Autor Tópico: Por que o Espiritismo só deu certo no Brasil?  (Lida 12333 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Por que o Espiritismo só deu certo no Brasil?
« Resposta #75 Online: 20 de Abril de 2019, 15:26:18 »
Quem disse que "deu certo"?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 20 de Abril de 2019, 16:26:10 »
Pois é...deu certo?

Sem dúvida, alguns médiuns "deram certo"...venderam jornais, revistas, livros, ingressos de cinema, consultas, aumentaram o IBOPE sensacionalista na TV, de novelas, o que não quer dizer o que o espiritismo tenha dado certo. Sem esse empurrão "para dar certo" já teria acabado há muito tempo, como aconteceu fora do Brasil, reduzido apenas pequenos grupos que continuam empurrando.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #77 Online: 20 de Abril de 2019, 17:15:38 »
~2% da população são Espíritas :ok:
Então sim: eu entendo que é "dar certo" pois conseguiu se estabelecer como uma religião não-residual em termos de n° de Fiéis.
Citação de: Sr.  Buckaroo Banzai
Segundo dados do Ministério das Religiões, no ano de 2011 em Cuba havia 400 centros espíritas e mais 200 sendo registrados, tornando Cuba, o segundo país mais espírita do mundo, por número de centros.
:?
Segundo esta fonte Filipinas ~2000
:?:
« Última modificação: 20 de Abril de 2019, 17:27:46 por Gorducho »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 20 de Abril de 2019, 20:13:44 »
~2% da população são Espíritas :ok:
Então sim: eu entendo que é "dar certo" pois conseguiu se estabelecer como uma religião não-residual em termos de n° de Fiéis.

O que é "ser espírita"? É o praticante? O simpatizante? Ou quem simplesmente acredita na existência de espíritos? Quantos desses 2% estão de fato vinculados à doutrina de Kardec? Deve ser uma parcela mínima, desprezível.

Em geral quando se compara o espiritismo no Brasil com o espiritismo em outros países, na verdade se compara todo o espectro de crenças em espíritos praticadas no Brasil com o espiritismo kardecista o exterior.
« Última modificação: 20 de Abril de 2019, 20:21:28 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #79 Online: 21 de Abril de 2019, 00:45:46 »
O que é "ser espírita"? É o praticante? O simpatizante? Ou quem simplesmente acredita na existência de espíritos?
São os que assim se declararam pro IBGE no caso. Vale o mesmo pra qq. outra confissão, e visto que cá existe absoluta liberdade de crença e expressão dessa, cada um se declara como quiser.
Quantos desses 2% estão de fato vinculados à doutrina de Kardec?
Vale o mesmo pra qq. outro que tenha se declarado Crente de qq. outra denominação dentro das opções que o IBGE apresentou mo último censo...
Em geral quando se compara o espiritismo no Brasil com o espiritismo em outros países, na verdade se compara todo o espectro de crenças em espíritos praticadas no Brasil com o espiritismo kardecista o exterior.
:?: :?: :?:
O fato indiscutível é que existe significativo n° de espíritas no Brasil e nas Filipinas — pelas informações que se tem: não conheço e pra literatura tem a barreira do idioma, claro :!:.
E aparentemente em Cuba tb., + ainda não se tem possibilidade de contato fluente pela INTERNET, obviamente...

Pra visitar a sepultura do Kardec, basta descer na praça Gambetta, entrar na rua do Père Lachaise e seguir sempre em frente até encontrar brasileiros...
« Última modificação: 21 de Abril de 2019, 00:57:21 por Gorducho »

Offline Andarilho-terrestre

• Nível 13
  • *
« Resposta #80 Online: 22 de Abril de 2019, 09:53:59 »
KARDEC acreditava que o espiritismo seria uma crença bem comum, universal,  presente em todo o planeta (E EM POUCO TEMPO, MAS outros espíritas não concordam: ACHAM que KARDEC se refere a um tempo BEMMMM DISTANTE ).

Na minha opinião procurava apoio na religião católica e tinha pretensão de incluir o espiritismo, ou ao menos seus princípios, nela.

O espirito SANTO AGOSTINHO conclui a principal obra: O Livro dos Espiritos.

