KARDEC acreditava que o espiritismo seria uma crença bem comum, universal, presente em todo o planeta (E EM POUCO TEMPO, MAS outros espíritas não concordam: ACHAM que KARDEC se refere a um tempo BEMMMM DISTANTE ).
Na minha opinião procurava apoio na religião católica e tinha pretensão de incluir o espiritismo, ou ao menos seus princípios, nela.
O espirito SANTO AGOSTINHO conclui a principal obra: O Livro dos Espiritos.
Alguns trechos em que Kardec e seus “espíritos” reforçam isso. Tem uma parte que os espíritos dizem que chegará um tempo que aqueles que não acreditarem serão “ridículos”.
798. O Espiritismo se tornará crença comum, ou ficará sendo partilhado, como crença, apenas por algumas pessoas?
“Certamente que se tornará crença geral e marcará nova era na história da humanidade, porque está na natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos.
Porém, como virão a ficar insulados, seus contraditores se sentirão forçados
a pensar como os demais, SOB PENA DE SE TORNAREM RIDÍCULOS.”
CONCLUSÃO item V
“ POR MEIO DO ESPIRITISMO, a HUMANIDADE tem que entrar numa nova fase, a do progresso moral que lhe é consequência inevitável. Não mais, pois, vos espanteis da rapidez com que as idéias espíritas se propagam.
De outro lado, se as manifestações espíritas fossem privilégio de um único homem, sem dúvida que, segregado esse homem, as manifestações cessariam. Infelizmente para os seus
adversários, ELAS ESTÃO AO ALCANCE DE TODA GENTE E TODOS A ELAS RECORREM, DESDE O MAIS PEQUENINO ATÉ O MAIS GRADUADO, DESDE O PALÁCIO ATÉ A MANSARDA.
O Espiritismo não é obra de um homem. Ninguém pode inculcar-se como seu criador, pois tão antigo é ele quanto a criação. Encontramo-lo por toda parte, em todas as religiões, principalmente na RELIGIÃO CATÓLICA
Não é um único homem, um profeta quem nos vem advertir. A luz surge por toda parte. É todo um mundo novo que se desdobra às nossas vistas.
Ouçamos sobre este assunto, e para terminar, os conselhos do Espírito Santo Agostinho: O
Espiritismo é o laço que um dia os unirá, porque lhes mostrará onde está a verdade, onde o erro.