela correção, Dbohr.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 28 de Outubro de 2007, 23:16:38 »
Às ordens, é sempre um prazer.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #15 Online: 29 de Outubro de 2007, 00:23:06 »
Ele diz incorporar o espírito de grandes pintores, acreditam? :?

Ganhar dinheiro assim é fácil, acho que tenho que rever meus conceitos pra ser professor. :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Outubro de 2007, 07:37:47 »
Tem algum destes médios mais famosos que incorporem o espírito de assassinos, escravos, mendigos ou coisa parecida? Porque na maior parte das vezes são pintores e escritores famosos, nobres, etc.

Pobre não reencarna?
"Deus prefere os ateus"

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #17 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:28:30 »
[Parece que você tem algumas dificuldades com neologismos, Sklogw.

Eu sou ruim mesmo em neologismos, Leafar... por isso prefiro as palavras mais antigas, como picaretagem, auto-promoção, exploração da crendice alheia, etc.etc.
Um abraço,
sklogw
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Outubro de 2007, 11:34:33 »
Tem algum destes médios mais famosos que incorporem o espírito de assassinos, escravos, mendigos ou coisa parecida? Porque na maior parte das vezes são pintores e escritores famosos, nobres, etc.

Pobre não reencarna?

Me desculpe Fabrício, mas vc está errado.  :bash:
É ao contrário, só pobre reencarna, vira medium e depois "recebe" esses pintores e escritores famosos, nobres, etc.  :boo:
O mais interessante é que esse povo "famoso" ou "importante" nunca mais voltou.  :adeus:
Não gostaram daqui mesmo !!!  :(
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Outubro de 2007, 21:40:39 »
Elieber, você tem razão, eu acabei me confundindo na hora de postar. Pobre reencarna sim, só não "baixa" nos médiuns, é verdade...
"Deus prefere os ateus"

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Outubro de 2007, 05:10:07 »

Ganhar dinheiro assim é fácil, acho que tenho que rever meus conceitos pra ser professor. :D
Segundo li em algum lugar, a um tempo, ele chegou a pintar três desenhos ao mesmo tempo, um com cada mão e um com os pés. Ah e de "entidades" diferentes.  :histeria:

Não entendi tudo que falaram ai no video, mais pelo pouco que compreendi até Picasso baixou nele  :wink:

http://www.youtube.com/watch?v=JhL4C78_YQs

[OFF] Ah mais ele era bonitinho quando era mais novo não, o que o tempo não faz. E parece que era menos viado também, ta cada vez falando mais mole. Sei não, o que ele anda recebendo dos espiritos superiores... []

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #21 Online: 30 de Outubro de 2007, 07:32:22 »
De qualquer forma, o vídeo não deixa de ser interessante.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #22 Online: 30 de Outubro de 2007, 09:54:57 »
Tô com problemas para abrir vídeos, então digam-me lá: como é mesmo essa história do Gasparetto pintar com as mãos e os pés? Os quadros saíam mesmo parecidos com o de artistas famosos? Onde ele fazia isso e quando? Quem testemunhava? Passou por algum tipo de análise especializada?

E mais importante, tem algum lugar onde possamos ver os quadros que ele pintou?

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Outubro de 2007, 12:12:57 »
Uma coisa que foi "omitida" pelos críticos de plantão é que o Gaspa é psicólogo - portanto tem todo o direito de cobrar por suas consultas e obras.

Alguém com a sua bagagem espiritual tem todo o direito de romper com a DE, eu faria o mesmo. Não acho legal que fiquem nos podando e nos limitando.

O Gaspa ficou famoso quando começou a psicopictografar com os pés - isto eu lembro bem.

E ele incorpora um preto-velho de nome Calunga - portanto não são só famosos que "baixam" nos centros espíritas.

Seria bom se os críticos de plantão ao menos se informassem minimamente antes de criticar...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #24 Online: 30 de Outubro de 2007, 13:52:38 »

Segundo li em algum lugar, a um tempo, ele chegou a pintar três desenhos ao mesmo tempo, um com cada mão e um com os pés. Ah e de "entidades" diferentes.  :histeria:

Não entendi tudo que falaram ai no video, mais pelo pouco que compreendi até Picasso baixou nele  :wink:

http://www.youtube.com/watch?v=JhL4C78_YQs

[OFF] Ah mais ele era bonitinho quando era mais novo não, o que o tempo não faz. E parece que era menos viado também, ta cada vez falando mais mole. Sei não, o que ele anda recebendo dos espiritos superiores... []

:histeria:

Este cara é bom mesmo. Mas Dbohr, não acredito que ele faça os tais quadros e coloque numa exposição. Ele não é tão tonto assim, ele vai ganhar é dinheiro com isso. ôooo se vai.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x