Autor Tópico: O tabu do sexismo no CC  (Lida 10591 vezes)

rizk

• Visitante
O tabu do sexismo no CC
« Online: 09 de Dezembro de 2007, 17:33:26 »
Estamos tendo aqui no nosso amado fórum uma MARÉ de tópicos sexistas. No último, "O Sexo pra Mulher é Um Negócio" (?!!?!?), foi observado por vários colegas que existe um "tabu" em falar alguma coisa que não seja simpática a respeito das mulheres.

A moderação se comprometeu a cuidar melhor do rebatimento das ofensas (vulgo "complexo de pau pequeno"), mas, como uma colega observou, não houve proposta de moderação dos tópicos sexistas - quero crer eu porque o moderador crê que realmente o assunto é espinhoso.

Pra facilitar a tarefa dos dignos moderadores, proponho que neste tópico conversemos EDUCADAMENTE a respeito deste pretenso tabu - pois, naturalmente, não contribuem para a sua manutenção o rigor e a honestidade intelectuais.

E não digam que isso é discussão de relacionamento e coisa de mulherzinha. :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O tabu do sexismo no CC
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2007, 17:39:23 »
Não entendi muito bem... qual é a sua proposta, Mi?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2007, 17:47:03 »
1) Vocês acham que existe uma censura tácita a se falar "a verdade" a respeito das mulheres? Por que? Onde? Como? Quando?

2) Vocês acham que quem está se dispondo a fazer isso está o fazendo de modo honesto? Por que? Onde? Como? Quando?

3) Como devemos proceder, de agora em diante, para podermos ter produtividade nas nossas discussões?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2007, 17:54:42 »
1) Vocês acham que existe uma censura tácita a se falar "a verdade" a respeito das mulheres? Por que? Onde? Como? Quando?

Todo homem tem um grau dessa censura, sim, dentro ou fora do fórum.  Por dois bons motivos: receio de não conseguir ser compreendido corretamente (ou de ser, conforme o caso) e desejo de ser bem-visto de uma forma geral.

2) Vocês acham que quem está se dispondo a fazer isso está o fazendo de modo honesto? Por que? Onde? Como? Quando?

De uma forma geral, é tão honesto quanto na nossa cultura costuma ser.

3) Como devemos proceder, de agora em diante, para podermos ter produtividade nas nossas discussões?

Não sabia que estava havendo necessidade de recuperar essa produtividade, provavelmente porque não vi o tópico a que vocês se referem.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Narkus

• Visitante
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2007, 01:52:15 »
Bom...
Eu gosto de discutir sobre assuntos polêmicos, infelizmente (o que é compreensível) na "sociedade normal" o assunto é de extremo tabú.

Tentarei não entrar tanto no mérito de minhas experiências e meu suposto "achismo", mas pra mim é fato que na "mídia tradicional" as "dicas" são as mais furadas possíveis. Claro que algumas possuem aquele "tempero de verdade", mas não passam de "coisas bonitinhas e agradáveis para se dizer".

Podem falar que homens por instinto são galinhas e só valorizam a aparência mas é tabú dizer que mulher, por exemplo, também escolhem "galanteadores" e "provedores". Transam com galanteadores e se casam com provedores. E não é tão raro isso não... É lógico que existem os "semi-galanteadores" e "semi-provedores", e por instinto as mulheres classificam os "papéis" de cada homem que venha a ser interessante para elas.

Mas...
Esse assunto também pode ser tabú até mesmo em um fórum cético, pois aqui talvez tenhamos "mulheres casadas com provedores que têm vergonha de pensar em sentir vontade de acasalar com um galanteador" e provavelmente "homens que não querem nem pensar na hipótese de serem os provedores e terem suas mulheres acasalando com galanteadores". Só dando um exemplo, é claro!

Como nós não somos "répteis" acredito que somos capazes de discutir este assunto sem levar pro lado pessoal.
O problema é que muitos se sentem atingidos ao discutir sobre este tema e partem para ofensas e/ou começam a desviar do assunto.

