Autor Tópico: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"  (Lida 10522 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline O ENCOSTO

  • Nível 09
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • O ENCOSTO HOME PAGE
Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Online: 30 de Outubro de 2007, 18:56:58 »
O biólogo britânico Richard Dawkins, da Universidade de Oxford, tomou para si uma missão: pregar a descrença em Deus. Para ele, as religiões têm uma tendência a fazer os fiéis cometer atos condenáveis e só sobrevivem porque ainda existe ignorância no planeta. Dawkins afirma que, para o bem do planeta, os ateus devem deixar a timidez de lado. Ele compara sua campanha com o movimento organizado dos judeus nos Estados Unidos. Desde o lançamento do best-seller internacional Deus – Um Delírio, em 2006, Dawkins tem viajado pelo mundo em uma incansável cruzada a favor do ateísmo. Diz que um dia gostaria de levar sua pregação para o Brasil.

ÉPOCA – Desde que Deus – Um Delírio foi publicado, o senhor tem feito uma turnê mundial para disseminar a palavra contra a religião e a favor do ateísmo. O senhor acredita que tem tido sucesso em sua missão?
Richard Dawkins – Eu acho que tenho sido consideravelmente bem-sucedido. Se você olhar em meu website, vai ver que ele reflete uma grande dose de entusiasmo por minha mensagem.

ÉPOCA – Mas o senhor tem conseguido atingir o público que necessita ser atingido? As pessoas que acreditam em Deus?
Dawkins – Sobre isso já não tenho certeza. Sei que conseguimos fazer conversões. Por exemplo, ontem à noite em Chicago, havia uma quantidade significativa de pessoas na fila de autógrafos de meu livro que disseram que ele as ajudou a firmar suas opiniões a respeito de religião. O website e o livro estão atingindo principalmente as que estão indecisas e precisam de um pouco de encorajamento.

ÉPOCA– Com base no que o senhor tem visto em suas viagens, qual é a melhor maneira de motivar os ateus em potencial a assumir sua descrença em Deus?
Dawkins – Eu acredito que, quando vêem que há argumentos fortes em seu favor, e que outras pessoas estão saindo do armário, eles se sentem mais confiantes. Por exemplo, quando notam em minhas palestras que uma grande quantidade de gente está defendendo suas opiniões, ganham coragem para se revelar também.

ÉPOCA– O senhor vem dizendo que, se os ateus se organizassem politicamente, eles poderiam exercer grande influência em um país como os Estados Unidos. O senhor acredita que isso um dia poderá acontecer?
Dawkins – Sim, acho que sim. Tome como exemplo o movimento judaico, que é imensamente influente nos Estados Unidos. Existem menos judeus praticantes que ateus na América. Então, se você considerar o poder do lobby judaico, terá um forte argumento a favor da organização dos ateus.

ÉPOCA– Por outro lado, acreditar em Deus parece algo mais poderoso em termos de unir as pessoas em torno de um objetivo. Pelo menos mais poderoso que a idéia de não acreditar em nada, que é o que as pessoas em geral relacionam com o ateísmo.
Dawkins – Esta é uma boa observação. Mas, quando você vive em um país em que o governo diz tomar decisões com base na religião, você tem um motivo forte para fazer alguma coisa a respeito.

ÉPOCA– Quais são os principais obstáculos para disseminar suas idéias?
Dawkins – Há vários. Alguns temem desagradar a Deus só de ouvir o discurso de um ateu. Outros são apenas ignorantes, nunca ouviram uma boa argumentação científica. E também há o medo da reação da família e dos vizinhos. As pessoas precisam freqüentar a igreja de sua comunidade porque os pais, os avós, ou até mesmo o marido ou a mulher, são religiosos. Daí elas não querem decepcionar nem irritar gente tão próxima assim. Mas boa parte da resistência se deve à ignorância. No sentido de que muitas pessoas não entendem que a ciência não tem de dar uma explicação imediata para tudo o que hoje elas atribuem a Deus.

