Eu não sou contra se cultivar nada disso, desde que cada um cultive o seu. Ou seja, fique com sua fé e ponto. Isso não exclui que se relacione e se debata com outros de mesma crença, ou não. Mas isso é o que fazemos aqui, por exemplo. Não precisa se formar uma organização por tras disso.
Na sua cabeça religião implica em formar uma organização?
Realmente, eu estou levando o termo religião para o lado de grupo religioso, igrejas e coisas do tipo. Para não haver esse tipo confusão que prefiro me referir a fé pessoal, apenas como fé pessoal. Pois religião para mim lembra ordem religiosa. Mas é sobre as organizações religiosas que me referia. Como havia dito não tenho nada contra a fé, e sim contra essas organizações.
Essas organizações a meu ver, só servem e visam o que disse mais a cima. São completamente dispensáveis e reprováveis pelos maus que causam.
Ok, mas que esse é um espantalho, é.
Não sei se eu usei a Falácia do espantalho, nem sei se lembro qual é ela.

Corrija-me se estiver errado. A falácia do espantalho num é deturpar a posição de alguém, para poder ataca-la?
Se for isso, não creio que tenha feito. Eu falei que
a meu ver era isso o que as
religiões organizações religiosas pretendiam. Monopolizar a fé e as crenças como disse o Adriano. Não afirmei, dei minha opinião, e ainda pedi para que me dissessem o que é que elas pretendem então.