Autor Tópico: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.  (Lida 55876 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.
« Resposta #75 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:56:06 »
Citação de: Metatron
Se eu conseguir bolar um jeito de anular completamente o efeito da gravidade, mesmo que por um breve instante, esta já não será mais a mesma. Aí, adeus a mais uma verdade...

Escolha outro exemplo, a gravidade é ainda tema para estudos e não há "verdade" sobre ela, apenas suspeitas com uma leve vantagem ao modelo de Einstein.
Importa mesmo sua verdade ser aceita por todos? E aqueles que não gostam da idéia de viver sempre sofrendo por faltas passadas? E os que não gostam do céu ou inferno caso os evangélicos estejam com a razão? Nesta última hipótese eu prefiro a verdade do nada depois da morte! Caso a verdade das Testemunhas de Jeová ser de fato a verdade natural das coisas? Espíritas?...coitados!
Eu não duvido que você seja feliz com sua verdade, são suas palavras. Não preciso de provas suas e também não quero provar que acho buxiti o que você pensa.....mas olhe a sua volta, procure entender como o mundo que você vive acontece, suas leis, o que não entendemos. Você saberá o quanto pequenos somos e como sonhamos com um dia saber. Infelizmente não, não agora, o que temos não é de fato verdade, religiões, filosofias, dogmas....Seja honesto consigo mesmo, verá o quanto a DE é fragil em suas afirmações e o quanto ela mesmo não sabe responder. Pesquise para valer, não buscando provar que ela certa, pois assim você terá contaminado a pesquisa com sua paixão, mas busque provar o quanto ela está errada e assim você verá o que eu vi!....Tente!

beijos

Estou muito grato pelos conselhos, Flor, mas eu já não sigo mais religião alguma. Apenas trago no peito algumas convicções que a DE me ajudou a construir (ou fortalecer, no caso das convicções que eu já tinha). Minha vida é permeada de acontecimentos espiritualistas, não tenho como negá-los.

Mas uma coisa eu aprendi: ninguém está certo - mas, por outro lado, ninguém está errado. Cada um de nós é depositário de uma pequena fração da Verdade

Céu, Inferno, Purgatório, Paraíso, etc., tudo isto existe mesmo - seja no campo das emoções, seja no campo das sensações, seja num plano espiritual, seja num plano material - nada disso é desprovido de fundamento. O erro está em como interpretamos estas coisas.

??? :hein: ???
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 11 de Janeiro de 2008, 13:58:12 »
Céu, Inferno, Purgatório, Paraíso, etc., tudo isto existe mesmo - seja no campo das emoções, seja no campo das sensações, seja num plano espiritual, seja num plano material - nada disso é desprovido de fundamento. O erro está em como interpretamos estas coisas.
Isso não era pra ter sentido mesmo, né...?

??? :hein: ???
:lol:

Luz

• Visitante
« Resposta #77 Online: 11 de Janeiro de 2008, 14:03:57 »

Pessoas, se permitam uma licença poética para que compreendam, hm?  :P

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
« Resposta #78 Online: 11 de Janeiro de 2008, 20:51:26 »
ninguém prova que não é ,ninguém prova que é.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 11 de Janeiro de 2008, 20:57:47 »
ninguém prova que não é ,ninguém prova que é.
NBão é bem assim.... Se eu digo que tem um dragão na minha garagem, eu tenho que provar que ele existe, e não os outros que ele não é coisa da minha cabeça...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 11 de Janeiro de 2008, 21:23:16 »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #81 Online: 12 de Janeiro de 2008, 15:40:44 »
Sempre achei interessante a lógica do espiritismo, de sucessivas vidas. O que sempre discordei foi em relação a deus e toda a moral que vem disso. Acredito que ateísmo e espiritismo não sejam incompatíveis, como acontece na consciênciologia que é agnóstica.

Vira e mexe estou retomando esse tema, já que é mais fácil ver outras alternativas do que simplesmente considerar como alucinações algumas realidades mentais. Nesse caso me considero agnóstico em relação a alma, com muita dúvida sobre isso, ainda mais com esses "baratos" naturais que me ocorrem ocasionalmente e me fazem mudar de idéia sobre os estados alterados da consciência.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #82 Online: 12 de Janeiro de 2008, 18:26:47 »
Sempre achei interessante a lógica do espiritismo, de sucessivas vidas. O que sempre discordei foi em relação a deus e toda a moral que vem disso. Acredito que ateísmo e espiritismo não sejam incompatíveis, como acontece na consciênciologia que é agnóstica.

Já vi hinduístas acusando o espiritismo de ser ateu.  E, de fato, a lógica espírita tem uma função um tanto vaga para a crença em Deus.  Por outro lado, é um dos dogmas em que Rivail se sustenta.

O problema da DE não é compatibilidade com crença ou descrença em Deus; é incoerência lógica e moral consigo própria mesmo.

Vira e mexe estou retomando esse tema, já que é mais fácil ver outras alternativas do que simplesmente considerar como alucinações algumas realidades mentais.

