Autor Tópico: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"  (Lida 10524 vezes)

Luz

• Visitante
Re: Richard Dawkins - "Nós precisamos seguir os judeus"
« Resposta #50 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:30:00 »
Na verdade, gosto até bastante do Dawkins como escritor, seus textos, bom humor, ironia, embora não concorde com tudo que ele diz, nem com tudo que ele acredita ou acha certo.

Eu tenho, inclusive, simpatia por sua pessoa - mas não por seu eventual extremismo, que não raro aflora, quase sempre nas entrevistas - justamente por estar sob os holofotes.

Eu não misturo as coisas e o que critico são algumas condutas não a ideologia que as motiva. O ateísmo não tem nada a ver com isso - é um problema do Dawkins, não do ateu nem do cientista.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #51 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:30:50 »
Há uma linha muito fina entre proselitismo ateísta e defesa dos direitos dos ateus. Tão fina que eu não a consigo perceber na maior parte das vezes.

De fato, eu acho muito mais eficiente fazer uma oposição crítica aos movimentos políticos religiosos sem necessariamente levantar bandeiras ateístas. Uma coisa não tem, necessariamente, a ver com outra.
Concordo. Com duas ressalvas: acho positivo que pessoas inteligentes e sérias como Dawkins, Dennett e outros "assumam" seu ateismo publicamente. Outra: o discurso religioso é por vezes tão tolo e cruel que um certo grau de indignação por parte dos infiéis é inevitável.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #52 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:35:31 »
 :? Defesa dos direitos ateus.... soa estranho isso... :umm:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Luz

• Visitante
« Resposta #53 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:36:14 »
Há uma linha muito fina entre proselitismo ateísta e defesa dos direitos dos ateus. Tão fina que eu não a consigo perceber na maior parte das vezes.

De fato, eu acho muito mais eficiente fazer uma oposição crítica aos movimentos políticos religiosos sem necessariamente levantar bandeiras ateístas. Uma coisa não tem, necessariamente, a ver com outra.
Concordo. Com duas ressalvas: acho positivo que pessoas inteligentes e sérias como Dawkins, Dennett e outros "assumam" seu ateismo publicamente. Outra: o discurso religioso é por vezes tão tolo e cruel que um certo grau de indignação por parte dos infiéis é inevitável.

Eu também acho importante que as pessoas assumam o seu ateísmo publicamente - que saiam do armário e apóio, mas não o anti-teísmo - que segue a mesma conduta do anti-ateísmo. E que afinal de contas estamos aqui diariamente criticando!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #54 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:39:09 »
Eu também acho positivo que eles possam sair do armário e não sofrerem por causa disso. O problema começa quando qualquer um começa a exigir que todos os ateus saiam do armário e/ou que levantem bandeiras pela Causa.

Se Dawkins e Dennet fazem isso eu não sei, porque li muito pouco deles, ainda. Vou ler esse God Delusion e depois decido :-)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #55 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:40:00 »
Eu também acho importante que as pessoas assumam o seu ateísmo publicamente - que saiam do armário e apóio, mas não o anti-teísmo - que segue a mesma conduta do anti-ateísmo. E que afinal de contas estamos aqui diariamente criticando!

É um pé no saco realmente, tanto um quanto o outro.  :ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:53:00 »

Concordo. Porém, o fato é que não vejo muitos anti-teístas por aí. E é bom ter em mente que não são apenas os radicais, os fundamentalistas religiosos, que são ativamente preconceituosos em relação aos ateus. Mesmo teístas mais "liberais" também demonstram preconceito [1].

[1] Recentemente, a chefe de minha noiva afirmou a ela que nosso relacionamento não ia durar, pelo fato de eu não acreditar em deus! :x
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #57 Online: 06 de Novembro de 2007, 18:02:50 »
Ele é apenas contraditoriamente prepotente e arrogante como aqueles que critica - um chato ideológico.
Os críticos dele que estão certos e são legais então?  :)

Mas ateu "bom" é ateu calado, que não critica a religião e não expressa a sua opinião. Ateu só é bom quanto não percebem que se é ateu.

