Gostaria de saber como os colegas ateus e agnosticos se comportam diante de situações como a que eu vivi recentemente.
No fim de uma reunião de trabalho meus colegas resolveram fazer uma corrente de oração usando a "ecumencia" oração do Pai Nosso, todos se deram a mão, formaram um circulo e oraram, não me recusei a participar, apesar de não orar lá estava eu participando do circulo.
Figuei pensando que seria visto como um et se não me negasse a participar e nessas horas racionalizo que como não dou importãncia para religião aquele momento significava no máximo uma confraternização com os colegas.
E voces como encaram esses momentos ? Como se comportariam ?
Outra situação é ser chamado para ser padrinho de batismo dos meus sobrinhos, aviso para meus irmãos que não frequento a igreja catolica, que não acredito em seus dogmas e nem fiz primeira comunhão, mas eles encistem e ignoram meus argumentos e lá vou eu meio forçado, mas encarando tudo mais como um evento social e de demostração de amor fraternal.
Bem, quando estou em Roma, faço como os romanos. Realmente, seria muito desagradável e desnescessário dar um não redondo e negar-me a participar.È como ser convidada para um casamento em trajes de gala e ir de jeans
pela simples razão de que "eu sou o que sou, com ou sem traje de gala". Pode parecer correto, mas para adolescentes.Para quem vive em uma sociedade, há que respeitá-la e obedecer a certas normas, desde que não nos prejudiquem.
E a pessoa que tem uma certa evolução, não é prejudicada por isso. Entende e absorve limites alheios, compreendendo e respeitando a sociedade onde vive.