Alguns trechos em que Kardec e seus “espíritos” reforçam isso.  Tem uma parte que os espíritos dizem que chegará um tempo que aqueles que não acreditarem serão “ridículos”.

798. O Espiritismo se tornará crença comum, ou ficará sendo partilhado, como crença, apenas por algumas pessoas?
“Certamente que se tornará crença geral e marcará nova era na história da humanidade, porque está na natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos.
Porém, como virão a ficar insulados, seus contraditores se sentirão forçados
a pensar como os demais, SOB PENA DE SE TORNAREM RIDÍCULOS.”

CONCLUSÃO item V
“ POR MEIO DO ESPIRITISMO, a HUMANIDADE tem que entrar numa nova fase, a do progresso moral que lhe é consequência inevitável. Não mais, pois, vos espanteis da rapidez com que as idéias espíritas se propagam.

De  outro lado, se as manifestações espíritas fossem privilégio de um único homem, sem dúvida que, segregado esse homem, as manifestações cessariam. Infelizmente para os seus
adversários, ELAS ESTÃO AO ALCANCE DE TODA GENTE E TODOS A ELAS RECORREM, DESDE O MAIS PEQUENINO ATÉ O MAIS GRADUADO, DESDE O PALÁCIO ATÉ A MANSARDA.

O Espiritismo não é obra de um homem. Ninguém pode inculcar-se como seu criador, pois tão antigo é ele quanto a criação. Encontramo-lo por toda parte, em todas as religiões, principalmente na RELIGIÃO CATÓLICA

Não é um único homem, um profeta quem nos vem advertir. A luz surge por toda parte. É todo um mundo novo que se desdobra às nossas vistas.

Ouçamos sobre este assunto, e para terminar, os conselhos do Espírito Santo Agostinho:  O
Espiritismo é o laço que um dia os unirá, porque lhes mostrará onde está a verdade, onde o erro.

:oba: :vergonha: :ok: :no:

• Nível 13
  • *
« Resposta #81 Online: 22 de Abril de 2019, 09:59:06 »
Com relação ao Brasil acho que quem mais influenciou seu crescimento: Chico Xavier e Doutor Bezerra de Menezes

• Nível 13
  • *
« Resposta #83 Online: 23 de Abril de 2019, 08:28:18 »
E em Cuba?

Acho mais significativa a compatibilidade com religiões afro-americanas.

Haver autores é conseqüência.

Acho que o GORDUCHO entende mais sobre isso  :biglol:

• Nível 13
  • *
« Resposta #84 Online: 23 de Abril de 2019, 08:40:41 »
Claro, mas ao espiritismo brasileiro os autores são mais valorizados. Sou do meio espírita e vejo muito, mas muito mesmo, uma idolatria enorme aos ditos autores.  E há livros de outros menos "midiáticos" melhores e "não ditados por espíritos" e que poucos espíritas se interessam.

Por exemplo, o miserável criminoso JOAO DE DEUS : era endeusado!  Hoje PRESO , pergunta de UM MILHÃO: não há SUBSTITUTO??? uai, os espíritos SUMIRAM ???? NÃO PODEM baixar em outro??/

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #85 Online: 23 de Abril de 2019, 09:50:26 »
Acho que o GORDUCHO entende mais sobre isso
:no:
A priori concordaria c/Sr. Banzai: Dr. Bezerra & CX seriam CONSEQUENCIA do ambiente cultural, e não causa...
+ a Colombia também tem uma composição étnica e cultural semelhante à nossa e aparentemente lá o "espiritismo" dessa linha kardecista ou "semi kardecista" — como a "brasileira" que incorpora o Roustaing e a cosmologia anglo de esferas divulgada por CX...— tb. é % insignificante que eu saiba.
A Santería lá parece-me ter similar penetração % que a nossa Umbanda cá (claro :D).
Es decir: no global o "espiritismo" considerado como um todo — continental + "continental abrasileirado" (so to say) + Santería — tem penetração % muito menor que cá.
Não sei teorizar o porque disso :no:
Claro, se poderá alegar que só em 1991 o Estado passou a ser laico blah blah blah... + de novo a causalidade parece ser reversa: deixou de ser católico tão tardiamente POR FALTA de maior pressão popular.
Então de fato não arrisco tentar explicar por que só cá, nas Filipinas e (aparentemente) em Cuba, floresceu a níveis % não-residuais
« Última modificação: 23 de Abril de 2019, 09:57:43 por Gorducho »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #86 Online: 23 de Abril de 2019, 11:23:10 »
Óbvio que autores mais causam que são consequência. Oferta que gera demanda, não demanda que gera oferta.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 23 de Abril de 2019, 12:15:14 »
Claro, mas ao espiritismo brasileiro os autores são mais valorizados. Sou do meio espírita e vejo muito, mas muito mesmo, uma idolatria enorme aos ditos autores.  E há livros de outros menos "midiáticos" melhores e "não ditados por espíritos" e que poucos espíritas se interessam.

