Autor Tópico: Notícias sobre a Petrobras  (Lida 8330 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: PETROBRAS: Estatal anuncia volume de até 8 bi de barris em Tupi
« Resposta #25 Online: 20 de Março de 2010, 19:41:59 »
Produção de óleo em Tupi já soma 4 milhões de barris

A produção no campo de Tupi, na área do pré-sal da Bacia de Santos, somou 4,088 milhões de barris de petróleo desde que entrou em fase de testes, em junho do ano passado. Citando a Petrobras, a Agência Brasil informou que o óleo extraído na região vem sendo enviado para o Terminal de São Sebastião e para a Refinaria de Capuava, ambos no Estado de São Paulo, para refino de derivados - principalmente gasolina, óleo diesel, querosene de aviação e Nafta.

A expectativa da Petrobras é de que ainda neste ano seja ativado o Sistema Piloto de Tupi, elevando a produção para cerca de 100 mil barris por dia, de acordo com a Agência Brasil. O cronograma da Petrobras para a área do pré-sal prevê que, ainda em 2012, entrará em operação o segundo projeto piloto de produção no pré-sal da Bacia de Santos, na área de Guará. Essa unidade terá capacidade para produzir 120 mil barris de petróleo e 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Pelos números divulgados pela Petrobras, a produção do pré-sal atingirá os 210 mil barris/dia em 2013, 582 mil barris/dia em 2015, 1.336.000 barris/dia em 2017 e 1.815.000 barris/dia em 2020. Para desenvolver os campos da região, serão investidos somente no pré-sal US$ 28,9 bilhões de 2009 a 2013. Até 2020, a cifra será elevada para US$ 111,4 bilhões.

Reservas

De acordo com a Petrobras, as reservas atuais no Brasil são de 14,865 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás). O volume recuperável do pré-sal, até o momento, considera a estimava de 5 bilhões a 8 bilhões de barris equivalentes recuperáveis em Tupi (Bacia de Santos); de 3 bilhões a 4 bilhões de barris em Iara (Bacia de Santos); de 1,1 bilhão a 2 bilhões de barris de óleo recuperável em Guará (Bacia de Santos); e de 1,5 bilhão a 2,5 bilhões no Parque das Baleias (Bacia de Campos). Para esse volume de óleo recuperável se transformar em reservas, no entanto, será necessário terminar o processo de avaliação das descobertas e aprovar, na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o plano de desenvolvimento da produção.

Na sexta-feira, a Petrobras informou que a produção diária total de óleo e gás da companhia no Brasil atingiu 2,313 milhões de barris no quarto trimestre, o que representa um aumento de 5,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação ao terceiro trimestre, a produção cresceu 1%.

A produção internacional de óleo e gás totalizou 248 mil barris diários no quarto trimestre, expansão de 6,4% ante o mesmo intervalo do ano anterior. Na comparação com o terceiro trimestre, o indicador apresentou alta de 3%.

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2010/03/20/producao+de+oleo+em+tupi+ja+soma+4+milhoes+de+barris+9434431.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: PETROBRAS: Estatal anuncia volume de até 8 bi de barris em Tupi
« Resposta #26 Online: 20 de Março de 2010, 21:00:22 »
Por quê toda vez que estoura um escândalo o atual governo "descobre" um novo porrilhão de barris no pré-sal?

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: PETROBRAS: Estatal anuncia volume de até 8 bi de barris em Tupi
« Resposta #27 Online: 20 de Março de 2010, 23:05:12 »
"Olha o avião!!!"...

É parecido com aquela propaganda do novo Fox... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: PETROBRAS: Estatal anuncia volume de até 8 bi de barris em Tupi
« Resposta #28 Online: 27 de Março de 2010, 13:05:12 »
Tupi já produziu 4 milhões de barris de petróleo

Extração equivale a dois dias da produção brasileira, mas óleo já foi usado na produção de gasolina, diesel, querosene e nafta

Talvez o consumidor paulista não saiba, mas já pode ter abastecido o carro com gasolina oriunda do petróleo extraído da camada do pré-sal. Em dez meses de operação, a Petrobras extraiu 4 milhões de barris de petróleo de Tupi, primeiro campo a produzir no pré-sal da bacia de Santos.

