Enquete

Você é a favor?

Sim
4 (18.2%)
Não
12 (54.5%)
Não sei ao certo
6 (27.3%)

Votos Totais: 20

Autor Tópico: Amazônia internacional  (Lida 7155 vezes)

Suyndara

• Visitante
Amazônia internacional
« Online: 04 de Dezembro de 2007, 15:36:52 »
Estava lendo no jornal mais uma daquelas absurdas intrigas com os madereiros e fiquei pensando duas coisas:

1. Se é dever do exército brasileiro defender as fronteiras e o patrimônio da nossa nação, pq guerrilheiros colombianos e madereiros fazem a farra do boi na amazônia? Inclusive à revelia de órgãos como Funai e o Ibama?

2. Internacionalizar a Amazônia seria um processo similar ao que aconteceu na Antártida? Quem tomaria conta? A ONU? E a biopirataria, seria impedida?  :?

Eu sinceramente não sei mais o que seria melhor, mas acho que a situação chegou ao ponto de calamidade e que o governo não consegue "cuidar" da nossa amazônia mesmo  :wink:
Seria muito egoísmo e nacionalismo irracional não abrirmos mão dela pelo próprio bem do bioma?  :vergonha:

A propósito, o Lula se pronunciou sobre isso recentemente:

Lula pretende exorcizar idéia de internacionalização da amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atribuiu a uma "disputa comercial que não é leal" as críticas de que o Brasil está desmatando a Amazônia. Em encontro com empresários alemães e brasileiros, em Blumenau (SC), Lula defendeu a idéia de que países desenvolvidos financiem países pobres para reduzir o desmatamento.

"Existe uma disputa comercial que não é leal e está se espalhando pelo mundo. Quero dizer aos empresários alemães que ninguém tem mais preocupação de preservar a Amazônica do que nós, brasileiros", afirmou.

Ele disse que pretende apresentar nos próximos encontros e fóruns internacionais proposta em que os países ricos que contribuem mais com a emissão de gases que causam o efeito estufa financiem os mais pobres, que não contribuem com os mesmos níveis de emissão.

Lula negou que o governo brasileiro esteja incentivando a produção de cana e biocombustível na Amazônia. "Agora, por favor, não levem em conta que a obrigação seja só dos países mais pobres", disse, numa referência à ação para combater o efeito estufa.

Para o presidente, há duas formas de os países desenvolvidos darem a sua contribuição para o combate ao efeito estufa. A primeira delas é a redução da emissão de gases, o que, na sua avaliação, é muito difícil. A outra alternativa, destacou, é o financiamento aos países pobres.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Amazônia internacional
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2007, 20:22:34 »
Sou a favor.  Não há nenhum benefício claro em ter uma amazônia "brasileira".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2007, 20:41:42 »
Sou favorável à concessão de lotes à iniciativa privada para que sejam efetuadas pesquisas relativas a medicamentos, cosméticos, etc..

Também não sou contra o manejo sustentável da madeira.

Mas acho que a tal internacionalização traria menos benesses do que a concessão de lotes.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2007, 00:25:01 »
Eu apóio a internacionalização contanto que seja similar à da Antártida. Não vejo ninguém invadindo a Antártida para roubar madeiras nobres e ervas raras.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2007, 01:47:41 »
Eu apóio a internacionalização contanto que seja similar à da Antártida. Não vejo ninguém invadindo a Antártida para roubar madeiras nobres e ervas raras.

E lá tem madeira nobre e ervas raras?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2007, 02:12:24 »

Lá só tem geleiras derretendo e quantidades desprezíveis de ouro, carvão mineral e níquel.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2007, 02:13:36 »

Lá só tem geleiras derretendo e quantidades desprezíveis de ouro, carvão mineral e níquel.

Lembron de ter ouvido falar de petroleo, não sei se é verdade....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2007, 03:00:30 »
Sou contrário, e creio que isso não seja novidade por aqui. :lol:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2007, 03:35:10 »
Que argumento há CONTRA a internacionalização?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2007, 03:53:11 »
a falta de alguém disposto a tomar conta, talvez. hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2007, 08:51:21 »
Contra. Sou a favor de dividir a região em territórios militares e abrir licitação para concessão de exploração científica, com apoio de dinheiro estatal, além de colocar universidades públicas e privadas nacionais lá para  pesquisa. A condição é: a patente dos produtos tem que ser nacional ou do Estado.

