Autor Tópico: Gasparetto: um novo Espiritismo no Brasil?  (Lida 11409 vezes)

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Re: Gasparetto: um novo Espiritismo no Brasil?
« Resposta #25 Online: 30 de Outubro de 2007, 20:54:44 »
Uma coisa que foi "omitida" pelos críticos de plantão é que o Gaspa é psicólogo - portanto tem todo o direito de cobrar por suas consultas e obras.

Não concordo. Psicólogos sérios não invocam entidades espirituais nem alegam poderes paranormais para exercerem o seu ofício. No entanto, em uma coisa você tem razão: se há trouxas dispostos a pagar para ouvir ou ler as bobagens do Gasparetto, ele faz é muito bem em cobrar.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Lua

• Visitante
« Resposta #26 Online: 01 de Novembro de 2007, 02:00:35 »
Uma coisa que foi "omitida" pelos críticos de plantão é que o Gaspa é psicólogo - portanto tem todo o direito de cobrar por suas consultas e obras.

Não concordo. Psicólogos sérios não invocam entidades espirituais nem alegam poderes paranormais para exercerem o seu ofício. No entanto, em uma coisa você tem razão: se há trouxas dispostos a pagar para ouvir ou ler as bobagens do Gasparetto, ele faz é muito bem em cobrar.

Se as pessoas precisam acreditar nesse tipo de coisa que ele pode oferecer, tem mais é que cobrar mesmo. Vai fazer de graça pra quê?

Lua

• Visitante
« Resposta #27 Online: 01 de Novembro de 2007, 02:06:39 »
Ele diz incorporar o espírito de grandes pintores, acreditam? :?

Ganhar dinheiro assim é fácil, acho que tenho que rever meus conceitos pra ser professor. :D

Estou pensando seriamente em 'psicografar' uns livrinhos e me lançar no mercado literário... Será que vou fazer sucesso? Se a Zíbia consegue, por que eu não conseguiria? Vou psicografar algum jurista romano e contar a história de amor que ele viveu há centenas de anos atrás...rsrs...
Pq as obras psicografadas geralmente mencionam esse tipo de coisa e não precisam de qualidade para serem consideradas verdadeiramente pertencentes aos seus supostos autores.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Novembro de 2007, 11:28:09 »
Curioso mesmo é que essa desconversão veio acompanhada de uma verdadeira onda comercial: palestras, livros, CDs, programa na TV... tudo muito lucrativo no filão de auto-ajuda cada vez mais promissor. A DE ignora olimpicamente esse fato (embora fosse muito simpática a ele quando "pintava" obras de supostos pintores desencarnados... ficavam todos com a mesma aparência de trabalho escolar de escola de belas-artes). No entanto, até a mãe do Gasparetto, de sólida reputação no meio espírita, entrou também no esquema do filho. MInha conclusão é a de que Gasparetto está inaugurando um neo-espiritismo no Brasil, algo parecido com a vertente pentecostal das igrejas evangélicas. Sem repressão na área financeira nem dogmas conceituais. Será que a nova onda vai pegar?

Pega com certeza!!!!!!!!

Religião e dinheiro sempre formaram, formam e formarão o par mais perfeito de todos os tempos! :hihi:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #29 Online: 01 de Novembro de 2007, 11:35:20 »

Ganhar dinheiro assim é fácil, acho que tenho que rever meus conceitos pra ser professor. :D

Estou pensando seriamente em 'psicografar' uns livrinhos e me lançar no mercado literário... Será que vou fazer sucesso? Se a Zíbia consegue, por que eu não conseguiria? Vou psicografar algum jurista romano e contar a história de amor que ele viveu há centenas de anos atrás...rsrs...
Pq as obras psicografadas geralmente mencionam esse tipo de coisa e não precisam de qualidade para serem consideradas verdadeiramente pertencentes aos seus supostos autores.

Previsão : Se fizer isso ficará rica.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #30 Online: 02 de Novembro de 2007, 08:44:47 »

Será que alguém tem algum livro desses em e-book ? Luz, vc sabe de algum título que diga ser a historia REAL desse espírito ? Adoraria ler uma coisa dessas e achar impossibilidades.