ÉPOCA– Se isso acontece em um país onde os níveis educacionais são razoavelmente altos, como os Estados Unidos, a situação deve ser pior em outros países...
Dawkins – Você imaginaria isso, não é verdade? Entretanto, o fato é que os Estados Unidos têm uma proporção muito mais alta de pessoas que não acreditam na evolução das espécies do que em qualquer país europeu, por exemplo. A única exceção é a Turquia.

ÉPOCA– O senhor tem planos para levar sua mensagem a países em desenvolvimento onde a religião ocupa um lugar de destaque na sociedade, como o Brasil?
Dawkins – Já tive vários convites para fazer palestras no Brasil, o que me deixa contente. Mas não tenho planos imediatos de ir para lá.

ÉPOCA– O senhor acredita que suas idéias teriam impacto em um país como o Brasil?
Dawkins – Bom, eu acho importante levar essa mensagem para todas as partes do mundo. Espero que um dia seja possível comprovar isso.

ÉPOCA– No Brasil as pessoas em geral têm uma relação menos radical com a religião que nos Estados Unidos. Mesmo assim, o senhor acha que os ateus brasileiros também deveriam se esforçar em combater a religião?
Dawkins – Não conheço o Brasil, mas o que você está dizendo soa encorajador. Talvez haja uma necessidade menor de combater a religião lá que em outros lugares.

ÉPOCA– Seu livro afirma que o acesso à educação e à informação é um remédio eficiente contra as superstições e a favor da ciência. Hoje há cada vez mais educação no mundo, e a internet oferece mais informação que nunca. O senhor acredita que o fim da religião seria uma conseqüência lógica do processo de expansão do conhecimento?
Dawkins – Gostaria de acreditar que você está certo, e quem sabe esteja. Essa é a atitude de muitos de meus colegas cientistas. Mas considero essa visão um pouco otimista. Em um país como os EUA, onde a religião é tão forte, acredito que é preciso algo mais que simplesmente educar as pessoas a respeito da ciência. É o que estou fazendo.

ÉPOCA– Seu livro de certo modo também deixa a impressão de que a ciência traz muitas coisas boas para a humanidade, enquanto a religião promove resultados negativos. Mas a ciência nos deu a bomba atômica e inspirou teorias malucas como a eugenia.
Dawkins – A ciência pode ser usada na produção de coisas ruins como a bomba atômica, mas por si mesma não leva a ações malignas. Entretanto, fazer coisas horríveis é uma parte lógica do processo de acreditar em Deus. Os 19 homens que perpetraram os ataques de 11 de setembro de 2001, por exemplo, talvez não fossem naturalmente malignos. Mas eram profundamente religiosos. Eles achavam que o que estavam fazendo era correto segundo o que acreditavam. E chegaram a essa conclusão de uma forma lógica a partir de seus textos religiosos. Para um ateu, seria impossível realizar um ato similar a partir de uma racionalização lógica.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG79765-9556-493,00.html
http://oencosto.rv.cnt.br
Onde houver fé, levarei a dúvida.

Luz

  • Visitante
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2007, 22:23:54 »
"Dawkins – A ciência pode ser usada na produção de coisas ruins como a bomba atômica, mas por si mesma não leva a ações malignas."

Ai que saudade do tio Sagan...  :chorao:

"A Inquisição espanhola tentou evitar a responsabilidade direta na queima de hereges entregando-os ao braço secular; queimá-los ela mesma, explicava piedosamente, seria totalmente impróprio de seus princípios cristãos. Poucos de nós deixaríamos que a Inquisição se limpasse tão facilmente as mãos de sangue; eles sabiam muito bem o que ocorreria. Do mesmo modo, quando a aplicação tecnológica dos descobrimentos científicos é clara e óbvia —como quando um cientista trabalha com gases nervosos— não pode declarar que estas aplicações  não “têm nada que ver com ele”, apoiando-se em que são forças militares, não científicas, as que usam os gases para mutilar ou matar. Isso é ainda mais óbvio quando o cientista oferece ajuda deliberada a um governo em troca de financiamento. Se um cientista, ou um filósofo, aceita recursos de um corpo como um escritório de investigação naval, está-lhes enganando se souber que seu trabalho será inútil para eles e deve aceitar parte de responsabilidade pelo resultado se souber que lhes será útil. Está submetido, como corresponde, a louvores ou culpas em relação com qualquer inovação que saia de seu trabalho."