Porém o anti-ateísmo não é muito diferente do que prega.  :|

Não - pelo contrário. Isso por aqui diz-se dos crentes. Que crente bom é crente calado, que não critica nem expressa opinião - quando ninguém percebe que é crente. Proselitismo é só o crente, não é?
Não, queremos dialogar com os crentes e por isso que aqui é o Clube Cético, existem os céticos teístas. O que se quer é discutir os dogmas, aquilo que é visto como sagrado e que não nos faz sentido. Para isso elegemos o ceticismo como norma, pois fica mais fácil dialogar nesses termos.

Ah! Não venha tentar distorcer o que escrevo com esses apelos emocionais, como se eu estivesse criticando o ateísmo, de Dawkins ou de qualquer um, porque as minhas palavras estão gravadas aí para quem quiser ler.
Então não tem o que distorcer. E eu também posso me enganar.

O problema é o dogmatismo idelógico que dita o que PRECISAMOS fazer e como nos comportar, a mesmíssima prepotência e arrogância que tanto se critica - mas apenas nos outros.
É só você não encarar como um dogma. Pense apenas como idéias diferentes. No caso de Dawkins, ele sempre participa de debates e discussões, mantém um fórum em seu site, já respondeu várias críticas sobre o livro. Admiro a postura dele, mas também respeito a sua repulsa em alguns pontos que considera extremado. Mas como você mesmo sempre diz, pode estar enganada e ele não ser o que você pensa.

Por mais que queira colocar palavas que não escrevi - o problema não é o ateísmo. O problema é a mesma CHATISSE que se vê e tanto se critica nos outros.
Eu não vejo nenhuma chatisse, é essa a diferença. Para mim é o contrário, acho ótimo e me alegro com as atitudes de Dawkins e outros mais. Não espero nenhuma perfeição e nem vejo seus livros como manuais de conduta.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #58 Online: 06 de Novembro de 2007, 18:08:47 »

E criticar ao criticar os movimentos religiosos também é possível cair no anti-teísmo. Para evitar falar do ateísmo é possível criticar demais as religiões e passar do limite.

Acho que tem um espaço para se falar dos ateísmo sem cometer qualquer erro que as religiões fazem com as igrejas. A própria convivência em comunidades virtuais já é uma mudança em relação a isso. Nossos "rituais" são mais democráticos, basta apenas um espaço virtual. Existem muitas comunidades que tratam do assunto na internet, no orkut mesmo são diversas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #59 Online: 06 de Novembro de 2007, 18:22:42 »
Sim, tudo está no "como" se faz, não no "que" se faz.

Luz

• Visitante
« Resposta #60 Online: 07 de Novembro de 2007, 10:48:28 »
Ele é apenas contraditoriamente prepotente e arrogante como aqueles que critica - um chato ideológico.
Os críticos dele que estão certos e são legais então?  :)

Os críticos dele, não - os críticos de sua eventual intolerância - porque Dawkins não é um extremista, só às vezes.  ::)

Mas ateu "bom" é ateu calado, que não critica a religião e não expressa a sua opinião. Ateu só é bom quanto não percebem que se é ateu.

Porém o anti-ateísmo não é muito diferente do que prega.  :|

Não - pelo contrário. Isso por aqui diz-se dos crentes. Que crente bom é crente calado, que não critica nem expressa opinião - quando ninguém percebe que é crente. Proselitismo é só o crente, não é?
Não, queremos dialogar com os crentes e por isso que aqui é o Clube Cético, existem os céticos teístas. O que se quer é discutir os dogmas, aquilo que é visto como sagrado e que não nos faz sentido. Para isso elegemos o ceticismo como norma, pois fica mais fácil dialogar nesses termos.

Durante o tempo em que participo ainda não vi uma discussão limpa - sem ofensas e espantalhos, que discutisse as idéias e não as pessoas.

