Autor Tópico: Por que o Espiritismo só deu certo no Brasil?  (Lida 12330 vezes)

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Por que o Espiritismo só deu certo no Brasil?
« Online: 06 de Janeiro de 2008, 22:29:03 »
É fato admitido até mesmo pelos mais renitentes espíritas que o Espiritismo só deu certo mesmo no Brasil, após ter sido praticamente esquecido na sua pátria-mãe, a França. Os poucos grupos espíritas que existem no Exterior são formados e organizados praticamente apenas por Brasileiros que vivem nesses países. Por que será? Uma explicação (talvez apressada) é que no Catolicismo brasileiro há uma singular abertura a fatos sobrenaturais (veja-se o grande mercado de milagres e milagreiros), bem como as tradições religiosas africana e indígena admitem de forma bastante natural a interferência de espíritos na vida humana. Essa conjunção de fatores, única no mundo, poderia explicar o desenvolvimento do Espiritismo Kardecista no Brasil e praticamente apenas aqui. Haveria outra explicação plausível?
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
Re: Por que o Espiritismo só deu certo no Brasil?
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2008, 22:32:51 »
Seleção natural =). Meme mesmo. E aqui no Brasil eles venceram por ter competição menos assirada para a classe que eles pretende atingir. Lá fora o kadercismo pode não ter pego. Mas temos outros milhares de espiritualismos que acreditam em varias de coisas comuns ao kadercismo, ou outras coisas diferentes, mas igualmente sem sentidos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2008, 00:24:49 »
O Kardecismo é basicamente um derivado do Catolicismo, moldado para rejeitar a autoridade central do Vaticano e incentivar certos tipos de posturas psicológicas.  O Brasil é o único país católico de porte que não tem cultura européia.  As grandes desigualdades sociais (e de falta de consolidação familiar e social) que aqui existem tornam esse tipo de crença mais atraente do que na Europa.

É por aí.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2008, 10:13:03 »
O Kardecismo é basicamente um derivado do Catolicismo, moldado para rejeitar a autoridade central do Vaticano e incentivar certos tipos de posturas psicológicas.  O Brasil é o único país católico de porte que não tem cultura européia.  As grandes desigualdades sociais (e de falta de consolidação familiar e social) que aqui existem tornam esse tipo de crença mais atraente do que na Europa.

É por aí.
O México assemelha-se muito ao Brasil, e lá são católicos mais fervorosos

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2008, 10:16:05 »
Bem lembrado.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2008, 10:23:17 »
É que a classe média/média-alta é mais "bem esclarecida" que as demais de modo que o radicalismo religioso acaba sendo relegado às classes pobres; o catolicismo-praticante não tem muita força sobre as classes "esclarecidas" porque quem estudou um mínimo de História acaba criando certa repulsa pelo ambiente da ICAR. Para aqueles que têm necessidade de acreditar em algo meta-físico, acabam sobrando as religiões orientais e o espiritismo que é popularizado por ícones e lendas fortes, tem um alto grau de mistério, além de contar com um elemento-chave que reside na crença numa vida espiritual post-mortem e ter como rito básico a pseudo-comunicação com os mortos.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2008, 10:39:02 »
* Alenônimo cai de pára-quedas no tópico:

Por que o Espiritismo só deu certo no Brasil?

Porque brasileiro geralmente é tapado mesmo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2008, 17:43:39 »
É que a classe média/média-alta é mais "bem esclarecida" que as demais de modo que o radicalismo religioso acaba sendo relegado às classes pobres; o catolicismo-praticante não tem muita força sobre as classes "esclarecidas" porque quem estudou um mínimo de História acaba criando certa repulsa pelo ambiente da ICAR. Para aqueles que têm necessidade de acreditar em algo meta-físico, acabam sobrando as religiões orientais e o espiritismo que é popularizado por ícones e lendas fortes, tem um alto grau de mistério, além de contar com um elemento-chave que reside na crença numa vida espiritual post-mortem e ter como rito básico a pseudo-comunicação com os mortos.

O mais ridiculo sao membros da classe media alta que sao espiritas.

A mae de uma amigo meu, que e' espirita, e' considerada um "genio" porque le livros de fisica quantica e o cacete a quatro, como as pessoas conseguem se sustentar nessas falsas ciencias que estrapolam e tentam justificar algo tao irracional quanto o espiritismo?

E eles ainda se acham cientistas!

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2008, 17:46:30 »

O mais ridiculo sao membros da classe media alta que sao espiritas.

A mae de uma amigo meu, que e' espirita, e' considerada um "genio" porque le livros de fisica quantica e o cacete a quatro, como as pessoas conseguem se sustentar nessas falsas ciencias que estrapolam e tentam justificar algo tao irracional quanto o espiritismo?

