Autor Tópico: Notícias sobre a Petrobras  (Lida 8329 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Notícias sobre a Petrobras
« Online: 08 de Novembro de 2007, 17:23:34 »
SÃO PAULO, 8 de novembro de 2007 - A Petrobras anunciou hoje que o segundo poço no bloco BM-S-11, localizado na bacia de Santos (SP), tem um volume recuperável de óleo leve de 28º API equivalente entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural. A Petrobras é operadora da área e detém 65% de sua participação, tendo como parceiras a britânica BG (25%) e a portuguesa Petrogal - Galp Energia (10%).

Além de concluir a análise dos testes de formação do segundo poço da área denominada Tupi, a Petrobras também realizou uma avaliação regional do potencial petrolífero do pré-sal que se estende pelas bacias do Sul e Sudeste brasileiros. "Os volumes recuperáveis estimados de óleo e gás para os reservatórios do pré-sal, se confirmados, elevarão significativamente a quantidade de óleo existente em bacias brasileiras, colocando o Brasil entre os países com grandes reservas de petróleo e gás do mundo", afirmou a estatal, em nota. O Pré-sal são rochas reservatórios que se encontram abaixo de uma extensa camada de sal, que abrange o litoral do Estado do Espírito Santo até Santa Catarina.

Os poços que atingiram o pré-sal e que foram testados pela Petrobras se localizam nas bacias do Espírito Santo, de Campos e de Santos, que se estende de Cabo Frio ao alto de Florianópolis (SC). "[Os poços] mostram, até agora, alta produtividade de petróleo leve e de gás natural", completa a Petrobras. (Redação - InvestNews)

http://www.gazeta.com.br/integraNoticia.aspx?Param=36%2C0%2C+%2C1046303%2CUIOU
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: PETROBRAS: Estatal anuncia volume de até 8 bi de barris em Tupi
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2007, 18:07:30 »
Depois que eu descobri, que nesta porra de país, o máximo que uma empresa pode ser multada é de 50 milhões de reais, nada mais me assusta.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2007, 18:15:26 »
E a ministra Dilma Rousseff afirmou que a área denominada Tupi, localizada na bacia de Santos, pode modificar o perfil atual do Brasil, de país auto-suficiente em energia para um país exportador.

"Com esta descoberta, nós deixaremos de ser um país médio que estava conseguindo auto-suficiência para nos transformar em um país de proporções exportadoras, como os países árabes, a Venezuela e outros", afirmou a ministra.

Será???  :?

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2007, 18:19:25 »
É uma grande descoberta, o valor das ações da Petrobrás subiram 15% segurando a queda da Bovespa, sento que as bolsas em todo o mundo caíram.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2007, 18:47:51 »
não me importa o óleo, quero saber de lo gas, lo gas!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2007, 16:49:02 »
Gás vai demorar...

O campo de Mexilhão, em Santos, foi descoberto em 2003. O planejamento só feito em 2005.

Notícia de 2005:
http://licitacao.uol.com.br/notdescricao.asp?cod=1268

"Na reunião com a Fiesp, Dilma também informou que a Petrobras deverá focar seu objetivo na antecipação de 2009 para 2007 da produção de gás do campo de Mexilhão, na Bacia de Santos, disponibilizando 12 milhões de metros cúbicos diários do insumo; e de outros 10 milhões de metros cúbicos por dia da Bacia do Espírito Santo também em 2007, segundo informação do presidente da Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy, que participou da reunião."

E refeito em 2006:

"O planejamento anterior, feito em 2005, previa que Santos, mais especificamente o campo de Mexilhão, supriria a demanda do Sudeste, enquanto os poços do Espírito Santo teriam sua produção voltada para o Nordeste.
Mas, diante da impossibilidade de pôr em operação o campo de Mexilhão, na Bacia de Santos, antes de 2009, essa estratégia foi recentemente revista, disse ao Valor o diretor de gás da estatal, Ildo Sauer. "

Se só vai ser posto em operação em 2009, provavelmente só operará com carga total em 2011.

Imagine um campo novo de petróleo...
São bons em propaganda, mas pra trabalhar...
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2007, 20:26:05 »
Imagine um campo novo de petróleo...
São bons em propaganda, mas pra trabalhar...
Não é p/ tanto. Seis anos entre a descoberta de um campo de gás ou petróleo e o início de sua exploração até que é um tempo razoável. E isso porque petróleo e gás são recursos minerais relativamente fáceis p/ se extrair, pois, excluindo-se os dois, o tempo médio desse intervalo é de dez anos para um recurso mineral qualquer. 

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2007, 10:01:30 »
Será que não?

Olha aí:

Lucro da Petrobrás cai 21% no ano
A Petrobrás teve lucro líquido de R$ 5,528 bilhões no terceiro trimestre, resultado 22% inferior ao do mesmo período de 2006 e 27% menor que a projeção média (de R$ 7,6 bilhões) de cinco instituições financeiras que acompanham o setor - Banif, Itaú, Fator, Brascan e Corretora Ágora. Entre janeiro e setembro, os ganhos caíram 21%, para R$ 16,5 bilhões.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20071110/not_imp78548,0.php

"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2007, 10:26:03 »
Será que não?

