É claro que eu sei que a DE afirma algumas coisas improváveis, mas quem sou eu para desmentir?
Uma pessoa dotada de um cérebro, de um certo grau de escolhas, e de responsabilidade sobre as consequências dessas escolhas. O que falta?
Mas se eu souber que uma coisa é mentira como poderei eu me consolar assim? Não estaria me ludibriando? A isto eu chamo ilusão.
E É de fato ilusão.
Se um saber me consola, é porque eu o tomo como verdadeiro - até que me provem o contrário.
Por isso é preciso questionar; para não se deixar iludir.
A Ciência me mostra caminhos alternativos, todos muito bem embasados, mas nenhum destes caminhos me traz consolação. Ao contrário, muitos me trazem mais desconsolo.
Você nunca encontrou conforto nos avanços da medicina, dos transportes, da comunicação ou da tecnologia? Mesmo?
O que devo fazer: me consolar com algo improvável e seguir adiante na luta, ou simplesmente aceitar uma verdade cientificamente embasada e seguir desconsolado pela vida?
Buscar uma terceira opção, obviamente.
Por que se conformar com uma escolha artificialmente simplificada entre a ilusão e a depressão?
Se a Ciência me diz que a Vida acaba ao morrer-se (mas não pode provar que a consciência também acaba), que consolo isto me traz?
Entre outros, o de que a sua vida valeu a pena porque não foi redundante.
Outrossim, uma doutrina bela e consoladora me diz que a consciência perdura para além do túmulo, que mal há em aceitar isto como sendo verdadeiro, se isto me traz motivação para continuar na luta?
Entre outros, o efeito sobre seu caráter, sua sanidade e seus critérios de escolha.
O que é mais importante então? A Verdade ou a Consolação?
Se você tem de escolher, então sem dúvida a verdade. Verdade não falha quando menos estamos preparados.
Dependendo da "verdade", valorizo mesmo a consolação. Afinal, o que sabemos - ou melhor, o quão sabemos para dizer o que é verdade e o que é mentira? A nossa "verdade" de hoje poderá ser o equívoco de amanhã.
Ah, e realmente é assim que funciona; a realidade tem um talento para nos surpreender. Não é algo de que valha a pena ter medo; nossa compreensão da realidade pode e deve se aprimorar com o tempo.
Eu acredito que não existe uma verdade absoluta, mas sim muitas verdades - que podem ou não deixar de sê-lo a qualquer tempo. Não existe a verdade, existe a Realidade, que ao meu ver se compõe de muitas e variadas verdades. E também ao meu ver, estas verdades são algo temporal - portanto passageiras.
Você comete vários equívocos aqui. Um dos mais sutis e significativos é desconsiderar a continuidade ao longo do tempo. A vida continua; o que morre são as pessoas.
Acho que a verdade depende de a gente querer ou não acreditar nela...
Pena que o Detran e a polícia não concordam...

Então eu posso entender que mesmo o conhecimento científico é uma ilusão.
Poder pode, ninguém tem como te impedir. Mas não é uma postura válida; só pode acontecer como consequência de grande ignorância ou de desonestidade ainda maior.