Autor Tópico: As Tradições Religiosas procuram resgatar no ser humano:  (Lida 11039 vezes)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: As Tradições Religiosas procuram resgatar no ser humano:
« Resposta #25 Online: 18 de Novembro de 2007, 21:07:55 »
Não tem uma pergunta mais fácil não? :D

Mas sério, eu acho que é a "A".
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #26 Online: 19 de Novembro de 2007, 12:28:51 »
Cadê a resposta Lela :?: :?:

To curioso.  :D

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #27 Online: 19 de Novembro de 2007, 12:55:55 »
Eu marcaria D. Mas se fizesse a prova eu acrescentaria a alternativa F e marcaria nda.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Luz

• Visitante
« Resposta #28 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:04:12 »
Tanto que temos o absurdo de muita gente dizer que não tem religião mas acredita em Deus, o que além de contraditório é indício de falta de fibra moral.

Seja bem vindo, Luis!  :)

Não concordo com isso. Quando alguém diz que não tem uma religião, entendo que diz que não segue um conjunto específico de dogmas. E sei lá, mas não vejo por que a crença em deus tenha necessariamente que estar atrelada a uma religião.  :?   Por que falta de fibra moral?

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #29 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:27:44 »
Religião, a despeito da propaganda das religiões abraâmicas, simplesmente não tem em si muito a ver com a idéia de Deus.  Mas nós somos oriundos de uma cultura que patrocinou por séculos declarações públicas e persistentes de que religião "de verdade" só existe a que fala em nome do Deus de Abraão, então realmente esse mal-entendido é muito difundido.  Tanto que temos o absurdo de muita gente dizer que não tem religião mas acredita em Deus, o que além de contraditório é indício de falta de fibra moral.
Existem crentes que dizem não ter religião, e penso que querem dizer que não são membros de uma organização religiosa ou que são mais liberais do que certos crentes. Se consideram um livro sagrado ou Deus sagrados, então são religiosos.
Mas é possível acreditar que existe um Deus, e não considerá-lo sagrado, uma entidade que precisa de reverência, obediência, que seja uma autoridade absoluta jurídica e moral.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #30 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:51:21 »
Cadê a resposta Lela :?: :?:

To curioso.  :D

:hihi: Os comentários estão tão bons que quero esperar mais um pouco antes de dar a resposta.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #31 Online: 19 de Novembro de 2007, 14:03:03 »
Deve estar a preparar uma partida.  :hihi:
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #32 Online: 19 de Novembro de 2007, 14:14:03 »
Posta logo a resposta.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #33 Online: 19 de Novembro de 2007, 14:17:08 »
 :P Estraga prazeres.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 19 de Novembro de 2007, 23:31:38 »
Tanto que temos o absurdo de muita gente dizer que não tem religião mas acredita em Deus, o que além de contraditório é indício de falta de fibra moral.

Seja bem vindo, Luis!  :)

Não concordo com isso. Quando alguém diz que não tem uma religião, entendo que diz que não segue um conjunto específico de dogmas.

E de fato geralmente é isso o que se quer dizer.  Mas religião e dogma são coisas completamente diferentes.

E sei lá, mas não vejo por que a crença em deus tenha necessariamente que estar atrelada a uma religião.  :?   Por que falta de fibra moral?

Porque crer em Deus sem tentar estabelecer algum tipo de relação com ele é, aos meus olhos, querer que haja um benefício sem assumir a responsabilidade por ele.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #35 Online: 20 de Novembro de 2007, 10:34:38 »
Eu marcaria "D". E lendo o resto do tópico depois da minha escolha, diria que os motivos são semelhantes aos do PedroAC e do Dantas.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #36 Online: 20 de Novembro de 2007, 10:45:14 »
Puro Chute : B
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Luz

• Visitante
« Resposta #37 Online: 20 de Novembro de 2007, 12:36:04 »
Porque crer em Deus sem tentar estabelecer algum tipo de relação com ele é, aos meus olhos, querer que haja um benefício sem assumir a responsabilidade por ele.

Agora entendo - você diz a respeito de crer num deus pessoal que se comunica com humanos. Concordo - é preciso assumir o ônus. Eu não pensava na hipótese de um deus pessoal, necessariamente, quando perguntei  ::)  mas na hipótese deísta ou panteísta, inclusive.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 21 de Novembro de 2007, 02:41:52 »

Agora entendo - você diz a respeito de crer num deus pessoal que se comunica com humanos. Concordo - é preciso assumir o ônus. Eu não pensava na hipótese de um deus pessoal, necessariamente, quando perguntei  ::)  mas na hipótese deísta ou panteísta, inclusive.

Na verdade, Luz, está tão evidente para mim que Deus é criação humana e que na prática a diferença entre o ateísmo, o deísmo e o panteísmo é indetectável para quem está de fora que nem pensei nesses termos.