Ninguém aqui precisa ficar se auto-afirmando "mulher fiel", "homem galanteador", "casal feliz" e etc. Coisa ridícula né?

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2007, 02:16:36 »
Com certeza Narkus. So espero nao comecarmos a discutir a historinha do amor se nao o bixo vai pegar, vai aparecer cada argumento sem nocao do lado feminino... :)

Rizk, quais "verdades" especificamente voce gostaria que fossem expostas?

Luz

• Visitante
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2007, 12:04:15 »
Não existe tabu onde as provas falam por si mesmas - basta que sejam apresentadas.

É muito simples.
  ::)

Nenhuma mulher está aqui com a finalidade de podar homens, mas tão pouco se deixarão podar por opiniões toscas, por isso vamos sempre pedir provas para toda alegação feita sem embasamento científico, sobretudo, alegações extraordinárias.

Afinal, é como a coisa funciona por aqui, ainda bem e não tem porquê ser diferente com questões sexistas, ainda que prevalesça a participação masculina.

Exatamente como aparecem crédulos delirantes para esculhambar ateus, generalizando e estereotipando, baseados em senso comum, evidências anedóticas e o escambal, aparecem aqueles que tratam questões sexistas de forma semelhante e a reação é semelhante.

Além do mais, não existe nada nesses tópicos sexistas nada que não exista em outros tópicos, recheados de sacarmos, ironias, insinuações e provocações recíprocas. E se estão todos errados, uns não estão mais errados que os outros, estão todos igualmente errados.

Sinceramente, não vejo porquê colocar o assunto evidência - prevalesce a máxima da liberdade de expresssão: quem fala o que quer, escuta o que não quer.

Querem provar que as mulheres são tudo que se alega e não apenas mais um alvo preferencial da esculhambação geral, assim como os ateus, comprovem o que estão dizendo ou como diz o rei - por que não se calam?  :P

« Última modificação: 10 de Dezembro de 2007, 12:33:30 por Luz »

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2007, 12:09:11 »

Não existe tabu onde as provas falam por si mesmas - basta que sejam apresentadas.

É muito simples.

Nenhuma mulher está aqui com a finalidade de podar homens, mas tão pouco se deixarão podar por opiniões toscas, por isso vamos sempre pedir provas para toda alegação feita sem embasamento científico, sobretudo, alegações extraordinárias.

Afinal, é como a coisa funciona por aqui, ainda bem e não tem porquê ser diferente com questões sexistas, ainda que prevalesça a participação masculina.

Endosso :ok:

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2007, 13:07:31 »

É muito simples.

Exatamente como aparecem crédulos delirantes para esculhambar ateus, generalizando e estereotipando, baseados em senso comum, evidências anedóticas e o escambal, aparecem aqueles que tratam questões sexistas de forma semelhante e a reação é semelhante.

Além do mais, não existe nada nesses tópicos sexistas nada que não exista em outros tópicos, recheados de sacarmos, ironias, insinuações e provocações recíprocas. E se estão todos errados, uns não estão mais errados que os outros, estão todos igualmente errados.

Sinceramente, não vejo porquê colocar o assunto evidência - prevalesce a máxima da liberdade de expresssão: quem fala o que quer, escuta o que não quer.

Querem provar que as mulheres são tudo que se alega e não apenas mais um alvo preferencial da esculhambação geral, assim como os ateus, comprovem o que estão dizendo ou como diz o rei - por que não se calam?  :P

Afinal, em um fórum dito cético, acho que o mínimo é estar aberto para todo e qualquer tipo de discussão.

Onde é que eu assino?
"Todo isolamento é um erro. Assim fala o rebanho."

Lua

• Visitante
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2007, 14:54:28 »

É muito simples.

2

Lua

• Visitante
« Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2007, 18:23:42 »

Narkus,

Não quero barrar o tópico. Gosto das discussões, acho saudável ler posicionamentos diferentes, confrontar com os meus e aprender um pouco. Não vou discutir a histórinha do amor, não vou questionar as diferenças entre homens e mulheres, não vou dizer que 'sou uma boa namorada', etc etc. Sou uma mulher prática. Minhas opiniões sobre o universo masculino e feminino são extremamente liberais, mas são opiniões.

