Autor Tópico: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.  (Lida 55875 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.
« Resposta #50 Online: 10 de Janeiro de 2008, 17:18:59 »
Desde que fique claro que reconhecer que as pessoas têm direito de se consolar com mentiras não implica ter que aceitar qualquer alegada veracidade dos objetos da consolação.

Mas se eu souber que uma coisa é mentira como poderei eu me consolar assim? Não estaria me ludibriando? A isto eu chamo ilusão.

Se um saber me consola, é porque eu o tomo como verdadeiro - até que me provem o contrário.

A Ciência me mostra caminhos alternativos, todos muito bem embasados, mas nenhum destes caminhos me traz consolação. Ao contrário, muitos me trazem mais desconsolo.

O que devo fazer: me consolar com algo improvável e seguir adiante na luta, ou simplesmente aceitar uma verdade cientificamente embasada e seguir desconsolado pela vida?

Se a Ciência me diz que a Vida acaba ao morrer-se (mas não pode provar que a consciência também acaba), que consolo isto me traz?

Outrossim, uma doutrina bela e consoladora me diz que a consciência perdura para além do túmulo, que mal há em aceitar isto como sendo verdadeiro, se isto me traz motivação para continuar na luta?

O que é mais importante então? A Verdade ou a Consolação?

Bom... isso é uma escolha pessoal!!!
O cidadão pode escolher viver uma ilusão ou buscar a verdade, mas deve entender que a verdade não é necessariamente como a gente gostaria que fosse....
Eu prefiro a verdade, e claro que a vida "não é justa" no sentido humano da palavra...mas o conhecimento em si é algo muito exitante e acho que é o que move a maioria dos que escolheram buscar a verdade...

A ciencia não existe pra trazer consolo, e sim pra tentar entender o universo... e essa é a grande aventura!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 10 de Janeiro de 2008, 17:21:36 »
Ou mais exatamente, alguém que valoriza a consolação mais do que a verdade?

Dependendo da "verdade", valorizo mesmo a consolação. Afinal, o que sabemos - ou melhor, o quão sabemos para dizer o que é verdade e o que é mentira? A nossa "verdade" de hoje poderá ser o equívoco de amanhã.

Essa resposta demonstra que voce já escolheu a ilusão...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #52 Online: 10 de Janeiro de 2008, 17:26:10 »
Bem, aí já é outro departamento.

Do ponto de vista da consolação, cada um tem seus próprios meios e todos eles serão verdadeiros se se prestarem a seus fins, o que não os torna verdadeiros do ponto de vista da realidade objetiva.

Eu acredito que não existe uma verdade absoluta, mas sim muitas verdades - que podem ou não deixar de sê-lo a qualquer tempo. Não existe a verdade, existe a Realidade, que ao meu ver se compõe de muitas e variadas verdades. E também ao meu ver, estas verdades são algo temporal - portanto passageiras.

Acho que a verdade depende de a gente querer ou não acreditar nela...
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #53 Online: 10 de Janeiro de 2008, 17:37:29 »
Pelo jeito voce nao faz ideia do numero de pessoas que vivem assim.

Para eu afirmar que o que estas pessoas acreditam é ilusão, teria que ter certeza de que aquilo em que elas acreditam é uma mentira, e eu não tenho condições nem conhecimento suficientes para dizer que isto ou aquilo é uma mentira. Como disse antes, o que sabemos nós sobre as coisas? Que elas são formadas por átomos? Será que apenas isto me dá a condição de julgar se o motivo de uma crença é verdade ou mentira?

Bem colocado (apesar de algumas coisinhas).

Sendo que "A verdade" nao existe, masconsolo ao qual voce se refere, e' apenas uma ilusao, ter certeza de qualquer coisa e' uma ilusao.

Então eu posso entender que mesmo o conhecimento científico é uma ilusão.

Ja ouviu falar dos irmaos Watchoviski?

Uma de suas mais famosas obras Matrix trata e muito bem, do assunto.

O verdadeiro "consolo" e' viver numa inteira ilusao, ter certeza de tudo. O que tambem e' viver na maior ignorancia possivel.

Talvez por isso Sócrates dizia: Só sei que nada sei...

(Tô indo nessa, continuamos o papo agradável amanhã)

“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 10 de Janeiro de 2008, 18:28:37 »
Bem, aí já é outro departamento.

Do ponto de vista da consolação, cada um tem seus próprios meios e todos eles serão verdadeiros se se prestarem a seus fins, o que não os torna verdadeiros do ponto de vista da realidade objetiva.

