Autor Tópico: Por que o Espiritismo só deu certo no Brasil?  (Lida 12332 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Por que o Espiritismo só deu certo no Brasil?
« Resposta #50 Online: 09 de Janeiro de 2008, 10:44:16 »
Chato, sem dúvida. Mas até aí, já é meio pedir demais que um monge budista compreenda o suficiente de física quântica pra ver o quanto esse argumento é falho.

Claro, supõe-se que ele conheça o bastante sobre budismo para saber que não precisa provar nada, mas até aí... :hihi:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 09 de Janeiro de 2008, 10:55:48 »
Chato, sem dúvida. Mas até aí, já é meio pedir demais que um monge budista compreenda o suficiente de física quântica pra ver o quanto esse argumento é falho.

Pior é que não.  E como você bem lembra, ele deveria perceber pelo menos que não é um argumento que caiba mesmo se fosse válido.

(Sim, essa declaração tem um sentido.  Juro.  Estava bem aqui, onde ele foi parar?  Não se pode dar as costas...)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 10 de Janeiro de 2008, 23:25:09 »
Por que o Espiritismo só deu certo no Brasil?

Sinceramentre acho que foi influência da globo. Veja que a maioria das novelas têm algo de "espírito" pra lá, babáu pra lá, sempre mostrando um pouco do espiritismo. E vcs sabem como brasileiro gosta de novelas.... Até meu pai, pô..... E pra que tanta novela?! Isso é um saco.... :sleepy:

Bom, se não, tem que haver um motivo para o Brasil ter o maior número de adeptos.  :)

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #53 Online: 11 de Janeiro de 2008, 00:17:49 »
Sinceramentre acho que foi influência da globo. Veja que a maioria das novelas têm algo de "espírito" pra lá, babáu pra lá, sempre mostrando um pouco do espiritismo.

Ter algo de "espírito" não é suficiente pra ser ESPÍRITA, se não os filmes americanos com fantasmas também seriam, né!! Não duvido que possa ter havido uma influência novelística influente ultimamente mas não acho que ela possa ser considerada grande responsável pela prosperidade espírita brasileira, o espiritismo está muito bem por aí desde no mínimo a década de 50, pelo que sei (pode ser desde antes). A única autora de novelas realmente espírita que eu conheço é a falecida Ivani Ribeiro, de A Viagem, mas ultimamente aquela Alma Gêmea trouxe o espiritismo pro primeiro plano na teledramaturgia.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2008, 00:21:33 por Frater Betinho Chupa-Cabra »
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 11 de Janeiro de 2008, 00:20:18 »
Os filmes americanos raramente abordam reencarnação, a ficção brasileira sim.  Essa idéia de reencarnação não faz muito sucesso nos países de língua inglesa - nem mesmo entre espíritas da linha das Irmãs Fox.

Mas acho que as novelas refletem a simpatia pelo assim chamado espiritualismo bem mais do que a causam.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #55 Online: 11 de Janeiro de 2008, 01:04:35 »
Os filmes americanos raramente abordam reencarnação, a ficção brasileira sim.  Essa idéia de reencarnação não faz muito sucesso nos países de língua inglesa - nem mesmo entre espíritas da linha das Irmãs Fox.

Mas acho que as novelas refletem a simpatia pelo assim chamado espiritualismo bem mais do que a causam.

Mas a reencarnação não estaria associada na "comunicação com os mortos"? Essa é bastante abordada, não? Que outra religião comum nos EUA aborda essa comunicação?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #56 Online: 11 de Janeiro de 2008, 01:14:37 »
Mas a reencarnação não estaria associada na "comunicação com os mortos"?

Segundo os médiuns britânicos e americanos, não há reencarnação; os mortos se comunicam com os vivos, mas não voltam para o time.

Ei, não me pergunte... :)

Essa é bastante abordada, não? Que outra religião comum nos EUA aborda essa comunicação?

Entre mortos e vivos?  Nos EUA?  Não me lembro de nenhuma, mas isso não quer dizer nada.

Luz

• Visitante
« Resposta #57 Online: 11 de Janeiro de 2008, 01:19:21 »
Mas a reencarnação não estaria associada na "comunicação com os mortos"?

Segundo os médiuns britânicos e americanos, não há reencarnação; os mortos se comunicam com os vivos, mas não voltam para o time.

Ei, não me pergunte... :)

Interessante! Nem suspeitava... mas, médiuns... eles são espíritas? É um ramo do espiritismo?  :|

Essa é bastante abordada, não? Que outra religião comum nos EUA aborda essa comunicação?