O volume equivale a dois dias de toda a produção brasileira de óleo. Extraído das águas profundas, o petróleo do pré-sal é levado ao terminal marítima da estatal em São Sebastião (SP). Dali, segue à refinaria de Capuava (SP) para ser transformado em gasolina, diesel, querosene de aviação e nafta, matéria-prima para petroquímica.

Antes da etapa comercial começar para valer, no entanto, a Petrobras corre para concluir a avaliação técnica do campo de Tupi. Com capacidade de processamento diário de 30 mil barris de óleo, a plataforma Cidade de São Vicente começou os testes em maio de 2009.


Queima de gás na plataforma da Petrobras

A Petrobras procura obter informações valiosas sobre as condições de temperatura, pressão, fluxo de óleo, acidez, entre outros fatores, para definir o projeto de exploração e produção do pré-sal. O poço produtor está ligado à plataforma por meio de tubos que acompanham a profundidade de 5,3 mil metros da superfície.

No começo dos testes, a produção da plataforma foi interrompida porque os materiais não suportaram as condições do reservatório de petróleo. A camada de sal de dois mil metros de espessura, exposta a elevada temperatura e pressão, pode passar do estado sólido para uma consistência pastosa, dificultando a conexão dos poços à plataforma.

Alguns sais da camada exploratória também são solúveis. “Nestas condições, a principal questão é garantir a estabilidade das rochas da espessa camada de sal, que tem até 2 mil metros em algumas regiões, as quais podem fluir e não permitir a continuidade da perfuração dos poços”, relata a Petrobras, em nota.


Cabos da plataforma de Tupi

Há ainda relatos, não confirmados pela Petrobras, de que o petróleo do pré-sal, mais ácido, obrigou o desenvolvimento de materiais mais resistentes. Os engenheiros de poço precisam definir o revestimento, a geometria específica do poço e a melhor broca de perfuração.

Queima de gás limita produção

A produção de Tupi foi retomada com a extração de 15 mil barris por dia, subindo para 20 mil de barris nas últimas semanas _limite imposto pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O gerente dos testes, Paulo Buschinelli, explica que o órgão regulador não permite produção maior por causa da emissão de gás carbônico.

Como a produção está em fase de teste, o campo não possui gasoduto ou nenhum outro mecanismo de escoamento de gás natural, extraído com o petróleo. Sem opção, o gás é queimado na torre da plataforma, formando uma gigantesca labareda de fogo.

Novo projeto

Quando o teste de longa duração de Tupi acabar em agosto, a Petrobras começa a fase do projeto piloto. A ideia é produzir 100 barris a partir de dezembro.

Uma nova plataforma substituirá a atual escoando o gás natural de Tupi por um gasoduto de 250 quilômetros de extensão que alcançará a plataforma do campo de Mexilhão, também na bacia de Santos.

Tupi é um dos campos descobertos no bloco BM-S-11. Para explorá-lo, a Petrobras, que é dona de 65% do bloco, se associou à inglesa British Gas (BG) e à portuguesa Galp, que detêm respectivamente 25% e 10% de participação nos campos.

Para o projeto piloto, a Petrobras vai contratar outro navio flutuante, operado pela empresa Modec. O navio, em obras na China, levará o nome de Cidade de Angra dos Reis.

Em 2012, deverá entrar em operação o segundo projeto piloto de produção no pré-sal da Bacia de Santos. Será instalado na área de Guará, no bloco BMS- 9 (vizinho à área originária de Tupi) e terá capacidade para produzir 120 mil barris de petróleo e 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Reservas da Petrobras

A Petrobras estima que os campos do pré-sal de Santos vão produzir 1,8 milhão de barris em 2020.

Além do piloto de Tupi, a estatal aguarda duas plataformas para Guará e outro poço ao norte de Tupi. Até o fim da década, dez plataformas devem produzir na nova província de Santos.

As reservas estimadas na região variam de 9 bilhões a 16 bilhões de barris de petróleo, sendo Tupi o maior campo, com jazidas que podem conter de 5 bilhões a 8 bilhões de barris.