Ah! Não venha tentar distorcer o que escrevo com esses apelos emocionais, como se eu estivesse criticando o ateísmo, de Dawkins ou de qualquer um, porque as minhas palavras estão gravadas aí para quem quiser ler.
Então não tem o que distorcer. E eu também posso me enganar.

Desculpe meu tom agressivo.  :vergonha: Fiquei chateada com a insinuação de que estava falando sobre o ateísmo, quando não era nada disso.

O problema é o dogmatismo idelógico que dita o que PRECISAMOS fazer e como nos comportar, a mesmíssima prepotência e arrogância que tanto se critica - mas apenas nos outros.
É só você não encarar como um dogma. Pense apenas como idéias diferentes. No caso de Dawkins, ele sempre participa de debates e discussões, mantém um fórum em seu site, já respondeu várias críticas sobre o livro. Admiro a postura dele, mas também respeito a sua repulsa em alguns pontos que considera extremado. Mas como você mesmo sempre diz, pode estar enganada e ele não ser o que você pensa.

Ás vezes, fica difícil ver de outra forma. Quando ele diz que PRECISAMOS COMBATER A RELIGIÃO, por exemplo, me lembra aqueles religiosos que QUEREM COMBATER O ATEÍSMO. Não é melhor combater apenas a intolerância, quando ela existe, de ambos os lados?

Por mais que queira colocar palavas que não escrevi - o problema não é o ateísmo. O problema é a mesma CHATISSE que se vê e tanto se critica nos outros.
Eu não vejo nenhuma chatisse, é essa a diferença. Para mim é o contrário, acho ótimo e me alegro com as atitudes de Dawkins e outros mais. Não espero nenhuma perfeição e nem vejo seus livros como manuais de conduta.

Eu avalio as idéias e atitudes por sua lógica e coerência, independente de me convir. Minha visão das coisas não dependem apenas do lado em que estou. Eu fico feliz por Dawkins declarar publicamente seu ateísmo, defender suas idéias, seus direitos, discutir com extremistas - mas não quando ele distorce as coisas para defender seu ponto de vista, como no primeiro post que citei, por exemplo.

Luz

• Visitante
« Resposta #61 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:07:16 »

Concordo. Porém, o fato é que não vejo muitos anti-teístas por aí. E é bom ter em mente que não são apenas os radicais, os fundamentalistas religiosos, que são ativamente preconceituosos em relação aos ateus. Mesmo teístas mais "liberais" também demonstram preconceito [1].

[1] Recentemente, a chefe de minha noiva afirmou a ela que nosso relacionamento não ia durar, pelo fato de eu não acreditar em deus! :x

Já passei por isso e pelo inverso também - com amigos ateus dizendo que não duraria porque ele acredita em deus.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #62 Online: 07 de Novembro de 2007, 14:58:45 »
A grande questão é sempre a da intolerância  :P

E eu juro que eu não entendo pq eu tenho que respeitar a crença de todo mundo e ser educadinha e as pessoas se acham no direito de se sentirem ofendidas ou me agredirem simplesmente pq me declaro atéia?  |(

Respeito unilateral não dá.

Nós estamos sujeitos a uma cultura judaico-cristã e temos que respeitá-la sem que ninguém nos dê o direito a não-fé  :hmph:

Não vejo pq ateu tenha sempre que estar calado e bonzinho só para agradar aos teístas...Ou o estado é laico, ou não é  :ok:

[]s

Luz

• Visitante
« Resposta #63 Online: 07 de Novembro de 2007, 15:09:46 »
A grande questão é sempre a da intolerância  :P

E eu juro que eu não entendo pq eu tenho que respeitar a crença de todo mundo e ser educadinha e as pessoas se acham no direito de se sentirem ofendidas ou me agredirem simplesmente pq me declaro atéia?  |(

Respeito unilateral não dá.

Nós estamos sujeitos a uma cultura judaico-cristã e temos que respeitá-la sem que ninguém nos dê o direito a não-fé  :hmph:

Não vejo pq ateu tenha sempre que estar calado e bonzinho só para agradar aos teístas...Ou o estado é laico, ou não é  :ok:

[]s

Mas a intolerância é a grande quastão. Um erro não justifica o outro.

