Autor Tópico: Por que o Espiritismo só deu certo no Brasil?  (Lida 12331 vezes)

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
Re: Por que o Espiritismo só deu certo no Brasil?
« Resposta #25 Online: 08 de Janeiro de 2008, 21:30:56 »
Prova psicografada não é válida, e nula de pleno direito, dando ensejo a anulamento do Júri, ou desentranhamento dos autos

Isso é o que você pode achar, mas já vi DIVERGÊNCIAS DOUTRINÁRIAS sobre a admissibilidade OU NÃO de carta psicografada, com defensores de ambas as posições, e vi esses artigos depois que há vários meses, não lembro bem quando, foi noticiado um júri em que uma carta psicografada foi SIM admitida nos autos, com teor favorável à ré, e o julgamento resultou em absolvição. ENTRETANTO, a juíza presidente disse que o documento permaneceu nos autos simplesmente porque não foi impugnado pelo Ministério Público e disse que essa carta não necessariamente teve papel ativo no conjunto de evidências já que havia outras. Eu acho duro de acreditar mas é POSSÍVEL, não é, que o advogado e o médium pilantras achassem que, mesmo com evidências favoráveis, podiam dar uma "ajudinha" na absolvição, mas isso também poderia ser desespero de causa! Quem é que vai garantir que a carta não pesou na cabeça dos jurados, que não tem que fundamentar nem explicar nada??? Infelizmente não lembro dos nomes dos envolvidos nem onde ocorreu o júri pra te mostrar, nem lembro os nomes dos autores dos artigos doutrinários sobre a prova psicograda! :'(

Outra coisa, um trabalho que operadores do Direito espíritas ADORAM citar e que foi mencionado pelo artigo pró-psicografia é o de Carlos não-sei-quê Perandrea, um perito, grafólogo, sei lá, que, após analisar não sei quantos escritos psicografados, conclui pela VERACIDADE deles, mas como já me disseram, um trabalho desse tipo cujo material de pesquisa que NUNCA foi analisado por MAIS ninguém nem reproduzido por outro pesquisador é cientificamente de pouco valor! Meu chute é que Perandrea seja simplesmente um espiritualista pseudo-científico, mas não li o livro.

Às vezes eu realmente acho que a PIOR característica da doutrina espírita é a tentativa patética de se auto-denominar "ciência", é isso que faz os piores estragos na cabeça das pessoas que não entendem o que é DE FATO ciência. Nem os evangélicos fazem isso, eles são lobos que ladram e devoram explicitamente, não se preocupam em se vestir de cordeiros!!!
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #26 Online: 08 de Janeiro de 2008, 21:32:24 »
não acho que dê pra entender o êxito kardecista no brasil sem levar em conta o entusiasmo com que abraçamos o positivismo, são duas coisas inseparáveis. por que, no entanto, recebemos o positivismo com tanto fervor, já não sei dizer. buarque de holanda falou sobre o assunto em raízes do brasil, mas não me lembro bem do que foi que ele disse...

O que você quer dizer com isso? Que positivismo, o de Comte? Achei que ele estava morto há tempos, onde você vê essa "fervorosa recepção" toda?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 08 de Janeiro de 2008, 21:40:59 »
há mais de um século, betinho.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Janeiro de 2008, 21:52:52 »

Há mais de um século o quê???

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #29 Online: 08 de Janeiro de 2008, 22:09:57 »
não acho que dê pra entender o êxito kardecista no brasil sem levar em conta o entusiasmo com que abraçamos o positivismo, são duas coisas inseparáveis. por que, no entanto, recebemos o positivismo com tanto fervor, já não sei dizer. buarque de holanda falou sobre o assunto em raízes do brasil, mas não me lembro bem do que foi que ele disse...

Não li Buarque de Holanda, mas acho que você tocou num ponto importante, Rodion. Nossa cultura (sim, nós a temos, quer se enxergue isso ou não) foi bastante influenciada pelo Positivismo. O mais incrível, para mim, é que vejo reflexos Positivistas em todas as áreas, em todos os espectros políticos.