O CC é um fórum de discussão e como a Luz disse, é natural que existam conflitos em alguns tópicos. Nos que envolvem o papel da mulheres isso não é diferente. Ainda estamos conquistando nosso espaço, ainda estamos nos deparando com machismo e achismos. E isso tudo é plenamente natural. A sociedade (incluo aqui também as mulheres) tem uma tendência a oferecer obstáculos quando está diante de uma revolução. É o que acontece com as mulheres, que ainda estão em processo de afirmação (sim, ainda estamos).

Desenvolvam o tópico que eu apareço. Provar o comportamento sexual através do que? Em qual aspecto?

E finalizando:  não vale ser machista também. Dizer que a mulher faz do sexo um negócio, que só pensamos em encontrar um provedor à nossa altura ou que somos interesseiras são generalizações nada bem-vindas.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2007, 18:48:10 »
Narkus,

a discussão é inútil. Um lado apresentará estudos que o outro desqualificará e vice-versa. É como o aquecimento global, uns dizem que não ocorre e mostram os estudos e outros dizem que sim, e mostram os estudos. Assim, cada grupo confia na sua intuição que embora possa ser muito poderosa e fornecer demasiada confiança, não é suficiente. A ciência precisa de dados e estes estão embaralhados ou parecem estar.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2007, 19:19:50 »
Explicitando mais claramente minha opinião sobre o assunto:

Eu acho que não existe tabú algum. O que existe é nego se ofendendo por bobagem.

Vamos falar sobre tudo que vier na telha, inclusive "sexismo". Moderando-se nas ironias e nas respostas, tá tudo bem encaminhado.
"Todo isolamento é um erro. Assim fala o rebanho."

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2007, 21:25:43 »
Nananão, vocês todos, basta. Respeitem o tópico. Esse aqui eu que propus e eu vou pedir advertência pra quem desviar deste momento em diante.

O que está sendo proposto é o seguinte: TEM GENTE que aparece no CC dizendo baixaria e se sentindo censurada quando respondem. Os poucos rapazes foristas com uma cabeça sobre os ombros que se dignam a participar de tais tópicos chegam pra dar um apoio moral, coitados, de tão assustados que ficaram.

Enquanto isso, a forista entra no CC para ler ofensa e/ou o chororô do imbecil que se sente incompreendido por ninguém ser conivente com os delírios dele. Eu, ao menos, ando ofendidíssima.

O que eu NÃO ENTENDO é como é que pode ser admitido tamanho grau de sexismo - e, de todos os lugares, justamente AQUI, onde se dá o valor merecido às idéias claras e precisas.

Aparentemente crêem que machista é uma minoria desprivilegiada que precisa de cotas. Inadmissível. E essa laia de gente vem alegar que não pode falar a verdade a respeito das mulheres, o bando de devoradoras de homens que são, porque existe a conspiração feminina para castrar os homens e que ainda assim um monte de baba-ovos as seguem e aplaudem.

É isso que acontece aqui e assim não pode continuar. Se alguém realmente pensa desse modo (mesmo que de uma maneira menos exagerada), favor se manifestar dando BONS MOTIVOS para a sua opinião e sugestões para orientar a conduta dos colegas que, como eu, pensam que isso de "tabu" é cortina de fumaça de corno pau pequeno mesmo.

Abraços.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2007, 21:49:56 »
 :idea:
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2007, 21:01:33 por Quereu »
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

rizk

• Visitante
« Resposta #15 Online: 10 de Dezembro de 2007, 22:28:02 »

É muito simples.

Mas eles que estão dizendo que todo mundo fica cheio de dedos quando se está falando disso.

Agora, fosse escreverem o que escrevem das mulheres sobre, sei lá, judeu, sobre preto, puta merda que já tinha até processo.