O que precisa ser combatido não é a religião, mas a intolerância religiosa, para que ateus possam se expressar livremente, mas não pela intolerância recíproca.

Não é muito coerente tentar combater uma conduta, praticando-a. É preciso haver igualdade de direitos, mas também a liberdade de escolhas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #64 Online: 07 de Novembro de 2007, 15:37:34 »
E é por isso que eu não concordo com leis que bucam cercear o livre discurso, por mais ofensivo que ele possa ser aos nossos ouvidos :ok:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #65 Online: 07 de Novembro de 2007, 15:42:53 »
Luz,

É exatamente isso que eu quero dizer, não concordo com um respeito meramente unilateral  :wink:

Acho que todos devem ser livres em suas escolhas e não vejo motivos para atacar os teístas, simplesmente quero o direito de não acreditar sem sofrer constrangimentos por isso  :ok: (por que acredite, já sofri muitos... :()

[]s

Luz

• Visitante
« Resposta #66 Online: 07 de Novembro de 2007, 16:00:14 »
E é por isso que eu não concordo com leis que bucam cercear o livre discurso, por mais ofensivo que ele possa ser aos nossos ouvidos :ok:

Já eu não vejo as palavras de uma forma tão inofensiva assim. Como falei em outro tópico, sou a favor da liberdade de expressão com leis que punem os abusos. E a intolerância, na minha opinião, é um desses abusos que deve ser punido - porque palavras também geram danos, às vezes, terríveis.

Quem não tem responsabilidade, seja com seus atos ou palavras, precisa aprender a ter, nem que seja pelas consequências de sua irresponsabilidade - sendo inclusive um direito de escolha. Se as pessoas têm o direito de dizer o que bem quiserem, ainda que isso cause dano a outros, convém que tenha consciência que esses danos têm um preço, também para elas - então, decidem se vale a pena arcar com as consequências.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #67 Online: 07 de Novembro de 2007, 16:08:21 »
O ponto é que já existem leis que punem abusos. Então, para que mais? A lei não deve (ou não deveria) tratar as pessoas como incapazes.

Veja o caso do Watson, por exemplo. Cientista de credibilidade ilibada, fama, prêmios, o escambau. Soltou aquela asneira semanas atrás e hoje todo mundo lhe virou as costas.

Luz

• Visitante
« Resposta #68 Online: 07 de Novembro de 2007, 16:52:25 »
O ponto é que já existem leis que punem abusos. Então, para que mais? A lei não deve (ou não deveria) tratar as pessoas como incapazes.

Veja o caso do Watson, por exemplo. Cientista de credibilidade ilibada, fama, prêmios, o escambau. Soltou aquela asneira semanas atrás e hoje todo mundo lhe virou as costas.

Concordo! Não acho que precisamos de "mais" leis, mas defendo que onde há liberdade de expressão deve também haver leis que punam os abusos.

Quanto ao caso Watson, se a notícia foi amplamente divulgada, existe a possibilidade de que uma grande quantidade de pessoas tenha sofrido algum dano indireto, justamente por se tratar da opinião de um cientista de credibilidade ilibada, fama, prêmios, o escambau.

Não é possível que alguém como ele não compreenda a importância da posição que ocupa e a dimensão que o racismo tem no mundo.

E só pelo fato de existir a possibilidade que mencionei, sabendo se tratar de um assunto, no mínimo, delicado, uma pessoa na posição que ele ocupa, deveria ter o cuidado de pesar melhor as próprias palavras - pesando, inclusive, as consequências para ele próprio.

Exemplifica bem o que falei anteriormente: Se as pessoas têm o direito de dizer o que bem quiserem, ainda que isso cause dano a outros, convém que tenha consciência que esses danos têm um preço, também para elas - então, decidem se vale a pena arcar com as consequências.

