Autor Tópico: Quais os limites morais do ser humano????  (Lida 16382 vezes)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: Quais os limites morais do ser humano????
« Resposta #75 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:11:06 »
Alguém ainda tem dúvidas em afirmar que a moral é relativa?
No sentido estrito dela, ela tem que ser. Mas se você acha que "relativismo moral" e "moral ser relativa" são sinônimos, ou que o fato da moral ser relativa signifique de alguma forma que todas as morais sejam equivalentes ou igualmente respeitáveis, sinto em informar que não vai ser com essa que você vai levar...

E quem disse que eu quero levar alguma coisa, gato?

Só fiz uma pergunta. E afirmo que, pra mim, a moral é relativa. Ou você duvida de coisas nas quais eu faça que você não ache moralmente viável?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:15:57 »
E quem disse que eu quero levar alguma coisa, gato?
Intuição...

Só fiz uma pergunta. E afirmo que, pra mim, a moral é relativa.
Moral é relativa no sentido da sua ser diferente da minha ou da de um talibã. O que não quer dizer que todas são igualmente desejáveis, aceitáveis ou respeitáveis. Ou que ela deva ser relativa...

Ou você duvida de coisas nas quais eu faça que você não ache moralmente viável?
Se você leu alguma coisa do que eu disse nesse tópico, já sabe o que penso sobre responder essa pergunta.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2007, 21:29:58 por Oceanos »

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #77 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:19:38 »
Intuição...

Errada, diga-se de passagem.

Moral é relativa no sentido da sua ser diferente da minha ou da de um talibã. O que não quer dizer que todas são igualmente desejáveis, aceitáveis ou respeitáveis.

Bingo. :D

Então ela é relativa, porra.

Se você leu alguma coisa do que eu disse nesse tópico, já sabe o que penso sobre responder essa pergunta.

Li tudo não, e o que li, não lembro. Refresque minha memória, por obséquio.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:24:39 »
Li tudo não, e o que li, não lembro. Refresque minha memória, por obséquio.
../forum/topic=14369.50.html#msg278592

Sem contar que esse não é o lugar para se expor esse nível de individualidade...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #79 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:25:47 »
Teriamos que chegar num consenso sobre moral e ética antes de dizer o que consideramos relativa ou não... como não chegamos a um consenso, sem chance.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #80 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:29:18 »
Teriamos que chegar num consenso sobre moral e ética antes de dizer o que consideramos relativa ou não... como não chegamos a um consenso, sem chance.

Boa. Mas se não há um concenso, dá pra pelo menos afirmar que não são conceitos absolutos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #81 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:30:51 »
O que seria perder de vez a razão de ser da discussão.  Ou, pelo menos, ficar só na obviedade.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #82 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:35:46 »
Pra mim é relativa porque muda conforme a civilização muda, os povos mudam. Então, não há 'certo' ou 'errado' num povo poligâmico ou monogâmico, por exemplo; pode haver vantagens num ou outro sistema, dependendo do tempo e lugar, podemos preferir um ou outro, ou reclamar que os poligâmicos atualmente são na sua maioria machistas, ... mas com certeza são relativos, por esse motivo.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #83 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:39:21 »
Pra mim é relativa porque muda conforme a civilização muda, os povos mudam. Então, não há 'certo' ou 'errado' num povo poligâmico ou monogâmico, por exemplo; pode haver vantagens num ou outro sistema, dependendo do tempo e lugar, podemos preferir um ou outro, ou reclamar que os poligâmicos atualmente são na sua maioria machistas, ... mas com certeza são relativos, por esse motivo.

Exatamente!!!

É disso que estou falando, isso me parece meio óbvio pra mim...enfim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #84 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:43:18 »
A questão é se há algum tipo de direção moral absoluta.  No caso, poligamia e monogamia são comportamentos, mas os princípios morais envolvidos podem ser estáveis e até mesmo absolutos.

Há alguma evidência nesse sentido quando se pesquisa mais a fundo os motivos e metas de comunidades distintas.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #85 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:57:14 »
Alguém ainda tem dúvidas em afirmar que a moral é relativa?
No sentido estrito dela, ela é. Mas se você acha que "relativismo moral" e "moral ser relativa" são sinônimos, ou que o fato da moral ser relativa signifique de alguma forma que todas as morais sejam equivalentes ou igualmente respeitáveis, sinto em informar que não vai ser com essa que você vai levar...
Boa distinção. A moral é relativa em partes, existem princípios comuns a toda a sociedade humana. A preservação da vida, é um deles, que juridicamente está sendo até estendido a outros animais atualmente. É o princípio basilar, o que configura a existência social das pessoas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #86 Online: 29 de Dezembro de 2007, 22:00:12 »
A questão é se há algum tipo de direção moral absoluta.  No caso, poligamia e monogamia são comportamentos, mas os princípios morais envolvidos podem ser estáveis e até mesmo absolutos.