A Petrobras já informou estimativas também de Guará (1,1 bilhão a 2 bilhões de barris) e Iara (3 bilhões a 4 bilhões de barris).

http://economia.ig.com.br/empresas/industria/tupi+ja+produziu+4+milhoes+de+barris+de+petroleo/n1237557085075.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: PETROBRAS: Estatal anuncia volume de até 8 bi de barris em Tupi
« Resposta #29 Online: 28 de Março de 2010, 22:35:22 »
Em alto-mar, Tupi é o foco da Petrobras

Estatal realiza o máximo atividades de busca de óleo para não perder direito sobre parcela do bloco de exploração

Quando o helicóptero a caminho de Tupi se aproxima do destino, a paisagem muda. Sondas de perfuração, não vistas antes no percurso de quase 300 quilômetros, começam a surgir em meio ao legítimo azul marinho do oceano.

Quatro das cinco plataformas que perfuram hoje o pré-sal da Bacia de Santos estão no bloco BM-S-11, área que originou os campos de Tupi e Iara. Até outubro, outras cinco a dez sondas vão ser deslocadas ao bloco até outubro.

A estatal está perfurando nas regiões Nordeste e Oeste de Tupi. Também há poços sendo abertos no local escolhido para sediar o projeto piloto de produção da área, a poucos quilômetros da plataforma Cidade de São Vicente, responsável pelos testes de longa duração (TLD), em Tupi.

Tamanho esforço exploratório da Petrobras permitirá que a produção do campo de Tupi alcance a meta mais rapidamente. Em vez de estacionar por meses numa extração de 20 mil barris diários de petróleo como tradicionalmente ocorre, Tupi poderá alcançar em pouco tempo a marca de 100 mil barris diários.

Para produzir o volume desejado, a Petrobras tem de perfurar o maior número possível de poços no campo, disse ao iG o diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella. Se tudo der certo, Tupi produzirá o volume estimado no mesmo mês em que iniciar a produção, em outubro. Para manter a concessão, as empresas petrolíferas têm de provar a existência de óleo no local e cumprir os planos de exploração firmados com a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Além de maximizar a produção, a concentração de sondas em Tupi dá segurança à Petrobras para ficar com toda a área escolhida no plano de avaliação entregue à ANP. Para produzir, a estatal terá antes de fazer a declaração de comercialidade do campo. E, para isso, a empresa deve mostrar à reguladora que cumpriu o cronograma exploratório acertado, com a perfuração de poços e estudos de sísmica, entre outras atividades obrigatórias.

O prazo da Petrobras para encerrar as atividades exploratórias no bloco de Tupi vence em dezembro. Quanto mais poços e descobertas a estatal realizar, maior será a chance de ficar com a área toda, sem precisar devolver partes à União.

Apesar da grande movimentação no bloco de Tupi, o gerente-executivo de exploração da Petrobras, Mário Carminatti, afirma que a estatal não precisa correr para cumprir o prazo da agência reguladora. Segundo Carminatti, a Petrobras está trabalhando para ficar com o máximo que puder da concessão, na estratégia definida pela companhia.

Estrella, por sua vez, afirmou que aumentar a produção de Tupi é a principal razão para o envio de tantas sondas para um só bloco. O campo possui de 5 bilhões a 8 bilhões de barris, conforme estimativas da companhia.

Outra sonda está localizada ao norte de Guará, campo do pré-sal oriundo do bloco BM-S-9. Para este bloco, que também originou o campo de Carioca, o prazo para concluir perfurações começa em 2011 e termina em 2012, dependendo do campo. Para perfurar novos poços em Júpiter, no BM-S-24, a Petrobras tem até 2015. Diante deste cronograma, a empresa tende a priorizar áreas com prazos mais curtos na hora de escolher o destino das sondas.

O diretor da ANP Nelson Narciso explica que, antes de apresentar a declaração de comercialidade dos campos de petróleo, as empresas devem mostrar que cumpriram os planos de avaliação, que são os compromissos firmados junto à agência. Depois de informar a quantidade de petróleo recuperável da área, a concessionária passa da fase exploratória para a etapa de desenvolvimento e produção do campo. O estabelecimento de prazos é praxe na indústria mundial de petróleo e protege a União de conceder áreas sem o devido retorno dos investidores.
 
