Autor Tópico: Ser um ateu ou agnostico em meio a teistas  (Lida 11141 vezes)

Offline AlexCD

• Nível 04
  • *
Ser um ateu ou agnostico em meio a teistas
« Online: 09 de Novembro de 2007, 02:29:49 »
Gostaria de saber como os colegas ateus e agnosticos se comportam diante de situações como a que eu vivi recentemente.

No fim de uma reunião de trabalho meus colegas resolveram fazer uma corrente de oração usando a "ecumencia" oração do Pai Nosso, todos se deram a mão, formaram um circulo e oraram, não me recusei a participar, apesar de não orar lá estava eu participando do circulo.

Figuei pensando que seria visto como um et se não me negasse a participar e nessas horas racionalizo que como não dou importãncia para religião aquele momento significava no máximo uma confraternização com os colegas.

E voces como encaram esses momentos ?  Como se comportariam ?

Outra situação é ser chamado para ser padrinho de batismo dos meus sobrinhos, aviso para meus irmãos que não frequento a igreja catolica, que não acredito em seus dogmas e nem fiz primeira comunhão, mas eles encistem e ignoram meus argumentos e lá vou eu meio forçado, mas encarando tudo mais como um evento social e de demostração de amor fraternal.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: Ser um ateu ou agnostico em meio a teistas
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2007, 03:08:06 »
Não vejo nada de errado, mesmo por ser ateu, participar de um círculo de orações. É o mesmo caso em que pessoas dizem "vaí com Deus" ou então, "fica com Deus", o que eu devo responder? Não acredito em Deus, refaça sua afirmação?..não acho que seria uma boa idéia.

Me sinto bem por não acreditar em nenhuma divindade, e isso já é o suficiente para que eu tenha a minha "verdade". Não me sinto ofendido, portanto, em participar de círculos de oração. Não lembro nem como se reza. :lol:

Sobre o batismo, creio que você será padrinho de consagração, assim como eu já fui. Pois, para ser padrinho mesmo, você tem que ser crismado. A não ser que a igreja católica tenha mudado as regras.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2007, 08:09:00 »
Outra situação é ser chamado para ser padrinho de batismo dos meus sobrinhos, aviso para meus irmãos que não frequento a igreja catolica, que não acredito em seus dogmas e nem fiz primeira comunhão, mas eles encistem e ignoram meus argumentos e lá vou eu meio forçado, mas encarando tudo mais como um evento social e de demostração de amor fraternal.

Eles insistem e ignoram seus argumentos simplesmente porque não esquentam com sua descrença. Minhas irmãs também são assim. Até meu irmão, que é crentão age assim. E quando meus avós eram vivos, tomava a benção deles quando os visitava da mesma forma, nunca tive problemas com eles, nem com meus irmãos, nem com meus amigos por causa disso  :ok:
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2007, 09:33:37 »
Eu não vejo o menor problema. Aliás, você poderia até comentar depois que é um ateu (ou agnóstico) e que não se incomoda de participar de círculos assim. Claro, estou assumindo que seja uma coisa de ocasião. Se insistirem num, digamos, grupo de estudos e oração, não tem porque você ser obrigado a participar.

O caso do batismo é mais espinhoso. Tradicionalmente, ser padrinho de alguém é ser responsável por guiar aquela pessoa para o catolicismo, em caso de falta dos pais. É um compromisso que se assumia perante a sociedade.

Agora, se nem os pais da criança parecem se importar com isso, se enxergam tudo como apenas um evento social, então também não vejo problema - desde que você deixe bem claro que não é religioso. Mas quem sabe, se insistirem mesmo assim, você pode ser o padrinho que encaminhará a criança para o ceticismo no futuro :-P

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2007, 10:19:18 »

Não vejo problema em participar, até gosto - lembro da minha mãe, na infância, rezando comigo antes de dormir. Eu me sentia tão segura. Chego a relembrar a sensação, quando participo desses eventos.

Aliás, faço o mesmo com a minha filha - temos uma oração "nossa" que rezamos todas as noites antes de dormir.

Eu tento passar para elas as coisas boas que meus pais me passaram - papai do céu, papai noel, coelhinho da páscoa, fada do dente - acho tudo isso muito saudável na infância, mas não uma religião - acho que isso não é para criança.

São coisas que questionamos naturalmente com o tempo! E é fantástico quando a gente descobre "sozinho" as coisas.  :D

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2007, 10:47:57 »
Eu fico calado.Como eles geralmente rezam de olhos fechados, ninguém vai ver se eu estou rezando ou não.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2007, 10:58:57 »
Eu fico calado.Como eles geralmente rezam de olhos fechados, ninguém vai ver se eu estou rezando ou não.

:lol:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2007, 11:04:58 »

Não vejo problema em participar, até gosto - lembro da minha mãe, na infância, rezando comigo antes de dormir. Eu me sentia tão segura. Chego a relembrar a sensação, quando participo desses eventos.