Há alguma evidência nesse sentido quando se pesquisa mais a fundo os motivos e metas de comunidades distintas.
O senso de justiça é algo da natureza humana. Não são algumas excessões individuais que vão fazer a modificação desse valor social. Apesar de uns memes que são mais como vírus culturais. A religião, quando propõe um mundo alternativo, provoca um efeito de perverter a vida real para sobrepor a criada na estrutura memética. O céu, o paraíso, o mundo dos mortos. Mas a vacina memética, para mim, é o ateísmo e o ceticismo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #87 Online: 29 de Dezembro de 2007, 22:05:32 »
Mas a vacina memética, para mim, é o ateísmo e o ceticismo.

Ceticismo, ok.  Mas por que ateísmo necessariamente?  Crer em Deus não é algo que necessariamente tenha muitas consequências, tanto que o deísmo e o panteísmo são na prática quase impossíveis de distinguir do ateísmo.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #88 Online: 29 de Dezembro de 2007, 22:09:50 »
Boa distinção. A moral é relativa em partes, existem princípios comuns a toda a sociedade humana. A preservação da vida, é um deles, que juridicamente está sendo até estendido a outros animais atualmente. É o princípio basilar, o que configura a existência social das pessoas.

Mas Adriano, se for parar pra pensar, isso se torma mais relativo ainda. No mundo, todos se matam por vários motivos, por motivos pequenos e despresíveis, do que adianta afirmar que esta tal moral existe? se "todos" fazem exatamente o contrário?

Neste assunto de matar ou não, pra mim, ela se torna mais relativa ainda.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #89 Online: 29 de Dezembro de 2007, 22:15:45 »

Ceticismo, ok.  Mas por que ateísmo necessariamente?  Crer em Deus não é algo que necessariamente tenha muitas consequências, tanto que o deísmo e o panteísmo são na prática quase impossíveis de distinguir do ateísmo.
São distinguíveis por uma questão linguística, de semântica. Por isso meu ateísmo é até linguistico.  :lol:

Mas acredito muito naquilo que Dawkins defende, de que os moderados abrem caminho e são até negligentes em relação ao fanáticos, que são o principal problema. Esse de crença em deus como muleta psicológica não me convence, concordo com o Dennett nesse aspecto. Ele fala disso naquele vídeo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #90 Online: 29 de Dezembro de 2007, 22:19:56 »

Mas Adriano, se for parar pra pensar, isso se torma mais relativo ainda.
Claro que não.

No mundo, todos se matam por vários motivos, por motivos pequenos e despresíveis, do que adianta afirmar que esta tal moral existe? se "todos" fazem exatamente o contrário?
Está fazendo uma generalização. Se todos se matassem, a população seria extinta. O que acontece é justamento o contrário, a população só aumenta.

As mortes são excessões na vida humana, e são sempre vistas com repúdio. É algo que queremos evitar, e quem pensa diferente é classificado como psicopata pela psiquiatria. Portanto não é um representante normal da espécie.

Neste assunto de matar ou não, pra mim, ela se torna mais relativa ainda.
Imaginava essa resposta. Mas veja que a sobrevivência das espécies, é uma "moral" da vida biológica. Quem não segue essa "determinação" da natureza é extinto. Das espécies que hoje estão vivas, "todos" sobrevireram.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #91 Online: 29 de Dezembro de 2007, 22:21:36 »
Sim, falha minha, concordo com você. :D

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 30 de Dezembro de 2007, 03:26:23 »
Tive que entregar o computador pras meninas e suas amiguinhas um pouco, oito horas de Barbie, Rebeldes e Pollypocket. Coincidência ou não, me surgiu uma alergia.