E já está mais que na hora da gente enterrar essa filosofia.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Janeiro de 2008, 22:24:20 »

Há mais de um século o quê???

a calorosa recepção se deu há mais de um século, o positivismo era a moda intelectual no brasil a partir de meados do séc. XIX. entre os republicanos a inspiração positivista era um tanto nítida. e se não estou enganado, a ideologia deu mais frutos aqui do que na frança em que foi concebida. como o kardecismo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #31 Online: 08 de Janeiro de 2008, 22:28:37 »
E não parou por aí. A República Velha tava cheia dessa tralha Positivista, que contamina o pensamento dos militares até hoje. Durante o período da Ditadura, então, era quase como se Comte tivesse renascido... agora a coisa é bem menos na cara, mas meio que grudou na cabeça de todo mundo.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #32 Online: 08 de Janeiro de 2008, 22:31:08 »
Prova psicografada não é válida, e nula de pleno direito, dando ensejo a anulamento do Júri, ou desentranhamento dos autos

Isso é o que você pode achar, mas já vi DIVERGÊNCIAS DOUTRINÁRIAS sobre a admissibilidade OU NÃO de carta psicografada, com defensores de ambas as posições, e vi esses artigos depois que há vários meses, não lembro bem quando, foi noticiado um júri em que uma carta psicografada foi SIM admitida nos autos, com teor favorável à ré, e o julgamento resultou em absolvição. ENTRETANTO, a juíza presidente disse que o documento permaneceu nos autos simplesmente porque não foi impugnado pelo Ministério Público e disse que essa carta não necessariamente teve papel ativo no conjunto de evidências já que havia outras. Eu acho duro de acreditar mas é POSSÍVEL, não é, que o advogado e o médium pilantras achassem que, mesmo com evidências favoráveis, podiam dar uma "ajudinha" na absolvição, mas isso também poderia ser desespero de causa! Quem é que vai garantir que a carta não pesou na cabeça dos jurados, que não tem que fundamentar nem explicar nada??? Infelizmente não lembro dos nomes dos envolvidos nem onde ocorreu o júri pra te mostrar, nem lembro os nomes dos autores dos artigos doutrinários sobre a prova psicograda! :'(

Pelo que já ouvi isso é pacífico de reforma no tribunal, aliás, fere o princípio do contraditório.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #33 Online: 08 de Janeiro de 2008, 22:40:47 »
Pelo que já ouvi isso é pacífico de reforma no tribunal, aliás, fere o princípio do contraditório.

Se você diz!! Ainda bem!!

Eu já pensei um contraditório assim, o Ministério Público pedir o assessoramento de OUTRO médium que "psicografasse" uma mensagem de teor CONTRÁRIO à "psicografada" pela defesa, isso mostraria o quanto essa situação toda é ridícula!

a calorosa recepção se deu há mais de um século, o positivismo era a moda intelectual no brasil a partir de meados do séc. XIX. entre os republicanos a inspiração positivista era um tanto nítida. e se não estou enganado, a ideologia deu mais frutos aqui do que na frança em que foi concebida. como o kardecismo.

Não estou entendendo muito bem, já que não entendo de filosofia e não sei exatamente NO QUE consiste o positivismo filosófico, o único positivismo que cheguei a estudar foi o jurídico na faculdade, e ele se restringe à interpretação de leis.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 08 de Janeiro de 2008, 22:48:56 »
Não estou entendendo muito bem, já que não entendo de filosofia e não sei exatamente NO QUE consiste o positivismo filosófico, o único positivismo que cheguei a estudar foi o jurídico na faculdade, e ele se restringe à interpretação de leis.
não convém enxergar o positivismo filosófico e o jurídico como as mesmas coisas. o positivismo jurídico até 'vingou' mais. o positivismo que os brasileiros abraçaram destacava-se pelo caráter cientificista, industrializante, progressista. deu-nos o lema da bandeira, ora.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #35 Online: 08 de Janeiro de 2008, 22:52:25 »
não convém enxergar o positivismo filosófico e o jurídico como as mesmas coisas. o positivismo jurídico até 'vingou' mais. o positivismo que os brasileiros abraçaram destacava-se pelo caráter cientificista, industrializante, progressista. deu-nos o lema da bandeira, ora.

Mas eu NÃO estou enxergando o positivismo filosófico e o jurídico como as mesmas coisas, eu DISSE que NÃO entendo de positivismo e que estudei APENAS o positivismo jurídico, ou seja, são DIFERENTES. Você poderia me esboçar no que basicamente consiste o positivismo filosófico? Quais são seus postulados? O que ele defende?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 08 de Janeiro de 2008, 22:57:34 »

Mas eu NÃO estou enxergando o positivismo filosófico e o jurídico como as mesmas coisas, eu DISSE que NÃO entendo de positivismo e que estudei APENAS o positivismo jurídico, ou seja, são DIFERENTES. Você poderia me esboçar no que basicamente consiste o positivismo filosófico? Quais são seus postulados? O que ele defende?

essa caixa alta realmente dá no saco.
pô, betinho, vai pesquisar. o positivismo afirma a onipotência do homem sobre a natureza através da razão e da ciência, acho que essa é a idéia central.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #37 Online: 08 de Janeiro de 2008, 23:03:35 »
pô, betinho, vai pesquisar.