Olha aí:

Lucro da Petrobrás cai 21% no ano
A Petrobrás teve lucro líquido de R$ 5,528 bilhões no terceiro trimestre, resultado 22% inferior ao do mesmo período de 2006 e 27% menor que a projeção média (de R$ 7,6 bilhões) de cinco instituições financeiras que acompanham o setor - Banif, Itaú, Fator, Brascan e Corretora Ágora. Entre janeiro e setembro, os ganhos caíram 21%, para R$ 16,5 bilhões.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20071110/not_imp78548,0.php

Esse resultado do lucro líquido deve ser relativizado.

Grande parte dos ativos da Petrobrás são cotados em dólar, e como todos sabem, a moeda norte-americana está a cada dia que passa, mais depreciada, e isso não é um fenômeno só aqui no Brasil.

Em contrapartida, o valor de mercado da empresa cresceu expressivos 50% nos últimos doze meses.
"Por quê?"

Chaves

Temma

• Visitante
« Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2007, 12:39:57 »
se eu vesse as mesmas pessoas apontando competência quando os lucros sobem, talvez eu fosse levar em conta as acusações de incompetência quando baixam os lucros

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2007, 12:50:55 »
se eu vesse as mesmas pessoas apontando competência quando os lucros sobem, talvez eu fosse levar em conta as acusações de incompetência quando baixam os lucros
A recíproca é verdadeira.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2007, 12:52:41 »

Lucro, tomado por si só, não é medida de ineficiência ou eficiência.  :wink:

PS:
...se eu vesse...

Não entendi. Qual é a desse verbo?  :?:
"Por quê?"

Chaves

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #12 Online: 10 de Novembro de 2007, 13:11:28 »
PS:
...se eu vesse...

Não entendi. Qual é a desse verbo?  :?:
É o verbo vessar ::)...

:histeria: não resisti
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Temma

• Visitante
« Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2007, 14:24:11 »

me referi mais a falta de imparcialidade que se nota ao avaliar a petrobrás, não que os lucros sejam uma medida infalível.

e não me corréjam senão me atrapaio   :chorao:

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2007, 15:03:20 »

me referi mais a falta de imparcialidade que se nota ao avaliar a petrobrás, não que os lucros sejam uma medida infalível.

E onde, em todo o tópico, até agora, você teria percebido algum tipo de falta de imparcialidade??? :?:

Até agora tudo que está escrito está baseado em avaliações técnicas.

:biglol:
Sério. Eu não tinha entendido mesmo não. Depois é que eu me toquei.  :hihi:
« Última modificação: 11 de Novembro de 2007, 07:32:35 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Temma

• Visitante
« Resposta #15 Online: 10 de Novembro de 2007, 15:19:31 »

E onde, em todo o tópico, até agora, você teria percebido algum tipo de imparcialidade??? :?:

Até agora tudo que está escrito está baseado em avaliações técnicas.

percebi no l. Duran, primeiro ele falou dos prazos e o Unknown respondeu que estavam adequados, ele ignorou a resposta e postou  outra informação, a dos lucros, insistindo na questão da suposta ubíqua incompetência estatal, e você o respondeu. daqui a pouco postam um vídeo de um funcionário da petrobrás dormindo no trabalho, tudo pra salvar as aparências e continuar resmungando com a petrobrás, jogando 'informações' ao vento

quer dizer, não que eu esteja defendendo que a petrobrás é mais ou menos competente que as outras do mercado, ou que ela seja perfeita, ou que ainda estatais são superiores à iniciativa privada, só acho que tentar minar o adversário (nesse caso seria a competência estatal) a qualquer custo me parece um tanto infrutífero

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #16 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:40:42 »
Primeiro, a competência não é "Estatal". A suposta competência é da Petrobrás.

Eu não ignorei a resposta do Unknow, até porque não tenho capacidade técnica para duvidar. Eu só postei na sequência uma notícia que saiu hoje e que reforçou o meu ceticismo. E em momento nenhum eu falei de incompetência estatal, você está colocando palavras na minha boca.

O que eu critico é fazer uma carnaval desses por algo que ainda precisa de tecnologia para ser explorado, como já disse a própria Petrobrás. Como foi feito em 2003 com o gás. E, ironicamente, corremos o risco de faltar gás, corremos não, já está faltando!

A outra crítica se refere ao oportunismo de divulgar informaçãoe em 2003 dizendo que estaria em operação em 2007 e só começar a fazer o planejamento em 2005. Por que o planejamento não começou em 2003?

O problema da queda do lucro líquido, bem, uma empresa precisa dar lucro...

E a divulgação da informação da queda no lucro no dia seguinte a uma alta de 15% nas ações da Petrobrás é estranha. Informações privilegiadas podem ter feito alguém ganhar muito dinheiro...

E ninguem está jogando informações ao vento, são noticias publicadas nos jornais.
Eu estou sendo crítico com relação ao que acho estranho.