A maioria não vai concordar, mas eu daria um jeito de expulsar muitas organizações estrangeiras de lá que tem fins escusos...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:43:19 »
A Amazônia me parece um exemplo perfeito de Tragédia dos Comuns anunciada. Falho em perceber como a internacionalização ou não dela fará diferença.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:01:45 »
Internacionalização abre pelo menos a possibilidade de vários governos se policiando mutuamente.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:15:19 »

O fato de não ser a favor da privatização de algo que é nosso.

Contra. Sou a favor de dividir a região em territórios militares e abrir licitação para concessão de exploração científica, com apoio de dinheiro estatal, além de colocar universidades públicas e privadas nacionais lá para  pesquisa. A condição é: a patente dos produtos tem que ser nacional ou do Estado.

A maioria não vai concordar, mas eu daria um jeito de expulsar muitas organizações estrangeiras de lá que tem fins escusos...

Concordo. :ok:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:39:39 »

Esse eu não levo em consideração.  O governo brasileiro não é virtuoso ao ponto de emprestar mérito a esse argumento.

Aliás, na minha opinião essa é uma vantagem potencial de uma eventual internacionalização.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:04:10 »
Sou contra, se preservação fosse importante para os estrangeiros, não teriam devastado seus próprios territórios.

Cansei de ver denúncia  sobre todo tipo de ONG picareta que se enfia no meio da floresta sabe-se lá com que fim.

E se preservação é tão importante para esse pessoal, aceitariam internacionalizar tb as florestas que lhes pertencem? Será que fariam isso com o Alaska, com a parte da floresta amazonica que fica fora do território brasileiro, com  as florestas européias?

Ecologia para esse pessoal é desculpa para se enfiar onde podem ter algum lucro.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:09:09 »

O fato de não podermos ter acesso aos lucros do sistema de concessões?

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:10:17 »
Contra. Sou a favor de dividir a região em territórios militares e abrir licitação para concessão de exploração científica, com apoio de dinheiro estatal, além de colocar universidades públicas e privadas nacionais lá para  pesquisa.

Concordo.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:13:32 »
Contra. Sou a favor de dividir a região em territórios militares e abrir licitação para concessão de exploração científica, com apoio de dinheiro estatal, além de colocar universidades públicas e privadas nacionais lá para  pesquisa.

Concordo.

Ótima idéia.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:41:48 »

Sabe que essa não é uma má idéia?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Suyndara

• Visitante
« Resposta #20 Online: 05 de Dezembro de 2007, 13:15:01 »
a falta de alguém disposto a tomar conta, talvez. hehe

Ué, e a ONU?

Se ao menos o exército brasileiro tomasse conta :(

Suyndara

• Visitante
« Resposta #21 Online: 05 de Dezembro de 2007, 13:20:52 »
Eu acho que internacionalização aumentaria o policiamento, não?

Não é só a devastação, tem o problema dos índios lá que a funai nunca resolve, tem a questão dos guerrilheiros colombianos, da biopirataria (que aliás, é f*! o brasil não fica com nenhuma patente  :'().

Não sei, tem que policiar, expulsar esses bandos de urubus (inclusive os "ecochatos") e deixar a amazonia em paz  ::)

Na Antártida funcionou, mas o fato da amazônia ter mais riquezas significaria automaticamente que ele seria sucateada da mesma forma?  :? Talvez não. Se houver várias nações envolvidas, não.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Dezembro de 2007, 13:22:27 »
Votei na opção Não sei ao certo, ainda não consegui formar posição sobre o assunto.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #23 Online: 05 de Dezembro de 2007, 16:42:59 »

Esse eu não levo em consideração.  O governo brasileiro não é virtuoso ao ponto de emprestar mérito a esse argumento.

Aliás, na minha opinião essa é uma vantagem potencial de uma eventual internacionalização.

Mas é exatamente este o ponto. A conservação da amazônia tem que ser responsabilidade nossa, jogar a responsabilidade para uma privatização eventual, mostra o quanto não somos capazes de conservar nosso próprio país em relação ao meio ambiente.

Se for assim então, por que não privatizamos a Mata Atântica (que tem uma maior quantidade de espécies de animais do que a própria amazônia) os parques estaduais e municipais?

Acho que temos recursos pra não internacionaliza-la, o foda é que estamos a falar de uma país de merda como o Brasil.

E outra, imagine os direitos que não nos serão concedidos a uma simples visita de uma coisa que está dentro no nosso próprio país?. Realmente, eu sou contra mesmo a esta palavra, detesto privatizações.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #24 Online: 05 de Dezembro de 2007, 17:24:08 »
Não sei ao certo.

Por um lado ela deve ser protegida (algo que o governo brasileiro não está fazendo), mas por outro, que certeza temos que a internacionalização será benéfica?

:( Pessoalmente eu preferia que o nosso governo tomasse alguma atitude.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!