Entre mortos e vivos?  Nos EUA?  Não me lembro de nenhuma, mas isso não quer dizer nada.

Bom, tá, mas além da DE, que outra religião "comum" aborda essa comunicação entre mortos e vivos - da forma como é abordado, geralmente, nos filmes?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #58 Online: 11 de Janeiro de 2008, 01:28:51 »
Interessante! Nem suspeitava... mas, médiuns... eles são espíritas? É um ramo do espiritismo?  :|

Médium é quem alega se comunicar com espíritos dos mortos.  Nesse sentido é uma crença universal, porque em tudo quanto é cultura há tal crença.  Mas movimentos mais organizados são mais raros, por motivos que é interessante especular.  O que se conhece no Brasil por Espiritismo teve origem na França do século XIX, mas outra linha relativamente bem-sucedida começou um pouco antes com as supostas comunicações com mortos feitas pelas Irmãs Fox.

Não é um movimento muito parecido com o francês/brasileiro; não há tanta unidade doutrinária, os médiuns são mais frequentemente chamados de "chanellers", não se crê de forma geral em reencarnação nem em evolução espiritual, que dirá contínua e irreversível.

Bom, tá, mas além da DE, que outra religião "comum" aborda essa comunicação entre mortos e vivos - da forma como é abordado, geralmente, nos filmes?

Talvez a Santeria e o Vodoo, até mesmo algumas versões do xamanismo.  Tenho a impressão de que alguns pouco xintoístas tem essa interpretação.  Mas no duro, a crença em comunicação com os mortos é uma forma tão comum de superstição que praticamente toda cultura a tem em forma significativa entre os menos instruídos.

Luz

• Visitante
« Resposta #59 Online: 11 de Janeiro de 2008, 02:31:27 »

Sempre relacionei a "comunicação com os mortos" com uma certa influência do kardecismo e por consguinte, com reencarnação, pela forma como, geralmente, são apresentadas nos filmes americanos...  :stunned:  embora suspeitasse que não era uma exclusividade "na forma".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #60 Online: 11 de Janeiro de 2008, 03:12:51 »
Espírito gringo só assombra casa.  Só os franco-brasileiros curtem corpos recém-nascidos... :)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 11 de Janeiro de 2008, 12:09:54 »
Sinceramentre acho que foi influência da globo. Veja que a maioria das novelas têm algo de "espírito" pra lá, babáu pra lá, sempre mostrando um pouco do espiritismo.

Ter algo de "espírito" não é suficiente pra ser ESPÍRITA, se não os filmes americanos com fantasmas também seriam, né!! Não duvido que possa ter havido uma influência novelística influente ultimamente mas não acho que ela possa ser considerada grande responsável pela prosperidade espírita brasileira, o espiritismo está muito bem por aí desde no mínimo a década de 50, pelo que sei (pode ser desde antes). A única autora de novelas realmente espírita que eu conheço é a falecida Ivani Ribeiro, de A Viagem, mas ultimamente aquela Alma Gêmea trouxe o espiritismo pro primeiro plano na teledramaturgia.
Mas ter algo de "espiritismo", sim, não? Foi o que quis dizer. Acho que a globo abriu uma boa oportunidade de disseminar o espiritismo no brasil. Macumbismo é só o que dá nas novelas da globo.... Outro porquê, acho, é essa "superioridade". Essa idéia de que "estamos a frente dessas humildes religiões", sabe... E como querer "se achar" nos brasileiros é grande....

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #62 Online: 11 de Janeiro de 2008, 17:26:40 »
espiritismo(...)Macumbismo(...)

Não são a MESMA COISA.
O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 11 de Janeiro de 2008, 19:06:38 »
Macumbismo é um modo de falar, pô.... E vc não pode negar o fato de que a globo influencia sim com suas novelas.... Já se é o motivo para a disseminação no Brasil, não tenho certeza.... Apenas acho.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #64 Online: 12 de Janeiro de 2008, 01:10:35 »
Não sei nos filmes americanos, mas uma leva de seriados tem centro na comunicação com espíritos. Lembro de dois: Ghostwhisperer e Medium, mas outros tocam no assunto também.
Parece que eles não pressupõe reencarnação, só comunicação.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 12 de Janeiro de 2008, 10:34:30 »
Tem esse que é motivo de palestra em alguns centro espíritas:

Os Outros

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #66 Online: 12 de Janeiro de 2008, 10:43:30 »
É verdade, houve um evento a partir desse filme aqui em Brasília tempos atrás.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 12 de Janeiro de 2008, 10:45:44 »
Não disse. No centro que minha mãe participava também.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #68 Online: 12 de Janeiro de 2008, 11:00:51 »
Aqui em Brasília foi em um fim-de-semana ou feriado, em pleno dia.  O shopping inteiro (Conjunto Nacional) estava fechado, mas conseguiram reservar o cinema que lá existe só para a exibição gratuita do filme e uma palestra de divulgação espírita.

