Autor Tópico: Agora e na hora da morte  (Lida 24061 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Agora e na hora da morte
« Online: 03 de Novembro de 2007, 01:21:57 »
Agora e na hora da morte

MANOEL LOBATO

Tenho receio de ficar místico na hora da morte. Conheci um médico que foi presbiteriano, filho de pastor evangélico. Ele era contista e gostava de esculhambar as religiões. Ficou canceroso. Era amigo de um frade. Eu soube que, na hora da morte, confessou-se, comungou, engoliu a hóstia consagrada. A palavra hóstia quer dizer vítima em latim, animal destinado a sacrifício. Na missa Cristo seria o imolado e ressurrecto. Em português a raiz etimológica é a mesma em hóstia, hostilidade, hóspede, hospício, hospital, hotel, inóspito e hoste tanto no sentido de exército quanto no sentido de inimigo. A frase latina "hostem áliquem iudicare" significa "declarar alguém inimigo".

Fiquei sabendo da reviravolta no psiquismo desse médico, que se dizia agnóstico, por meio de carta do irmão dele, também descrente e canceroso, mas remanescente ainda. O médico, por causa do câncer, tomava injeções de morfina, de modo que tinha delírios.

O escritor Giovanni Papini era autodidata e se tornou jornalista sem diploma. Ele nasceu e morreu em Florença, na Itália. Viveu 75 anos. Sempre leio suas crônicas, numa das quais ele narra que conheceu, e 1900, um padre alto, de aparência rústica, com 40 anos, dentro de um comboio de terceira classe em Pontassieve. O sacerdote era Salvatore Minocchi, dedicava- se a estudar a Bíblia e dirigia a "Revista de Estudos Bíblicos". Traduziu os "Salmos", do hebraico, e os "Evangelhos", do grego.

Quando chegaram à estação de Santa Maria Novella, o dom Minocchi convidou Papini para uma visita à redação da revista, na Via Ricaroli. O jornalista foi visitar o padre, que disse ao visitante que as narrativas da Bíblia Sagrada eram misturas de mito, de alegorias, de plágios e de fábulas doutrinárias. Giovanni Papini visitou inúmeras vezes o padre Salvatore Minocchi, que lhe afirmou ser acertada a crítica de reformadores alemães e holandeses. A residência de dom Minocchi ficava no fundo da Via Fra Bartolommeo, aos cuidados de bela jovem da aldeia. O padre Salvatore Minocchi publicou um livro com o título de "Casamento Místico de São Francisco com Nossa Senhora da Pobreza". O apartamento do clérigo, no entanto, exibia riqueza e mesa farta. Ele foi excomungado pelo Vaticano. O papa da época era Pio X. Em 1908, Papini estava em Milão quando recebeu carta de Minocchi em que se oferecia para fazer palestra sobre "Gêneses". O sacerdote afirmou então que a história de Adão e Eva era arranjo de lendas babilônicas.

Salvatore Minocchi, após deixar a batina, convidou Giovanni Papini para ser seu padrinho de casamento. O convite foi recusado. O ex-padre Minocchi se tornou professor de hebraico na Universidade de Pisa. Do casamento nasceu um menino que, ainda jovem, morreu na guerra na África. Papini reviu Minocchi, pouco antes da morte do exsacerdote, já reconciliado com o catolicismo. Giovanni Papini também escreveu textos irônicos sobre religiões e publicou um livro com o título de "Diabos". No fim da vida, Giovanni Papini voltou ao cristianismo. Se, na hora da morte, eu tiver tempo, vou também pedir penico e cagar na retranca.

Fonte
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Agora e na hora da morte
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2007, 03:43:38 »
Se, na hora da morte, eu tiver tempo, vou também pedir penico e cagar na retranca.
Hehehehehehehe… :D
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2007, 12:01:18 »
Pedir penico a que Deus? Há milhares de opções e o risco de se apelar ao deus errado é enorme.
Vamos que o deus verdadeiro seja ciumento...