De Tupi para Lula?


Paulo Buschinelli, gerente da Petrobras: óleo do pré-sal

É neste momento de transição da fase exploratória para o desenvolvimento da produção que o nome do bloco pode mudar. Nos bastidores da estatal, comenta-se que Tupi poderá ser renomeado de Lula, em alusão não só ao presidente da República como também ao molusco.

“A Petrobras costuma dar nome de seres do mar aos campos”, afirma o gerente do TLD de Tupi, Paulo Buschinelli. O executivo, entretanto, afirma que não sabe qual será o nome escolhido. “Não sou eu quem decide.”

De volta à União

A Petrobras já devolveu à União 50% dos blocos que originaram os campos de Tupi, Iara, Guará, Carioca, Iguassu, Bem-te-vi e Parati. A estatal escolheu e ficou com a metade mais importante de cada um dos blocos BM-S-8, BM-S-9, BM-S-10 e BM-S-11, quando entregou os planos de avaliação à reguladora, nos últimos anos.

 Os blocos do pré-sal leiloados foram os maiores já concedidos à iniciativa privada e à Petrobras, com mais de cinco mil quilômetros quadrados. Na visão de especialistas, seria praticamente impossível explorar as áreas na íntegra por falta de tempo hábil mesmo que a legislação permitisse.

Veja slideshow: http://economia.ig.com.br/empresas/industria/em+altomar+tupi+e+o+foco+da+petrobras/n1237557083169.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: PETROBRAS: Estatal anuncia volume de até 8 bi de barris em Tupi
« Resposta #30 Online: 29 de Março de 2010, 02:01:15 »
O que o governo não conta é que a exploração do pré-sal é extremamente, e quando digo isso, quero dizer difícil para caray e caro pra K7!!!!
O petrodólar tem que estar nas alturas para sequer arriscar tirar petróleo a mais de 200°C numa pressão absurda, após uma camada de sal altamente corrosivo. Abaixo de 3.000 metros já é um feito de engenharia, imagina na profundidade que estão planejando.

Enfim, ter uma reserva enorme de petróleo é bom, mas de nada serve se ninguém conseguir tirar ele de lá.

Agora, mudar o nome de Tupi pra Lula é brincadeira de mal gosto. E se tiverem de mudar de Lula pra Mico?

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: PETROBRAS: Estatal anuncia volume de até 8 bi de barris em Tupi
« Resposta #31 Online: 30 de Março de 2010, 01:24:14 »
O que o governo não conta é que a exploração do pré-sal é extremamente, e quando digo isso, quero dizer difícil para caray e caro pra K7!!!!
O petrodólar tem que estar nas alturas para sequer arriscar tirar petróleo a mais de 200°C numa pressão absurda, após uma camada de sal altamente corrosivo. Abaixo de 3.000 metros já é um feito de engenharia, imagina na profundidade que estão planejando.

Enfim, ter uma reserva enorme de petróleo é bom, mas de nada serve se ninguém conseguir tirar ele de lá.
Que eu me lembre não é tão alto assim. Acho que a partir dos US$70 o barril já compensa, mas posso estar enganado. E a partir do momento em que acredita que o preço irá passar desse patamar daqui em cinco anos, já é bom ir iniciando os trabalhos de exploração. Esperar os cinco anos passarem para finalmente começar a exploração também implica em perdas.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Com dívida de R$ 100 bi, Petrobras precisa se capitalizar
« Resposta #32 Online: 12 de Maio de 2010, 02:07:02 »

Citar
Os esforços do governo para destravar o processo de capitalização da Petrobras indicam a difícil equação com a qual a empresa terá que lidar nos próximos anos. Com uma dívida na casa dos 100 bilhões de reais, a estatal está prestes a atingir seu limite de endividamento. Sem a capitalização, dizem analistas, a empresa não terá condições de arcar com todos os investimentos anunciados, como o desenvolvimento do pré-sal e as novas refinarias.