Mais fácil no sentido emocional, mas no sentido lógico, acho difícil.

Nesse caso me considero agnóstico em relação a alma, com muita dúvida sobre isso, ainda mais com esses "baratos" naturais que me ocorrem ocasionalmente e me fazem mudar de idéia sobre os estados alterados da consciência.

Você vê relação entre EAC e existência ou inexistência de alma, Adriano?  Em caso positivo, qual seria?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #83 Online: 12 de Janeiro de 2008, 18:35:57 »

Já vi hinduístas acusando o espiritismo de ser ateu.  E, de fato, a lógica espírita tem uma função um tanto vaga para a crença em Deus.  Por outro lado, é um dos dogmas em que Rivail se sustenta.

O problema da DE não é compatibilidade com crença ou descrença em Deus; é incoerência lógica e moral consigo própria mesmo.

Vira e mexe estou retomando esse tema, já que é mais fácil ver outras alternativas do que simplesmente considerar como alucinações algumas realidades mentais.

Mais fácil no sentido emocional, mas no sentido lógico, acho difícil.

Nesse caso me considero agnóstico em relação a alma, com muita dúvida sobre isso, ainda mais com esses "baratos" naturais que me ocorrem ocasionalmente e me fazem mudar de idéia sobre os estados alterados da consciência.

Você vê relação entre EAC e existência ou inexistência de alma, Adriano?  Em caso positivo, qual seria?
A base da consciênciologia é a projeciologia, que se fundamenta nas EQM, que são considerados como EAC. Pra mim está tudo relacionado, dando a base lógica de uma outra possível dimensão. Apesar de muito especulativo não me fecho para isso.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #84 Online: 12 de Janeiro de 2008, 18:38:53 »
EQM, para quem não sabe, são Experiências de Quase Morte.  E são sim Estados Alterados de Consciência. 

Mas como evidência da existência de um Plano Astral ou coisa que o valha são muito pouco, ainda mais diante do que já se sabe sobre a percepção humana com a neurologia e a biologia atuais.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #85 Online: 12 de Janeiro de 2008, 18:48:42 »
Sim, o que se sabe é que são alucinações. Agora o grande problema é acusar muitas pessoas de loucura, de estarem enganando outras através de articífios ardis com a nossa legislação. O mesmo se passa com a crença em deus, que também é derivado de um sentimento "mistico", de extâse, numinoso, entre outros inúmeras expressões para mostrar esse sentimento de algo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #86 Online: 12 de Janeiro de 2008, 19:07:47 »
Sim, o que se sabe é que são alucinações. Agora o grande problema é acusar muitas pessoas de loucura, de estarem enganando outras através de articífios ardis com a nossa legislação.

Por que é um problema, e que artifícios ardis com a legislação seriam esses?

O mesmo se passa com a crença em deus, que também é derivado de um sentimento "mistico", de extâse, numinoso, entre outros inúmeras expressões para mostrar esse sentimento de algo.

Sim, isso mostra que há um componente biológico, hormonal, somático na experiência de êxtase religioso.  O que não prova nada sobre a existência de Deus, mas sugere que a crença nele é pelo menos em parte uma ilusão de origem biológica.

Concordo que uma lógica semelhante pode (e deve) ser seguida para explicar os EAC.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #87 Online: 12 de Janeiro de 2008, 19:20:22 »
Sim, o que se sabe é que são alucinações. Agora o grande problema é acusar muitas pessoas de loucura, de estarem enganando outras através de articífios ardis com a através da nossa legislação.

Por que é um problema, e que artifícios ardis com a legislação seriam esses?
Formulei mal a frase.  :vergonha:

O mesmo se passa com a crença em deus, que também é derivado de um sentimento "mistico", de extâse, numinoso, entre outros inúmeras expressões para mostrar esse sentimento de algo.

Sim, isso mostra que há um componente biológico, hormonal, somático na experiência de êxtase religioso.  O que não prova nada sobre a existência de Deus, mas sugere que a crença nele é pelo menos em parte uma ilusão de origem biológica.