Em geral até onde sei são bem vagos e não descrevem locais, são romances supostamente inspirados por espiritos.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #31 Online: 02 de Novembro de 2007, 09:53:03 »
A receita para escrever um livro desses é simples, e tem sido bastante aplicada desde que a publicação de livros ficou mais fácil no Brasil e no mundo...
1. uma história linear e maniqueista, do tipo bem contra o mal,
2. um pano de fundo com bastante ocultismo e espíritos influenciando a vida das pessoas
3. umas pitadas de romance (e, atualmente, até um pouco de sexo, desde que muito discretamente)
4. uso de português bem simples (não mais que 1000 palavras, sem muitos torneios gramaticais)
5. capítulos pequenos, frases curtas e muitos diálogos
6. um bom marketing (ajuda muito escolher uma editora famosa)
Pronto, você terá um best-seller. Quem nunca pensou nisso e ficou tentado, que atire a primeira pedra no Gasparetto...
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #32 Online: 02 de Novembro de 2007, 10:32:30 »
Pensar já pensei, mas e o estômago ? :nojo:
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #33 Online: 02 de Novembro de 2007, 12:14:56 »
Aliás: este tópico me despertou a curiosidade e fui assistir um pedaço do programa do Gasparetto ontem.

... o interessante é que justamente ontem ele estava falando com três mulheres que eram aconselhadas a trabalhar a mediunidade (e que não queriam isso). Ele contou um pouco de sua história e o quanto sofreu por não gostar da maneira como certas pessoas (e entidades espirituais) buscavam interferir em sua vida e dizer-lhe o que fazer e como fazer. Que finalmente encheu o saco e partiu para outra, e que as meninas deveriam fazer o mesmo.

O ponto mais interessante foi quando ele disse que não queria saber de trabalhar abaixo de entidade nenhuma, de espírito algum - do lado, sim; abaixo, nunca. Nem se fosse Jesus. Que não suportava aquela postura de humilhação e sicofanta.

... donde deduzo duas coisas: Um, que de um modo meio torto, o cara está criticando um monte de hipocrisias e falsos moralismos presentes em todas as religiões; e dois, que o cara gosta mesmo é de ser estrela, pois não topa servir de "escada" nem para Jesus!

:lol:

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #34 Online: 02 de Novembro de 2007, 13:17:05 »
:lol:

Dbohr, ontém eu não assisti não, mas o programa todo é assim. Acredite, é nauseante.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #35 Online: 02 de Novembro de 2007, 13:19:00 »
Não tive estômago para assistir tudo, vi apenas um bloco. Quer dizer que é a mesma mensagem todo dia?

Não é à toa que faz sucesso  :no:

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #36 Online: 02 de Novembro de 2007, 13:26:11 »
Não tive estômago para assistir tudo, vi apenas um bloco. Quer dizer que é a mesma mensagem todo dia?

Não é à toa que faz sucesso  :no:

Você esta onde você se põe. :lol:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #37 Online: 03 de Novembro de 2007, 10:47:13 »

Alguém com a sua bagagem espiritual tem todo o direito de romper com a DE, eu faria o mesmo. Não acho legal que fiquem nos podando e nos limitando.

O Gaspa ficou famoso quando começou a psicopictografar com os pés - isto eu lembro bem.

E ele incorpora um preto-velho de nome Calunga - portanto não são só famosos que "baixam" nos centros espíritas.

Seria bom se os críticos de plantão ao menos se informassem minimamente antes de criticar...

A Casa do Caminho (como é denominado o centro espírita daqui), faz um trabalho muito bonito, com idosos que não têm onde morar, acolhem e tratam deles. Também tem um panificadora com pão de graça.
Eu já acho que ele "teve" que romper com a DE, pois (pelo menos aqui) são contra a cobrança por qualquer "ajuda espiritual".
Realmente poda e limita a entrada do dinheiro.

Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #38 Online: 03 de Novembro de 2007, 11:27:36 »
Eu não tenho nada contra quem cobra ou quem paga qualquer coisa em qualquer cirscunstância dentro da lei. Não é meu problema. Mas o que é errado é dizer que o faz em nome da DE. Que seja sincero e diga que o faz em próprio nome, e não se esconda por detrás da máscara do Espiritismo.