Retirado de: Quando os Cientistas Conhecem o Pecado - O Mundo Assombrado Pelos Demônios - Carl Sagan.

Será que o Dawkins não consegue ver isso ou está sendo intelectualmente desonesto mesmo? Por que prefiro sempre a honestidade, apesar da sua dureza?  :umm:
« Última modificação: 30 de Outubro de 2007, 22:30:29 por Luz »

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2007, 22:58:24 »
Tio Seagan era o cara.... Pra mim ele salvou o mundo com aquela historia de divugar a possibilidade do inverno nuclear em plena gerra fria....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2007, 10:16:24 »
Eu estou com a Luz, também prefiro a honestidade. Quando o Dawkins diz uma frase destas, está usando o mesmo argumento que os defensores  da tese "as religiões são intrinsecamente boas, as pessoas é que as distorcem", só que para a ciência.

Pra mim é óbvio que não devemos "santificar" a ciência para apontar os erros das religiões, porque estaremos fazendo o jogo do adversário (por "adversário" eu não me refiro a todos os religiosos, mas sim aqueles que consideram a religião como a verdade absoluta, criacionistas, por exemplo).

A ciência, infelizmente, pode sim levar a coisas terríveis, como o Sagan tão bem demonstrou neste parágrafo. Mas nem por isto deixa de ser o maior instrumento (senão o único) para o progresso efetivo da humanidade. Seus benefícios superam de longe os aspectos ruins, mas nem por isso estes aspectos deixam de existir.
"Deus prefere os ateus"

Offline Alegra

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.453
  • Sexo: Feminino
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2007, 10:53:32 »
Citar
ÉPOCA– Seu livro de certo modo também deixa a impressão de que a ciência traz muitas coisas boas para a humanidade, enquanto a religião promove resultados negativos. Mas a ciência nos deu a bomba atômica e inspirou teorias malucas como a eugenia.
Dawkins – A ciência pode ser usada na produção de coisas ruins como a bomba atômica, mas por si mesma não leva a ações malignas. Entretanto, fazer coisas horríveis é uma parte lógica do processo de acreditar em Deus. Os 19 homens que perpetraram os ataques de 11 de setembro de 2001, por exemplo, talvez não fossem naturalmente malignos. Mas eram profundamente religiosos. Eles achavam que o que estavam fazendo era correto segundo o que acreditavam. E chegaram a essa conclusão de uma forma lógica a partir de seus textos religiosos. Para um ateu, seria impossível realizar um ato similar a partir de uma racionalização lógica.

Esta parte ficou muito esquisita mesmo.... :?

Não sei porque mas estou um pouco cética de que ele tenha falado isso mesmo...

Quer dizer: a ciência por si mesma não leva a ações malignas, mas a religião sim???   Isso não me parece uma afirmação verdadeira de uma pessoa genial como o Dawkins...


Uma parte da entrevista que achei interessante colocar aqui:

Entrevistas da Semana


"Nós precisamos seguir os judeus"

Biólogo britânico diz que os ateus devem se inspirar no lobby judaico dos Estados Unidos

Rodrigo Amaral, de Londres


                                                                 ENTREVISTA
                                                              Richard Dawkins
                                                        
                      QUEM É
                      Biólogo nascido no Quênia e naturalizado britânico. É casado e tem uma filha. Leciona na Universidade de Oxford.

