Autor Tópico: As Tradições Religiosas procuram resgatar no ser humano:  (Lida 11042 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: As Tradições Religiosas procuram resgatar no ser humano:
« Resposta #100 Online: 24 de Novembro de 2007, 12:44:27 »

Luis, estou tentando entender de verdade: o que significa religião, para você? Ás vezes, penso que por sua definição somos todos religiosos - será que é isso?  :)

Não somos todos religiosos, mas deveríamos ser.  Acho a minha definição de religião tão auto-evidente que tenho dificuldade em explicá-la. 

Mas com certeza no meu entender religião NÃO é crença, NÃO é simplesmente cultura - e principalmente não é esse espantalho que muitas vezes espíritas e alguns céticos chamam de religião. 

No dia em que a religião for definida pela pura vontade de acreditar ela não fará falta alguma.
Por isso penso que a religião não faz falta alguma. O que você considera como religião eu considero como sistema moral. E penso ser uma distinta da outra.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #101 Online: 24 de Novembro de 2007, 12:46:44 »
Isso eu já sei, e decidi dar a devida importância à sua opinião.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #102 Online: 24 de Novembro de 2007, 14:24:10 »
Isso eu já sei, e decidi dar a devida importância à sua opinião.
Mas não é específico para você, tem outros foristas que podem não saber.  :wink:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #103 Online: 25 de Novembro de 2007, 02:20:59 »
Confio em que eles também darão a devida importância.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #104 Online: 25 de Novembro de 2007, 13:48:23 »
Confio em que eles também darão a devida importância.
Dantas, você é um fanfarrão!  :histeria:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #105 Online: 25 de Novembro de 2007, 15:23:16 »
Eu te DISSE que estou procurando falar no nível que você melhor entende, Adriano.  Fico feliz em ver que consegui.

Luz

• Visitante
« Resposta #106 Online: 27 de Novembro de 2007, 12:01:23 »
Uma pergunta para vocês, especificamente Dbohr, Luz e Darkshi: quem é "mais religioso"?  Quem guia sua vida pelo que o Papa (ou o Pastor, a Bíblia, o Alcorão, o Xeique, o Lama, etc) diz, ou quem acha que alguma coisa está errada quando se espera, por exemplo, que uma família que já tem dificuldades sócio-econômicas nem mesmo tente evitar ter mais filhos que não tem como sustentar e diz com todas as letras que está na hora de questionar a tradição?

Ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, são os questionadores e não os fundamentalistas que tem ajudado a manter as religiões vivas e relevantes.

Eu tenho por religião um conjunto de princípios estabelecidos e por religioso aquele que adota um desses conjuntos, ainda que questione ou mesmo discorde de determinados pontos.

Há, contudo, pessoas que concordam com determinados pontos sem, necessariamente, adotar um desses conjuntos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #107 Online: 27 de Novembro de 2007, 23:12:20 »
Isso é doutrinação, não religião.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #108 Online: 27 de Novembro de 2007, 23:48:53 »
Eu te DISSE que estou procurando falar no nível que você melhor entende, Adriano.  Fico feliz em ver que consegui.
Está é sendo muito mal educado. Mas se está se sentindo bem assim, com essa soberba toda que continue então. Me chateio contigo, mas nada que eu não possa ignorar.  :wink:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #109 Online: 28 de Novembro de 2007, 01:20:08 »
Está é sendo muito mal educado.

Oh, não.  Quando eu sou muito mal-educado causo nítido mal estar na maioria das pessoas.  Acho que nem você gostaria de ver.

Mas se está se sentindo bem assim, com essa soberba toda que continue então. Me chateio contigo, mas nada que eu não possa ignorar.  :wink:

Que tipo de soberba você recomenda?  Gosto de ouvir os entendidos.

Luz

• Visitante
« Resposta #110 Online: 28 de Novembro de 2007, 11:55:32 »

Acho que agora, finalmente, entendo: o que chamo de religião, você chama de doutrinação. O que você chama de religião, eu chamo de filosofia. No final das contas é só semântica. Para você, sou uma menina religiosa, para mim, você um menino filosófico...  :)

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #111 Online: 28 de Novembro de 2007, 15:22:40 »

É por isso que todos nós ADORAMOS você, Dantas!!!   :D
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #112 Online: 28 de Novembro de 2007, 20:16:08 »

Acho que agora, finalmente, entendo: o que chamo de religião, você chama de doutrinação. O que você chama de religião, eu chamo de filosofia. No final das contas é só semântica. Para você, sou uma menina religiosa, para mim, você um menino filosófico...  :)

Religião é algo próximo da filosofia, e definitivamente há uma intersecção significativa.  MAS há duas diferenças importantes.  Uma é que a religião necessariamente envolve a busca de felicidade e responsabilidade, enquanto que a filosofia pode ou não ter essa proposta.  A outra é que religião tem necessariamente aplicação na vida prática.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!