Offline Jamelão

• Nível 03
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2007, 23:40:59 »
É óbvio que temos de nos confessar antes de morrer, para que nossos pecados sejam perdoados e possamos ir para o céu
Não seja cego
Não seja cego

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2007, 23:57:45 »
Jamelão, você já foi avisado quando se cadastrou mas vou reforçar: não aceitamos proselitismo religioso aqui. Este é um ambiente para debates, não para pregação. :)

Offline Jamelão

• Nível 03
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2007, 00:11:03 »
me desculpe

apenas estava dando minha opinião
Não seja cego
Não seja cego

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2007, 03:54:08 »
me desculpe

apenas estava dando minha opinião

E que isso não se repita...heaehaeah...:ok: Zueira. :lol:

Sobre o texto. Eu já cansei de escutar, de todos que falo, quando sou ateu, que na hora de minha morte eu vou "voltar atrás". :(

Ninguém me entende....
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2007, 04:44:33 »
É óbvio que temos de nos confessar antes de morrer, para que nossos pecados sejam perdoados e possamos ir para o céu.
Óbvio pode ser para você, que possui crença nisso.

Eu, como tento não ter crença alguma, prefiro "acreditar" na ciência. E a ciência não fala nada em vida após a morte ou que eu deva me confessar. Ela sequer menciona Deus.

Bom, você é novo aqui. Com o tempo vai entender melhor o que eu estou dizendo.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2007, 11:19:02 »
Na hora da morte, se as pessoas religiosas próximas a você souberem da sua incredulidade, com certeza vai chover padre/pastor/obreiro/coroinha/bispo/ministro/apóstolo/o-c*ralho-a-quatro em cima de você para aproveitar de sua fraqueza para impor a religião deles.

E se você ceder, alimentará o ego deles e dará mais um "bom motivo" para eles serem ainda mais arrogantes perante de outros incrédulos. :umm:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2007, 12:18:09 »
Na hora da morte, se as pessoas religiosas próximas a você souberem da sua incredulidade, com certeza vai chover padre/pastor/obreiro/coroinha/bispo/ministro/apóstolo/o-c*ralho-a-quatro em cima de você para aproveitar de sua fraqueza para impor a religião deles.

E se você ceder, alimentará o ego deles e dará mais um "bom motivo" para eles serem ainda mais arrogantes perante de outros incrédulos. :umm:

Discordo do "bom motivo". Convencer um ateu, que possivelmente já perdeu boa parte das faculdades mentais, debilitado e doente, a se "converter" na última hora me parece mais uma vitória de Pirro, por parte do pentelho religioso, que poderá ser contestada e sempre terá um monte de "mas" :

Ele se converteu e aceitou Cristo/Javé/Whatever

1) Mas ele não estava mais em posse de suas faculdades mentais;

2) Mas ele estava debilitado demais pela doença;

3) Mas é verdade que ele se converteu mesmo? Afinal padres/whatever não são exatamente conhecidos por serem honestos;

e a lista poderia continuar um pouco, acho eu. Não dou tanto valor nesse tipo de conversão de última hora e só algum padre/obreiro/whatever medíocre para ter o ego inflado por algo assim, tão sem valor.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2007, 12:28:22 »
Se você for famoso, ainda por cima vai parar naquelas listas de ateus famosos que se arrependeram no último instante de vida.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:12:01 »
Se você for famoso, ainda por cima vai parar naquelas listas de ateus famosos que se arrependeram no último instante de vida.

:lol:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:10:52 »
É óbvio que temos de nos confessar antes de morrer, para que nossos pecados sejam perdoados e possamos ir para o céu

Supondo que se queira ir para o céu....

Eu, por exemplo, não suportaria conviver durante a eternidade com aquele montão de fanáticos devotos... maior pé no saco.

Acho que no último segundo mandaria "Deus" (qualquer deles... o da ocasião) ir TNC dele, só para garantir... odiaria ter um pé no saco me aloprando o tempo inteiro.

Prefiro então ir para o inferno.... é mais legal lá, sempre inventam algo novo e diferente. Anjinho sem sexo tocando harpa é para fornicar com os culhões de qualquer ateu.  :histeria:

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:22:27 »

Supondo que se queira ir para o céu....

Eu, por exemplo, não suportaria conviver durante a eternidade com aquele montão de fanáticos devotos... maior pé no saco.

Acho que no último segundo mandaria "Deus" (qualquer deles... o da ocasião) ir TNC dele, só para garantir... odiaria ter um pé no saco me aloprando o tempo inteiro.