Eu acredito que não existe uma verdade absoluta, mas sim muitas verdades - que podem ou não deixar de sê-lo a qualquer tempo. Não existe a verdade, existe a Realidade, que ao meu ver se compõe de muitas e variadas verdades. E também ao meu ver, estas verdades são algo temporal - portanto passageiras.

Isso me lembra aquele videozinho "What bleep we...qualquer coisa"!!!

Isso pode ser uma verdade pessoal, mas não vale no mundo real...
Nossa interpretação da lei da gravidade pode até mudar em função de novas descobertas, mas o que sabemos até agora não deixa de ser invalido por isso....Um martelo vai continuar caindo, se eu o soltar...Não importa em lugar ou epoca...

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #55 Online: 10 de Janeiro de 2008, 20:37:33 »

Putz... agora a verdade se tornou questão de fé... Se bem que já vi um forista que "argumentava" que se ele achava que 2+2=5, então assim era...  :no:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #56 Online: 10 de Janeiro de 2008, 22:21:53 »
Caramba, essa conversa de 'Realidade' e 'Verdade' de novo? Existem várias verdades? Hum, então vou parar de ler Filosofia, Ciência e vou aprofundar meus estudos em Teologia!

Entre o que eu acho e o que é real há uma distância enorme.Esse tipo de pensamento é o que leva alguns doutores da ciência se apaixonarem por suas idéias tão originais.Criam dietas disto, terapias daquilo.Isso é que não correto em Ciência.

Se você me disser que imagina estar voando pelo espaço sideral, tudo bem é um direito todo teu.Mas daí você afirmar que você ESTÁ voando realmente por lá, vou começar a duvidar da tua sanidade.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 10 de Janeiro de 2008, 23:11:08 »
Sempre a mesma história:

- Inversão rotineira (e ofendida!) do ônus da prova: não são eles que tem de provar que os conceitos fantásticos que usam tem fundamento na realidade, somos nós que temos de provar que eles devem questioná-los :)

- Argumentos de autoridade ("Por que Chico Xavier mentiria?")

- Relativização da verdade e glorificação da fantasia ("se eu acredito então é verdade")

- Fuga apresentada como virtude ("não quero me contaminar com seu carma", "não quero impedir seu aprendizado", "você não está suficientemente evoluído para me entender", ou minha favorita, "respeito seu grau de evolução").
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #58 Online: 10 de Janeiro de 2008, 23:27:00 »
É claro que eu sei que a DE afirma algumas coisas improváveis, mas quem sou eu para desmentir?

Uma pessoa dotada de um cérebro, de um certo grau de escolhas, e de responsabilidade sobre as consequências dessas escolhas.  O que falta?

Mas se eu souber que uma coisa é mentira como poderei eu me consolar assim? Não estaria me ludibriando? A isto eu chamo ilusão.

E É de fato ilusão.

Se um saber me consola, é porque eu o tomo como verdadeiro - até que me provem o contrário.

Por isso é preciso questionar; para não se deixar iludir.

A Ciência me mostra caminhos alternativos, todos muito bem embasados, mas nenhum destes caminhos me traz consolação. Ao contrário, muitos me trazem mais desconsolo.

Você nunca encontrou conforto nos avanços da medicina, dos transportes, da comunicação ou da tecnologia?  Mesmo?

O que devo fazer: me consolar com algo improvável e seguir adiante na luta, ou simplesmente aceitar uma verdade cientificamente embasada e seguir desconsolado pela vida?

Buscar uma terceira opção, obviamente. 

Por que se conformar com uma escolha artificialmente simplificada entre a ilusão e a depressão?

Se a Ciência me diz que a Vida acaba ao morrer-se (mas não pode provar que a consciência também acaba), que consolo isto me traz?

Entre outros, o de que a sua vida valeu a pena porque não foi redundante.

Outrossim, uma doutrina bela e consoladora me diz que a consciência perdura para além do túmulo, que mal há em aceitar isto como sendo verdadeiro, se isto me traz motivação para continuar na luta?

Entre outros, o efeito sobre seu caráter, sua sanidade e seus critérios de escolha.

Se você tem de escolher, então sem dúvida a verdade.  Verdade não falha quando menos estamos preparados.

Dependendo da "verdade", valorizo mesmo a consolação. Afinal, o que sabemos - ou melhor, o quão sabemos para dizer o que é verdade e o que é mentira? A nossa "verdade" de hoje poderá ser o equívoco de amanhã.

Ah, e realmente é assim que funciona; a realidade tem um talento para nos surpreender.  Não é algo de que valha a pena ter medo; nossa compreensão da realidade pode e deve se aprimorar com o tempo.

