Sugestão: para uma melhor leitura deste post sugiro que seja acompanhado da música de Irineu Gasparetto, irmão de Luis Antônio Gasparetto, canalizando John Lennon no programa de Jô Soares ... coisa ridícula
Em uma das oportunidades que tive de participar de um Superpop fui convidado a debater com o Gasparetto.
O programa daquela vez era gravado, Gasparetto estava lançando seu programa na Rede TV ainda naquela semana e aquele programa seria uma espécie de forma de projetar o fulano. Tanto que fui orientado pela produção para não "pegar pesado" com o convidado pois "ele era da casa, sabe como é...". A idéia era me deixar ser "vencido" pelo Gasparetto. Não topei esta idéia na íntegra mas aceitei ser moderado com o convidado.
Em dez minutos de gravação eu fui convidado a fazer a primeira pergunta ao Gasparetto, alguns pontos bem simples:
- Pq Elsie Dubugras ( a parapsicóloga que o descobriu ) praticamente o considerou uma fraude pouco antes de sua morte mesmo após décadas pesquisando e projetando Gasparetto.
- Se algum instituto de arte importante havia autenticado alguma de suas obras como verdadeiramente proveniente de um dos autores que supostamente a psicopictereografou.
Neste momento Gasparetto repentinamente ficou rubro ! Se alterou e começou a gritar ( em seus joguinhos e validação subjetiva infantis ) : Vc é um cético, é um nada !!!! Quem é vc para me questionar ??
O cara gritava e estrilava e ameçou largar a gravação e então a Luciana perguntou a ele se havia algum motivo real para tanta alteração ( na verdade estava embutido um "vc está escondendo algo ?" ).
Gasparetto então respondeu que havia um instituto na França que que havia certificado algumas de suas obras ao que perguntei em seguida se ele poderia me fornecer o nome deste instituto.
Gasparetto então se alterou de tal modo que pensei que sairia porrada ( seria tão simples me responder qualquer nome, afinal não teria como vrificar a informação ali na hora e certamente a alegação seria esquecida em pouco tempo pelos aficcionados ( na auto ajuda ) de Gasparetto.
O bate-boca seguiu inclusive coma agressões dele para Luciana. O diretor interviu, tentou salvar a gravação mas não deu, aquele programa não rendeu material algum, o nosso "debate" nunca foi transmitido. Segundo me informaram mais tarde aquele havia sido até então o único programa do Superpop que não havia ido ao ar.
Utilizando um ataque como forma defesa e lanaçando uam cortina de fumaça para esconder e desviar o foco da atenção Gasparetto deixou em todos suspeitas fortissimas de que não tinha como responder as perguntas nem com a verdade , nem de qualquer forma que suavizasse a situação dele.
nota: Curiosamente fui convidado posteriormente a participar do "Encontro Marcado" ( o programa em que realizando afirmações óbvias e validações subjetivas Gasparetto dá uma de mestre da auto-ajuda ) . Eu topei participar , seria no mínimo divertido enfrenta-lo em seu próprio programa. Porém informados de nossa discussão no Superpop a produção do programa cancelou meu convite.
[ ]´s