                      O QUE FEZ
                     Criou na década de 70 o conceito de genes egoístas. Eles é que governariam a seleção natural – nós, indivíduos, seríamos apenas organizações
                     complexas de genes.  Também propôs o conceito de “memes”, símiles dos genes que governariam fenômenos culturais, como idiomas, hábitos e religiões.






« Última modificação: 31 de Outubro de 2007, 11:05:32 por Alegra »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Mancha Negra

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 409
  • Sexo: Masculino
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2007, 11:19:10 »
"Dawkins – A ciência pode ser usada na produção de coisas ruins como a bomba atômica, mas por si mesma não leva a ações malignas."

Ai que saudade do tio Sagan...  :chorao:

"A Inquisição espanhola tentou evitar a responsabilidade direta na queima de hereges entregando-os ao braço secular; queimá-los ela mesma, explicava piedosamente, seria totalmente impróprio de seus princípios cristãos. Poucos de nós deixaríamos que a Inquisição se limpasse tão facilmente as mãos de sangue; eles sabiam muito bem o que ocorreria. Do mesmo modo, quando a aplicação tecnológica dos descobrimentos científicos é clara e óbvia —como quando um cientista trabalha com gases nervosos— não pode declarar que estas aplicações  não “têm nada que ver com ele”, apoiando-se em que são forças militares, não científicas, as que usam os gases para mutilar ou matar. Isso é ainda mais óbvio quando o cientista oferece ajuda deliberada a um governo em troca de financiamento. Se um cientista, ou um filósofo, aceita recursos de um corpo como um escritório de investigação naval, está-lhes enganando se souber que seu trabalho será inútil para eles e deve aceitar parte de responsabilidade pelo resultado se souber que lhes será útil. Está submetido, como corresponde, a louvores ou culpas em relação com qualquer inovação que saia de seu trabalho."

Retirado de: Quando os Cientistas Conhecem o Pecado - O Mundo Assombrado Pelos Demônios - Carl Sagan.

Será que o Dawkins não consegue ver isso ou está sendo intelectualmente desonesto mesmo? Por que prefiro sempre a honestidade, apesar da sua dureza?  :umm:


Dawkins nunca me enganou...  |(
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline O ENCOSTO

  • Nível 09
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • O ENCOSTO HOME PAGE
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2007, 09:53:22 »
Me pergunto se pessoas como Dawkins ajuma ou atrapalham, com relação ao preconceito que religiosos tem contra ateus.

Gosto de ver ele atuando contra fundamentalistas cristãos. Ai ele se sai bem.

Defendo que esse tipo de gente deva ser tratada dessa forma mesmo.



http://oencosto.rv.cnt.br
Onde houver fé, levarei a dúvida.

rizk

  • Visitante
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2007, 10:20:24 »
Mas é isso o que geralmente se "esquece", meus caros. Começou esse papo de racionalidade pra libertar os homens do jugo da religião e do governante absoluto e yadda yadda, mas olha quem acabou virando totalitário...
Saudades do Sagan, sim, que era um homem que tinha noção de LIMITE.

Offline manoelmac

  • Nível 01
  • *
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2007, 23:42:40 »
Citar
ÉPOCA– Seu livro de certo modo também deixa a impressão de que a ciência traz muitas coisas boas para a humanidade, enquanto a religião promove resultados negativos. Mas a ciência nos deu a bomba atômica e inspirou teorias malucas como a eugenia.
Dawkins – A ciência pode ser usada na produção de coisas ruins como a bomba atômica, mas por si mesma não leva a ações malignas. Entretanto, fazer coisas horríveis é uma parte lógica do processo de acreditar em Deus. Os 19 homens que perpetraram os ataques de 11 de setembro de 2001, por exemplo, talvez não fossem naturalmente malignos. Mas eram profundamente religiosos. Eles achavam que o que estavam fazendo era correto segundo o que acreditavam. E chegaram a essa conclusão de uma forma lógica a partir de seus textos religiosos. Para um ateu, seria impossível realizar um ato similar a partir de uma racionalização lógica.