E eles ainda se acham cientistas!
Esse pessoal consegue, interpretar qualquer coisa como bem entende, desde a bíblia, até a ciência e os números.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2008, 20:48:23 »
Porque brasileiro não tem cultura, e por isso vive absorvendo outras.
Além do mais, vive muito em cima de modas passageiras, por isso se torna atraente a propaganda de "ciência do futuro".

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2008, 10:54:09 »
Concordo com vocês, mas vamos pensar em outras possibilidades. É fato notório que os militares e os médicos estão entre as classes que mais ajudaram a popularizar a DE aqui no Brasil. Isso pode dar algumas dicas: os militares no Brasil têm uma antiga tradição positivista e anti-clerical, e os médicos de certa forma trabalham no limite tênue entre a ciência e a chutologia, na qual a DE ajuda a dar uma base pseudo-científica a muitas práticas terapêuticas, como a homeopatia.
Outra coisa tem certamente a haver com os desejos da classe média de ascensão social e aceitação intelectual. O ambiente espírita e tipicamente classe média letrada, com fumaças de cultura livresca.
E tem também a falência do sistema público de saude, que estimula as práticas ditas "alternativas" de cura oferecidas pela DE.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 08 de Janeiro de 2008, 11:02:49 »
É fato notório que os militares e os médicos estão entre as classes que mais ajudaram a popularizar a DE aqui no Brasil.

Nem me fale... :(  já tive uma consulta com um médico militar em que ele passou dois terços do tempo me perguntando se eu ouvia coisas do nada, tinha lembranças estranhas, etc.

Isso pode dar algumas dicas: os militares no Brasil têm uma antiga tradição positivista e anti-clerical, e os médicos de certa forma trabalham no limite tênue entre a ciência e a chutologia, na qual a DE ajuda a dar uma base pseudo-científica a muitas práticas terapêuticas, como a homeopatia.

Eu iria mais na base: médicos lidam cotidianamente e diretamente com a decadência da saúde dos outros e responsabilidades além do razoável.  É natural que se sintam atraídos por garantias de uma segunda chance para todos.

Militares também lidam com muitas incertezas, soprados pelo sabor do vento administrativo, doutrinados a ter uma certa paranóia e, principalmente durante o regime militar, cercados de antipatia e falsidade por todo lado.  Ter respostas prontas confortáveis também se mostra atraente para eles.

Outra coisa tem certamente a haver com os desejos da classe média de ascensão social e aceitação intelectual. O ambiente espírita e tipicamente classe média letrada, com fumaças de cultura livresca.

Bingo.

E tem também a falência do sistema público de saude, que estimula as práticas ditas "alternativas" de cura oferecidas pela DE.

Com certeza.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Janeiro de 2008, 11:29:49 »
Alguém já ouviu falar na "Cruzada dos Militares Espíritas"? E na "Associação Médico-Espírita do Brasil"?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 08 de Janeiro de 2008, 11:45:18 »
Não.  Ouvi falar da Associação dos Magistrados Espíritas, porém.  Sinistro.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 08 de Janeiro de 2008, 12:24:34 »
Pesquisa rápida no google revelou :

Cruzada dos Militares Espíritas, tem site : http://www.cme.org.br/

Associação Médico-Espírita do Brasil, tem site também : http://www.amebrasil.org.br/

e por fim : Associação dos Magistrados Espíritas , tem site também : http://www.abrame.org.br/

Se alguém clicar nos links acima, recomendo ter um saco de vômito próximo. Especialmente na associação médico-espírita.

:vomito:
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #15 Online: 08 de Janeiro de 2008, 12:35:52 »
Citação de: Sklogw
"Associação Médico-Espírita do Brasil"?

Meus pais possuem alguns artigos desta tal associação, li mas nunca com grau de ceticismo suficiente para pesquisar a validade, vou verificar o material novamente para ver se acho algo que indique uma boa pesquisa.
Eu conheci espíritas de classe menos favorecida, inclusive com conhecimentos gerais palpérrimos, porém com uma bagagem respeitavél ao que dizia respeito a DE, sinal que toda regra tem suas exeções..rsrs :P
Mas sou obrigada a reconhecer que DE é uma religião preferida por pessoas "mais esclarecidas" e com uma gorda conta no banco. Eu não conto porque não me tornei espírita por conta própria, eu fui condicionada a ser espírita, todos na minha casa não me mostravam outra coisa se não isto! Eu cresci participando das atividades dos centros espíritas, não foi ruim, muito pelo contrário, aprendi muito a respeitar o ser humano e conhecer o sofrimento físico e material do homem ao vivo, não somente pela tv.....Eu não odeio a DE, não concordo com seus postulados e dogmas e quando parte para o místico não defendo a inclusão dos conceitos pouco conhecidos da física(quântica principalmente) para reforçar a idéia que a DE é ciência antes de tudo, mas não mudei minha opinião ao considerara-la das religiões a menos pior!