Eu também endosssooooo. Vou denunciar todo mundo à moderação e/ou chutar o balde. :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 10 de Dezembro de 2007, 22:32:07 »
(Sou só eu se perguntando qual é o drama?)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Dezembro de 2007, 22:38:31 »
(Sou só eu se perguntando qual é o drama?)
Em poucas linhas acho que é assim:
O existência forçada e o Narkus postaram suas opiniõs sobre o sexo oposto nada ortodoxas. Sabe, né, aquelas conversas que só surgem em mesa de bar e que parecem mais brincadeiras mas no fundo as pessoas acreditam mesmo. Então, acho que as gurias do fórum ficaram meio que ofendidas com as opiniões e pediram para que os foristas provassem aquilo que estavam dizendo, o problema é que isso veio carregado de piadas e insiuações sobre a vida pessoal desses foristas, além de alguns assuntos serem rebatidos com espantalhos (possivelmente criados por descarga emocional). Então o debate ficou totalmente sem rumo e partiu pra agressões gratuitas.

Eu não cheguei a ler tudo que estava nesses tópicos e muita coisa que eu disse acima pode estar errada. Mas foi assim que interpretei ao ler por cima.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 10 de Dezembro de 2007, 22:41:20 »
Supondo que você esteja certo, Fernando, não entendo por que dar tanta importância ao que os dois pensam ou dizem.

Mas enfim, que sei eu desse tipo de dinâmica social? :)

Luz

• Visitante
« Resposta #19 Online: 10 de Dezembro de 2007, 22:53:23 »
Bom Luis, na verdade, alguns outros foristas levantaram a questão, aproveitando a discussão no tópico polêmico, reclamando de um certo tabu quanto a assuntos sexistas.  ::)

Mas de certa forma, o Fernando não deixa de ter razão - assim como os meninos postaram suas opiniões nada ortodoxas sobre o sexo oposto comuns em mesas de boteco, as meninas sentiram igualmente à vontade de postar as suas, comuns em banheiros de boteco...  :lol:  aquelas brincadeiras que no fundo as pessoas acreditam mesmo...  :hihi:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:10:50 »
Oh, concordo plenamente.  Não pense que eu estava protestando, apenas digo que não estou particularmente chocado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:15:57 »
Você está falando em tese, ou realmente sente que há discriminação contra homossexuais, bissexuais, transsexuais e/ou prostitutas neste fórum?

Pessoalmente acho que este é até um ambiente particularmente esclarecido nesse particular.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:29:59 »
Bom, quando ele se referiu a falacias, que foi o que irritou algumas de voces, e' que nao da para discutir que os nomes mais significantes, ou a maioria dos nomes mais importantes, foram ou sao homens.
Isso e' indiscutivel.

Mas, tambem nao acho que isso signifique que as mulherem tenham uma capacitade mental menor.
Na familia em que vivo no momento, apesar de religiosos, o "pai" tem um conhecimento da educacao formal muito bom e e' sempre apto a discutir novos assuntos, sem meter misticismo no meio. Ja a "mae" e' dona de casa (nao que isso seja ruim, ou seja, sei la) e fica muito dificil entrar em qualquer discussao que seja com ela, apresenta argumentos muito fracos e tenta impor verdades inquestionaveis, ainda por cima em assuntos cientificos baseados em sua religiao.

Esse e' exatamente o esteotipo de decadas atras, as mulheres, como alguem ja citou, estao em um processo de auto-afirmacao, e e' uma questao de tempo, ate que os preconceitos sejam ultrapassados e que as proprias adquiram maior valor intelectual como um todo, tornando-se mais independentes e dinamizadas. No passado o homem foi sim mais importante que a mulher no desenvolvimento em geral, mas nao acho que sera assim no futuro.

Quando me cadastrei no forum, ate me surpreendi de encontrar membros do sexo oposto, nao e' que eu tivesse nenhum preconceito antes ou coisa parecida, mas nunca tinha discutido com mulheres sobre esses assuntos, que considero fora da educacao formal...
Foi uma supresa muito positiva, mostra o que eu estou falando.