Aliás, faço o mesmo com a minha filha - temos uma oração "nossa" que rezamos todas as noites antes de dormir.

Eu tento passar para elas as coisas boas que meus pais me passaram - papai do céu, papai noel, coelhinho da páscoa, fada do dente - acho tudo isso muito saudável na infância, mas não uma religião - acho que isso não é para criança.

São coisas que questionamos naturalmente com o tempo! E é fantástico quando a gente descobre "sozinho" as coisas.  :D

Estas foram as palavras mais bonitas que já ouvi em todos fóruns que participei... Eu estou emocionado... ( De verdade! )  :)

Sobre o respeito, tudo bem. Não vejo problemas nisso. Não me sinto mais isto ou menos aquilo se fazermos uma oração ou pedir algo a uma "entidade". Isto faz parte da estrutura humana desde sua aurora. A religiosidade humana é uma comunhão com o nosso inconsciente. Para mim, faz muito bem! Não sei se vou ser criticado por isto, mas gosto disto e não vejo nenhuma contradição do que penso e do que acredito. 
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2007, 11:13:44 »
E não acho que tenha, mesmo.

A mimi tem uma história ótima sobre o que ela chama de "ateu-bomba"... como era mesmo?

Alguém a chame :-)

Offline Brutos

• Nível 08
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2007, 15:43:31 »
Uma vez, em uma confraternização de natal do meu condominio, resloveram rezar o "pai nosso". Eu, na época um ateu vamos dizer chato (discutia com todos, queria impor o ateismo), quebrei a corrente e não deia a mão. Sinceramente não foi uma boa idéia. Pra começar que todos na minha família viraram a cara comigo. Perante as outras pessoas, que eu já era visto como um demonio, me transformei no pai da besta propriamente dito.
Mas isso faz muito tempo, hoje encaro com naturalidade tal situação. Encaro o fato como um ato social mesmo, e até me divirto com a inoscente fé das outras pessoas.

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2007, 16:09:55 »
Não vejo problemas em participar de um círculo de orações, ou qualquer coisa parecida, se bem não faz mal também não. De forma alguma me sentiria agredida, se minhas convicções são apenas minhas.
Sobre apadrinhamentos, eu sou madrinha de mais de 50 casais (ou gostam de  mim, ou  devo dar ótimos presentes  :)) por que não é tão significativo para quem chama, digo no campo espiritual e sim mais por amizade , mas nunca apadrinho crianças, já que para a igreja, é função do padrinho instruir a criança na vida religiosa, justifico dizendo que não sou uma pessoa religiosa, e minha desculpa é bem aceita.

Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Novembro de 2007, 17:15:55 »
Não tem como ser ateu em meio de teístas sem ser ecumênico. ::)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2007, 18:09:12 »
O pior é quando eles estão rezando e bate uma vontade louca de rir.Já aconteceu comigo.Tive que morder o beiço pra não explodir numa gargalhada.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2007, 19:22:54 »
O pior é quando eles estão rezando e bate uma vontade louca de rir.Já aconteceu comigo.Tive que morder o beiço pra não explodir numa gargalhada.

Cara, isso é psicológico. Já aconteceu comigo também. Muito doido mesmo.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2007, 00:16:45 »
E quando meus avós eram vivos, tomava a benção deles quando os visitava da mesma forma, nunca tive problemas com eles, nem com meus irmãos, nem com meus amigos por causa disso
Uma vez estava saindo para o trabalho e o Cego (Ateu) estava indo na mesma direção. Disse para o meu pai: "Bença".  O Cego ficou rindo e eu nem sequer entendi.... Muito tempo depois caiu a ficha....  :biglol: Eu sempre fiz isso e nem sequer se tocava que tinha um fundo religioso....  Mas uma vez aqui outra ali ainda digo "bença pai".  :biglol:

rizk

• Visitante
« Resposta #15 Online: 10 de Novembro de 2007, 04:58:23 »
E não acho que tenha, mesmo.

A mimi tem uma história ótima sobre o que ela chama de "ateu-bomba"... como era mesmo?

Alguém a chame :-)
Eu disse isso, é? Nem lembro :D

O que eu sei, no contexto do tópico, é que a gente precisa cuidar pra não sermos ortodoxos nós também. A meu ver, o ateísmo tem, antes de tudo e acima de tudo, um compromisso com a liberdade e com o respeito à condição do outro.

Porque naturalmente nada na vida é moleza e temos um problema. A gente pode negar e não-sei-quê-mais, mas a ciência como a gente a conhece, ela tem pretensões totalitárias. Sabem a mania de querer ter resposta para tudo, sabem quando o religioso faz uma pergunta capciosa e a gente responde que "a questão AINDA está em aberto", dando a entender que no futuro tudo será conhecido, etc?