Prefiro então ir para o inferno.... é mais legal lá, sempre inventam algo novo e diferente. Anjinho sem sexo tocando harpa é para fornicar com os culhões de qualquer ateu.  :histeria:

Ei... cuidado com o que você dejesa... o que te faz pensar que aqueles fanáticos devotos vão para o céu?  :lol:  O seu "inferno" para ser realmente inferno, vai estar cheio deles...  :histeria:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:31:31 »
O inferno para os ateus é ir para o céu.  :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #15 Online: 05 de Novembro de 2007, 19:45:16 »
Isso me lembrou de um episódio do South Park onde o Sadam Hussein, que aprontou um monte no inferno, acaba sendo castigado e vai pro céu. Lá tava abarrotado de Mórmons.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #16 Online: 05 de Novembro de 2007, 20:10:30 »
Isso me lembrou de um episódio do South Park onde o Sadam Hussein, que aprontou um monte no inferno, acaba sendo castigado e vai pro céu. Lá tava abarrotado de Mórmons.

No filme, Satam é comido por um dos south...hahaehea..eu morri de rir.

Offline Jamelão

• Nível 03
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Novembro de 2007, 00:09:13 »
Pessoal, vocês estão brincando com uma coisa séria! Você pode ir para o inferno se pensar nisso! é melhor não brincar com isso
Não seja cego
Não seja cego

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #18 Online: 06 de Novembro de 2007, 01:00:00 »
Jamelão, não estamos brincando com nada. A maioria aqui é ateu, não acredita nisso. Portanto, nós não temos medo de ir pro inferno(ou pior, pro céu), visto que nem consideramos a possibilidade de existir tal.

Mais valeu pelo aviso. :lol:

Lembre, é contra as regras deste fórum fazer "pregação", e por mais que este não seja o seu objetivo, passa a idéia que faz. Por isso, não toque muito neste assunto por aqui, ou, se quiser tocar, abra um tópico na área específica. :ok:

E outra, qual a sua idade?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #19 Online: 06 de Novembro de 2007, 05:47:12 »
Pessoal, vocês estão brincando com uma coisa séria! Você pode ir para o inferno se pensar nisso! é melhor não brincar com isso
Coisa séria? Não diga?

Te digo que a idéia de que existe um Deus, que olha tudo o que você faz, que te ameaça de jogar em tormento eterno por coisas idiotas como simplismente não acreditar nele e que, depois de tudo isso, diz que nos ama não me parece nem um pingo séria.

Aposto minhas calças que você sequer leu a Bíblia. Se tentar lê-la do Gêneses ao Apocalipse, você vira ateu antes de chegar no Deuteronômio. Isso sim é sério.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Novembro de 2007, 10:35:00 »

[sarcasmo on]
Não vou nem dormir de noite por causa do aviso.
[sarcasmo off]

E se eu quiser ridicularizar o conceito de céu e inferno, bem como todas as religiões cristãs? O que vai acontecer? Nossa, que medinho da vingança divina.

Donald Kendall

Suyndara

• Visitante
« Resposta #21 Online: 06 de Novembro de 2007, 10:55:27 »
Já "driblei" a morte duas vezes na minha vida, e em nenhuma delas pensei em apelar pra nada  :P O máximo que pensava era em me despedir das pessoas que amava  :vergonha:

Mas vá se entender, crente tem tanto medo da morte...mesmo sabendo que ela é inevitável...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 06 de Novembro de 2007, 11:00:21 »
Um que ele morre e há uma contagem de quem entra no céu...? Também lembro desse episódio sempre que falam sobre entrar no inferno ou no céu. O engraçado é que no inferno o número era de bilhões enquanto no céu era uns trezentos....  :histeria:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 06 de Novembro de 2007, 11:02:07 »
Já "driblei" a morte duas vezes na minha vida, e em nenhuma delas pensei em apelar pra nada  :P O máximo que pensava era em me despedir das pessoas que amava  :vergonha:

Mas vá se entender, crente tem tanto medo da morte...mesmo sabendo que ela é inevitável...

Aliás não entendo esse medo da morte que muitos (todos?) os crentes tem :

eles não vão se encontrar com o amado deus deles?
não vão para o paraíso?

Por que temer tanto a morte?

Algum crente gostaria de responder?

Donald Kendall

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #24 Online: 06 de Novembro de 2007, 13:17:24 »

Que coisa, hein.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!