Você comete vários equívocos aqui.  Um dos mais sutis e significativos é desconsiderar a continuidade ao longo do tempo.  A vida continua; o que morre são as pessoas.

Pena que o Detran e a polícia não concordam... :)

Então eu posso entender que mesmo o conhecimento científico é uma ilusão.

Poder pode, ninguém tem como te impedir.  Mas não é uma postura válida; só pode acontecer como consequência de grande ignorância ou de desonestidade ainda maior.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #59 Online: 11 de Janeiro de 2008, 12:53:28 »
A DE foi na minha vida como o ar é hoje em dia, muito eu aprendi, mas chega uma hora em que você tem que decidir se está tudo certo ou se há algo de podre no reino da Dinamarca. :P
Aí que a DE não sobrevive, sua verdade é defendida na fé e não na razão, logo ela que defende tanto esta última! :hihi: Nunca vi um espírito e não conheço ninguém que tenha visto, ou mesmo que tenha dito ter “visto”, mas que logo fora derrubado por fatores naturais. Eu poderia viver minha vida toda acreditando em espíritos, mas não acredito em espíritos, porque são muito mentirosos...rsrsrs.. :lol: basta ler um pouco sobre a ciência que os espíritos nos informam para notar o quanto são “burrinhos” ou apenas o “médium” é que não sabe nada mesmo de ciência!.... ::) Não desmereço os ensinamentos de amor e caridade mas isto não é nada extraordinário para se atribuir somente a pessoas "desencarnadas", um vivente bem vivo pode falar ou escrever sobre  amor e caridade da mesma forma! :ok:
É consolador saber que a vida não para aqui?....Até pode ser mas me perdoe a sinceridade: A VERDADE É BEM MELHOR! Afinal viver-morrer é tudo que temos como certo, então só nos resta  valorizar cada momento e fazer o melhor que pudermos sempre, porque pode não haver um amanhã...ops! e na verdade não há! :D

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Rhyan

• Visitante
« Resposta #60 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:03:56 »
O espiritismo é incapaz de dizer como e porquê os espíritos são criados.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #61 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:18:11 »

Nossa interpretação da lei da gravidade pode até mudar em função de novas descobertas, mas o que sabemos até agora não deixa de ser invalido por isso....Um martelo vai continuar caindo, se eu o soltar...Não importa em lugar ou epoca...

Se eu conseguir bolar um jeito de anular completamente o efeito da gravidade, mesmo que por um breve instante, esta já não será mais a mesma. Aí, adeus a mais uma verdade...

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #62 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:20:11 »

Putz... agora a verdade se tornou questão de fé...

Ou uma questão de paradigma.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #63 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:26:53 »
Caramba, essa conversa de 'Realidade' e 'Verdade' de novo? Existem várias verdades? Hum, então vou parar de ler Filosofia, Ciência e vou aprofundar meus estudos em Teologia!

Entre o que eu acho e o que é real há uma distância enorme.

Existem sim, muitas 'verdades', e com elas muitas realidades.

A realidade de um pobre é muito diferente da realidade de um rico; a de uma mulher é muito diferente da de um homem; a de uma criança muito diferente da de um adulto, e por aí vai.

Conquanto hajam muitas coisas em comum, como por exemplo as sensações físicas (fome, frio, calor, etc.), ainda assim estas sensações podem variar ao infinito de um indivíduo para outro.

Se você me disser que imagina estar voando pelo espaço sideral, tudo bem é um direito todo teu.Mas daí você afirmar que você ESTÁ voando realmente por lá, vou começar a duvidar da tua sanidade.

Eu posso não estar imaginando, posso estar vivenciando este vôo de uma outra forma que não a física (faço muito disto em sonhos). A percepção da realidade pode estar na minha mente, no meu pensamento, no meu espírito; para isto eu não preciso de um corpo com sensações limitadas, posso sentir a sensação do vôo desta outra forma.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:31:37 »

Se eu conseguir bolar um jeito de anular completamente o efeito da gravidade, mesmo que por um breve instante, esta já não será mais a mesma. Aí, adeus a mais uma verdade...

Se isso for possivel, será através das leis da fisica (talvez ação e reação), assim como posso impedir o efeito da gravidade sobre o martelo simplesmente segurando ele...ainda não muda nada...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:33:56 »

Putz... agora a verdade se tornou questão de fé...

Ou uma questão de paradigma.
Pode ser um paradigma para voce...mas a verdade não depende do que voce pensa para existir...vide caso do martelo...

