Prova psicografada não é válida, e nula de pleno direito, dando ensejo a anulamento do Júri, ou desentranhamento dos autos
Isso é o que você pode achar, mas já vi DIVERGÊNCIAS DOUTRINÁRIAS sobre a admissibilidade OU NÃO de carta psicografada, com defensores de ambas as posições, e vi esses artigos depois que há vários meses, não lembro bem quando, foi noticiado um júri em que uma carta psicografada foi SIM admitida nos autos, com teor favorável à ré, e o julgamento resultou em absolvição. ENTRETANTO, a juíza presidente disse que o documento permaneceu nos autos simplesmente porque não foi impugnado pelo Ministério Público e disse que essa carta não necessariamente teve papel ativo no conjunto de evidências já que havia outras. Eu acho duro de acreditar mas é POSSÍVEL, não é, que o advogado e o médium pilantras achassem que, mesmo com evidências favoráveis, podiam dar uma "ajudinha" na absolvição, mas isso também poderia ser desespero de causa! Quem é que vai garantir que a carta não pesou na cabeça dos jurados, que não tem que fundamentar nem explicar nada??? Infelizmente não lembro dos nomes dos envolvidos nem onde ocorreu o júri pra te mostrar, nem lembro os nomes dos autores dos artigos doutrinários sobre a prova psicograda! :'(
Outra coisa, um trabalho que operadores do Direito espíritas ADORAM citar e que foi mencionado pelo artigo pró-psicografia é o de Carlos não-sei-quê Perandrea, um perito, grafólogo, sei lá, que, após analisar não sei quantos escritos psicografados, conclui pela VERACIDADE deles, mas como já me disseram, um trabalho desse tipo cujo material de pesquisa que NUNCA foi analisado por MAIS ninguém nem reproduzido por outro pesquisador é cientificamente de pouco valor! Meu chute é que Perandrea seja simplesmente um espiritualista pseudo-científico, mas não li o livro.
Às vezes eu realmente acho que a PIOR característica da doutrina espírita é a tentativa patética de se auto-denominar "ciência", é isso que faz os piores estragos na cabeça das pessoas que não entendem o que é DE FATO ciência. Nem os evangélicos fazem isso, eles são lobos que ladram e devoram explicitamente, não se preocupam em se vestir de cordeiros!!!