Concordo que uma lógica semelhante pode (e deve) ser seguida para explicar os EAC.
E assim acontece. Essa é a posição cética em relação a essas experiências. Mas não podem ser, pelo menos ainda, atribuidas de forma absoluta em nossa sociedade, ainda mais com a liberdade de crença existente na legislação.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
« Resposta #88 Online: 14 de Janeiro de 2008, 11:59:13 »
Não acredito em tudo: em algumas coisas,tenho minhas dúvidas, em outras não mesmo.
Mas tenho amigos e amigas espíritas e são boas pessoas, melhores que os crentes que costumam criticar
abertamente e sem o menor respeito à escolha alheia, os outros.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #89 Online: 14 de Janeiro de 2008, 18:59:33 »
O Espiritismo é uma religião, mas não é uma filosofia, e muito menos uma ciência. Como sistema filosófico ele misturou uma porção de coisas de outras correntes de pensamento, e tem diversos problemas lógicos que levam a contradições flagrantes. Por exemplo: a impossível conciliação de um Deus misericordioso (tradição cristã) com a lei do Karma (tradição oriental). Como ciência nem há o que se falar: os espíritas têm uma falsa concepção de ciência, e imaginam que esta só é válida enquanto corroborar os fundamentos filosóficos do espiritismo. Não é verdadeira ciência, pois não é passível de investigação isenta.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 14 de Janeiro de 2008, 19:01:13 »
O Espiritismo é uma religião, mas não é uma filosofia, e muito menos uma ciência. Como sistema filosófico ele misturou uma porção de coisas de outras correntes de pensamento, e tem diversos problemas lógicos que levam a contradições flagrantes. Por exemplo: a impossível conciliação de um Deus misericordioso (tradição cristã) com a lei do Karma (tradição oriental). Como ciência nem há o que se falar: os espíritas têm uma falsa concepção de ciência, e imaginam que esta só é válida enquanto corroborar os fundamentos filosóficos do espiritismo. Não é verdadeira ciência, pois não é passível de investigação isenta.

Resumiu muito bem!!! :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #91 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:15:28 »
O Espiritismo é uma religião,

No sentido mais amplo e generoso da palavra...

mas não é uma filosofia, e muito menos uma ciência. Como sistema filosófico ele misturou uma porção de coisas de outras correntes de pensamento, e tem diversos problemas lógicos que levam a contradições flagrantes. Por exemplo: a impossível conciliação de um Deus misericordioso (tradição cristã) com a lei do Karma (tradição oriental).

Nope; o Karma das religiões dármicas não é nada parecido com o do espiritismo.  Este último é uma invenção ocidental do século XIX, devida basicamente a HPB e Kardec.

Como ciência nem há o que se falar: os espíritas têm uma falsa concepção de ciência, e imaginam que esta só é válida enquanto corroborar os fundamentos filosóficos do espiritismo. Não é verdadeira ciência, pois não é passível de investigação isenta.

Para não falar que sequer tem coragem de corrigir sua própria escritura, até mesmo nesse ponto.  O problema é que o Espiritismo DE FATO não se sustenta se for questionado, mesmo em um grau tão inevitável...

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #92 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:20:12 »
o Karma das religiões dármicas não é nada parecido com o do espiritismo.  Este último é uma invenção ocidental do século XIX, devida basicamente a HPB e Kardec.

Pode ser, pois o espiritismo (quando lhe convém) incorpora acriticamente elementos de outras religiões e correntes filosóficas, muitas vezes distorcendo-os gritantemente.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #93 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:23:35 »
Nenhuma entidade denominada 'religião' se sustenta a uma análise mais séria e/ou mais imparcial.E o que mais me entristece é você criticar uma religião - com argumentos bem fundamentados - e a pessoa religiosa ofender-se.

De certa forma, não seria propriamente um crime de ofensa? Ou seja, se eu dissesse, hipoteticamente, que o Catolicismo é sexista, misógino e apóia a pedofilia entre seus membros clericais estaria eu ofendendo alguém? Ou que o Espiritismo é uma mistura de diversas religiões e/ou doutrinas filosóficas com o intuito de suprir carências afetivas daqueles que perderam seus entes queridos?

"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #94 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:24:37 »
O Espiritismo não chega a ser uma mistura, é apelação no duro.  Basta ler a Codificação e ver os fatos.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #95 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:26:29 »
Como diz o Hitchens - e nesse ponto eu concordo: "Deus não é grande" e tem outra mais bombástica: "A religião envenena tudo".Essas frases estão na capa de seu livro, sendo a primeira o título e a segunda o subtítulo, e já está a venda no Brasil!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #96 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:29:12 »
(Suspiro...)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #97 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:38:19 »
Por que o suspiro?

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #98 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:41:44 »
Ou seja, se eu dissesse, hipoteticamente, que o Catolicismo é sexista, misógino e apóia a pedofilia entre seus membros clericais estaria eu ofendendo alguém?

O espiritismo é racista.
----------------------------------------------------------------------------------------
Exemplo: Revista Espírita, junho de 1859
(A São Luís) A raça negra é verdadeiramente uma raça inferior? -
R. A raça negra desaparecerá da Terra. Ela foi feita para uma latitude diferente da vossa.
-------------------------------------------------------------------------------------
Racista e estúpido, por colocar nos lábios de São Luís (!!!) essas idiotices. Dá vontade de vomitar.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #99 Online: 14 de Janeiro de 2008, 20:41:58 »
Só pra por mais lenha na fogueira: tem o Sam Harris também! "Carta a uma Nação Cristã" e "O Fim da Fé".São dois livros muito bons! E de linguagem bastante acessível.

Só citei os livros destes dois autores porque eles estão realmente criticando as religiões como um todo - e poderíamos incluir o Espiritismo, que é um 'aborto' do Cristianismo! Abraços!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!