Uau, muito obrigado pela sua gentileza.

o positivismo afirma a onipotência do homem sobre a natureza através da razão e da ciência, acho que essa é a idéia central.

Se você ACHA, realmente não deve ser a pessoa mais indicada pra responder.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 08 de Janeiro de 2008, 23:10:05 »
Uau, muito obrigado pela sua gentileza.
só retribuindo...

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #39 Online: 08 de Janeiro de 2008, 23:13:56 »
Nossa cultura (sim, nós a temos, quer se enxergue isso ou não) foi bastante influenciada pelo Positivismo.

Você poderia, por favor, esboçar no que consiste o positivismo filosófico, seus postulados, o que ele defende?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #40 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:13:05 »
Aqui você encontra um texto bem empolado sobre Positivismo no Brasil e aqui uma versão mais sintética sobre Augusto Comte. E aqui o que a mesma fonte tem a dizer sobre Positivismo.

No meu entender (que não é tanto assim, aliás) a doutrina Positivista tem alguns bons pontos, mas os caras se levavam a sério demais. Existe mesmo uma Igreja Positivista no Brasil.

Não dá, por exemplo, para estabelecer uma escala hierárquica de ciências, como propunha Comte. Ele também achava que o havia um sentido definido para o "progresso" científico e que a tendência natural da sociedade era se "ordenar" de acordo com determinados valores morais. Mas os pontos mais fracos, para mim, são as proposições que:

a - é possível criar sistemas lógicos coerentes e fechados para explicar qualquer coisa (já foi demonstrado por Gödel que isso não é verdade);

b - a posição de que "Só a Ciência Salva", em oposição aos dogmas religiosos. Não é bem por aí.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #41 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:35:26 »
Aqui você encontra um texto bem empolado sobre Positivismo no Brasil e aqui uma versão mais sintética sobre Augusto Comte. E aqui o que a mesma fonte tem a dizer sobre Positivismo.

Obrigado!! Deu pra entender mais ou menos, mas agora eu não entendi o que vocês estavam dizendo da fervorosa recepção do positivismo ter a ver com o Brasil ter sido solo fértil para o espiritismo, vocês querem dizer que o espiritismo foi adotado como uma REAÇÃO ao positivismo predominante?? Mas se o positivismo morreu, porque será que o espiritismo continua firme e forte e crescendo??

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #42 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:39:41 »
E agora bateu uma idéia: religiões afro são muito difundidas no Brasil, mas sempre sofreram o preconceito de "ser coisa de preto e pobre", apesar de muitas madames freqüentarem terreiros. Aqui no Brasil o Kardecismo foi logo usado para um sincretismo meio esquisito com a Umbanda e o Candomblé de forma que qualquer madame pode jogar sua florzinha pra Iemanjá no Ano-Novo e se declarar "Espírita", não sendo vista com o mesmo preconceito.

Não dá para dizer que isso é verdade, mas valia uma investigação mais detalhada...

Em tempo:

(...) mas agora eu não entendi o que vocês estavam dizendo da fervorosa recepção do positivismo ter a ver com o Brasil ter sido solo fértil para o espiritismo, vocês querem dizer que o espiritismo foi adotado como uma REAÇÃO ao positivismo predominante?? Mas se o positivismo morreu, porque será que o espiritismo continua firme e forte e crescendo??

É que a DE é profundamente positivista em suas bases. É toda axiomática e cheia de cientificismos, e ainda tem uns lances muito estranhos de valoração moral, de querer estabelecer o que é "mais evoluído" do que não é. Bem paternalista.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #43 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:58:34 »
E agora bateu uma idéia: religiões afro são muito difundidas no Brasil, mas sempre sofreram o preconceito de "ser coisa de preto e pobre", apesar de muitas madames freqüentarem terreiros. Aqui no Brasil o Kardecismo foi logo usado para um sincretismo meio esquisito com a Umbanda e o Candomblé de forma que qualquer madame pode jogar sua florzinha pra Iemanjá no Ano-Novo e se declarar "Espírita", não sendo vista com o mesmo preconceito.

A única forma disso fazer sentido pra mim é dizer que Iemanjá foi um espírito de luz, já que o espiritismo é monoteísta, logo não poderia haver "deusas", mas não faz sentido jogar flores no mar pra um espírito de luz no que seria visto por espíritas "clássicos" como um ritual inútil. Acho que cultuar orixás e se dizer espírita é maluquice, pelo menos espírita kardecista.