Há uma palestrante da Federação Espírita que sempre se destaca nessas horas, pena que não lembro o nome agora.  Muito hábil com as palavras e parece genuinamente interessada em tirar os mais acomodados de seus padrões auto-destrutivos.

É uma pena que se deixem levar por crenças tão imbecis e incestuosas.  Tinha horas em que eu tinha vontade de sacudir um para ver se acordava...

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #69 Online: 12 de Janeiro de 2008, 11:46:41 »
Faz um tempo então. Pq tem um tempinho que não existe mais cinema no Conjunto Nacional.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #70 Online: 12 de Janeiro de 2008, 12:24:35 »
Faz um tempo então. Pq tem um tempinho que não existe mais cinema no Conjunto Nacional.

Faz sim, uns cinco anos talvez.  Tinha até esquecido que o Karim Márcia fechou.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 12 de Janeiro de 2008, 15:02:57 »
O filme é de 2001, se não me engano.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #72 Online: 13 de Janeiro de 2008, 16:33:48 »
E não parou por aí. A República Velha tava cheia dessa tralha Positivista, que contamina o pensamento dos militares até hoje. Durante o período da Ditadura, então, era quase como se Comte tivesse renascido... agora a coisa é bem menos na cara, mas meio que grudou na cabeça de todo mundo.

É isso mesmo. Vamos lembrar de uma coisa terrível sobre o positivismo que, aliás, pode explicar também o horror do Espiritismo às explicações realmente científicas (e não cientificistas ou meramente retóricas): o positivismo rejeitava o abstracionismo nos seus conceitos. Foi essa uma das causas do rápido declínio do positivismo nos meios filosóficos. Mas o ranço ficou.

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re:Por que o Espiritismo só deu certo no Brasil?
« Resposta #73 Online: 20 de Abril de 2019, 14:32:00 »
Porque?

Resposta espírita: porque o Brasil é o Coração do mundo, Pátria do Evangelho. Temos uma missão do alto a cumprir, moçada.

Palpite fenrífico: porque a aura que o espiritismo se reveste de "científico", "lógico", "filosófico" e outros "icos" encontra eco e
apelo entre as almas um pouco mais refinadas (ou que veem a si mesmas dessa forma) que aquelas a quem bastam os
dogmas cristãos nus e crus.
Similar ao apelo de um culto gnóstico a um grego ou romano com alguma cultura.
Por isso ele me parece ser como uma espécie de gnosticismo moderno, mais light.
Se tivesse surgido uns 1500 anos atrás, seria classificado desta forma: como algum culto gnóstico ou uma heresia do cristianismo.

Resumindo: tem um nicho certo para ela, sendo um religião com características cristãs e estando na maior nação cristã do planeta.

Mas isso não responde o porque de não ter dado certo na França ou em outra nação majoritariamente cristã.
Tenho que ver o que responderam ai atrás.
« Última modificação: 20 de Abril de 2019, 14:34:28 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Por que o Espiritismo só deu certo no Brasil?
« Resposta #74 Online: 20 de Abril de 2019, 15:12:19 »
Marxismo:

Cuba
Após a legalização das religiões em Cuba, houve um renascimento do Espiritismo, que vinha ocorrendo naquele país caribenho desde o século XIX.[250]

Segundo dados do Ministério das Religiões, no ano de 2011 em Cuba havia 400 centros espíritas e mais 200 sendo registrados, tornando Cuba, o segundo país mais espírita do mundo, por número de centros. A Associação Médico Espírita de Cuba contém o maior número de militantes na Associação Médico-Espírita Internacional.[251]

(Santeria é original de Cuba, se não me engano)

Palpito que o cenário multi-cultural tenha favorecido. Parece comum que adeptos de religiões afro-americanas (vulgo "macumba;" candomblé, umbanda, santeria, etc) se declarem "espíritas" para ficarem mais chiques. Tanto entre pobres quanto ricos, de acordo com o que perceberem ter maior aceitação social.

Parte desses seguidores crípticos de cultos afro-americanos podem eventualmente acabar se convertendo em espiritismo propriamente dito, também, deve haver algum apelo e ser a tendência conforme as pessoas ascendem em classe econômica. Provavelmente há até algum grau de influência e visão meio ecumênica como terem sido diferentes descobertas dos mesmos fenômenos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!