A capitalização da Petrobras esteve em pauta nos últimos dias, diante de medidas aprovadas pelo governo para agilizar o processo e de algumas reações negativas, que culminaram com o rebaixamento das ações da empresa pelos bancos JP Morgan e UBS. Nos dois primeiros dias da semana, quando os rebaixamentos foram anunciados, as ações da companhia caíram quase 7,5%. Os papéis continuaram em queda, mas com forte influência da crise financeira global.

Mesmo com todas as dúvidas sobre o processo, é consenso no mercado que a Petrobras conseguirá fazer algum tipo de capitalização, mesmo que os prazos políticos não permitam a aprovação do projeto de lei que prevê a venda de reservas do governo para a estatal, processo chamado de cessão onerosa. Há expectativa sobre um plano B, que seria a colocação de ações no mercado sem a cessão, em uma capitalização de menor porte.

O adiamento de alguns projetos não parece ser levado em conta pela companhia, que já anunciou investimentos entre 200 bilhões de dólares e 220 bilhões de dólares para os próximos cinco anos. Tal orçamento é justamente a razão pela qual o governo pressiona pela capitalização. A Petrobras fechou o ano de 2009 com uma dívida de 100,329 bilhões de reais, a maior de sua história, 55% superior ao registrado no fim de 2008.


Fonte: http://migre.me/E2Yr
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re: Com dívida de R$ 100 bi, Petrobras precisa se capitalizar
« Resposta #33 Online: 12 de Maio de 2010, 07:32:13 »
Peraí...a Petrocumpanherus não vive arrotando "lucros recordes" com o preço da gasolina lá na PQP? E agora tem uma dívida que bate os 100 bilhões de reais?

Deve ser por causa de coisas como aquele desvio de quase 1,4 bilhão que encontraram.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re: Com dívida de R$ 100 bi, Petrobras precisa se capitalizar
« Resposta #34 Online: 12 de Maio de 2010, 07:36:34 »
http://www.vooz.com.br/noticias/rombo-de-r-14-bilhao-por-fraude-na-petrobras-diz-pf-35724.html


"O superfaturamento de pelo menos cinco obras da Petrobras geraram um custo adicional de R$ 1,4 bilhão, apontam investigações da Polícia Federal. A informação consta de reportagem de Leonardo Souza e Renata Lo Prete, publicada na edição deste domingo da Folha."


Lembram quem eram os "cumpanherus" que fizeram até protesto para impedir uma CPI nas contas da empresa?

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Com dívida de R$ 100 bi, Petrobras precisa se capitalizar
« Resposta #35 Online: 12 de Maio de 2010, 12:18:11 »
Isso que eu não entendo também.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Com dívida de R$ 100 bi, Petrobras precisa se capitalizar
« Resposta #36 Online: 12 de Maio de 2010, 17:45:14 »
Por isso que eu privatizava a petrobrás. :hmph:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: Com dívida de R$ 100 bi, Petrobras precisa se capitalizar
« Resposta #37 Online: 12 de Maio de 2010, 17:52:13 »
Interessante como a Petrobrás começa a ter problemas de capitalização justamente no término do mandato de Lula...


Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: PETROBRAS: Estatal anuncia volume de até 8 bi de barris em Tupi
« Resposta #38 Online: 12 de Maio de 2010, 19:16:03 »
ANP: poço da cessão onerosa tem 4,5 bilhões de barris

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou hoje que o poço Franco, perfurado em busca das reservas para a cessão onerosa à Petrobras, tem reservas recuperáveis de petróleo de 4,5 bilhões de barris. A conta foi feita utilizando padrões de cálculo semelhantes aos usados pela Petrobras em Tupi, o que ampliou o volume de reservas com relação a projeções internas anteriores, que ficavam na casa dos 2 bilhões de barris por dia.

Em comunicados recentes, a ANP citou um fator de recuperação de cerca de 10% de todo o petróleo constante no reservatório, enquanto a Petrobras frisava que poderia extrair mais. O poço foi perfurado num prospecto de 400 quilômetros quadrados a nordeste de Iara, descoberta da Petrobras na Bacia de Santos. Segundo a ANP, foi encontrada uma coluna de óleo de 272 metros de espessura.