Não é uma crítica ao Gasparetto, porque sabemos que ele não usa o nome da DE, mas é uma crítica para quem o faz.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #39 Online: 03 de Novembro de 2007, 11:42:42 »
Eu acho que quando alguém cobra por uma "ajuda espiritual", está no mínimo se aproveitando da ingenuidade/fé do outro.
Pode ser dentro da lei, mas (pra mim) é amoral.

[]s

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #40 Online: 03 de Novembro de 2007, 11:51:02 »
Pode ser amoral, mas não é da conta de ninguém. É nesse sentido que digo que não sou contra, pois não tenho esse direito. Eu não cobraria por ajudas desse tipo, se fornecesse, pois também não acho correto vender aquilo que não me pertence. Mas cada cabeça é uma sentença.

Também não me preocupo com quem é ludibriado. É ludibriado porque quer, porque busca ajuda espiritual para a resolução de problemas estritamente materiais, e por dinheiro. É justa a punição, a meu ver.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #41 Online: 03 de Novembro de 2007, 12:06:36 »
Eu acho que o que é amoral é da conta de todos, da moral de todos, mas é a minha opinião (cada cabeça uma sentença).

[]s

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #42 Online: 04 de Novembro de 2007, 14:06:34 »
Incrível mas, pela primeira vez desde que entrei nesse fórum, estou concordando com uma posição do Leafar...

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #43 Online: 12 de Novembro de 2007, 15:33:29 »
Citação de: Folha
Gasparetto é levado à delegacia de polícia acusado de agredir idosa

O apresentador de TV Luiz Gasparetto foi encaminhado na tarde deste sábado à Polícia Civil acusado de agredir uma aposentada de 60 anos, no Rio. O caso está sendo registrado na 7º DP (Santa Teresa), centro do Rio.

Segundo a Polícia Civil, o apresentador do programa "Encontro Marcado", exibido pela Rede TV!, teria praticado a agressão nas dependências do Espaço Vida e Consciência, no bairro da Glória (zona sul do Rio). A aposentada teve de ser atendida por uma equipe médica durante o depoimento prestado à Polícia Civil. Ela não estava se sentindo bem, segundo a Polícia Civil.

De acordo com o site do apresentador na internet, Luiz Gasparetto cursou psicologia mas cancelou o seu registro. Ele é autor de vários livros abordando temas relativos a auto-ajuda.

A Polícia Civil não detalhou como teria ocorrido a agressão e o que levou o apresentador a ter tal atitude. A reportagem não conseguiu localizar a assessoria de imprensa da Rede TV! e o apresentador para comentar o assunto. Um recado foi deixado no celular de sua assessoria de imprensa mas não houve resposta até as 22h de hoje

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u344576.shtml

O negrito foi meu.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2007, 15:37:21 por Elieber »

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #44 Online: 12 de Novembro de 2007, 18:40:21 »
:susto:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 13 de Janeiro de 2008, 00:50:49 »
Por que será que cancelou o registro?  Possivelmente para não ser questionado pelo Conselho Federal de Psicologia.

Afinal de contas, é sempre bom lembrar, charlatanismo é crime.  Em todos os sentidos, inclusive o legal, o moral e o espiritual.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #46 Online: 13 de Janeiro de 2008, 01:37:07 »
Deixa eu ficar quieto....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 13 de Janeiro de 2008, 07:23:42 »
Eu não devia perder tempo perguntando, mas o que você teria a dizer?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #48 Online: 13 de Janeiro de 2008, 12:30:00 »
Se você entra com a premissa que seria perda de tempo perguntar, então por que faz a porra da pergunta?

Desde quando ter ou não ter moral é crime?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 13 de Janeiro de 2008, 13:39:34 »
Se você entra com a premissa que seria perda de tempo perguntar, então por que faz a porra da pergunta?

Porque posso estar errado, e não gosto de pensar o pior dos outros.

Desde quando ter ou não ter moral é crime?

Se bem me lembro, você usa uma definição restrita de moral, o que tem alguma influência na minha resposta.

Moral enquanto regras "escritas" realmente é dispensável.  Moral enquanto princípios de vida é algo que todos tem obrigação de ter, e talvez nem tenham como deixar de ter.

Mas não entendi por que sua pergunta.  Eu estava falando de charlatanismo, não de "não ter moral".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!