Voce pode imaginar que por magica ele não cairá, mas vai cair

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #66 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:34:30 »

Você nunca encontrou conforto nos avanços da medicina, dos transportes, da comunicação ou da tecnologia?  Mesmo?

Conforto espiritual, não. Conforto físico, sim.

Entre outros, o efeito sobre seu caráter, sua sanidade e seus critérios de escolha.

Se eu não acreditasse numa vida após a morte, numa volta ao corpo físico e na responsabilidade dos nossos atos perante a vida futura, certamente eu seria o maior pilantra que este planeta já conheceu, hehehe...

Se você tem de escolher, então sem dúvida a verdade.  Verdade não falha quando menos estamos preparados.

O paradigma científico me diz que morreu, acabou; que somos apenas um amontoado de átomos pensantes e que se não formos egoístas o bastante morreremos de fome. Que consolo isto me traz?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:37:08 »

Entre o que eu acho e o que é real há uma distância enorme.

Existem sim, muitas 'verdades', e com elas muitas realidades.

A realidade de um pobre é muito diferente da realidade de um rico; a de uma mulher é muito diferente da de um homem; a de uma criança muito diferente da de um adulto, e por aí vai.

Conquanto hajam muitas coisas em comum, como por exemplo as sensações físicas (fome, frio, calor, etc.), ainda assim estas sensações podem variar ao infinito de um indivíduo para outro.

Eu posso não estar imaginando, posso estar vivenciando este vôo de uma outra forma que não a física (faço muito disto em sonhos). A percepção da realidade pode estar na minha mente, no meu pensamento, no meu espírito; para isto eu não preciso de um corpo com sensações limitadas, posso sentir a sensação do vôo desta outra forma.

... e essas são interpretações pessoais. rico ou pobre, criança ou adulto, todos estão sob as mesmas leis fisicas...

Podem existir muitas "verdades" como interpretações pessoais (certas ou equivocadas) mas a realidade é a mesma...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:41:23 »
Opa!!!!
Acreditar em alguma religião não garante conduta moral correta....Alias, essas crendiçes justificaram a maioria das atrocidades já cometidas...
Por esse raciocinio simplista, todo e qualquer ateu é mau elemento...
Se uma pessoa precisa de um freio moral na religião para impedir atitudes anti-eticas e imorais, quem garante que essa pessoa não vai achar uma "brecha" em seus ensinamentos religiosos para justificar uma canalhice?!?
Alias isso aconteçe muito

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #69 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:45:11 »
Citação de: Metatron

Escolha outro exemplo, a gravidade é ainda tema para estudos e não há "verdade" sobre ela, apenas suspeitas com uma leve vantagem ao modelo de Einstein.
Importa mesmo sua verdade ser aceita por todos? E aqueles que não gostam da idéia de viver sempre sofrendo por faltas passadas? E os que não gostam do céu ou inferno caso os evangélicos estejam com a razão? Nesta última hipótese eu prefiro a verdade do nada depois da morte! Caso a verdade das Testemunhas de Jeová ser de fato a verdade natural das coisas? Espíritas?...coitados!
Eu não duvido que você seja feliz com sua verdade, são suas palavras. Não preciso de provas suas e também não quero provar que acho buxiti o que você pensa.....mas olhe a sua volta, procure entender como o mundo que você vive acontece, suas leis, o que não entendemos. Você saberá o quanto pequenos somos e como sonhamos com um dia saber. Infelizmente não, não agora, o que temos não é de fato verdade, religiões, filosofias, dogmas....Seja honesto consigo mesmo, verá o quanto a DE é fragil em suas afirmações e o quanto ela mesmo não sabe responder. Pesquise para valer, não buscando provar que ela certa, pois assim você terá contaminado a pesquisa com sua paixão, mas busque provar o quanto ela está errada e assim você verá o que eu vi!....Tente!

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:45:50 »
Metatron, parece que vc está com vergonha de dizer que é espírita.... Vc é ou não espírita?   :?

Putz... agora a verdade se tornou questão de fé... Se bem que já vi um forista que "argumentava" que se ele achava que 2+2=5, então assim era...  :no:
Grande Erivelton.... Certo?  :hihi:

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #71 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:45:58 »
Nunca vi um espírito e não conheço ninguém que tenha visto, ou mesmo que tenha dito ter “visto”, mas que logo fora derrubado por fatores naturais.

Eu não os vejo (thanks God!), mas às vezes os ouço e sinto constantemente a presença de um ou de alguns ao meu lado. Muito de minha vida é regulada por eles (às vezes até agradeço, hehehe); às vezes eles se comunicam por sinais, às vezes em sonhos.