Em nota oficial, o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, afirmou que "parece se tratar de um dos poços de maior potencial já perfurado no País". A ANP informou ainda que está estudando a possibilidade de iniciar imediatamente um teste de formação no poço, com o objetivo de verificar sua produtividade.

O segundo poço da ANP, batizado de Libra, já começou a ser perfurado, a 32 quilômetros a nordeste de Franco, com a plataforma Ocean Clipper, hoje sob contrato com a Petrobras. As reservas descobertas nos dois poços serão negociadas com a Petrobras dentro do processo de cessão onerosa, que faz parte da capitalização da companhia.

http://economia.ig.com.br/anp+poco+da+cessao+onerosa+tem+45+bilhoes+de+barris/n1237617789852.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: PETROBRAS: Estatal anuncia volume de até 8 bi de barris em Tupi
« Resposta #39 Online: 12 de Maio de 2010, 20:44:22 »
O que o governo não conta é que a exploração do pré-sal é extremamente, e quando digo isso, quero dizer difícil para caray e caro pra K7!!!!
O petrodólar tem que estar nas alturas para sequer arriscar tirar petróleo a mais de 200°C numa pressão absurda, após uma camada de sal altamente corrosivo. Abaixo de 3.000 metros já é um feito de engenharia, imagina na profundidade que estão planejando.

Enfim, ter uma reserva enorme de petróleo é bom, mas de nada serve se ninguém conseguir tirar ele de lá.
Que eu me lembre não é tão alto assim. Acho que a partir dos US$70 o barril já compensa, mas posso estar enganado. E a partir do momento em que acredita que o preço irá passar desse patamar daqui em cinco anos, já é bom ir iniciando os trabalhos de exploração. Esperar os cinco anos passarem para finalmente começar a exploração também implica em perdas.

Já li que a partir de 35 doletas, já dá retorno, que era o que a Petrobrás trabalhava a uns anos atrás para esses poços.

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: Com dívida de R$ 100 bi, Petrobras precisa se capitalizar
« Resposta #40 Online: 12 de Maio de 2010, 22:34:37 »
Interessante como a Petrobrás começa a ter problemas de capitalização justamente no término do mandato de Lula...

O cara é um gênio do marketing, isso ninguém pode negar.

PTistas, apareçam e expliquem!
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Com dívida de R$ 100 bi, Petrobras precisa se capitalizar
« Resposta #41 Online: 12 de Maio de 2010, 22:46:02 »
Isto sem falar de algumas associações de funcionários da estatal, que são uma infâmia.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re: Com dívida de R$ 100 bi, Petrobras precisa se capitalizar
« Resposta #42 Online: 12 de Maio de 2010, 22:54:20 »
É o que tenho falado aqui no CC há muito tempo...

O PT é o único partido que consegue mostrar "lucros recordes" e dívidas ao mesmo tempo, na mesma empresa, no mesmo período e tem gente que ainda acha que está tudo certo.

Querem apostar que vai aparecer petista com mais alguma desculpa esfarrapada?

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: PETROBRAS: Estatal anuncia volume de até 8 bi de barris em Tupi
« Resposta #43 Online: 13 de Maio de 2010, 01:08:20 »
O que o governo não conta é que a exploração do pré-sal é extremamente, e quando digo isso, quero dizer difícil para caray e caro pra K7!!!!
O petrodólar tem que estar nas alturas para sequer arriscar tirar petróleo a mais de 200°C numa pressão absurda, após uma camada de sal altamente corrosivo. Abaixo de 3.000 metros já é um feito de engenharia, imagina na profundidade que estão planejando.

Enfim, ter uma reserva enorme de petróleo é bom, mas de nada serve se ninguém conseguir tirar ele de lá.
Que eu me lembre não é tão alto assim. Acho que a partir dos US$70 o barril já compensa, mas posso estar enganado. E a partir do momento em que acredita que o preço irá passar desse patamar daqui em cinco anos, já é bom ir iniciando os trabalhos de exploração. Esperar os cinco anos passarem para finalmente começar a exploração também implica em perdas.