Ou eu não tenho esse direito? Eu tenho que aceitar goela abaixo tudo que a Petrobras e o governo dizem ? Não posso duvidar e criticar?

Acho que a imparcial aqui é você, Temma.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:52:01 »
Sobre uma eventual falta de imparcialidade do Duran, eu não percebi nada disso.
E que houve ufanismo e oportunismo, eu acho que todo mundo sabe disso, o que é até compreensível.

E:
O problema da queda do lucro líquido, bem, uma empresa precisa dar lucro...

E a Petrobrás dá, e muito:

a Petrobras informou nesta sexta-feira (9) que fechou o terceiro trimestre deste ano com lucro líquido consolidado de R$ 5,528 bilhões. O valor é 22% menor do que ganho obtido no mesmo período do ano passado, de R$ 7,08 bilhões.

Pelo que li, o impacto da apreciação do real frente ao dólar responde por uma queda de R$ 900 milhões (no mesmo período, ou seja terceiro trimestre 2007 em relação ao mesmo período do ano anterior).

Fica ainda uma diferença negativa de R$ 600 milhões, e sobre isso eu ainda na vi nada.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 18:00:23 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:54:18 »
Citação de: HSette
Fica ainda uma diferença negativa de R$ 600 milhões, e sobre isso eu ainda na vi nada.

bolívia?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #19 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:59:44 »
E que houve ufanismo e oportunismo, eu acho que todo mundo sabe disso, o que é até compreensível.

Compreensível mas ainda assim criticável.

A Bolivia é uma boa hipótese. Até pelo problema em atender a demanda de gás.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:02:46 »
Taí. Aquela confusão com a Bolívia com certeza impactou os ativos e também os lucros da empresa.

Seria interessante que a empresa explicasse isso para a população.
"Por quê?"

Chaves

Temma

• Visitante
« Resposta #21 Online: 11 de Novembro de 2007, 02:08:24 »
L.duran,

a incoerência que eu vi foi exatamente você falar dos prazos sem saber nada a respeito. de maneira peremptória você falou que eram bons pra propaganda mas não pra trabalhar. Aí eu não vi ceticismo

quanto a você poder falar, claro que pode, isso não significa que as pessoas irão concordar com você

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 11 de Novembro de 2007, 02:26:13 »
Não vejo porque tem que colocar ESTATAL no título..... No que isso importa?Um puta golpe de sorte ter achado petróleo, como se isso significasse que empresa estatal é ótima por ser estatal......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Novembro de 2007, 07:33:59 »
Não vejo porque tem que colocar ESTATAL no título..... No que isso importa?Um puta golpe de sorte ...

Sorte?
Dá um trabalho louco para localizar essas reservas.
"Por quê?"

Chaves

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Petrobras se torna 6ª maior petroleira do mundo, diz FT
« Resposta #24 Online: 24 de Janeiro de 2008, 03:20:42 »
Petrobras se torna 6ª maior petroleira do mundo, diz FT

A Petrobras subiu de 11º para sexto lugar no ranking PFC Energy 50, das maiores empresas de petróleo do mundo, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal britânico Financial Times.

“O ranking anual PFC, que deve ser publicado nesta quarta-feira, reforça a percepção de que as companhias internacionais de petróleo estão perdendo acesso aos recursos globais e seus futuros não são tão definidos como o das concorrentes estatais”, afirma o FT.

A empresa com melhores resultados no ano passado foi a Petro-China, cujo valor aumentou em 181%, ultrapassando a ExxonMobil e se tornando a maior empresa de energia segundo os mercados.

“A capitalização da Petro-China no mercado, com base nas ações da Bolsa de Xangai, foi de US$ 723,2 bilhões contra US$ 511 bi da Exxon, cujo preço das ações subiu 22% no ano passado.”

O jornal afirma, no entanto, que se for levado em conta o valor das ações da Petro-China no mercado global, a Exxon permanece em primeiro lugar do ranking.

“A Petrobras, a empresa brasileira com duas grandes descobertas em seu nome nos últimos meses, subiu de 11ª para sexta, com alta de 93% no preço de suas ações, substituindo a Total, que caiu para o oitavo lugar, com apenas 4% de aumento no preço de suas ações.”

A Chevron caiu de sétimo para décimo lugar, com alta de 27% no preço de suas ações. A ConocoPhillips não figura mais entre as dez primeiras, tendo caído do nono lugar, no último ranking, para 12º. A ENI caiu de oitavo para 11º.

Segundo a reportagem do FT, Robin West - o presidente da PFC Energy, a consultoria que publica o ranking – disse que “apesar de seus enormes lucros, os mercados de capitais estão dizendo que as companhias internacionais de petróleo têm que oferecer uma nova visão de crescimento”.

“As perspectivas para as companhias internacionais de petróleo caíram desde os anos 70, quando elas controlavam 85% das reservas mundiais. Hoje, as companhias nacionais controlam 80% dessas reservas”, afirma o jornal.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/01/080123_pressftpetrobras_ba.shtml

http://www.pfcenergy.com/pfc50/index.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!