Desde que fique claro que reconhecer que as pessoas têm direito de se consolar com mentiras não implica ter que aceitar qualquer alegada veracidade dos objetos da consolação.
Mas se eu souber que uma coisa é mentira como poderei eu me consolar assim? Não estaria me ludibriando? A isto eu chamo ilusão.
Se um saber me consola, é porque eu o tomo como verdadeiro - até que me provem o contrário.
A Ciência me mostra caminhos alternativos, todos muito bem embasados, mas nenhum destes caminhos me traz consolação. Ao contrário, muitos me trazem mais desconsolo.
O que devo fazer: me consolar com algo improvável e seguir adiante na luta, ou simplesmente aceitar uma verdade cientificamente embasada e seguir desconsolado pela vida?
Se a Ciência me diz que a Vida acaba ao morrer-se (mas não pode provar que a consciência também acaba), que consolo isto me traz?
Outrossim, uma doutrina bela e consoladora me diz que a consciência perdura para além do túmulo, que mal há em aceitar isto como sendo verdadeiro, se isto me traz motivação para continuar na luta?
O que é mais importante então? A Verdade ou a Consolação?