O que o governo não conta é que a exploração do pré-sal é extremamente, e quando digo isso, quero dizer difícil para caray e caro pra K7!!!!
O petrodólar tem que estar nas alturas para sequer arriscar tirar petróleo a mais de 200°C numa pressão absurda, após uma camada de sal altamente corrosivo. Abaixo de 3.000 metros já é um feito de engenharia, imagina na profundidade que estão planejando.

Enfim, ter uma reserva enorme de petróleo é bom, mas de nada serve se ninguém conseguir tirar ele de lá.
Que eu me lembre não é tão alto assim. Acho que a partir dos US$70 o barril já compensa, mas posso estar enganado. E a partir do momento em que acredita que o preço irá passar desse patamar daqui em cinco anos, já é bom ir iniciando os trabalhos de exploração. Esperar os cinco anos passarem para finalmente começar a exploração também implica em perdas.

Já li que a partir de 35 doletas, já dá retorno, que era o que a Petrobrás trabalhava a uns anos atrás para esses poços.

Para responder isto, sem margem de dúvida, seria necessário o acesso às planilhas de custo da Petrobrás.

E sabe quando ela irá fornece-las?

Nunca!
Foto USGS

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Com dívida de R$ 100 bi, Petrobras precisa se capitalizar
« Resposta #44 Online: 13 de Maio de 2010, 01:16:58 »
Peraí...a Petrocumpanherus não vive arrotando "lucros recordes" com o preço da gasolina lá na PQP? E agora tem uma dívida que bate os 100 bilhões de reais?

Boa pergunta.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Com dívida de R$ 100 bi, Petrobras precisa se capitalizar
« Resposta #45 Online: 13 de Maio de 2010, 01:23:03 »
Peraí...a Petrocumpanherus não vive arrotando "lucros recordes" com o preço da gasolina lá na PQP? E agora tem uma dívida que bate os 100 bilhões de reais?

Deve ser por causa de coisas como aquele desvio de quase 1,4 bilhão que encontraram.

Em termos contábeis e econômicos, não são conceitos necessariamente relacionados.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.731
  • Sexo: Masculino
Re: Com dívida de R$ 100 bi, Petrobras precisa se capitalizar
« Resposta #46 Online: 13 de Maio de 2010, 05:34:34 »
Peraí...a Petrocumpanherus não vive arrotando "lucros recordes" com o preço da gasolina lá na PQP? E agora tem uma dívida que bate os 100 bilhões de reais?

Deve ser por causa de coisas como aquele desvio de quase 1,4 bilhão que encontraram.

Em termos contábeis e econômicos, não são conceitos necessariamente relacionados.

Citar
Com uma dívida na casa dos 100 bilhões de reais, a estatal está prestes a atingir seu limite de endividamento. Sem a capitalização, dizem analistas, a empresa não terá condições de arcar com todos os investimentos anunciados

O cofre é o mesmo.

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: PETROBRAS: Estatal anuncia volume de até 8 bi de barris em Tupi
« Resposta #48 Online: 13 de Maio de 2010, 10:34:08 »
Aqui diz US$45

http://www.rrc-robotica.com.br/site/option=com_content&view=article&id=26:tecnologia-corre-para-reduzir-custo-de-produzir-no-pre-sal-&catid=2:novasemdestaque&Itemid=17&lang=pt

OK! Mas considere que:

a) Não é um valor oficial da Petrobrás.

b) Não foram disponibilizadas as planilhas de custo que levaram a este valor.

c) Para uma avaliação adequada dos custos da Petrobrás precisaria que esta liberasse as suas planilhas.

E sabe quando...
« Última modificação: 13 de Maio de 2010, 10:37:21 por Geotecton »
Foto USGS

Offline calvino

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.387
  • Sexo: Masculino
Re: PETROBRAS: Estatal anuncia volume de até 8 bi de barris em Tupi
« Resposta #49 Online: 13 de Maio de 2010, 12:41:02 »
Para responder isto, sem margem de dúvida, seria necessário o acesso às planilhas de custo da Petrobrás.

E sabe quando ela irá fornece-las?

Nunca!


Outra coisa que me causa muita curiosidade é a gasolina ser um absurdo em um país com tanto petróleo.
Pelo menos é o que o governo arrota aos 4 ventos.

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!