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Luz

• Visitante
« Resposta #16 Online: 08 de Janeiro de 2008, 13:30:41 »
Além de tudo, ACHO, que há muito da influência da figura carismática de Chico Xavier - uma minhoca da terra.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Janeiro de 2008, 13:53:43 »
Sim, também temos a questão dos médiuns carismáticos e sua influência cultural e política. Vamos lembrar que no Brasil não temos quase instituições, e por isso a política é muito centrada em líderes personalistas (Vargas, Brizola, Lula, etc.). Não poderia ser diferente com a religião. Embora a DE abomine de fachada o personalismo, dificilmente vamos encontrar outra corrente religiosa mais personalista: os médiuns detém a principal faculdade de comunicação com o mundo espiritual que, segundo os espíritas, é a fonte principal da sua doutrina.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #18 Online: 08 de Janeiro de 2008, 13:59:14 »
Me tornei espírita quando eu li O Livro dos Espíritos que ganhei de presente de um primo. Gostava muito de ler Alan Kardec.

Mas eu já acreditava em espíritos antes disso.

Acho que é por causa da cultura afro que os brasileiros tem tendência para crer em espíritos. Dai vêm o espiritismo e "explica" como funciona as coisas.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #19 Online: 08 de Janeiro de 2008, 14:56:07 »
e por fim : Associação dos Magistrados Espíritas , tem site também : http://www.abrame.org.br/

Meu Deus, eu estou chocado!!!! Começo a achar que o espiritismo é uma ameaça ao estado laico tão ou mais funesta do que os evangélicos!!!!

Edit: no artigo A influência dos fenômenos psíquicos nas decisões há um caso em que Chico Xavier psicografou uma mensagem de uma vítima de homicídio pra inocentar o acusado, eu estou estupefato, eu sempre imaginei que Xavier fosse só um literato frustrado e um deslumbrado por atenção e adoração, não achava que ele teria descido a um ABISMO DE CANALHICE que é aceitar "psicografar" mensagens pra servirem de provas em julgamentos, minha opinião sobre ele mudou totalmente agora!! Meu Deus, com aquela cara de babão bonzinho, que calhorda!!!!!
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2008, 15:18:22 por Frater Betinho Chupa-Cabra »
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2008, 16:34:27 »

Meu Deus, eu estou chocado!!!! Começo a achar que o espiritismo é uma ameaça ao estado laico tão ou mais funesta do que os evangélicos!!!!

Edit: no artigo A influência dos fenômenos psíquicos nas decisões há um caso em que Chico Xavier psicografou uma mensagem de uma vítima de homicídio pra inocentar o acusado, eu estou estupefato, eu sempre imaginei que Xavier fosse só um literato frustrado e um deslumbrado por atenção e adoração, não achava que ele teria descido a um ABISMO DE CANALHICE que é aceitar "psicografar" mensagens pra servirem de provas em julgamentos, minha opinião sobre ele mudou totalmente agora!! Meu Deus, com aquela cara de babão bonzinho, que calhorda!!!!!

Caramba... tao chocante quanto ridiculo!

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #21 Online: 08 de Janeiro de 2008, 16:44:02 »

Eu compartilho a mesma preocupação de vocês: milicos espíritas até que não fazem mal a ninguém (???) mas médicos e magistrados espíritas introduzem um perigoso elemento de pré-juizo nas coisas... Aceitar uma mensagem psicografada num tribunal é pior que ridículo, é uma ameaça ao estado de Direito, um retrocesso no tempo... Pior é que médicos e magistrados vêm normalmente da mesma classe social onde a DE é mais influente, donde só podemos esperar que a coisa piore no futuro.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Janeiro de 2008, 16:47:26 »
Sklogw, concordo inteiramente com você.Penso que a educação formal desceu o seu nível em nosso país, estaria aí mais um motivo.
Em um futuro próximo, poderíamos ter magistrados ateus/agnósticos/céticos, militares e médicos idem.Penso que após esta "onda" de ateísmo - positiva, na minha opinião - teremos resultados a médio e longo prazos.
Não estou afirmando que haverá um gigantesco abandono das religiões e da fé religiosa e dogmática em geral, porém muitos passarão a questionar as suas crenças e buscarão respostas mais plausíveis para seus questionamentos filosóficos.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #23 Online: 08 de Janeiro de 2008, 20:58:09 »
Prova psicografada não é válida, e nula de pleno direito, dando ensejo a anulamento do Júri, ou desentranhamento dos autos

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Janeiro de 2008, 21:29:02 »
não acho que dê pra entender o êxito kardecista no brasil sem levar em conta o entusiasmo com que abraçamos o positivismo, são duas coisas inseparáveis. por que, no entanto, recebemos o positivismo com tanto fervor, já não sei dizer. buarque de holanda falou sobre o assunto em raízes do brasil, mas não me lembro bem do que foi que ele disse...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!