Religião e comportamento religioso para mim são uma e a mesma coisa.  Acho contraproducente usar a definição de "religião" que equivale a "crença dogmática"; é pobre em todos os sentidos e ofensiva em quase todos.  Por isso não a uso - em uma discussão como esta esse conceito de religião é apenas um espantalho, algo que são sempre "os outros" que tem.  É o sentido espírita de religião, aquele que supostamente se é "evoluído demais para se ter".  Eu já passei dos seis anos de idade e não vejo mais graça em criar esse espantalho para depois bater nele.

Portanto, o que seria crer em Deus e "não ter religião"?  Na prática é uma forma confusa de dizer que se quer crer em Deus criador, o Arquiteto com um Plano, mas não se quer assumir a responsabilidade de tentar definir o que Ele quer.  Quer dizer também que se caiu no erro de achar que religião é uma consequência da crença em Deus.  Por fim, é um reconhecimento implícito dos problemas, contradições e até mesmo insanidade inerentes à idéia de que a religião existe ou tem de existir para "atender à vontade de Deus".

Só que aí se cai em uma idéia quase tão absurda, que é a de que Deus Arquiteto Criador existe, mas não consegue se fazer entender por ninguém...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #39 Online: 21 de Novembro de 2007, 08:54:19 »
[tangente]

Só que aí se cai em uma idéia quase tão absurda, que é a de que Deus Arquiteto Criador existe, mas não consegue se fazer entender por ninguém...

Presumindo que um Deus Arquiteto Criador quisesse se comunicar e se fazer entender :-)

[/tangente]

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #40 Online: 21 de Novembro de 2007, 09:14:54 »
Vixe Dantas. Sabe quantas doutrinas filosóficas (só para não chama-las de religiões) que se encaixam nesse quadro? Principalmente dentro das doutrinas místicas/ocultistas pós século 19?

Luz

• Visitante
« Resposta #41 Online: 21 de Novembro de 2007, 10:03:37 »

Na verdade, Luz, está tão evidente para mim que Deus é criação humana e que na prática a diferença entre o ateísmo, o deísmo e o panteísmo é indetectável para quem está de fora que nem pensei nesses termos.

Religião e comportamento religioso para mim são uma e a mesma coisa.  Acho contraproducente usar a definição de "religião" que equivale a "crença dogmática"; é pobre em todos os sentidos e ofensiva em quase todos.  Por isso não a uso - em uma discussão como esta esse conceito de religião é apenas um espantalho, algo que são sempre "os outros" que tem.  É o sentido espírita de religião, aquele que supostamente se é "evoluído demais para se ter".  Eu já passei dos seis anos de idade e não vejo mais graça em criar esse espantalho para depois bater nele.

Portanto, o que seria crer em Deus e "não ter religião"?  Na prática é uma forma confusa de dizer que se quer crer em Deus criador, o Arquiteto com um Plano, mas não se quer assumir a responsabilidade de tentar definir o que Ele quer.  Quer dizer também que se caiu no erro de achar que religião é uma consequência da crença em Deus.  Por fim, é um reconhecimento implícito dos problemas, contradições e até mesmo insanidade inerentes à idéia de que a religião existe ou tem de existir para "atender à vontade de Deus".

Para mim, que não está tão evidente assim que Deus é uma criação humana, já não vejo diferença prática entre essas posturas.  :)

Porém, não compartilho da sua forma de interpretar religião. Considero, pessoalmente, o religioso, aquele que acredita porque está escrito, interprete literal ou simbolicamente a "verdade" - mas não aqueles que após avaliar a questão chegaram por uma inspiração individual à conclusão que existe um deus.

Conheço pessoas que pensam dessa maneira e buscam a ligação pessoal com o divino por intuição - pelas atitudes diárias, pelo que a própria consciência aprova ou condena e não as considero religiosas, mas tão pouco atraibuo a palavra religião um sentido pejorativo.

Faço a diferença apenas por aceitar cada qual com seu cada um sem ter a necessidade generalizar.  :ok:

Quando alguém me diz que não é religioso, entendo que isso quer dizer que a pessoa não possui crenças por causa de uma "verdade" escrita - mas por outras causas particulares.  :)  Considero isso antes filosofia e não vejo por que chamar de religião - mas talvez termine apenas por ser uma questão de semântica. Prefiro adotar a separação.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #42 Online: 21 de Novembro de 2007, 13:21:44 »
Para mim, que não está tão evidente assim que Deus é uma criação humana, já não vejo diferença prática entre essas posturas.  :)
O Dantas está colocando uma visão "histórica" do Deus Cristão. Entretanto, o Deus filosófico está um pouco mais além dos rótulos religiosos.
O termo é descobriu-se Deus e não O inventou-se. 

Porém, não compartilho da sua forma de interpretar religião. Considero, pessoalmente, o religioso, aquele que acredita porque está escrito, interprete literal ou simbolicamente a "verdade" - mas não aqueles que após avaliar a questão chegaram por uma inspiração individual à conclusão que existe um deus.