Bom, lendo os últimos posts eu me sinto tranquilo em contar um exercício mental, praticado já há alguns anos:
Ele consite em me colocar vivendo os extremos de uma situação: a bondade a a maldade.
Fica a critério de vocês imaginar os limites de bondade e maldade a que me propus, claro que em pensamento.
Com isso, teoricamente , tento imaginar os limites da minha moral e entender a moral da nossa sociedade.
Para mim fica difícil falar em conclusões sobre isso, o que consegui foi apenas uma compreensão um pouco melhor sobre esses assuntos. Compreensão esta que variou um pouco esses anos todos.
O psiquaitra Jairo Bouer, numa entrevista no extinto Programa Livre, comtou que um ouvinte de um programa seu ligou  e dusse que transava com a irmã e não via nada demais, o psiquaitra retrucou e disse que era errado, o ouvinte quis saber porque , e ele respondeu que não podia porque não podia e pronto.
Assim é com o assassinato, matar é errado, mas recentes casos de pessoas que assassinaram os próprios pais nos colocam em um estado de alerta, como se soasse um alarme dizendo que barreiras invisívies que colocamos para nós mesmos estavam se rompendo. Odiamos os caras que mataram aquele menino, João Hélio, arrastado pelo automóvel, mas sentimos um sentimento muito diferente quando lembramos do caso Richthofen. Ficamos perplexos; Os marginais não conheciam João Hélio, mas  Suzane assasssinou os pais, pessoas que brincaram, riram, choraram com ela.
Claro que são extremos, tanto o incesto como o parricidio, nem de longe demonstram uma inversão de valores morias ou uma tendência.
Mas são justamente esses casos onde a moral falha que busco compreender o porque de alguns fazerem e outros não. E isso parece ser gradual, não acontece de uma hora pra outra, ninguém acorda e diz: hoje vou estuprar alguém. Por isso penso que existem alguns pricipios morais absolutos, porque mesmo os que ignoram esses principios, tem consciência disso.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #93 Online: 30 de Dezembro de 2007, 08:52:10 »
Tive que entregar o computador pras meninas e suas amiguinhas um pouco, oito horas de Barbie, Rebeldes e Pollypocket. Coincidência ou não, me surgiu uma alergia.

Também, no mínimo uma constipação... rebeldes é o pior !

A minha filha nessa cidade gostava de Xuxa, ainda bem que não gostava de Chiquititas ... argh...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #94 Online: 30 de Dezembro de 2007, 10:33:49 »

São distinguíveis por uma questão linguística, de semântica. Por isso meu ateísmo é até linguistico.  :lol:

Mas acredito muito naquilo que Dawkins defende, de que os moderados abrem caminho e são até negligentes em relação ao fanáticos, que são o principal problema. Esse de crença em deus como muleta psicológica não me convence, concordo com o Dennett nesse aspecto. Ele fala disso naquele vídeo.

Não entendi muito bem.  Ainda mais porque Dennett não me pareceu nada ateu.  Mas suponho que devo ver o vídeo.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #95 Online: 30 de Dezembro de 2007, 10:44:03 »
2
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #96 Online: 30 de Dezembro de 2007, 11:59:24 »

Não entendi muito bem.  Ainda mais porque Dennett não me pareceu nada ateu.  Mas suponho que devo ver o vídeo.
Me desculpa, mas você não saber que o Dennett é ateu, eu acho o cúmulo. Já começo a questionar o seu ateísmo, pra saber se você é ateu de "verdade".

Tem inclusive um vídeo atual, de natal, de um encontro patrocinado pelo Dawkins, com os quatros cavalheiros da apocalipse (teve resportagens falando desses quatros principais neo-ateus). Deixa de ser newbie no ateísmo.  :P

Se quiser procuro tópicos aqui comentando sobre Dennett e o ateísmo, deve ter de monte.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #97 Online: 30 de Dezembro de 2007, 12:04:30 »
Isso não faria diferença, Adriano.  Mesmo que ele seja "em condições normais" ateu, o que está em jogo aqui é se essa idéia de evolução com intencionalidade pode ser conciliada com o ateísmo ou se é no fundo uma variação do "design inteligente".

Quanto a questionar meu ateísmo, sinceramente, isso não faz a menor diferença.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #98 Online: 30 de Dezembro de 2007, 12:05:45 »

Essa é uma vacina que vence que nem a da gripe: tem que tomar reforço todo mes, todo ano, ... :)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #99 Online: 30 de Dezembro de 2007, 12:12:23 »
Isso não faria diferença, Adriano.  Mesmo que ele seja "em condições normais" ateu, o que está em jogo aqui é se essa idéia de evolução com intencionalidade pode ser conciliada com o ateísmo ou se é no fundo uma variação do "design inteligente".
Dennett é opositor ferrenho do design inteligente. Isso é uma blasfêmia sobre um dos maiores representantes atuais do ateísmo. Viu o link do livro "Quebrando o encanto"?

A intencionalidade não é da evolução, mas das espécies, estas sim são os agentes ativos do processo evolutivo. São entidades autopoiéticas, ou seja, o princípio de autonomia biológica. A intencionalidade surge da espécie humana e ela aplica essa ao domínio da biologia através da teoria da evolução.

Tanto é, que na exposição de Darwim, é comentado mais sobre a vida dele do que a teoria em si. Isso para que possamos acompanhar o contexto em que se deu as suas descobertas, onde vamos raciocinando de maneira igual. Assim compreendemos melhor a evolução.

Nós evoluimos, pois somos também a natureza, e verificamos isso nos demais seres vivos. Obvio para nós. Mas não era assim na época de Darwin, e sua idéia sofreu muita resistência. É uma das principais teorias científicas, que contém mais evidências empíricas.

Quanto a questionar meu ateísmo, sinceramente, isso não faz a menor diferença.
De fato. Me desculpe.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!