No caso dele, no entanto, desconfio que não soube calcular bem as consequências - até porquê, não foi a primeira vez que levantou uma questão polêmica. Acho provável que tenha apostado no resultado das vezes anteriores.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #69 Online: 07 de Novembro de 2007, 17:02:25 »
Não é possível que alguém como ele não compreenda a importância da posição que ocupa e a dimensão que o racismo tem no mundo.

O meu medo é justamente ele não ter essa compreensão...

De qualquer forma, as conseqüências para ele estão sendo bem ruins, ainda que não sejam sob forma de punição judicial. Ele perdeu um monte de convites para palestras pelo que li, além de um cargo que ocupava.

Quanto à aplicação da lei, é como disse antes: se existe uma lei que pune quem vilipendia, quem ofende, quem abuso de outro, enfim, que se cumpra a lei. Não é preciso que se dê à lei um caráter adicional.

Não é uma lei específica que vai eliminar o racismo, mas o franco debate.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #70 Online: 07 de Novembro de 2007, 18:17:43 »
Já eu não vejo as palavras de uma forma tão inofensiva assim. Como falei em outro tópico, sou a favor da liberdade de expressão com leis que punem os abusos. E a intolerância, na minha opinião, é um desses abusos que deve ser punido - porque palavras também geram danos, às vezes, terríveis.

Quem não tem responsabilidade, seja com seus atos ou palavras, precisa aprender a ter, nem que seja pelas consequências de sua irresponsabilidade - sendo inclusive um direito de escolha. Se as pessoas têm o direito de dizer o que bem quiserem, ainda que isso cause dano a outros, convém que tenha consciência que esses danos têm um preço, também para elas - então, decidem se vale a pena arcar com as consequências.

Isso é seríssimo... a uns dias atrás me deparei com uma situação que até então não me incomodava e que me fez pensar e avaliar isso.
Normalmente pessoas que dizem o que quer irresponsavelmente são as primeiras a se ofenderem quando são tratadas da mesma forma.
Atropelam, mas não se sentem confortáveis quando são esmagadas da mesma forma.

:vergonha: Saí um pouco do assunto, mas é incrível como justamente hoje se falou nesse assunto aqui...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #71 Online: 25 de Novembro de 2007, 12:10:37 »
Nightstalker: realmente, o Dawkins faz generalizações grosseiras. Por outro lado, ele está certíssimo quando diz que tanto a interpretação do Quram, ou da Bíblia ou o que for do fundamentalista tem base tão sólida quanto a dos religiosos "liberais". Mais, até. Do ponto de vista da religião, são os liberais que estão errados.

Não da religião, Dr.  Dos fundamentalistas.  Apesar de toda a vontade que tem, eles definitivamente não tem autoridade para falar em nome da religião em si.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #72 Online: 25 de Novembro de 2007, 12:25:19 »
E é por isso que eu não concordo com leis que bucam cercear o livre discurso, por mais ofensivo que ele possa ser aos nossos ouvidos

Concordo com você, Dbohr.Se o inverso passasse a valer, os teístas, místicos e assemelhados poderiam ser banidos deste fórum.Muitas das palavras que eles escrevem me ofendem.Mas eu não me fico remoendo o que eles falam.Só o que me ofende são atitudes no mundo 'real'.Você se diz ateu, fudeu!!!! Desculpas, mas é a realidade.Coloquem suas peneiras, véus e tudo o mais, mas é a dura realidade.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 25 de Novembro de 2007, 13:16:08 »
Nightstalker: realmente, o Dawkins faz generalizações grosseiras. Por outro lado, ele está certíssimo quando diz que tanto a interpretação do Quram, ou da Bíblia ou o que for do fundamentalista tem base tão sólida quanto a dos religiosos "liberais". Mais, até. Do ponto de vista da religião, são os liberais que estão errados.

Não da religião, Dr.  Dos fundamentalistas.  Apesar de toda a vontade que tem, eles definitivamente não tem autoridade para falar em nome da religião em si.