É que a DE é profundamente positivista em suas bases. É toda axiomática e cheia de cientificismos, e ainda tem uns lances muito estranhos de valoração moral, de querer estabelecer o que é "mais evoluído" do que não é. Bem paternalista.

Ah, entendi!!!!! Sim, "moral" é um termo muuuuuito usado por Kardec, é impressionante como praticamente todos os moralismos nos escritos dele são obviamente fruto de sua época e estão desatualizados mas os espíritas ainda acreditam que foram ditados por "espíritos superiores", blargh.

Minha amiga da umbanda diz que leu um livro "clássico" sobre mediunidade que parecia um manual de eletricidade, realmente isso de "fluidos magnéticos" e o caralho é cientificismo totalmente idiota.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #44 Online: 09 de Janeiro de 2008, 01:05:00 »
Eu andei lendo alguma coisa sobre a DE e realmente eles estão cheios de fluidos elétricos e magnéticos. Mas isso não me incomoda -- posso até aceitar que era a linguagem da época. O que acho difícil engolir é aquela conversa sobre Espíritos mais e menos evoluídos, especialmente quando os supostos espíritos evoluídos falam umas barbaridades sobre Hotentotes e outras culturas "selvagens". Se o espírito era mesmo mais evoluído, por mais que quisesse falar na linguagem da época, deveria era condenar esses racismos.

O interessante é que Kardec falava sobre constantemente consertar a DE de acordo com as recentes descobertas científicas, e nunca vi Centro Espírita que se propusesse a fazer isso... nem sequer a colocar umas notas de rodapé nos livrinhos da Codificação sobre os fluidos magnéticos.

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #45 Online: 09 de Janeiro de 2008, 01:09:47 »
O que acho difícil engolir é aquela conversa sobre Espíritos mais e menos evoluídos, especialmente quando os supostos espíritos evoluídos falam umas barbaridades sobre Hotentotes e outras culturas "selvagens". Se o espírito era mesmo mais evoluído, por mais que quisesse falar na linguagem da época, deveria era condenar esses racismos.

A fé dos espíritas é forte, eles dizem que os espíritos simplesmente não poderiam revelar a Kardec nada que extrapolasse demais da moral e dos conhecimentos da época, POR QUÊ exatamente pra isso Kardec precisaria de espíritos ao invés de simplesmente inventar tudo que ele escreveu, é o que nenhum espírita explica.

O interessante é que Kardec falava sobre constantemente consertar a DE de acordo com as recentes descobertas científicas, e nunca vi Centro Espírita que se propusesse a fazer isso... nem sequer a colocar umas notas de rodapé nos livrinhos da Codificação sobre os fluidos magnéticos.

Notas de rodapé? Os centros espíritas AINDA usam esses "fluidos", usam nos passes, pra eles nem tem nada o que consertar nem atualizar!!!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 09 de Janeiro de 2008, 03:27:04 »
agora eu não entendi o que vocês estavam dizendo da fervorosa recepção do positivismo ter a ver com o Brasil ter sido solo fértil para o espiritismo, vocês querem dizer que o espiritismo foi adotado como uma REAÇÃO ao positivismo predominante?? Mas se o positivismo morreu, porque será que o espiritismo continua firme e forte e crescendo??

O Espiritismo é uma religião extremamente positivista, a ponto de por vezes ser difícil de distinguir da Igreja Positivista.

Mas o positivismo meio que se assume mais, e não tenta se apresentar como "meio-cristão", por isso não tem a mesma facilidade de difusão no Brasil.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 09 de Janeiro de 2008, 03:29:24 »
Notas de rodapé? Os centros espíritas AINDA usam esses "fluidos", usam nos passes, pra eles nem tem nada o que consertar nem atualizar!!!

Realmente é impressionante como, apesar de todas as palavras de ordem, o meio espírita é de fato muito mais avesso a questionamento e mudanças do que, por exemplo o Cristianismo que fez tanta questão de tentar superar em sua origem.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #48 Online: 09 de Janeiro de 2008, 08:28:49 »
E a utilização de teorias eletromagneticas na DE eram de mesmo fundo do que a fisica quantica é usada hj em dia. Descobertas novas, teorias novas, coisas que poderiam ser consideradas quase mágicas. Isso ser usurpado por pseudo-cientistas para dar um ar cientifico as suas "teorias" era apenas um passo natural.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2008, 08:31:25 por darkshi »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 09 de Janeiro de 2008, 09:36:03 »
Nem me fale.  Uma das minhas maiores decepções no Budismo foi quando um monge de certo destaque começou a falar que "achava" que as descobertas da física quântica "poderiam" confirmar sei lá o que...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!