Conheço pessoas que pensam dessa maneira e buscam a ligação pessoal com o divino por intuição - pelas atitudes diárias, pelo que a própria consciência aprova ou condena e não as considero religiosas, mas tão pouco atraibuo a palavra religião um sentido pejorativo.

Faço a diferença apenas por aceitar cada qual com seu cada um sem ter a necessidade generalizar.  :ok:

Quando alguém me diz que não é religioso, entendo que isso quer dizer que a pessoa não possui crenças por causa de uma "verdade" escrita - mas por outras causas particulares.  :)  Considero isso antes filosofia e não vejo por que chamar de religião - mas talvez termine apenas por ser uma questão de semântica. Prefiro adotar a separação.
Perfeito! :ok:
Eu não acho definição melhor...
« Última modificação: 21 de Novembro de 2007, 13:28:02 por Mancha Negra »
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 22 de Novembro de 2007, 01:07:16 »
Vixe Dantas. Sabe quantas doutrinas filosóficas (só para não chama-las de religiões) que se encaixam nesse quadro? Principalmente dentro das doutrinas místicas/ocultistas pós século 19?

Algumas dezenas de milhares, se não centenas de milhares de religiões (acho um tanto desonesto e sem sentido não chamar religião de religião).  Mas isso é um problema? 

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 22 de Novembro de 2007, 01:09:50 »

Porém, não compartilho da sua forma de interpretar religião. Considero, pessoalmente, o religioso, aquele que acredita porque está escrito, interprete literal ou simbolicamente a "verdade"

Mas por que chamar isso de religião?

- mas não aqueles que após avaliar a questão chegaram por uma inspiração individual à conclusão que existe um deus. Conheço pessoas que pensam dessa maneira e buscam a ligação pessoal com o divino por intuição - pelas atitudes diárias, pelo que a própria consciência aprova ou condena e não as considero religiosas, mas tão pouco atribuo a palavra religião um sentido pejorativo.

Não?  Realmente não entendo sua colocação então.

Mas isso é tão arbitrário que se torna confuso.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2007, 01:38:32 por Luis Dantas »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 22 de Novembro de 2007, 01:11:22 »
O Dantas está colocando uma visão "histórica" do Deus Cristão.

Não estou falando especificamente do Deus de Abraão; TODA divindade é criação humana.  É uma questão de lógica.

Entretanto, o Deus filosófico está um pouco mais além dos rótulos religiosos.
O termo é descobriu-se Deus e não O inventou-se.

Cuma?  Digo, do que você está falando?

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #46 Online: 22 de Novembro de 2007, 01:25:24 »

Algumas dezenas de milhares, se não centenas de milhares de religiões (acho um tanto desonesto e sem sentido não chamar religião de religião).  Mas isso é um problema? 

Chamar uma religião de uma não-religião acho super desonesto.
Tenta passar um ar de superioridade perante as outras religiões. Acusa-os de serem "dogmaticos" Mas no fim terminam sendo algo muito pior do que se dizem ser contra.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 22 de Novembro de 2007, 01:30:25 »

Chamar uma religião de uma não-religião acho super desonesto.

Eu também acho.  Já aconteceu de me perguntarem se eu "adotava a filosofia do Budismo, mas não a religião".  Nunca entendi o que raios isso viria a ser.

Tenta passar um ar de superioridade perante as outras religiões. Acusa-os de serem "dogmaticos" Mas no fim terminam sendo algo muito pior do que se dizem ser contra.

É um dos problemas, sim.

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #48 Online: 22 de Novembro de 2007, 01:53:49 »
Budismo até que faz um certo sentido. Já que eles dão tão pouca atenção para o divino e mais atenção as quatro verdades e os oito caminhos, que se torna algo quase ateu.

Mas estava pensando mais no Espiritismo que se afirma ciência ou na Teosofia que se afirma uma verdade filosófica e religiosa presente em todas religiões.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 22 de Novembro de 2007, 06:48:33 »
Budismo até que faz um certo sentido. Já que eles dão tão pouca atenção para o divino e mais atenção as quatro verdades e os oito caminhos, que se torna algo quase ateu.

O Budismo NÃO é tão diferente de outras religiões nesse particular, Darkshi.

Mas estava pensando mais no Espiritismo que se afirma ciência ou na Teosofia que se afirma uma verdade filosófica e religiosa presente em todas religiões.

Espiritismo não é ciência, muito menos religião.  "Doutrina escapista degenerada e decadente" é a descrição mais exata que me ocorre no momento.  Está mais para delírio do que para religião.

Já a Teosofia é uma história complicada, Krishnamurti que o diga.  Ela em si não é a tal verdade religiosa     universal - até porque a Teosofia, a despeito de suas próprias metas e até mesmo falhas, não chega nem perto de ter uma posição coerente - mas não está errada quando alega que há um núcleo religioso universal.  De fato, tem de haver, já que gente é gente em qualquer situação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!