Como são as coisas!! No Martelo há algumas menções a sortilégios que fazem um cônjuge perder o interesse sexual pelo outro, quando sensações de indiferença ou repugnância invadem o domínio conjugal e fazem com que o casal não consiga manter relações sexuais, é E-XA-TA-MEN-TE aquilo que acontece em muitos "causos" solucionados pela Universal, quando a esposa, que inexplicavelmente começou a nutrir um certo nojo de seu marido, apela a Jesus para que desfaça a "coisa feita" e eles voltem a se relacionar normalmente!!!
Parece que alguns "malefícios" são UNIVERSAIS, ou pelo menos muito recorrentes em várias épocas e sociedades, fiquei curioso agora pra saber se o "encantamento" do "cônjuge nojento" é especialmente prevalente em sociedades monogâmicas ou se sociedades poligâmicas também "sofrem" com essa "bruxaria"!! Imaginei que em sociedades em que a vida familiar se inicie e se mantenha com a célula do casal, essa "fase do nojo" seja mais comum! Me lembrei de O sorriso do lagarto, quando Ana Clara arranja um amante e começa a sentir "um certo nojinho indefinido" do marido Ângelo Marcos, que a fazia perceber "cheiros enjoativos" e "sentí-lo viscoso ao tato"!
Infelizmente é constrangedor demais perguntar a eventuais foristas casados que relatem se já passaram por isso, mas bem que eu queria saber, hehehe!
Outra coisa: na página 154, quando os autores tratam da questão de "lobos possuídos por demônios", eles se referem a uns certos quarenta e dois meninos devorados por dois ursos por escarnecerem de Eliseu e de um leão que matou um profeta em III Reis por este ter desobedecido a um mandamento, dizendo que estes animais estavam "possuídos por demônios"! Eu me lembro vagamente de ter lido sobre o episódio dos quarenta e dois meninos no RV, e sobre como isso era sinal da crueldade do Deus bíblico, etc, mas o que eu achei interessante é que há outras menções no livro de desgraças causadas aos homens por "demônios" COM PERMISSÃO DE DEUS, ou seja, havia uma tentativa de se colocar que o mal não provinha do próprio Deus, mas sim de Satanás e dos anjos caídos que, com a permissão dele, provocavam tragédias aos homens, e eu acho que isso demonstra como até naquela época os glosadores ensaiavam um entendimento que "amenizava" a crueldade de Deus! Embora no final seja tudo esquizofrenia cristã, quer dizer, se o mal causado aos homens pelos anjos caídos é necessário pra ordem divina, como é que se pode dizer que os demônios agem CONTRA a Criação???