E não acho que tenha, mesmo.
A mimi tem uma história ótima sobre o que ela chama de "ateu-bomba"... como era mesmo?
Alguém a chame
Eu disse isso, é? Nem lembro
O que eu sei, no contexto do tópico, é que a gente precisa cuidar pra não sermos ortodoxos nós também. A meu ver, o ateísmo tem, antes de tudo e acima de tudo, um compromisso com a liberdade e com o respeito à condição do outro.
Porque naturalmente nada na vida é moleza e temos um problema. A gente pode negar e não-sei-quê-mais, mas a ciência como a gente a conhece, ela tem pretensões totalitárias. Sabem a mania de querer ter resposta para tudo, sabem quando o religioso faz uma pergunta capciosa e a gente responde que "a questão AINDA está em aberto", dando a entender que no futuro tudo será conhecido, etc?
É precisamente disso que estou falando. Eu posso ser tão ateista materialista utilitarista quanto for, mas a razão que eu "deifico" é justamente aquela que me mostra que eu não posso jamais ter CERTEZA de que o meu método de entendimento do mundo é o mais adequado. É claro que a nossa ciência trouxe inúmeros benefícios práticos pras vidas dos homens, mas ela está compreendendo e explicando a VERDADE? (e, mais, essa mania de "verdade" squer EXISTE fora do ocidente-moderno-tecnocrático?)
-------
Por outro lado... sabem, judeu é uma coisa que me exaspera. E não é só pelo passado da minha família e bronca étnica em geral; é porque eles se ARROGAM diversos direitos que, até onde sei, eles não têm. É análogo aos romanos com os primeiros cristãos, acho: eles não juram pelos deuses comuns, são traidores em potencial, etc. A gente gosta de pensar que a repúlbica e a ciência são COMUNS, né, e que o bom mesmo seria nivelar por baixo e cada um que lide com as suas convicções pessoais, mas, além de a gente não ter meios de saber se esses são os instrumentos mais adequados, separar completamente os dois domínios de uma maneira "democrática" É IMPOSSÍVEL.
E daí fazer o quê, não é mesmo? Nada que não torcer pra que, quando acontecer a encrecna, a gente esteja do lado dos mais fortes e que a situação DURE hehe.