Essa questão de altruísmo "puro" existir, ou dessa distribuição de altruísmo, rancor e etc em populações humanas, independe de genes específicos para isso. Não que não possa ter qualquer variação genética influindo nisso, de qualquer forma.
Por exemplo, não precisamos pensar em termos de aptidão/reprodução para dizer que o altruísmo não é "puro", basta argumentar que o altruísmo traz satisfação ao altruísta, e essa auto-satisfação já é uma motivação egoísta. Alguém faria algo que beneficiasse a outra pessoa voluntariamente, mas sem ter nenhuma satisfação com isso? Não, sempre tem algum interesse por trás, mesmo que seja apenas para dizer que fez o que tinha que fazer, apesar de fazer a contra-gosto.
Se quem faz isso teria mais filhos e netos/transmitiria mais genes do que alguém que não faz, ou como o nível de altruísmo entre humanos influencia no sucesso reprodutivo das pessoas, nem precisa ser colocado em questão, e pessoalmente, acho que é algo bem insondável, um modelo sobre isso seria muito artificial para ter qualquer utilidade em se pensar.