Mas outros países não teriam também os seus "Xico Xavieres", em proporção próxima a da população? Ainda que naturalmente vão importar algo também, e em Cuba em particular haja o problema de ter sido proibida a religião por uns tempos.

Existe uma grande profusão de autores de protestantismo, por exemplo, em vez de ficar tudo centralizado nos super-astros. O protestantismo vai crescendo, surgem novos pastores, e naturalmente alguns vêem a possibilidade de lançar livros. E os super-astros em si são nacionais, em vez de só haver material importado, que deve até ser comparativamente raro.

Talvez um diferencial do espiritismo seja o das crenças envolverem mais a noção de pessoas com poderes especiais, em vez de apenas um entendimento da palavra divina, e isso torne a coisa mais rara. Os poderes espíritas requerem maior habilidade para performance do que os "halalaia shalamema hemehalaka hoguiashakalam". Aumenta a dificuldade de entrada no mercado, e assim a tendência a oligopólio.

Por exemplo, o miserável criminoso JOAO DE DEUS : era endeusado!  Hoje PRESO , pergunta de UM MILHÃO: não há SUBSTITUTO??? uai, os espíritos SUMIRAM ???? NÃO PODEM baixar em outro??/

Talvez muitos o exonerem por acreditar que ele estivesse sendo possuído por espíritos malignos.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #88 Online: 23 de Abril de 2019, 12:22:29 »
A religiao Jedi nunca teria existido e mais ainda, se espalhado não fosse o filme.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #89 Online: 23 de Abril de 2019, 12:38:43 »
Óbvio que autores mais causam que são consequência. Oferta que gera demanda, não demanda que gera oferta.
Senão teria "autores" — santos/profetas na prática...— espiritas na Argentina, Armênia, Áustria, Austrália,  [vá listando países onde o cristianismo prepondera em ordem alfabética ou não  |(]...
Bien sûr: proporcionalmente às respectivas população pode-se supor...
E não: o fenômeno é localizado cá — tirando fora as Filipinas onde se tem a barreira do idioma impedindo maior conhecimento da realidade lá.
Note que em França quando as condições foram favoráveis — o ambiente de desgosto c/o materialismo pré e revolucionário e a perca de credibilidade da dogmática cristã imposta pelas igrejas católica e protestantes...— teve. O Kardec e o Léon Denis no caso...
Quando os tempos (a mentalidade da população, no caso) mudou, não teve +
Es decir: DEMANDA gerando oferta de profetas ou santos espíritas...
« Última modificação: 23 de Abril de 2019, 12:45:13 por Gorducho »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #90 Online: 23 de Abril de 2019, 12:45:17 »
Senão teria "autores" — santos/profetas na prática...— espiritas na Argentina, Armênia, Áustria, Austrália,  [vá listando países onde o cristianismo prepondera em ordem alfabética ou não  |(]... Claro: proporcionalmente às respectivas população pode-se supor...
E não: o fenômeno é localizado cá — tirando fora as Filipinas onde se tem a barreira do idioma impedindo maior conhecimento da realidade lá.
Pois então? Fosse o caso de um autor que falasse em nível internacional como falara o Xico Chavier e outros a nivel de Brasil, a coisa se firmaria mais no exterior.
« Última modificação: 23 de Abril de 2019, 13:20:09 por Sergiomgbr »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #91 Online: 23 de Abril de 2019, 13:07:43 »
Os "autores" CX + Dr. Bezerra surgiram cá porque cá tinha demanda pra eles.
A demanda gerou a oferta.
Noutros países não aparecem "autores" espíritas do mesmo porte porque não tem demanda popular ("mercado interno", so to say).