O forum que eu partcipava antes, que foi fechado, era sobre estudo da maconaria, que e' um tipo de fraterninade e entao, por definicao, nao aceita mulheres como membros. Por esse motivo o forum nao tinha nenhum membro do sexo feminino. E tambem a qualidade nem se comparava com a desse aqui, na verdade nao aprendi quase nada la. Tambem era um forum muito pequeno. Acho que nem existe mais.

Reconhece que tem muitos homens que menosprezam opinioes femininas sobre algo que divere de seu vestuario porque acham que as mulheres misturam os sentimentos com a razao, e o pior, tem conceitos pre estabelecidos sobre o valor do ser humano feminino, devido a maneira como foram tradas e as posicoes que ocupavam no passado.

Acho que esse tipo de estupidez esta se extinguindo conforme o tempo passar e o grupo se auto afirma como muito mais do que custumava representar de um modo geral.

Espero nao ter parecido "machista" em nenhum ponto, pois estaria longe da minha intencao.

Gostaria de saber a opiniao dos dois lados.

Obs: Algumas estao se referindo a certos argumentos como machistas, nao seria muito dificil fazer o contrario.
Machismo parece parecer horrivel, quando feminismo parece ser aceitavel. E' como no caso das racas, chamar um negro de preto e' horrivel, mas chamar um caucasiano, ariano, etc. de branco e' completamente aceitavel. Consequencia do estatus de oprimido que os segundos grupos tinham.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:39:45 »
Quanto a isso, acho que só posso dizer que leva tempo para que esse esclarecimento cultural se consolide.  E que o humor tende a ser um dos últimos a se renovar.

Não gosto necessariamente que seja assim, mas não vejo como mudar essa situação.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #24 Online: 11 de Dezembro de 2007, 00:40:23 »
Não acho que haja uma censura velada à assuntos sexistas no fórum. Ninguém teve um tópico apagado ou trancado exclusivamente pelo assunto que escolheu abordar[1]. O tema é delicado, e muitas vezes alguém pode se exceder (eu mesmo posso tê-lo feito) ao discutí-lo, mas esse não é o único assunto do qual se pode dizer isso no CC.

A questão é que, no caso em particular do forced_existence (nem cheguei a ler muita coisa do Narkus) ele escolheu deliberadamente não apresentar qualquer indício de argumento razoável para suportar sua opnião controversa, expressa num texto confuso, falacioso e arrogante.
Se do meio ao fim do tópico houve excessos indiscutíveis, de início pelo menos o que havia era insinuações irônicas e comentários levemente pessoais que não são de todo incomuns aqui no CC[2] e que teriam sido muito melhor replicados com um aviso à moderação do que com acusações de perseguição. E essa simples atitude poderia ter evitado todo esse celeuma, a meu ver, desnecessário.

Cito o exemplo do forista Erivelton, cujos textos confusos, falaciosos e arrogantes não raro são rebatidos com ironia e chacotas (há mais tempo do que os do forced_existence). Mas nem por isso levantou-se uma voz em favor do "pega leve" na forma como se responde à argumentação absurda de crentes aqui (Aliás, costuma-se tolerar a ironia de quem responde ao crente e baní-lo [o crente] com alguma rapidez[3]). Por que a escolha do "sexismo" como tabu do CC, quando são tantos os temas nos quais absurdos e falácias são replicados com insinuações jocosas às custas de quem os cometeu?

[1]O trancamento do tópico do forced_existence, até onde entendi, deveu-se ao "barraco" que tinha se formado, tanto pelas agressões quanto pelo uso de falácias (coisa que foi o próprio forced_existence quem começou), e não pelo assunto escolhido.

[2]E não estou dizendo que isso seja ruim, o CC é um fórum de discussão informal, não um fórum de justiça.

[3]Não discordo dessa atitude, nem estou advogando o "pega leve com os crentes", estou apenas comparando situações que, a meu ver, diferem apenas em escala, mas cuja essência é a mesma.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 00:52:58 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!