Eu não acho absurda a afirmação de Dawkins... Pelo que eu entendi, um religioso não mediria esforços para defender aquilo que nunca viu... Parte para uma luta cega onde ele pode ser visto como herói para os seus, mas no final são atos lamentáveis para a maioria.

Um cientista, realmente, quando faz uma "m..." tem plena consciência do que fez. A ciência é amoral, e não segue ritos, e sim estudos. Eu ainda tento entender o porque comparar a religião e ciência, sendo que são coisas muito distintas. Creio que seja uma certa facilitação na cabeça de um religioso atribuir conceitos maniqueístas dentro do campo científico, defender uma tese não é o mesmo que defender um Deus, e caso um cientista defenda uma tese já refutada, ele não terá crédito.

"A ciência" não pode receber culpa disso ou daquilo, e sim aquela pesquisa... Já a religião é diferente, dita-se uma regra e ela DEVE ser obedecida.

Não sei se me fiz entender...
"Minhoca que voa é fastfood pra passarinho"

Offline Raphael

  • Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.367
  • Sexo: Masculino
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2007, 00:23:25 »
Pra mim.

Dawkins=Fundamentalista ateu.

:(
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Marcon

  • Visitante
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2007, 00:54:27 »
Que saco essa reportagem, Dawkins me dá medo às vezes. Prefiro Sagan com suas explicações.

Offline manoelmac

  • Nível 01
  • *
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2007, 02:41:47 »
Pra mim.

Dawkins=Fundamentalista ateu.

:(

Ele não é nem cosquinha perto da nossa realidade atual... Pouca gente dá ouvido...

Para os crentes é apenas um "pobre coitado revoltado com Deus"...

Pelo menos ele "cutuca"
"Minhoca que voa é fastfood pra passarinho"

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #12 Online: 02 de Novembro de 2007, 03:20:42 »
Pra mim.

Dawkins=Fundamentalista ateu.

:(
Leia o livro dele. Não vai se arrepender.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline manoelmac

  • Nível 01
  • *
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #13 Online: 02 de Novembro de 2007, 04:15:27 »
Isso eu não entendo... Só porque o cara age de uma forma um pouco mais "agressiva", ele tem que ser rotulado de fundamentalista??? Acho que essa de "ter peninha" não funciona, afinal de contas, a bíblia chega a ser absurdamente medonha em relação a certos assuntos...
"Minhoca que voa é fastfood pra passarinho"

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #14 Online: 02 de Novembro de 2007, 06:02:48 »
Isso eu não entendo... Só porque o cara age de uma forma um pouco mais "agressiva", ele tem que ser rotulado de fundamentalista??? Acho que essa de "ter peninha" não funciona, afinal de contas, a bíblia chega a ser absurdamente medonha em relação a certos assuntos...
O engraçado é que no livro ele fala sobre o "fundamentalismo ateu".
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #15 Online: 02 de Novembro de 2007, 08:25:24 »
Me parece que Dawkins vê uma cegueira maior na obsessão religiosa do que num Menguele.

A verdade é que cientistas são humanos, e racionalizam seus sentimentos assim como religiosos ('benignos' ou 'malignos' são adjetivos morais onde o próprio cientista pode ter seu próprio prisma).

Mais do que desonestidade é certeza do método científico. Dentro de um mundo de dogmas não há posibilidade nem mesmo de questionamentos, e nisso obviamente a religião é muito mais propensa a levsar pessoas a racionalizar seus piores sentimentos, do que no mundo acadêmico.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Raphael

  • Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.367
  • Sexo: Masculino
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #16 Online: 02 de Novembro de 2007, 14:17:30 »
Gente, por favor.

Não quero criar um "apartheid " aqui, onde há foristas que são a favor de Dawkins e outros contra. Só não concordo com as opiniões dele sobre a religião, ponto.

E isso se limita simplesmente a minha patética, ridícula, escrota e despresível opinião. :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Papai Noel

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • ateu até o ultimo fio...
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #17 Online: 05 de Novembro de 2007, 18:49:29 »
ola a todos...afff finalmente comprei um novo pc....enfim ....