Talvez não sejam os espíritos como pregado na DE, talvez sejam elementais, talvez sejam forças da Natureza ainda desconhecidas, talvez seja parte de mim mesmo que me assiste pelo "lado de fora". Sei lá, só sei que existe algo desconhecido e que acontece a todas as pessoas - a diferença é que sou sensível a isto.

Eu poderia viver minha vida toda acreditando em espíritos, mas não acredito em espíritos, porque são muito mentirosos...rsrsrs.. :lol:

Ah, assim como os ETs, né? Também não acredito em ETs, pois eles gostam de uma mentirinha, rsrs...

Não desmereço os ensinamentos de amor e caridade mas isto não é nada extraordinário para se atribuir somente a pessoas "desencarnadas", um vivente bem vivo pode falar ou escrever sobre  amor e caridade da mesma forma! :ok:

A diferença é que os encarnados têm pouca capacidade de por em prática o amor e a caridade (normalmente são práticas interesseiras).

É consolador saber que a vida não para aqui?....Até pode ser mas me perdoe a sinceridade: A VERDADE É BEM MELHOR! Afinal viver-morrer é tudo que temos como certo, então só nos resta  valorizar cada momento e fazer o melhor que pudermos sempre, porque pode não haver um amanhã...ops! e na verdade não há! :D

Mas, que verdade? Acabamos de ver que a verdade é fugidia! O que era verdade no século XVII hoje é equívoco, como por exemplo, atribuía-se à ingestão de tomate a gonorréia, e dizia-se que a cura era urinar contra o vento, aff!

Aliás, eu acho mesmo que até a morte é uma ilusão, portanto pode ser 'desmentida'...

beijos

Beijão!...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:50:11 »
Verdade não depende do que o homem acha ou deixa de achar....... Ela existe. No máximo, a distorcemos.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:54:25 »
Verdade não depende do que o homem acha ou deixa de achar....... Ela existe. No máximo, a distorcemos.

É isso que tentei dizer, pô
A "verdade" pode ser interpretada corretamente ou não....Mas a realidade não muda de acordo com nossa interpretação dela...
Por isso citei aquele video lá atras! O cara tenta passar a ideia de que tudo que percebemos é uma ilusão que pode ser alterada pelo nosso pensamento, e usa fisica quantica p/ provar!!!! Comico!!!

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #74 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:54:34 »
Citação de: Metatron

Escolha outro exemplo, a gravidade é ainda tema para estudos e não há "verdade" sobre ela, apenas suspeitas com uma leve vantagem ao modelo de Einstein.
Importa mesmo sua verdade ser aceita por todos? E aqueles que não gostam da idéia de viver sempre sofrendo por faltas passadas? E os que não gostam do céu ou inferno caso os evangélicos estejam com a razão? Nesta última hipótese eu prefiro a verdade do nada depois da morte! Caso a verdade das Testemunhas de Jeová ser de fato a verdade natural das coisas? Espíritas?...coitados!
Eu não duvido que você seja feliz com sua verdade, são suas palavras. Não preciso de provas suas e também não quero provar que acho buxiti o que você pensa.....mas olhe a sua volta, procure entender como o mundo que você vive acontece, suas leis, o que não entendemos. Você saberá o quanto pequenos somos e como sonhamos com um dia saber. Infelizmente não, não agora, o que temos não é de fato verdade, religiões, filosofias, dogmas....Seja honesto consigo mesmo, verá o quanto a DE é fragil em suas afirmações e o quanto ela mesmo não sabe responder. Pesquise para valer, não buscando provar que ela certa, pois assim você terá contaminado a pesquisa com sua paixão, mas busque provar o quanto ela está errada e assim você verá o que eu vi!....Tente!

beijos

Estou muito grato pelos conselhos, Flor, mas eu já não sigo mais religião alguma. Apenas trago no peito algumas convicções que a DE me ajudou a construir (ou fortalecer, no caso das convicções que eu já tinha). Minha vida é permeada de acontecimentos espiritualistas, não tenho como negá-los.

Mas uma coisa eu aprendi: ninguém está certo - mas, por outro lado, ninguém está errado. Cada um de nós é depositário de uma pequena fração da Verdade

Céu, Inferno, Purgatório, Paraíso, etc., tudo isto existe mesmo - seja no campo das emoções, seja no campo das sensações, seja num plano espiritual, seja num plano material - nada disso é desprovido de fundamento. O erro está em como interpretamos estas coisas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!