É precisamente disso que estou falando. Eu posso ser tão ateista materialista utilitarista quanto for, mas a razão que eu "deifico" é justamente aquela que me mostra que eu não posso jamais ter CERTEZA de que o meu método de entendimento do mundo é o mais adequado. É claro que a nossa ciência trouxe inúmeros benefícios práticos pras vidas dos homens, mas ela está compreendendo e explicando a VERDADE? (e, mais, essa mania de "verdade" squer EXISTE fora do ocidente-moderno-tecnocrático?)

-------

Por outro lado... sabem, judeu é uma coisa que me exaspera. E não é só pelo passado da minha família e bronca étnica em geral; é porque eles se ARROGAM diversos direitos que, até onde sei, eles não têm. É análogo aos romanos com os primeiros cristãos, acho: eles não juram pelos deuses comuns, são traidores em potencial, etc.  A gente gosta de pensar que a repúlbica e a ciência são COMUNS, né, e que o bom mesmo seria nivelar por baixo e cada um que lide com as suas convicções pessoais, mas, além de a gente não ter meios de saber se esses são  os instrumentos mais adequados, separar completamente os dois domínios de uma maneira "democrática" É IMPOSSÍVEL.

E daí fazer o quê, não é mesmo? Nada que não torcer pra que, quando acontecer a encrecna, a gente esteja do lado dos mais fortes e que a situação DURE hehe.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Novembro de 2007, 07:48:27 »
Eu também não vejo problemas... ser um ateu radical é tão chato quanto ser um crente fundamentalista, na minha opinião. Fico lá, dou as mãos, apenas não rezo.

Há pouco tempo atrás fui padrinho de batismo do meu sobrinho. Não acredito em nada daquelas besteiras de batizado, mas meu irmão também nem na igreja vai, minha cunhada tem tendências espíritas... mas engraçado, mesmo assim quiseram batizar o moleque. Tudo bem, os dois foram batizados na igreja católica, então acho que querem garantir todos os lados. O batizado realmente foi mais um evento social que religioso.

Agora eu brinco com a minha cunhada que eu é que serei o orientador religioso do meu sobrinho, ela fica horrorizada, hehehe, mas é mais brincadeira mesmo... na verdade ela também não é lá das mais religiosas, embora mantenha deus ou espíritos sempre à mão pra qualquer eventualidade.
"Deus prefere os ateus"

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Novembro de 2007, 11:24:21 »
Eu encaro isto mais como um evento social travestido com roupagem religiosa... em uma reunião de trabalho, por exemplo, encaro esta situação como uma forma de selar as decisões tomadas... todos unindo-se em torno de um único objetivo.

Tenho alguns afilhados... batizados nas mais diversas religiões, desde a católica até na umbanda. Não vejo nenhum problema nisto, afinal o que importou para os pais que me escolheram como padrinho foram meus valores como ser humano e não as minhas convicções religiosas... é desejo destes pais que eu me empenhe em passar estes valores para seus filhos. Sinto-me profundamente honrado em ser convidado... sem nenhum problema, até "cursinho" já fiz.  :ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 10 de Novembro de 2007, 20:58:01 »
A galera está toda de parabéns! Exemplos de urbanidade :ok:

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #19 Online: 10 de Novembro de 2007, 21:03:05 »
Um ateu dawkinista deveria demonstra por "A+B" que orações não funcionam e que a fé é um vírus.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 12 de Novembro de 2007, 07:44:09 »
sem nenhum problema, até "cursinho" já fiz

Sptifire, bem lembrado, ainda tem o "curso" de batizado... nunca ouvi tanto que eu devo "viver em cristo", seja lá o que isto significar...
"Deus prefere os ateus"

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Novembro de 2007, 11:25:25 »
sem nenhum problema, até "cursinho" já fiz

Sptifire, bem lembrado, ainda tem o "curso" de batizado... nunca ouvi tanto que eu devo "viver em cristo", seja lá o que isto significar...

Significa fazer tudo que seu líder religioso manda, sem questionar. ::)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Novembro de 2007, 20:46:45 »
Significa fazer tudo que seu líder religioso manda, sem questionar.

Ah, agora entendi :hihi:... valeu, Jeanioz, vou começar imediatamente para não correr o risco de ir pro inferno. E já que você é um bom tradutor dessas coisas, me esclareça mais uma coisa (você ou alguém que saiba): que diabos significa aquele "deus é fiel" que a gente tanto vê em adesivos nos carros por aí? que deus não trai a mulher dele? eu nem sabia que ele era casado, para começar... tenho que fazer mais cursos!
"Deus prefere os ateus"

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #23 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:28:47 »
Hhahahaha....Deus não trai a mulher dele? :D

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Novembro de 2007, 14:15:43 »
Rapazes.... ...todo mundo sabe que deus é gay.....  :biglol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!