Dawkins pra mim é um revolucionário...um modelo, acho que ele seria uma espéie de um novo começo para nos ateus nos libertamos do tabu social em que estamos...chega de esconder quem somos chegou a hora de mostrar aos não-ateus, que,não temos medo de declarar uma guerra aberta contra tudo que está ligada a essa madita fé...
O homem tem medo do TAMANHO , por isso diz que as coisas são infinitas, o infinito não passa de uma desculpa.

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #18 Online: 05 de Novembro de 2007, 18:56:11 »
Gente, por favor.

Não quero criar um "apartheid " aqui, onde há foristas que são a favor de Dawkins e outros contra. Só não concordo com as opiniões dele sobre a religião, ponto.

E isso se limita simplesmente a minha patética, ridícula, escrota e despresível opinião. :D
Com o quê exatamente você não concorda? A verdade é uma só: religião mente.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Papai Noel

  • Nível 07
  • *
  • Mensagens: 78
  • Sexo: Masculino
  • ateu até o ultimo fio...
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #19 Online: 05 de Novembro de 2007, 19:02:21 »
Citar
author=Papai Noel link=topic=13628.0.html#msg254816 date=1194295769]
ola a todos...afff finalmente comprei um novo pc....enfim ....

Dawkins pra mim é um revolucionário...um modelo, acho que ele seria uma espéie de um novo começo para nos ateus nos libertamos do tabu social em que estamos...chega de esconder quem somos chegou a hora de mostrar aos não-ateus, que,não temos medo de declarar uma guerra aberta contra tudo que está ligada a essa madita fé...

Citar
pra quem quiser um vidiozinho do homem ta aqui
O homem tem medo do TAMANHO , por isso diz que as coisas são infinitas, o infinito não passa de uma desculpa.

Offline Raphael

  • Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.367
  • Sexo: Masculino
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #20 Online: 05 de Novembro de 2007, 19:17:19 »
Gente, por favor.

Não quero criar um "apartheid " aqui, onde há foristas que são a favor de Dawkins e outros contra. Só não concordo com as opiniões dele sobre a religião, ponto.

E isso se limita simplesmente a minha patética, ridícula, escrota e despresível opinião. :D
Com o quê exatamente você não concorda? A verdade é uma só: religião mente.

Oi Ale.

Não concordo com vários temas, no qual ele insiste (e a grande maioria que eu conheço, que é ateu) em dizer que a religião é algo de nocivo, venenoso, despresível e ruim pra uma sociedade. Muitos desses, se esquecem que foi com  o auxílio de uma religião, é que povos se tornaram mais unidos em seus promórdios. Sem ela, querendo ou não, não estariamos aqui.

O problema da religião, não é o fator crença. Creio que isso seja o menor problema possível, visto que todos temos o direito de acreditar no que bem entender, nos faz sentir bem. O problema da relgião pra mim, são os seus comandantes, são os que usam o seu nome em prol de motivos mesquinhos.

Nem todos os muçulmano são terroristas, nem todos os israelenses são filhos da puta, nem todo evangélico é preconceituoso e hipócrita, nem todo católico é retardado, assim como nem todo ateu é burro.

Religião, como ele prega, é errado. Ainda prefiro Carl Sagan, com suas idéias, ele me dá saudades. Agora eu pergunto:

Um mundo sem religião, seria um mundo melhor? Os homens não viveriam em guerras, só porque não algo pra acreditar?

Pra mim, não. Não seria melhor.