• Nível 13
  • *
« Resposta #92 Online: 23 de Abril de 2019, 13:17:24 »

Talvez muitos o exonerem por acreditar que ele estivesse sendo possuído por espíritos malignos.
[/quote]

Sim, salvo engano o próprio Criminoso, sem admitir sua culpa, diz que tudo que faz naquela tal casa é sob orientação de espiritos.  Para meio entendedor...
Alguns creditam mesmo aos espiritos malignos, já ouvi versões de que ele está obsediado por ter feito "riquezas materiais" com seu "dom".

• Nível 13
  • *
« Resposta #93 Online: 23 de Abril de 2019, 13:22:23 »
A propósito,  Dr.Bezerra virou "herói de quadrinhos" em vários livros "psicografados".

Tem um que Dr.Bezerra pede a um rapaz desencarnado (uma espécie de estagiário) que providencie mapas meteorológicos de regiões prestes a serem devastadas por tsunamis.  Eles estavam em uma nave divagando pelo espaço e Dr.Bezerra sempre dando ordens , pedindo a tripulação para retroceder, avançar etc...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #94 Online: 23 de Abril de 2019, 13:25:51 »
Os "autores" CX + Dr. Bezerra surgiram cá porque cá tinha demanda pra eles.
A demanda gerou a oferta.
Noutros países não aparecem "autores" espíritas do mesmo porte porque não tem demanda popular ("mercado interno", so to say).
Ora, sr. Gorducho, o que que era o espiritismo antes de Kardequi escrever suas cardequissices, antes de Xico xicar?  O que que era o cristianismo antes dos evangelhos? O hinduismo antes dos vedas?  O islamismo antes do Alcorão?  Ora, ora, ora, mas que oras... Mas... Como... Assim...?
« Última modificação: 23 de Abril de 2019, 13:30:45 por Sergiomgbr »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 23 de Abril de 2019, 13:46:19 »
Todas religiões tiveram tradição/prática apenas oral em algum momento, ainda deve ser o caso com muitas.

É claro que livros, internet, favorecem a disseminação. Mas deve ser absolutamente raro que alguém invente sozinho uma religião do nada, publicando um livro. Talvez a cientologia se aproxime disso, embora mesmo aí vai estar atuando dentro de um nicho de uma mitologia e ideologia pré-existente.

Os memes (cultura) precedem adaptações e morfologias que favorecem sua reprodução.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #96 Online: 23 de Abril de 2019, 14:16:40 »
A questão em tela é ¿por que vingou SÓ cá, nas Filipinas e aparentemente em Cuba?
Mas já disse: não tenho a resposta
Dr. Bezerra & CX eu acho que foi consequência... Mas quiçá foi uma coincidência histórica e eles por terem sido brasileiros tenham sido a CAUSA e não a CONSEQUENCIA...
Pode ser🤔

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 23 de Abril de 2019, 14:35:58 »
Especialmente em contraste com o sítio de origem.

É tautológico que grandes promotores da religião vão promovê-la grandemente, mas eles sugiram "do nada" ou já numa tendência de crescimento, ou ambiente favorável, que eles ampliaram ou exploraram?

Nas Filipinas acho que deve ter a ver com um "efeito fundador" colonizador espanhol, provavelmente era uma opção chique, e talvez também uma semi-hibridação de tradições espiritualistas locais e o cristianismo, analogamente às religiões afro-americanas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 23 de Abril de 2019, 14:49:55 »
"Santeria" é de origem Yorubá, trazida para Cuba pelos escravos, e apesar de "espiritualista", não tem nada de "espiritismo" de Kardec.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Santeria

Dizer que a santeria "deu certo" em Cuba é o mesmo que dizer que o candomblé "deu certo" na Bahia porque já tinha dado certo na África como crença de raízes milenares.
« Última modificação: 23 de Abril de 2019, 14:53:50 por Gigaview »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 23 de Abril de 2019, 14:56:44 »
Ainda assim, o espiritismo é insignificante no espiritualismo. Desprezível e longe de ter "dado certo".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!