Da raligião sim. Não vamos reificar algo tão abstrato quanto um conjunto de crenças: a religião só pode ser entendida como "aquilo que é praticado pelos religiosos". Da mesma forma que não faz sentido afirmar (hipoteticamente, claro :)) "Todos os congressistas são corruptos, mas o Congresso não o é", não faz sentido tentar redimir os fundamentalistas pela suposta inocência da religião. Além disso, quando os próprios livros sagrados defendem o genocídio, a guerra e a misoginia, fica difícil defender as posturas dos crentes liberais.

Entendo, porém, o seu ponto de vista. Mas saiba que ele se refere a uma espécie de "ideal platônico" de religião, não ao que se encontra no mundo real. No mundo real, monges budistas escravizavam um povo inteiro, hindús realizam ataques terroristas contra muçulmanos, e cristãos tomam parte em cruzadas. Se o mundo está melhor hoje em dia, não é por causa de uma religião ou outra, mas devido ao surgimento de uma aldeia global, que permitiu a derrubada do tribalismo, do qual as religiões são algumas da maiores expressões.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #74 Online: 25 de Novembro de 2007, 15:36:34 »

Da raligião sim. Não vamos reificar algo tão abstrato quanto um conjunto de crenças: a religião só pode ser entendida como "aquilo que é praticado pelos religiosos".

Precisamente; religião é a prática, não a crença.  E, principalmente, não é a crença dos fundamentalistas, muito menos tem nestes a expressão mais pura.

Para o bem ou para o mal, se dependesse dos fundamentalistas as religiões mais antigas teriam uns duzentos anos de idade.

Da mesma forma que não faz sentido afirmar (hipoteticamente, claro :)) "Todos os congressistas são corruptos, mas o Congresso não o é", não faz sentido tentar redimir os fundamentalistas pela suposta inocência da religião.

Não fiz isso.  Fundamentalistas são uma praga, um instrumento da decadência.  Mas são também um mal exemplo da religião, uma amostra viciada.

Estou perfeitamente ciente de que a religião não é inocente, e muitas vezes, pelo contrário, só consegue se corromper mais com a passagem do tempo. Ainda assim a sua meta é muitas vezes válida e sua capacidade de se purificar e corrigir seu rumo nem sempre falha.

Além disso, quando os próprios livros sagrados defendem o genocídio, a guerra e a misoginia, fica difícil defender as posturas dos crentes liberais.

Se você se refere a cristãos que preferem desconsiderar os absurdos da Bíblia, eu acho perfeitamente viável defender suas posturas.  No mínimo eu não os acusaria de incoerência; para mim um bom cristão, assim como um bom filho, pelo menos TENTA se livrar dos absurdos que herdou para deixar a casa na qual teve origem mais em ordem.

Entendo, porém, o seu ponto de vista. Mas saiba que ele se refere a uma espécie de "ideal platônico" de religião, não ao que se encontra no mundo real.

No mundo real Francisco de Assis e Lutero se revoltam contra absurdos do Catolicismo, Shinram Shonim contra absurdos do Budismo japonês.

No mundo real, monges budistas escravizavam um povo inteiro,

O Tibete?  Há mudanças vindo, ainda que certamente não da forma ou velocidade ideal.  Acho um tanto exagerado chamar a servidão do povo tibetano de escravidão, de qualquer forma.  A informação que tenho é naturalmente distante E suspeita, mas de qualquer forma nunca vi essa palavra ser usada para descrever tal situação antes.

hindús realizam ataques terroristas contra muçulmanos,

E santos hinduístas resolvem fazer alguma coisa a respeito.

e cristãos tomam parte em cruzadas.

E questionam depois a justiça e a sabedoria dessas aventuras.

Se o mundo está melhor hoje em dia, não é por causa de uma religião ou outra, mas devido ao surgimento de uma aldeia global, que permitiu a derrubada do tribalismo, do qual as religiões são algumas da maiores expressões.

Eu compartilho da sua simpatia pela aldeia global, bem como da desconfiança do que as religiões são na prática, mas ainda acho apressada essa declaração, principalmente porque é uma generalização um tanto exagerada.  Principalmente ao chamar TODAS as religiões de expressões do tribalismo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!