« Última modificação: 05 de Novembro de 2007, 19:20:05 por Raphael »
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #21 Online: 05 de Novembro de 2007, 20:03:18 »
Pois eu concordo quase totalmente com o Dawkins. Só discordo da parte em negrito:
Citar
ÉPOCA– Seu livro de certo modo também deixa a impressão de que a ciência traz muitas coisas boas para a humanidade, enquanto a religião promove resultados negativos. Mas a ciência nos deu a bomba atômica e inspirou teorias malucas como a eugenia.
Dawkins – A ciência pode ser usada na produção de coisas ruins como a bomba atômica, mas por si mesma não leva a ações malignas. Entretanto, fazer coisas horríveis é uma parte lógica do processo de acreditar em Deus. Os 19 homens que perpetraram os ataques de 11 de setembro de 2001, por exemplo, talvez não fossem naturalmente malignos. Mas eram profundamente religiosos. Eles achavam que o que estavam fazendo era correto segundo o que acreditavam. E chegaram a essa conclusão de uma forma lógica a partir de seus textos religiosos. Para um ateu, seria impossível realizar um ato similar a partir de uma racionalização lógica.
Discordo porque se trata de uma generalização grosseira. Existem muitas religiões que pregam a
não-violência (o que não é o caso do Islã). O problema é que os fiéis sempre encontram um jeito de reinterpretar seus textos sagrados para defender a violência contra certos grupos.

Também acho estranha a dicotomia religião/ciência que tenho visto aqui.
Gente, a ciência é um instrumento! Uma ferramenta para entender o funcionamento do mundo. Pensem nela como uma pá, ou veículo. O conflito entre ciência e religião não é uma consequência de uma atitude filosófica dos cientistas, nem de uma ideologia. Esse conflito é causado pela própria ambição das correntes religiosas de estabelecer uma descrição dogmática do mundo. Em vez de se ater a uma realidade metafísica ou alternativa, os religiosos desejavam explicar os fenômenos da natureza - não usando uma metodologia, mas através de dogmas.
A ciência apenas permitiu que víssemos que o Rei estava nu. A ciência nos permite criar tecnologias para mudar o mundo. O que fazemos com essa tecnologia depende do nosso grau de maturidade, de sensibilidade e de compaixão. Coisas que não tem nada a ver com ciência per se. Creio que foi isso que o Dawkins quis dizer.

No passado já fui contra o ativismo ateu, mas com o tempo fui chegando à conclusão que tenho o dever, não como cientista, mas como cidadão, como indivíduo racional, de combater essas superstições. Porque elas são perigosas. Principalmente quando fanáticos passam a contemplar o uso dos frutos tecnológicos da ciência para transformar o mundo na sua visão de paraíso particular. À custa dos infiéis.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #22 Online: 05 de Novembro de 2007, 20:07:10 »
Dawkins é tão panfletário quanto Olavo de Carvalho, mas escreve bem, acho que vou comprar o novo livro dele.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #23 Online: 05 de Novembro de 2007, 20:08:06 »
Isso eu não entendo... Só porque o cara age de uma forma um pouco mais "agressiva", ele tem que ser rotulado de fundamentalista??? Acho que essa de "ter peninha" não funciona, afinal de contas, a bíblia chega a ser absurdamente medonha em relação a certos assuntos...

Ela não só age de forma mais agressiva como também faz generalizações grosseiras.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #24 Online: 05 de Novembro de 2007, 20:15:58 »
Raphael: um mundo sem religião não seria um mundo sem guerras. As pessoas sempre encontram racionalizações para seu desejo de poder e violência. A ausência de religiões significaria simplesmente uma desculpa a menos para guerrear.

Pessoalmente, acho que as religiões sempre existirão. O que é necessário é impedir que elas: a) sejam
forçadas  aos indivíduos, b) que elas adquiram poder secular e c) sejam usadas como uma forma de impôr códigos morais, mesmo aos não religiosos, ou a membros de outras religiões.

Nightstalker: realmente, o Dawkins faz generalizações grosseiras. Por outro lado, ele está certíssimo quando diz que tanto a interpretação do Quram, ou da Bíblia ou o que for do fundamentalista tem base tão sólida quanto a dos religiosos "liberais". Mais, até. Do ponto de vista da religião, são os liberais que estão errados.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!