Tive que entregar o computador pras meninas e suas amiguinhas um pouco, oito horas de Barbie, Rebeldes e Pollypocket. Coincidência ou não, me surgiu uma alergia.
Bom, lendo os últimos posts eu me sinto tranquilo em contar um exercício mental, praticado já há alguns anos:
Ele consite em me colocar vivendo os extremos de uma situação: a bondade a a maldade.
Fica a critério de vocês imaginar os limites de bondade e maldade a que me propus, claro que em pensamento.
Com isso, teoricamente , tento imaginar os limites da minha moral e entender a moral da nossa sociedade.
Para mim fica difícil falar em conclusões sobre isso, o que consegui foi apenas uma compreensão um pouco melhor sobre esses assuntos. Compreensão esta que variou um pouco esses anos todos.
O psiquaitra Jairo Bouer, numa entrevista no extinto Programa Livre, comtou que um ouvinte de um programa seu ligou e dusse que transava com a irmã e não via nada demais, o psiquaitra retrucou e disse que era errado, o ouvinte quis saber porque , e ele respondeu que não podia porque não podia e pronto.
Assim é com o assassinato, matar é errado, mas recentes casos de pessoas que assassinaram os próprios pais nos colocam em um estado de alerta, como se soasse um alarme dizendo que barreiras invisívies que colocamos para nós mesmos estavam se rompendo. Odiamos os caras que mataram aquele menino, João Hélio, arrastado pelo automóvel, mas sentimos um sentimento muito diferente quando lembramos do caso Richthofen. Ficamos perplexos; Os marginais não conheciam João Hélio, mas Suzane assasssinou os pais, pessoas que brincaram, riram, choraram com ela.
Claro que são extremos, tanto o incesto como o parricidio, nem de longe demonstram uma inversão de valores morias ou uma tendência.
Mas são justamente esses casos onde a moral falha que busco compreender o porque de alguns fazerem e outros não. E isso parece ser gradual, não acontece de uma hora pra outra, ninguém acorda e diz: hoje vou estuprar alguém. Por isso penso que existem alguns pricipios morais absolutos, porque mesmo os que ignoram esses principios, tem consciência disso.